
Apresentação
Conheça o propósito e diferencial do curso.
Justificativa
Por que formar-se em Gestão e Produção Cultural?
Objetivos
Descubra as metas e competências que o curso oferece.
Público-Alvo
Veja para quem esse MBA é ideal.
Matriz Curricular
Webinar: 2h
- Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas – Profa. Me. Katia de Marco
- Economia Criativa e Modelos de Negócio Cultural – Profa. Dra. Ana Carla Fonseca
- Políticas Culturais, Democracia e Inclusão – Profa. Dra. Lia Calabre
- Impacto das Políticas Públicas no Setor Cultural – Profa. Dra. Ana Lúcia Pardo
- Gestão e Revitalização do Patrimônio – Prof. Dr. Mário Pragmácio
- Turismo Cultural e Cidades Inteligentes – Profa. Dra. Heliana Marinho / Profa. Dra. Fabienne Schiavo
- Empreendedorismo Cultural e Startups Criativas – Profa. Me. Liliana Magalhães
- Diversidade e Protagonismo Identitário na Cultura – Profa. Esp. Thainá Trindade
- Planejamento Estratégico – Profa. Me. Yole Mendonça
- ESG e Agenda 2030 – Prof. Dr. Márcio Schiavo
- Gestão Financeira – Profa. Me. Francis Mizputen
- Captação de Recursos – Profa. Esp. Renata Salles
- Gestão de Pessoas – Prof. Esp. Sueli Voltarelli
- Negócios e Inteligência Digital – Prof. Esp. Leonardo José dos Santos
- Normas da Gestão Pública – Profa. Me. Rafaela Zanete
- Segurança Jurídica – Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcellos
Webinar: 2h
- Branding Cultural e Posicionamento de Marcas Criativas – Docente à definir – 8h
- Comunicação e Estratégias de Mídia Digital – Profa. Dra. Claudia Saldanha – 8h
- Big Data, Inteligência Artificial e Indicadores Culturais – Profa. Me. Daniele Dantas / Prof. Me. João Leiva – 12h
- Gestão de Públicos – Ampliação e Engajamento – Profa. Me. Yole Mendonça – 8h
- Comunicação de Conteúdos e Inovação em Redes Digitais – Prof. Esp. Eduardo Carvalho – 8h
- Acessibilidade Cultural – Profa. Me. Rafaela Zanete – 8h
Webinar: 2h
- Produção de Grandes Eventos e Espetáculos – Prof. Dr. Fábio Krykhtine – 12h
- Produção Audiovisual e Plataformas Digitais – Profa. Me. Angelisa Stein – 8h
- Produção em Artes Visuais e Tecnologia Expográfica – Profa. Me. Stella Paiva / Prof. Me. Eduardo Carvalho – 12h
- Produção em Artes Cênicas e Gestão de Carreiras – Docente a Definir – 12h
- Produção Musical e Indústria Fonográfica – Profa. Esp. Daniela Mazzola / Profa. Me. Priscila Dau – 12h
- Produção em Carnaval e Culturas Populares – Prof. Dr. Milton Cunha – 8h
- Gestão e Produção de Festivais e Feiras – Prof. Esp. Matheus Simões / Prof. Esp. Rafhael Ramirez – 12h
- Curadoria, Design de Experiência e Criação de Projetos – Profa. Dra. Mariana Várzea – 8h
- Formatação e Inovação na Apresentação de Projetos – Profa. Me. Luciana Adão – 12h
- Gestão de Projetos Culturais – Sustentabilidade e Impacto Social – Prof. Esp. Pablo Castellar – 12h
- Mídias Sociais e Estratégias Digitais para Projetos Culturais – Prof. Esp. Daniel Morena – 8h
- Leis de Incentivo à Cultura – Profa. Me. Sandra Pedroso / Profa. Esp. Izabel Tinoco – 12h
- Editais de Fomento à Projetos Culturais – Docente à definir – 8h
- Prestação de Contas e Compliance na Cultura – Prof. Me. Marco Antônio Junqueira – 8h
Coordenação

Profa. Me. Kátia de Marco
Coordenadora Acadêmica

Profa. Me. Yole Mendonça
Coordenadora de Conteúdo
Profa. Me. Kátia de Marco
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Artista e curadora independente, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e do Conselho Nacional de Museus – ICOM. Atuou como Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense. Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação Intersaberes conveniado com a Universidade Candido Mendes e com o Centro Universitário UNIMAIS, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental, em Gestão em Museus e em Gestão e Inovação em Instituições Culturais. Foi gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex- iretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ. É membro no Programa Internacional The Reality Climate Project.
