Presidente Lula sanciona leis que fortalecem setor e trabalhadores da cultura

Reconhecimento dos blocos e bandas de carnaval como patrimônio cultural e medidas de proteção trabalhista para arquivistas, museólogos e bibliotecários são marcos para o setor

Via: MinC.gov

Foto: Filipe Araújo/MinC

Na manhã desta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou dois importantes projetos de lei (PLs) que representam avanços significativos para a cultura brasileira e para os trabalhadores do setor. O primeiro é o PL 3.724/2021, que reconhece os blocos e bandas de carnaval como manifestação da cultura nacional.

O segundo, o Projeto de Lei n° 5009/2019, atribui medidas especiais de proteção trabalhista aos trabalhadores em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação e memória.

A agenda no Palácio do Planalto contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares.

Manifestação da cultura nacional

O PL 3.724/2021, de autoria da deputada federal Maria do Rosário, reconhece os blocos e bandas de carnaval, incluindo seus desfiles, música, práticas e tradições. Ao poder público caberá assegurar a livre atividade destes grupos e a realização de suas apresentações.

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o reconhecimento dos blocos e bandas de carnaval como manifestação da cultura nacional é um passo significativo para valorizar e preservar a tradição festiva.

“É uma conquista que fortalece nossa identidade cultural e ressalta a importância dessas expressões para o Brasil. Estamos celebrando não apenas o carnaval, mas também a diversidade e a criatividade do nosso povo”, celebrou.

Os blocos e bandas de carnaval reúnem elementos históricos, sociais e culturais de diversas regiões do país. De acordo com a deputada federal Maria do Rosário, “o Brasil se orgulha das suas manifestações culturais e o governo federal assume mais uma vez a responsabilidade de valorização desse patrimônio cultural”.

Marcelo Gentil, presidente do bloco afro carnavalesco Olodum afirmou que a sanção da Lei é um momento de festa para todos os fazedores de cultura.

“Hoje é uma data de orgulho para nós fazedores do carnaval. O presidente Lula demonstrou seu compromisso com a cultura nacional ao reconhecer os blocos e as bandas de carnaval como manifestação da cultura nacional. O Olodum é um bloco afro-baiano, está completando agora em abril 45 anos de existência, mas todos nós estamos festejando hoje com o reconhecimento do trabalho de tantos fazedores de cultura e do carnaval”, disse. Desde 2017, o Olodum é considerado patrimônio cultural imaterial do estado da Bahia.

Também um símbolo do carnaval, as escolas de samba foram reconhecidas como manifestação da cultura nacional, por meio da Lei 14.567, de 2023.

Proteção aos trabalhadores

Já em relação à Lei n° 5009/2019, os trabalhadores em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação e memória passam a ter garantias especiais de proteção em seus locais de trabalho, visando a preservação da sua saúde e bem-estar.

O projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452, de 1943) para prever medidas de saúde e segurança aos trabalhadores nesses ambientes, devido à constante exposição a agentes nocivos causadores de graves doenças, principalmente respiratórias.

Para Marco Lucchesi, presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), o Projeto de Lei 5.009/2019, sancionado pelo presidente Lula, representa uma conquista fundamental para o bem-estar da cultura.

“A relevância de arquivos e acervos tornam-se mais fortes quando a atenção aos operadores da memória é contemplada a partir da proteção da saúde e das políticas que melhorem a qualidade do trabalho. A memória do país depende diretamente da qualidade de vida de seus operadores. Portanto, a sanção do presidente da República é um passo fundamental para o bem-estar da cultura, das instituições e de seus trabalhadores”, declarou.

Participaram das assinaturas os ministros Margareth Menezes (Cultura), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais).

Cônsul da Alemanha visita governador do Mato Grosso do Sul para debater sustentabilidade, exportação e intercâmbios

O desenvolvimento sustentável foi destaque na pauta, já que a União Europeia é uma das financiadoras do Fundo da Amazônia, e pode vir a investir no Fundo Clima Pantanal

Por: ALANIS NETTO

Via: Correio do Estado do MT

 

Além de Riedel, participaram da reunião os secretários Rodrigo Perez (Segov), Jaime Verruck (Semadesc) e Artur Falcette (executivo de Meio Ambiente) – Álvaro Rezende/Governo do Estado

A cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg, se reuniu nesta quarta-feira (24) com o governador Eduardo Riedel e secretários, acompanhada de uma equipe de trabalho, para conhecer as políticas estaduais direcionadas à infraestrutura que estejam alinhadas com a preservação do meio ambiente, além de discutir regras europeias para importação de produtos sul-mato-grossenses e a possibilidade de intercâmbio nas áreas de ciência e tecnologia.

