A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL – ABGC
É uma OSC que atua desde 2005 na formação profissional e de conhecimento acadêmico junto aos setores de Produção e Gestão Cultural e Social, através da realização de ações voltadas à qualificação profissional e à divulgação das profissões afins junto ao mercado de trabalho, mediante parcerias e convênios com instituições públicas e privadas.
A ABGC tem como prerrogativa reunir pesquisadores, professores e profissionais das áreas da produção de bens culturais e do gerenciamento em cultura, propondo-se a realizar cursos de capacitação em formatos diversos – corporativos, de extensão e de pós-graduação, além de pesquisas e publicações.
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UCAM
Mais antiga instituição privada de ensino superior no país com atuação histórica na graduação e pós-graduação em Direito, Economia, Administração, Ciências Sociais, Artes e Cultura.
PROGRAMA DE ESTUDOS CULTURAIS E SOCIAIS – PECS
O PECS, fruto do convênio entre a UCAM e a ABGC, tem a missão de desenvolver cursos de pós-graduação e de extensão a partir das novas demandas profissionais requeridas pelo mercado de trabalho nos campos da arte, cultura e sociedade.
UNIMAIS – FACULDADE EDUCAMAIS
Idealizado por educadores, o Grupo Educamais foi fundado no final dos anos 90 com o propósito de oferecer educação de excelência em todos os níveis, contribuindo com a universalização de oportunidades e democratizando o acesso a todos, em especial, àqueles excluídos do processo educacional, do domínio do saber.
Focado na modalidade de ensino a distância, o Grupo Educamais foi uma das instituições pioneiras no desenvolvimento de modernas técnicas de ensino-aprendizagem. Sempre na vanguarda e atento aos avanços da tecnologia, o Grupo Educamais, ao longo de sua trajetória, tem transmitido conhecimentos, capacitado cidadãos para o trabalho e tornado realidade o sonho de milhares de pessoas, se valendo dos diversos meios e de infraestrutura tecnológica, disponíveis no seu tempo.
Quem somos
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Artista e curadora independente, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e do Conselho Nacional de Museus – ICOM. Atuou como Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação Intersaberes conveniado com a Universidade Candido Mendes e com o Centro Universitário UNIMAIS, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental, em Gestão em Museus e em Gestão e Inovação em Instituições Culturais.
Foi gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex- diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ. É membro no Programa Internacional The Reality Climate Project e integra o conselho consultivo do ICOM Brasil
Professor-Doutor LD em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho, especialista em Comunicação para o Desenvolvimento pelo CIACOP/UNESCO, e formado em Comunicação Social pela UFF-Universidade Federal Fluminense. Dedica-se ao campo da comunicação para o desenvolvimento humano sustentável, enfatizando o emprego das técnicas e métodos do marketing social e cultural. Possui mais de 30 anos de experiência nacional e internacional em programas sociais, sobretudo nos campos da promoção dos Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Relacionamento Comunitário, Gerenciamento e Prevenção de Conflitos e Gestão Sociocultural. Sua experiência profissional abrange as áreas de criação, planejamento e coordenação de projetos sociais; informação, educação e comunicação; gestão estratégica, supervisão e avaliação de projetos. É diretor-presidente da Comunicarte Agência de Responsabilidade Social, membro da Comissão de Responsabilidade Social do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e Diretor-Presidente no Brasil do Population Media Center. Coordenador de conteúdo do MBA em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental.
Atriz, jornalista, pesquisadora, pós-doutoranda e professora da Universidade Federal Fluminense – UFF e do MBA de Gestão e Produção Cultural da Universidade Cândido Mendes e Associação Brasileira de Gestão Cultural, da qual é integrante da diretoria. Doutora e mestre em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ. Foi gestora do Ministério da Cultura, Funarte, Fundação Biblioteca Nacional, Funai, assessora da Comissão de Cultura da Alerj, dentre outras funções. É conselheira suplente da Metropolita I Capital do Rio no Conselho Estadual de Políticas Culturais – CEPC-RJ.
Pablo Castellar ocupa atualmente a direção artística da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira e é responsável pelos projetos educacionais, comunicação, produção e palco. Com a OSB já lançou 7 temporadas com programas que regularmente figuraram na lista dos melhores concertos do ano no jornal O Globo.