Profa. Me. Yole Mendonça
Mestre em Bens Culturais e Proj. Sociais pelo Cpdoc/FGV. Jornalista pela UFRJ, possui MBA em Marketing pela Coppead-UFRJ e MBA Executivo pela FGV. É Coordenadora de Conteúdo e Professora dos MBAs em Gestão Cultural e em Gestão e Produção Cultural da Universidade Cândido Mendes-RJ. Trabalhou no Banco do Brasil, onde foi Executiva na Diretoria de Marketing. Inaugurou o CCBB São Paulo e dirigiu o CCBB Rio. Foi Secretária Executiva da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, segundo cargo na hierarquia do Ministério, e Secretária de Comunicação Integrada, respondendo pela comunicação, patrocínios e eventos presidenciais e pela coordenação com os Ministérios (2008/2012). Foi Diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2020/2022) e hoje atua como diretora do MAM Rio
Apresentação
O MBA em Gestão e Produção Cultural é um curso inovador que combina teoria e prática para formar profissionais capacitados para atuar no setor cultural. Com uma abordagem multidisciplinar, o curso oferece uma formação completa em gestão, produção e políticas culturais.
Justificativa
O setor cultural demanda profissionais qualificados que compreendam tanto os aspectos artísticos quanto os desafios da gestão. Este MBA prepara gestores e produtores culturais para atuar em um mercado em constante transformação, com foco em sustentabilidade e inovação.
Objetivos
O curso visa formar profissionais capazes de:
- Planejar e executar projetos culturais
- Gerir equipamentos e instituições culturais
- Desenvolver políticas culturais
- Captar recursos e gerir orçamentos
- Promover a democratização do acesso à cultura
Público-Alvo
O MBA é destinado a:
- Gestores culturais
- Produtores culturais
- Artistas
- Profissionais do setor criativo
- Servidores públicos da área cultural
- Empreendedores culturais
- Graduados interessados em atuar no setor cultural
Informações importantes
Admissão
Clique para saber mais
Datas e Horários
Clique para saber mais
Local
Clique para saber mais
Investimento
Clique para saber mais
Investimento
Opção Presencial | Opção Online |
---|---|
Investimento total R$ 20.511,00 |
Investimento total R$ 12.180,00 |
Taxa de Matrícula R$ 330,00 |
Taxa de Matrícula R$ 330,00 |
Opções de Parcelamento: 1+14 – R$1.367,40 1+20 – R$976,00 1+26 – R$759,70 |
Opções de Parcelamento: 1+14 – R$812,00 1+20 – R$580,00 1+26 – R$451,11 |
Observações (descontos não cumulativos):
- Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista (via pix);
- Desconto de 10% para clientes Banco do Brasil no pagamento com Ourocard;
- Desconto de 15% para funcionários Banco do Brasil no pagamento com Ourocard
Admissão
Pré-requisitos: Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.
Seleção
Análise de currículo.
Etapas para a matrícula
- Pré-inscrição pelo site;
- Entrevista online;
- Preenchimento do formulário "Matrícula Online";
- Assinatura do contrato digital;
- Envio da documentação para o e-mail institucional.
Datas e Horários
Período de Matrículas: Abril/Maio 2025
Carga Horária: 360 h
Duração: 18 meses
Dias e Horários
- Sábados quinzenais (aulas presenciais/híbridas) – 09:30 às 13:30
- Terças e quintas (aulas online) – 18:30 às 21:30
Observações
- O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma.
- As disciplinas poderão ser disponibilizadas como curso avulso de extensão.
- O curso será híbrido, com aulas presenciais no CCBB Rio e online via zoom.
Local
O curso será oferecido em formato híbrido, com aulas presenciais realizadas no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio e encontros virtuais pela plataforma Zoom.
Conheça os Docentes










