Prof. Marcos André Carvalho
Formado em Comunicação pela PUC-Rio, é gestor público na área da cultura, empreendedorismo e economia criativa. Foi Secretário Nacional de Economia Criativa do Ministério da Cultura e Superintendente de Cultura e Coordenador de Diversidade Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
Em 2009, foi responsável pela concepção e implementação da Incubadora Rio Criativo, primeira incubadora do país exclusivamente voltada para empreendimentos da Economia Criativa e do Programa Rio Criativo de Desenvolvimento da Economia Criativa do Estado do Rio, instituído via decreto governamental em abril de 2013.
Coordenou a implantação da rede de 196 Pontos de Cultura em 70 cidades do estado do Rio de Janeiro e da formulação e gestão do Editai de Intercâmbio e Exportação de Cultura a nível federal e no estado do Rio e dos Editais de Produção de Eventos, de Microprojetos, de Registro de Tradição Oral e de Fomento ao Carnaval e ao Funk.
Também esteve à frente do Prêmio Mestres das Culturas Populares, de programas de salvaguarda de patrimônios imateriais fluminenses indígenas, de quilombos, de comunidades caiçaras e de matrizes africanas e do programa Favela Criativa, de fomento a projetos culturais nas comunidades que receberam Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), em parceria com o BID- Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Disciplina que ministra:
- Economia Criativa e da Cultura