“Ela ficou surpresa pelo curto espaço de tempo que o Estado tem para chegar a essa situação do Carbono Neutro, mas quando ela compreendeu qual é a estrutura de produção de energia e de produção econômica, ficou evidente que o Estado tem plenas condições de chegar em 2030 no Carbono Neutro”, disse o Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.

“Fiquei bem impressionada com o que foi apresentado”, comentou Hackelberg.

Por meio do Programa Estadual de Mudanças Climáticas (Proclima), são estabelecidas ações para Mato Grosso do Sul ter este reconhecimento internacionalmente, existe até uma resolução exigindo apresentação do inventário de gases de efeito estufa aos empreendimentos que necessitam de licenciamento ambiental.

Quanto às regras europeias para importação de produtos sul-mato-grossenses, Verruck afirmou que o governo está preparado para demonstrar à União Europeia quais são os mecanismos de rastreabilidade para que os produtos locais sejam comprovadamente “livres de desmatamentos”.

Outro ponto importante da conversa foi a possibilidade de intercâmbio nas áreas de ciência e tecnologia, principalmente em parcerias com universidades que tenham projetos de desenvolvimento para crescimento aliado à sustentabilidade.

“Eu vejo muitas oportunidades de cooperação entre o Estado e Alemanha e com certeza não vai ser a última visita. A gente já combinou muitas parcerias, por exemplo na área de pesquisa”, declarou a cônsul, que classificou a conversa como “ótima”.

A União Europeia é uma das principais financiadoras do Fundo da Amazônia e pode vir a investir no Fundo Clima Pantanal, por isso o assunto teve destaque na pauta do encontro. A iniciativa promove o desenvolvimento sustentável do bioma e possibilita a gestão das operações financeiras destinadas a programas de pagamentos por serviços ambientais.

“Nos surpreendeu inclusive o posicionamento dela [cônsul] de que o governo alemão olha hoje também para esse bioma que é o Pantanal. A gente teve sempre a dificuldade ao buscar esse reconhecimento, então esse bioma já está numa pauta internacional e isso com certeza facilita o olhar de mais de preservação”, finalizou Jaime Verruck.

Documentário “Favela.doc” traz retrato de música e cultura periférica no Brasil

Dirigido por Viviane Ferreira, o documentário está em fase final das gravações após percorrer 6 estados do Brasil

Por: Bruna Maleh (@brumaleh)

Via: Rolling Stone

Viviane Ferreira, diretora do Favela.Doc (Foto: Marina Domar)

Favela.doc é um documentário que aborda a cultura e música periférica no Brasil, retratando os estilos musicais que muitas vezes acabam sendo mais “ofuscados”, além também das dificuldades que estes artistas passam para conquistarem seu espaço no mercado musical. Com o fim de suas gravações em 29 de abril, o projeto tem previsão de ser lançado em 2025.

Dirigido por Viviane Ferreira, o Favela.doc explora a essência da música periférica brasileira nas favelas e comunidades de seis estados do país, buscando dar mais visibilidade ao funk, trap, samba, grime/drill, tecnobrega, bregafunk, R&B e pagode baiano. A produção será dividia em oito episódios para conseguir representar esta variedade musical ao redor dos estados brasileiros.

Para encerrar as filmagens em São Paulo, a produção traz o DJ Mu540 (Muzão), como figura central do episódio. Nascido na Praia Grande, o jovem artista tem se destacado principalmente na cena do trap paulista, e por abranger elementos do funk e rap.

“Para mim, dirigir o ‘Favela.doc’ é uma oportunidade única de dar voz e visibilidade às comunidades periféricas e aos artistas que nelas vivem. Este projeto vai além de retratar a música brasileira: é um mergulho na alma e na criatividade das favelas, revelando o protagonismo desses artistas e a riqueza cultural que eles trazem para o país.”, conta Viviane Ferreira, diretora do projeto.
Durante as filmagens, o documentário investiga as origens e influências de cada estilo musical, destacando figuras importantes de cada comunidade visitada.