Após 10 anos como diretor artístico e coordenador de produção na G.L. Produções, fundou em 2009 a Artemundi Produções Culturais. Neste mesmo ano assumiu como professor nos cursos de Pós-Graduação em Produção Cultural e MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes. Também já realizou cursos, seminários e palestras em outros estados e no exterior.
Trabalhou com importantes instituições, tais como os teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles, Academias Brasileiras de Letras e de Música, Funarte, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural Banco do Brasil e Caixa Cultural.
Conselho consultivo
Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC e graduada em Administração pela EAESP/ Fundação Getulio Vargas, Francis trouxe para o Instituto Cultural Cidade Viva – ICCV seus mais de 25 anos de experiência e expressiva evolução de carreira na área de gestão estratégica, em empresas como a própria FGV, o IBMEC e a Babylon.
Desde 2004, no ICCV, teve sob sua responsabilidade a Produção Executiva dos projetos culturais, entre eles o Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense. Em 2009, com a criação da Editora Cidade Viva, assumiu a Diretoria de Projetos do Grupo, destacando-se a coleção bilíngue River of January, lançada em seminário ministrado na Brown University.
Destaca-se ainda, durante sua gestão, o projeto, construção e administração do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, agraciado com Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do IPHAN, pela conservação e inovação estratégica na preservação deste inestimável patrimônio histórico e ambiental do país.
Com intensa atividade acadêmica nos últimos quinze anos, atualmente é titular disciplinas de gestão em MBAs da Universidade Candido Mendes e da Fundação Getulio Vargas, além de participar de projetos internacionais de educação em empreendedorismo social, destacando-se a parceria com membros da Columbia University.
Liliana Magalhães
Conselho Consultivo
Mestre em Gestão e Inovação na Engenharia de Produção da COPPE UFRJ e com formação em Arte Educação (UFPE), especialização em Marketing de Serviço (FGV RJ) e Negócios Sociais pela Yunus Social Business/ESPM RJ tem uma trajetória de 38 anos de gestão colaborativa e empreendedora na cultura voltada à educação, cidadania e ao desenvolvimento socioeconômico.
Sócia-diretora da SOMOS cultura, educação e comunicação, atua como curadora e consultora senior de gestão estratégica e de conteúdo em inovação institucional, patrimônio, arranjos criativos e territoriais e parcerias. Entre as empresas e instituições atendeu ao Istituto Europeo de Design IED, a Caixa Cultural, o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB do Sebrae-RJ e a incubadora Rio Criativo do Estado do Rio de Janeiro. Implantou a área de cultura do Grupo Santander no Brasil como superintendente do Santander Cultural (SP/RS 2002/ 2010) e atuou como Gerente de Cultura do SESC RJ (2012/2013).
Foi Gerente de Marketing da Fundação Roberto Marinho, consultora da UNESCO (RJ), diretora da Secretaria de Cultura de Olinda (PE) e assistente cultural na Fundação Joaquim Nabuco (PE).
Empreendeu projetos para revitalização de patrimônio cultural no Recife e Olinda e integrou o Conselho de Administração da Fundação Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL (2003 /2018).
É voluntária no Projeto Rio de Encontros – arte educação e transformação social- em Marabá, Amazônia e no Atelier de Arte Sagrada do Centro Nyingma de Budismo Tibetano RJ.
Mestre em gestão cultural pela Universidade de Boston e mestre em Museologia com especialização em sustentabilidade socioambiental pela Universidade de Leicester, na Inglaterra. (Setembro 2024)
Especialista em sustentabilidade e desenvolvimento sustentável em museus e cultura, atua como consultora, facilitadora e palestrante. No Brasil, atua como Diretora da RegeneraMuseu e, internacionalmente como Coach da Ki Culture, pesquisadora da Julie´s Bicycle e Vice-presidente do ICOM SUSTAIN, Comitê do ICOM em desenvolvimento sustentável.
Designer em Sustentabilidade e regeneração pelo Gaia Education, parceiro da UNESCO, atua com mitigação da crise climática por meio da cultura, tendo cursado o Climate Leadership program da Fundação Al Gore, Schumaker Colleage, Reeconomy e Instituto de Desenvolvimento Regenerativo (IDR). É Conselheira da Ong de Direitos humanos, ActionAid e da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC).
