
Apresentação
Conheça o propósito e diferencial do curso.
Justificativa
Por que formar-se em Gestão e Produção Cultural?
Objetivos
Descubra as metas e competências que o curso oferece.
Público-Alvo
Veja para quem esse MBA é ideal.
Matriz Curricular
Aula Aberta: 05/07/2025
Aula de Integração: 19/07/2025
Workshop CCBB (alunos presenciais)
Visita Técnica (alunos presenciais)
Atividade Complementar (alunos online)
- Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas – Prof. Dr. Márcio Schiavo e Profa. Me. Katia de Marco
- Economia criativa e desenvolvimento territorial – Profa. Dra. Ana Carla Fonseca e Alejandro Castañ
- Políticas Culturais, Democracia e Inclusão – Profa. Dra. Lia Calabre
- Impacto das Políticas Públicas no Setor Cultural – Profa. Dra. Ana Lúcia Pardo
- Gestão e Revitalização do Patrimônio – Prof. Dr. Mário Pragmácio
- Turismo Cultural e Cidades Inteligentes – Profa. Dra. Heliana Marinho e Profa. Dra. Fabienne Schiavo
- Empreendedorismo cultural e inovação – Profa. Me. Liliana Magalhães
- Poéticas da diferença: cultura e diversidade – Profa. Esp. Thainá Trindade
Workshop CCBB (alunos presenciais)
Visita Técnica (alunos presenciais)
Atividade Complementar (alunos online)
- ESG - Impacto social e sustentabilidade em instituições culturais – Prof. Dr. Márcio Schiavo
- Planejamento Estratégico e Novos Modelos de Gestão – Profa. Me. Yole Mendonça
- Gestão Financeira e Planejamento Anual – Profa. Me. Francis Mizputen
- Captação de Recursos - Parcerias e Monetização – Profa. Esp. Renata Salles
- Negócios e Inteligência Digital – Prof. Esp. Leonardo José dos Santos
- Gestão de Pessoas e Trabalho Colaborativo em Cultura – Prof. Esp. Sueli Voltarelli
- Parametros Normativos na Gestão Pública – Profa. Me. Rafaela Zanete
- Segurança Jurídica e Regulação no Setor Cultural – Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcellos
Workshop CCBB (alunos presenciais)
Visita Técnica (alunos presenciais)
Atividade Complementar (alunos online)
- Branding Cultural e Posicionamento de Marcas Criativas – Daniele Torres
- Comunicação e Estratégias de Mídia Digital – Profa. Dra. Claudia Saldanha
- Big Data, Inteligência Artificial e Indicadores Culturais – Profa. Me. Daniele Dantas e Prof. Me. João Leiva
- Gestão de Públicos – Ampliação e Engajamento – Profa. Me. Yole Mendonça
- Comunicação de Conteúdos e Inovação em Redes Digitais – Prof. Esp. Eduardo Carvalho
- Acessibilidade Cultural – Profa. Me. Rafaela Zanete
Workshop CCBB (alunos presenciais)
Visita Técnica (alunos presenciais)
Atividade Complementar (alunos online)
- Produção de Grandes Eventos e Espetáculos – Prof. Dr. Fábio Krykhtine
- Produção Audiovisual e Plataformas Digitais – Profa. Me. Angelisa Stein
- Produção em Artes Visuais e Tecnologia Expográfica – Profa. Me. Stella Paiva / Prof. Me. Eduardo Carvalho
- Produção em Artes Cênicas – Prof. Dr. Yke Leon
- Produção Musical e Indústria Fonográfica – Profa. Esp. Daniela Mazzola e Profa. Me. Priscila Dau
- Produção em Carnaval e Culturas Populares – Prof. Dr. Milton Cunha
- Gestão e Produção de Festivais e Feiras – Prof. Esp. Matheus Simões e Prof. Esp. Rafhael Ramirez
Workshop CCBB (alunos presenciais)
Visita Técnica (alunos presenciais)
Atividade Complementar (alunos online)
- Curadoria, Design de Experiência e Criação de Projetos – Profa. Dra. Mariana Várzea
- Formatação e Inovação na Apresentação de Projetos – Profa. Me. Luciana Adão
- Gestão de Projetos Culturais – Sustentabilidade e Impacto Social – Prof. Esp. Pablo Castellar
- Mídias Sociais e Estratégias Digitais para Projetos Culturais – Prof. Esp. Daniel Morena
- Leis de Incentivo à Cultura – Profa. Me. Sandra Pedroso / Profa. Esp. Izabel Tinoco
- Editais de Fomento à Projetos Culturais – Profa. Esp. Daniele Torres
- Prestação de Contas e Compliance na Cultura – Prof. Me. Marco Antônio Junqueira
Coordenação

Profa. Me. Kátia de Marco
Coordenadora Acadêmica

Profa. Me. Yole Mendonça
Coordenadora de Conteúdo
Profa. Me. Kátia de Marco
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Artista e curadora independente, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e do Conselho Nacional de Museus – ICOM. Atuou como Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação Intersaberes conveniado com a Universidade Candido Mendes e com o Centro Universitário UNIMAIS, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental, em Gestão em Museus e em Gestão e Inovação em Instituições Culturais.
Foi gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex- diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ. É membro no Programa Internacional The Reality Climate Project.
Profa. Me. Yole Mendonça
Mestre em Bens Culturais e Proj. Sociais pelo Cpdoc/FGV. Jornalista pela UFRJ, possui MBA em Marketing pela Coppead-UFRJ e MBA Executivo pela FGV. É Coordenadora de Conteúdo e Professora dos MBAs em Gestão Cultural e em Gestão e Produção Cultural da Universidade Cândido Mendes-RJ.