Alguns dos artistas que contribuíram com o documentário foram Deize Tigrona, N.I.N.A., TrapFunk&Alívio, Rayssa Dias, Maderito, Filhos de Dona Maria e duo Margaridas, cada um representando um estilo. A série é uma colaboração entre a agência Um Nome e a Odun Filmes, financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, com Amanda Bittar e Guilherme Tavares como produtores executivos.

“Jornal da USP” tem novo caderno dedicado às atividades de cultura e extensão universitária

Novo canal da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária apresenta notícias, artigos e agenda cultural de diversos equipamentos e espaços da Universidade

Por:

Via: Jornal da USP

 

A iniciativa engloba ações produzidas pelos órgãos e projetos de extensão da PRCEU – Foto: Reprodução

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) lança hoje, dia 25 de abril, em parceria com a Superintendência de Comunicação Social (SCS), o Caderno de Cultura e Extensão. O novo projeto, com destaque especial no site do Jornal da USP, apresenta informações sobre a produção cultural desenvolvida pelos órgãos ligados à PRCEU e sobre projetos de extensão voltados para a sociedade.

Segundo a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, esse é o resultado de um trabalho que teve início há algum tempo. “Desde o começo da nossa gestão, tínhamos a intenção de contar com um espaço exclusivo no Jornal da USP para noticiar os principais feitos diretamente fabricados por nossa Pró-Reitoria e mostrar ao grande público as realizações organizadas pelos diretores e pelas equipes desses equipamentos culturais que dispomos”, disse.

Marli Quadros Leite – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A iniciativa engloba ações produzidas pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) – Casa de Dona Yayá, pelo Cinema da USP (Cinusp), pelo Coral Universidade de São Paulo (Coralusp), pelo Engenho São Jorge dos Erasmos, localizado em Santos, pela Estação Ciência, pelo Centro Cultural MariAntonia, pela Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), pelo Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) e pelo Teatro da USP (Tusp).

“É uma parceria muito importante porque traz conteúdos relevantes de cultura e extensão para o Jornal da USP e nos ajuda a cumprir nossa missão de divulgar para a sociedade as ações da Universidade”, destaca a editora executiva da SCS, Marcia Blasques.

A pró-reitora complementa com suas expectativas: “Queremos que nossa produção cultural e de extensão venha beneficiar ainda mais o público interno e externo à Universidade”.

Caderno de Cultura e Extensão conta com notícias de eventos, cursos, palestras, concertos, mostras de cinema, peças de teatro  e projetos voltados para a sociedade, em sua maioria, com atividades gratuitas.


 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

Edital Social MBA em Gestão de Museus

As inscrições para o Edital Social do MBA em Gestão de Museus 2024 foram prorrogadas.

A UNIMAIS/ABGC/EXPOMUS oferecem nessa turma 06 (seis) bolsas integrais, através do Edital Social 2024, para agentes multiplicadores que atuem em projetos socioculturais em comunidades. Serão 03 (três) bolsas para o curso no formato presencial e 03 (três) bolsas para o formato online.

Não perca essa chance, clique aqui,  acesse o Edital agora mesmo e inscreva-se!

 

Brasil reafirma parcerias culturais e diplomáticas com a Colômbia

Por ocasião da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, comitiva do MinC celebra relações bilaterais a partir da cultura durante agenda estratégica
Via: MinC

Foto: Luciele Oliveira / MinC

A 36ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo 2024), realizada entre os dias 17 e 2 de maio, marca não apenas as trocas culturais entre Brasil e Colômbia, mas também a retomada das relações bilaterais entre os dois países. Nesta terça-feira (16), a ministra Margareth Menezes, junto à delegação do Ministério da Cultura (MinC), participou de uma série de agendas estratégicas, reafirmando a posição do Brasil na arena internacional a partir da agenda cultural. A missão oficial da chefe da Cultura acontece de 15 a 21 de abril.

A agenda bilateral teve início com uma reunião com Juan David Correa, ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes, na sede do Ministério das Culturas, na Colômbia. Margareth Menezes, apresentou possibilidades de cooperação, a partir do interesse da Colômbia no temas correlatos às secretarias do MinC: Formação Artística, Livro e Leitura (Sefli); Audiovisual (SAV); Cidadania e Diversidade (SCDC); Fomento e Economia Criativa (Sefic); Direito Autoral (SDAI).