Possui 25 anos de experiência no setor cultural e social, incluindo a Diretoria Adjunta do Museu de Arte Moderna, a Diretoria Adjunta de Artes do British Council, a Diretoria de Captação da ActionAid e outras posições em organizações como Orquestra Sinfônica Brasileira, Fundação Bienal de Artes, Boston Children’s Museum e Guggenheim Museum nos EUA. Como consultora, trabalhou com mais de 40 organizações, incluindo o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (MAR), Museu da Língua Portuguesa, Projeto Guri, Fábricas de Cultura, Museu da Imigração, Museu Paulista, Catavento e Museu Afro Brasileiro.
Desde 2017, atua com inovação, Sustentabilidade e regeneração, tendo sido co-idealizadora do programa HiperMuseus, co-idealizadora do BNDES+ Matchfunding e co-curadora do Festival ColaborAmerica, com o propósito de que museus sejam catalisadores de culturas regenerativas para futuros sustentáveis.
Formado em Comunicação pela PUC-Rio, é gestor público na área da cultura, empreendedorismo e economia criativa. Foi Secretário Nacional de Economia Criativa do Ministério da Cultura e Superintendente de Cultura e Coordenador de Diversidade Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
Em 2009, foi responsável pela concepção e implementação da Incubadora Rio Criativo, primeira incubadora do país exclusivamente voltada para empreendimentos da Economia Criativa e do Programa Rio Criativo de Desenvolvimento da Economia Criativa do Estado do Rio, instituído via decreto governamental em abril de 2013.
Coordenou a implantação da rede de 196 Pontos de Cultura em 70 cidades do estado do Rio de Janeiro e da formulação e gestão do Editai de Intercâmbio e Exportação de Cultura a nível federal e no estado do Rio e dos Editais de Produção de Eventos, de Microprojetos, de Registro de Tradição Oral e de Fomento ao Carnaval e ao Funk.
Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções.
Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais.
Coordenadora de Conteúdo do MBA em Gestão de Museus de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural |ABGC e a Universidade Candido Mendes.
Mariana Varzea é graduada em museologia, com mestrado em história Social da Cultura pela PUC Rio e doutora em Museologia, pela UHLT – Lisboa.
Há 30 anos atua em organizações públicas e privadas da área da cultura , desenvolvendo inúmeros projetos e iniciativas de impacto social e cultural. Como superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura foi responsável pelas políticas para a área museológica, que envolveram atividades de preservação, documentação, pesquisa, gestão, comunicação, expografia, financiamento e fomento da rede fluminense de museus.
Advogado, Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-RIO, mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, especialista em Patrimônio Cultural pelo Programa de Especialização em Patrimônio – PEP do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCULT. Professor do Departamento de Arte da UFF.
É museóloga e relações públicas com 30 anos de experiência na área de comunicação de museus, tendo trabalhado na Fundação Nacional Pró-Memória, no Museu da República e no Museu Histórico Nacional. É professora concursada de Comunicação Social-Relações Públicas na UERJ.
Mestre e Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Pós Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST, tem expertise em pesquisas e desenvolvimento de público, comunicação e planos estratégicos em museus.
Como bolsista da Comissão Fulbright e da CAPES fez especialização em Comunicação e Marketing em importantes museus nos Estados Unidos, como Smithsonian Institution, MoMA, Fine Arts Museums of San Francisco, National Museum of the American Indian, aos quais retornou por diversas vezes nos últimos anos para entrevistas e atualização de sua pesquisa.
De 2011 a 2014 foi consultora da Fundação Roberto Marinho onde coordenou o Plano Museológico para construção e implantação do Novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, e em 2013 realizou o Plano Museológico do Paço do Frevo em Recife. De 2013 a 2015 foi presidente da Associação dos Amigos do Museu Antonio Parreiras
Doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais na Universidad de Ciências Empresariales Y Sociales, Buenos Aires, Argentina. Mestre em Sistema de Gestão de Projetos com foco em Responsabilidade Social pela Universidade Federal Fluminense/RJ e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula/RJ. Diretora do Ateliê de Cultura que atuo como consultora em Gestão de Projetos sociais, culturais e audiovisuais além de Empreendedorismo para diversos projetos tendo com um dos clientes o Sebrae-RJ. Estou Presidente do: Observatório Social do RJ e Conselho Estadual de Alimentação Escolar do RJ – CEAE/RJ e Vice-presidente do Sindicont-Rio e Conselheira Fiscal da ABCR. Atuei nos últimos anos como Coordenadora de Certificação da Lei de Incentivo à Cultura do Estado Rio de Janeiro e Coordenadora Técnica da ANCINE, como Membro do Comitê do ISS/RJ. Foi professora de produção na Faculdade de Cinema da Universidade Estácio de Sá/RJ e do IUPERJ e Conselheira Suplente do CRC/RJ. Atualmente atua como professora de no MBA de Produção Cultural da ABGC/UCAM. Participante do Fórum Nacional de Pareceristas. Voluntária do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro e Conselheira do Conselho Estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro.
