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Apresentação
APRESENTAÇÃO

A UniMais, a Associação Brasileira de Gestão Cultural e a Expomus lançam a extensão do curso de qualificação profissional “Gestão e Inovação em Instituições Culturais”. O curso abordará temas cruciais para a gestão e inovação de instituições culturais na atualidade, quando há uma renovação intensa de seus processos diante das aceleradas transformações globais, especialmente no contexto da pandemia do Covid 19, proporcionando assim uma ampliação da comunicação e inclusão digitais diante da chamada “internet das coisas”, o que gera demandas de novas metodologias com impactos nos sistemas de aprendizado e de relacionamento com os stakeholders, passando pelos processos e fluxos de gestão, novos parâmetros de
sustentabilidade, exibição e interação programática, e além de dinâmicas de diálogos com novos públicos desterritorializados.

A curadoria do currículo está voltada à gestão empreendedora de espaços museais, de centros culturais, galerias, teatros, e de ações culturais em geral, que produzam conteúdos científicos, históricos, artísticos e tecnológicos, tendo como primazia proporcionar aos gestores, produtores e educadores, bem como a outros profissionais, uma reflexão contemporânea sobre a produção e a difusão cultural voltada ao diálogo, inovação, sustentabilidade, inclusão social e fomento de benefícios às comunidades e territórios locais, permeada pela Educação como tema transversal.

O currículo do curso visa preparar profissionais de espaços culturais, da gestão e produção, para exercerem funções múltiplas no exercício de uma administração sustentável para as novas formas de desenvolvimento através da inovação social, apoiada por suportes avançados da tecnologia de redes digitais, cada vez mais requisitadas a partir do período da pandemia.


JUSTIFICATIVA

Na atualidade, o país conta com quase 4 mil instituições museológicas (segundo o Cadastro Nacional de Museus do IBRAM) e com o crescimento quantitativo de espaços culturais, distribuídos pelo país, reforçando a demanda crescente de especialização profissionalizante dos quadros de trabalho que mesclam o campo da Museologia, da Gestão e Produção Cultural, Tecnologia, Inovação e Economia Criativa.

O curso tem como missão promover a conexão entre processos artísticos, científicos e tecnológicos, em sinergia multidiciplinar com as instituições e a sociedade, por meio de uma metodologia educacional criativa e atualizada com os instrumentos digitais, que inspire as pessoas a agirem hoje para criarem novas possibilidades de futuro. Este curso foi fundamentado para dar continuidade, qualificação conceitual e expansão de estudos analíticos de casos aos temas centrais da grade curricular do curso de aperfeiçoamento, realizado anteriormente com carga horária reduzida totalizando 176h. Sendo assim, esse curso de qualificação, se cursado pelos concluintes do curso de aperfeiçoamento, poderá conferir um certificado de especialização aos profissionais, pois terão cumprido o currículo integral de uma pós-graduação.

As novas instituições estão encontrando muitos desafios, requerendo equipes capacitadas e potencializadas para atuar nas diferentes frentes que envolvem a gestão de uma instituição cultural: da sustentabilidade à comunicação, dos acervos e exposições aos processos de curadoria, mediação e desenvolvimento de públicos, da inclusão social à inovação e acessibilidade.


OBJETIVOS
O curso de qualificação profissional Gestão e Inovação em Instituições Culturais – 2ª etapa tem o objetivo de qualificar e aprimorar gestores, produtores culturais e profissionais atuantes em espaços e setores do campo da educação e cultura, através de um conteúdo elaborado sob medida e voltado à atualização de conhecimentos no campo da gestão para a inovação, aplicada ao gerenciamento, à curadoria, à educação, à implantação dos ODS e à programação de museus e espaços culturais de artes e ciências.
  •  Atualizar sobre as novas funções dos espaços culturais e museus na contemporaneidade e quanto aos desafios despontados em uma década pandêmica;
  • Capacitar para otimização de processos administrativos, logísticos e de fomento, alinhados às normativas das instituições culturais;
  • Instrumentalizar para a implantação programática alinhada aos eixos curatoriais e à atualização de planos estratégicos institucionais;
  • Aprimorar a cultura da segurança patrimonial, sanitária e de públicos na gestão de riscos;
  • Planejar a comunicação para ampliar e diversificar as audiências presenciais e digitais;
  • Implantar a transversalidade das ações de mediação educativa e das tecnologias de interação participativa na grade da programação;
  • Estimular a reflexão a partir de estudos de casos no campo da cultura e dos museus, pautada pela diversificação de usos inovadores nos diversos aspectos da cultura digital;
  • Elaborar as etapas necessárias ao desenvolvimento qualitativo da programação de projetos, ações e eventos culturais, científicos, artísticos e educacionais;
  • Promover a inserção estratégica dos conceitos de sustentabilidade, preservação ambiental, diversidade e de protagonismos das minorias no planejamento institucional.

METODOLOGIA

A proposta é que o curso em EaD seja abrigado em plataforma exclusiva, onde os alunos terão acesso às aulas online interativas, material didático digital como textos, webinários, entrevistas e dinâmicas de grupo, incluídos na carga horária prevista, visando estimular um aprendizado analítico, multidisciplinar e colaborativo.