O ministro colombiano lembrou que os dois países têm histórias correlatas e que é preciso rememorar os fatos. Juan David Correa salientou também que o Brasil é uma inspiração para Colômbia e agradeceu ao Brasil pelo convite para que o país participe da Feira do Livro de São Paulo.

“Queremos estreitar os nossos laços com um país que consideramos não só próximo, mas nosso irmão, exemplo e nossa inspiração. A presença colombiana na Feira do Livro de São Paulo se apresenta como uma oportunidade de transcender fronteiras através da palavra, da literatura e dos livros, e promover conversas entre duas nações conectadas pela Amazônia, mas também um interesse comum de unir a América Latina em um único território biocultural que potencialize a vida”, afirmou.

O Brasil é o país convidado de honra da 36ª edição da FILBo, cujo tema será “Ler a Natureza”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na abertura da FILBo 2024, e também cumpre agenda diplomática no país a convite do presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

Os presidentes Lula e Petro manterão encontro de trabalho com atenção especial nas iniciativas para promover comércio e investimentos, o bem-estar das populações brasileira e colombiana e o desenvolvimento sustentável, em especial por meio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. O encontro presidencial permitirá, ainda, aprofundar o diálogo sobre temas sociais, a exemplo da igualdade racial, dos direitos humanos, da agricultura familiar e da política externa feminista.

“É muito importante nesse momento fortalecermos as relações com outros países, porque o mundo precisa da sinalização de que é possível conviver, pensar e potencializar a nossa humanidade como base principal do resgate da existência e do valor da nossa biodiversidade. Essas são pautas impositivas para a sobrevivência do ser humano no planeta”, disse a ministra da Cultura do Brasil.

Margareth Menezes lembrou ainda que a FILBo “é uma plataforma de projeção da literatura brasileira, e também uma afirmação das relações culturais do Brasil com a Colômbia”. Com intuito de estreitar os laços e realizar o intercâmbio de ideias e ações, os ministérios da Cultura do Brasil e da Colômbia assinaram, ainda, um memorando de entendimento.

Resgate histórico

O presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi, presente na comitiva, afirmou que Brasil e Colômbia têm uma grande conexão histórica que está sendo reconstruída.

“O fato de estarmos aqui é um momento de glória tanto para a Presidência da República, quanto para todo o Sistema MinC. Estamos revisando e assinando uma série de entendimento junto com MinC e a Biblioteca Nacional da Colômbia que resgatam projetos importantes para os dois países. Essa relação de diálogo tende a crescer e se tornar mais forte pelo bem das repúblicas e para o bem das democracias”, declarou.

A Fundação Palmares, representada pelo presidente João Jorge Rodrigues, também integrou a comitiva do MinC. João Jorge Rodrigues explicou que a Fundação Palmares vai resgatar os projetos Intercâmbios afro-latinos e Observatório Afro Latino, programa colaborativo para conexões, intercâmbios e diálogos das culturas afro-latinas e caribenhas. “É um momento raro, onde duas potências se unem pela literatura e pela cultura.

A reunião bilateral contou também com a participação de Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL); e Paulo Estivallet de Mesquita, Embaixador do Brasil na Colômbia.

Fomento ao livro e à leitura

Seguindo a agenda, a comitiva se reuniu com um importante organismo internacional e intergovernamental ibero-americano da Unesco que trabalha pela criação de condições para o desenvolvimento de sociedades leitoras, o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC) – cujo Conselho Geral é atualmente presidido pela chefe da Cultura brasileira. A reunião teve a presença de Margarita Cuéllar Barona, diretora da CERLALC, Juan David Correa, ministro da Cultura da Colômbia, e Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC.

A reunião teve o propósito de reafirmar o compromisso político dos governos brasileiro e colombiano, bem como da CERLALC, para impulsionar a leitura, a escrita, a oralidade e o fortalecimento da produção e circulação de livros nos países.

A diretora da CERLALC, Margarita Cuéllar, celebrou o encontro e reiterou a importância de fortalecer a circulação de livros para uma sociedade mais justa e equitativa.