Trabalhou no Banco do Brasil, onde foi Executiva na Diretoria de Marketing. Inaugurou o CCBB São Paulo e dirigiu o CCBB Rio. Foi Secretária Executiva da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, segundo cargo na hierarquia do Ministério, e Secretária de Comunicação Integrada, respondendo pela comunicação, patrocínios e eventos presidenciais e pela coordenação com os Ministérios (2008/2012).
Foi Diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2020/2022) e hoje atua como diretora do Museu de Arte Moderna - MAM Rio
Apresentação
A ABGC, pioneira no cenário cultural brasileiro ao lançar o primeiro MBA em Gestão Cultural do país, em 2002, reafirma seu compromisso com a contemporaneidade ao ampliar a capacitação de seu MBA em Gestão Cultural para as atividades de Produção Cultural.
O curso qualifica profissionais para atuar nos mais variados segmentos da cultura em seus múltiplos estágios, desde a modelagem e gestão de projetos e grandes eventos à gestão de instituições públicas, privadas e coletivos colaborativos, sempre com foco na interação sustentável entre cultura, mercado e desenvolvimento socioeconômico.
Para tanto, conta com um time de professores que alia o conhecimento acadêmico à vasta experiência executiva e de produção. Mediante residência profissional em instituição parceira com atuação de referência na atividade fim do curso, o aluno terá uma formação conectada com os desafios cotidianos do mercado cultural in loco, com ênfase no desenvolvimento de habilidades voltadas à resolução de problemas reais.
Justificativa
O mundo contemporâneo fez emergir uma economia que se sustenta, de maneira crescente, através de ativos imateriais, assumindo posição de destaque no conjunto das economias das nações: a economia da cultura.
Mesmo num cenário de crise e transformação mundial e, especialmente, no período pandêmico, essa economia demonstrou vitalidade e resiliência e se transformou numa das ferramentas mais eficazes no combate ao isolamento e na busca pela saúde física e mental do indivíduo e da sociedade. Por todos esses motivos, a economia da cultura se firma como a escolha certa para aqueles que querem trabalhar num ambiente em que inovação, inteligência tecnológica, conectividade e criatividade são as moedas de troca mais valorizadas e exigidas.
Nesse contexto, surge a necessidade de o profissional gestor de instituições, projetos e políticas na cultura inovar na capacidade de planejar, executar, avaliar e garantir a sustentabilidade de suas ações, diante de uma atualidade mundial permeada por sistêmica crise econômica e de mutação de valores.
Diante da complexidade e da transversalidade das múltiplas habilidades e competências requeridas no campo da gestão e da produção cultural, o curso se propõe, ainda, a auxiliar os alunos a ampliar o seu autoconhecimento e a construir um plano de carreira que o permita desenvolver suas potencialidades junto ao mercado de trabalho.
Objetivos
- Formar e reciclar profissionais atuantes nos segmentos culturais.
- Profissionalizar novas gerações de gestores, empreendedores, administradores e produtores culturais.
- Proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, comunicação, marketing, artes e cultura.
- Preparar o profissional para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio do negócio cultural.
- Capacitar a produção e a gestão cultural para o planejamento e a administração de bens e serviços artístico-culturais nos âmbitos público, privado e no terceiro setor.
- Sensibilizar produtores e gestores culturais para a importância das políticas públicas de cultura com vistas à democratização dos bens e serviços culturais, do patrimônio histórico e do turismo.
- Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da cultura.
- Estimular a reflexão analítica do cenário cultural nacional e internacional.
Público-Alvo
O MBA é destinado a:
- Gestores culturais
- Produtores culturais
- Artistas
- Profissionais do setor criativo
- Servidores públicos da área cultural
- Empreendedores culturais
- Graduados interessados em atuar no setor cultural
Informações importantes
Admissão
Clique para saber mais
Datas e Horários
Clique para saber mais
Local
Clique para saber mais
Investimento
Clique para saber mais
Admissão
Pré-requisitos: Formação superior completa...
Seleção
Análise de currículo.
Etapas para a matrícula
- Pré-inscrição pelo site;
- Entrevista online;
- Preenchimento do formulário "Matrícula Online";
- Assinatura do contrato digital;
- Envio da documentação para o e-mail institucional.
Datas e Horários
Matrículas Abertas
Carga Horária: 360 h
Duração: 18 meses
Dias e Horários
- Sábados quinzenais (aulas presenciais/híbridas) – 09:30 às 13:30
- Terças e quintas (aulas online) – 18:30 às 21:30
Observações
- O início das aulas poderá ser postergado...
- As disciplinas poderão ser disponibilizadas...
- O curso será híbrido, com aulas presenciais no CCBB Rio e online via Zoom.
Local
O curso será oferecido em formato híbrido, com aulas presenciais no CCBB Rio e encontros virtuais pela plataforma Zoom.
Investimento
Opção Presencial | Opção Online |
---|---|
Investimento total R$ 20.511,00 | Investimento total R$ 12.180,00 |
Taxa de Matrícula R$ 330,00 | Taxa de Matrícula R$ 330,00 |
Opções de Parcelamento: 1+14 – R$1.367,40 1+20 – R$976,00 1+26 – R$759,70 |
Opções de Parcelamento: 1+14 – R$812,00 1+20 – R$580,00 1+26 – R$451,11 |
Observações (descontos não cumulativos):
- 10% de desconto para pagamento à vista (PIX);
- 10% para clientes BB no pagamento com Ourocard;
- 15% para funcionários BB no pagamento com Ourocard;
- 10% para membros e associados do ICOM.
- 5% assinante O GLOBO.
Conheça os Docentes


