A avaliação para a certificação do curso será mensurada pela frequência mínima de 75% nas aulas e pela apresentação e aprovação de um trabalho requerido por cada módulo como atividade obrigatória. Este curso foi concebido em duas partes: a 1ª etapa foi estruturada em 7 módulos temáticos com disciplinas de 4h de aulas, workshops, webinários nacionais e internacionais, além de uma carga horária de bibliografia básica multimídia – ACO. Para a 2ª etapa, formulada no presente projeto, propomos a inclusão de novos conteúdos e também da continuidade de uma carga horária excedente em diversas disciplinas estruturantes para que fossem aprofundadas com estudos de casos.

Com o acréscimo de mais 188 horas com relação às 176 horas oferecidas na 1ª etapa, houve uma ampliação curricular com a proposição do oitavo módulo intitulado “Especificidades da Produção Cultural”, que buscou atender a uma demanda dos alunos, balizada pela avaliação do curso feita por eles.


COORDENAÇÃO

Profª. Me. Kátia de Marco
Profª. Drª. Maria Ignez Mantovani

Matriz Curricular

GRADE CURRICULAR – 2ª Parte – 188h

MÓDULO 1 – INSTITUIÇÕES CULTURAIS NA CONTEMPORANEIDADE – 25h

  • Museus em um mundo em transformação
  • Museus e desenvolvimento sustentável
  • Atualizações nas abordagens de patrimônio e inovações curatoriais
  • Novos posicionamentos e engajamentos institucionais
  • Decolonialidade e protagonismos identitários

MÓDULO 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL – 25h

  • Planejamento institucional e plano museológico
  • Gestão e atualização de impactos socioterritoriais
  • Instituições culturais e conscientização ambiental
  • Leis de incentivo e fontes alternativas de fomento
  • Indicadores para a avaliação programática

MÓDULO 3 – GESTÃO OPERACIONAL PARA A SUSTENTABILIDADE – 17h

  • Gestão de fomento e de processos administrativos
  • Gestão de pessoas e parcerias
  • Formação de conselhos para desenvolvimento institucional
  • Gestão de riscos – públicos, acervo e predial
  • Segurança jurídica, Direito autoral e Seguridade

MÓDULO 4 – GESTÃO PARA INOVAÇÃO – 17h

  • Criatividade e Ecossistemas de Inovação
  • Gestão da Inovação
  • Gestão de Redes Temáticas
  • Trabalho remoto e internet das coisas

MÓDULO 5 – COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO DE PÚBLICOS – 25h

  • Sustentabilidade, Economia Criativa e turismo cultural
  • Estratégias de comunicação e gestão da marca
  • Escuta de públicos e ampliação de audiências
  • Concepção de pontos de venda e de criação de produtos
  • Estudos de casos de comunicação para grandes públicos

MÓDULO 6 – CADEIA OPERATÓRIA DO PROJETO – 17h

  • Concepção de conteúdos e curadorias inovadoras
  • Formatação e gestão qualitativa de projetos
  • Acessibilidade universal em eventos educacionais e culturais
  • Recursos inovadores para projetos de acessibilidade
  • Avaliação de resultados, relatórios e prestação de contas

MÓDULO 7 – UNIVERSO DIGITAL E INOVAÇÃO – 21h

  • Tecnologia digital e novas mídias para comunicação
  • Base de dados e repositório de acervos
  • Tecnologia digital e interativa em produtos culturais
  • Laboratórios e universo maker
  • Letramento digital das instituições

MÓDULO 8 – ESPECIFICIDADES DA PRODUÇÃO CULTURAL – 41h

  • Produção cultural digital
  • Produção de exposições
  • Produção em artes cênicas
  • Produção de shows e espetáculos
  • Produção de feiras e festivais

*Corpo docente em fase de confirmação.

Admissão

Admissão

Pré-requisitos

Formação de nível médio completa em instituição reconhecida pelo MEC

Matrícula

Pré-inscrição pelo site

Matrícula através de contato telefônico – (24) 9.9315-1892

Documentos para matrícula

  • Envio de currículo vitae.
    Original e cópia autenticada do diploma do curso de graduação.
    Original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
    01 foto 3×4

Vagas

80 Alunos

Investimento

Investimento Total

R$ 8.311,00 (desconto de 10%  para pagamento a vista – R$7.480,00 )

Parcelamento

  • 12x – R$ 692,58
  • 18x – R$ 461,72
Requisitos Técnicos

REQUISITOS TÉCNICOS DO HARDWARE:

● Conexão de internet: 2mbps
● Velocidade do processador: 1.0GHZ
● Componentes de áudio: Fone de ouvido ou caixa de som
● Resolução do monitor: Mínimo 1024 X 768 pixels
● Navegador de internet: Chrome: 70.X e superiores

Datas e Horários

Carga horária – 2ª parte
188 horas

Número total de vagas
80 alunos

Duração do curso
12 meses

Período
Setembro de 2022 à agosto de 2023

Realização
Aulas – Terças e quintas (18:30 às 20:30)
Webinários – As quartas (19h às 20h)

Observações
  • O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma. Os professores estão em vias de confirmação.
E-mail: [email protected]
Secretaria online: www.abgc.org.br
Telefone: (21) 3543-6489 / WhatsApp: (21) 98796-6286
Facebook: www.facebook.com/abgcoficial

Instagram: @abgcoficial

Local

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Secretaria online

Sejam bem-vindos!

A secretaria online é um canal de comunicação entre alunos, professores, associados e interessados em fazer requerimentos de demandas, serviços e informações de nossas atividades.

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    ABGC

    CNPJ : 07.629.312/0001-08
    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL

    Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040

    WhatsApp: (21) 9.9200-4566
    [email protected]

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