“Reconhecemos que a leitura e a escrita são fundamentais para a democracia e o pluralismo; são a base para o aprendizado ao longo da vida, pois estimulam o desenvolvimento da imaginação e do pensamento crítico. Queremos articular iniciativas de cooperação nessa missão”, disse.

Fabiano Piúba lembrou a instituição do CERLALC e classificou a leitura como um ato de libertação. “O CERLALC foi uma resolução da Unesco em 1969 quando identificou a necessidade de construir alguns centros regionais de fomento ao livro e a leitura em continentes com baixos índices de leitura, escrita e altos índices de analfabetismo. Paulo Freire, grande educador brasileiro, disse que a gente aprende a ler para escrever a nossa própria história. Daí a leitura é uma prática de liberdade”, comentou.

O Brasil foi eleito em 2023, por unanimidade, o país presidente do Conselho Geral do Centro, em um mandato com duração de dois anos. Importante organismo internacional e intergovernamental ibero-americano, o CERLALC-Unesco conta com 21 países membros, sendo o Brasil integrante desde 1973.

Na programação estão visitas a equipamentos culturais nas cidades de Medellín e Bogotá, como a Biblioteca Virgilio Barco.

Museu da Língua Portuguesa terá cinema ao ar livre e já temos a data da primeira sessão

Iniciativa cultural faz parte do projeto Luz na Tela, com exibições mensais e gratuitas. Confira todos os detalhes!

Por: MARINA COUTO – REDATORA

Via: https://saopaulosecreto.com/luz-na-tela-museu-da-lingua-portuguesa/

Uma sessão de cinema gratuita e ao ar livre em um dos museus mais icônicos de SP, topa? Essa é a proposta do projeto Luz na Tela, que conta com exibições de filmes mensais e gratuitas no Museu da Língua Portuguesa. A primeira sessão já tem data marcada para abril, com um clássico cinematográfico! Descubra qual aqui!

 

O Luz na Tela visa fortalecer e valorizar a cultura cinematográfica
As sessões de cinema ao ar livre no Museu da Língua Portuguesa fazem parte do projeto Luz na Tela, em parceria com o Museu Soberano – Rua do Triunfo, que foi reaberto em março deste ano. Assim, desde então, o espaço voltou a jogar luz nas produções de cinemas do território da Luz e arredores.

Além disso, o objetivo do projeto é fortalecer a cultura cinematográfica desta região, popularmente conhecida como Boca do Lixo. Isso porque o local se tornou um importante polo da cidade de São Paulo, com uma intensa produção de filmes independentes, entre as décadas de 1960 e 1980.

Luz na Tela: filme Luzes-da-CidadeFoto: Divulgação
Saiba quando e qual filme será exibido na primeira sessão ao ar livre no Museu
A primeira sessão de cinema ao ar livre no Museu da Língua Portuguesa acontece no dia 25 de abril, no Pátio B da instituição. A cerimônia de abertura vai rolar a partir das 18h30, com o início do filme marcado para 19h30.

E sabe qual será o primeiro filme da programação? “Luzes da Cidade”, um dos clássicos da cinematografia de Charlie Chaplin. A comédia é de 1931 e conta a história de um vagabundo, que finge ser milionário para conquistar uma florista cega por quem se apaixona.

Além disso, o evento é gratuito e conta com cadeiras e bancos espalhados por todo o espaço e distribuição de pipoca e água. Tem mais: terá a presença de Paulo “Chaplin” Pasttella, considerado o Carlitos Brasileiro por Geraldine Chaplin, filha de Charlie Chaplin. Um rolê imperdível!

Lista de habilitados à avaliação artística nos editais do Sistema de Incentivo à Cultura é anunciada

Foram aprovados 52 projetos no Mecenato e 620 no Fundo de Incentivo à Cultura; Proponentes terão prazo de para recursos, a partir desta quarta (17)

Por: Germana Macambira

Via: Folha.PE

A lista inicial de habilitados na avaliação documental de dois editais do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) foi anunciada nesta terça-feira (16), pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Com aporte de mais de R$ 13 milhões direcionados à produção cultural na capital pernambucana, em linguagens que passam por diversas expressões da arte, a lista traz 52 projetos aprovados no Mecenato e 620 no Fundo de Incentivo à Cultura.

Foto: Maurício Ferry/PCR

A próxima etapa dos habilitados é a avaliação artística. A relação dos habilitados, publicada no Diário Oficial, pode ser acessada por meio deste link.

Prazo para Recursos
A partir da publicação da lista, passa a correr o prazo de três dias para os recursos, ou seja, desta quarta-feira (17) até a sexta-feira (19).

O mesmo período é assegurado pelo poder público municipal para proponentes que concluíram a inscrição, sanarem eventuais pendências de documentação – sinalizadas neste endereço eletrônico.

A avaliação do mérito artístico dos projetos habilitados será feita por pareceristas selecionados em edital público, realizado pela Prefeitura em 2023, com formação acadêmica e/ou experiência profissional comprovada em arte e cultura, na elaboração e na avaliação de projetos culturais. O resultado da etapa de avaliação artística será anunciado em junho.

 

Chefe do FMI diz que 30 países buscam fundos de resiliência e sustentabilidade da entidade

O (FMI) concedeu fundos de seu Programa de Resiliência e Sustentabilidade a 18 países até o momento, e outros 30 estão buscando financiamento, disse a chefe do FMI, Kristalina Georgieva, nesta terça-feira.

Georgieva disse que o programa, lançado em 2022 para ajudar países vulneráveis de renda média e insulares a lidar com as mudanças climáticas e outros desafios, foi uma maneira importante de a instituição financeira global ajudar os países a lidar com um mundo mais propenso a choques e a desacelerar o crescimento.

“Desde a crise financeira global (2008-2009), as perspectivas de crescimento de médio prazo têm diminuído e diminuído e diminuído e diminuído”, disse ela em um evento organizado pelo Comitê de Bretton Woods à margem das reuniões do FMI e do Banco Mundial.

Fonte:

https://www.terra.com.br/economia/chefe-do-fmi-diz-que-30-paises-buscam-fundos-de-resiliencia-e-sustentabilidade-da-entidade,90e031435eb3a3787777414659d7b55ba1g57eft.html?utm_source=clipboard

MBA em Gestão de Museus e Inovação: Capacitando Profissionais para o Futuro Cultural

Por que o MBA em Gestão de Museus e Inovação é Imperdível?

O mercado cultural está em constante evolução, e os museus desempenham um papel fundamental na preservação e disseminação da nossa herança cultural. O MBA em Gestão de Museus e Inovação foi projetado para atender às necessidades específicas dos profissionais que atuam nesse setor dinâmico.

Formato Híbrido: Flexibilidade para Todos

O curso oferece flexibilidade para os alunos. Você pode optar por cursá-lo online, de forma síncronas, ou participar das aulas presenciais em um equipamento cultural de referência em São Paulo. Essa abordagem híbrida permite que você adapte seus estudos à sua preferências.

Visitas Técnicas e Experiências Práticas

Durante os 15 módulos do curso, os alunos terão a oportunidade de realizar visitas técnicas a outras instituições museológicas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Essas experiências práticas enriquecerão seu aprendizado, proporcionando insights valiosos sobre as melhores práticas e os desafios enfrentados pelos gestores culturais.

Objetivos do MBA em Gestão de Museus e Inovação

  1. Formar Líderes Preparados para o Futuro: Capacitar profissionais para atuar de forma reflexiva e empreendedora no universo dos museus no Brasil.
  2. Ampliar Audiências e Impacto Social: Tornar o acesso à cultura mais inclusivo e dinâmico.
  3. Desenvolver Visão Estratégica e Criatividade: Preparar gestores para elaborar projetos inovadores e sustentáveis.
  4. Promover a Segurança Patrimonial: Proteger nosso patrimônio cultural.
  5. Fundamentar a Prática com Conhecimento Teórico: Refletir sobre as melhores práticas nacionais e internacionais.

Público-Alvo

O curso é direcionado a gestores públicos e privados, bem como a profissionais que desejam ingressar no campo de museus. Se você é formado em Museologia, Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Comunicação, Marketing, Economia, Administração, Direito, Turismo ou áreas afins, o MBA em Gestão de Museus e Inovação é a sua oportunidade de aprimoramento profissional.

Para mais informações sobre o curso e inscrições, acesse https://abgc.org.br/mba-em-gestao-de-museus-2024