Pós -Graduação/MBA em Marketing pela Coppead – UFRJ e MBA de Formação de Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas – RJ. Bacharel em Comunicação Social habilitação em Jornalismo.
Exerceu o cargo de Vice-Presidente de Gestão e Relacionamento da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. Foi Secretária-Executiva da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, no período 2011/2012 e Secretária de Comunicação Integrada da SECOM (2008/2010). De 2001 a 2008 exerceu os cargos de Chefe dos Centros Culturais do Banco do Brasil em São Paulo e Rio de Janeiro e Gerente Executiva de Marketing do Banco do Brasil. Atua como diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro.
Nossos Posicionamentos
A Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC, vem manifestar solidariedade à Pinacoteca do Ceará – @pinacotecadoceara, e repudiar toda forma de censura às criações artísticas e manifestações culturais, como ocorrido recentemente através de ataques de ódio e de intolerância nas redes sociais, contra à instituição.
Fevereirode 2024
2024
2022
A Associação Brasileira de Gestão Cultural envia para o prefeito e para o secretário de cultura de Tanguá cartas de apoio à implantação do Centro de Memória de Tanguá
Setembro de 2022
A Associação Brasileira de Gestão Cultural envia carta de Requerimento para a imediata devolução da Medida Provisória número 1135-2022
Setembro de 2022
A Associação Brasileira de Gestão Cultural envia petição pública pela derrubada do veto contra a Lei Aldir Blanc II
Abril de 2022
A Associação Brasileira de Gestão Cultural lança Petição pública contra o veto do Presidente Bolsonaro à Lei Aldir Blanc II, aprovada pelo Senado em 23/03/2022(PL 73/2021), que repassaria anualmente R$3 bilhões aos governos estaduais e municipais para as produções artísticas e espaços culturais, amplamente afetados pela Pandemia de Covid-19.
Maio de 2022
A Associação Brasileira de Gestão Cultural manifesta total e irrestrito apoio para aprovação da Lei de Emergência Cultural Paulo Gustavo (LPG) que está prevista para ser votada, em regime de emergência, nesta terça-feira, dia 22/02, na Câmara dos Deputados.
Fevereiro de 2022
2021
CARTA DE APOIO DA ABGC AO OFÍCIO DA SECRETÁRIA DE CULTURA
DO PARÁ E PRESIDENTE DO FÓRUM NACIONAL DE SECRETÁRIOS E
DIRIGENTES ESTADUAIS DE CULTURA ENVIADO À SECRETARIA
ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO, EM 14 DE ABRIL
DE 2021
Abril de 2021
Carta de repúdio do conselho consultivo da associação brasileira de gestão cultural frente à proposta de mudança pelo governo federal em transformar o Museu Nacional em palácio imperial.
Março de 2021
2020
Carta Aberta – Prorrogação Lei Aldir Blanc – ABGC
A Associação Brasileira de Gestão Cultural-ABGC enviou hoje Carta Aberta para 113 deputados, estaduais e federais, e vereadores do Estado do Rio de Janeiro, somando à iniciativa de inúmeros coletivos e instituições brasileiras que também manifestaram-se junto aos Poderes Legislativo e Executivo dos Estados e Municípios Brasileiros, com o pleito resultante de uma ampla mobilização do setor cultural, a fim de reivindicar a urgência na prorrogação do prazo de execução da Lei de Emergência Cultural Aldir.
Dezembro de 2020
ABGC em apoio ao Projeto de Lei de Emergência Cultural
Articulação de divulgação e Moção de apoio da ABGC ao Projeto de Lei de Emergência Cultural de número 1075/2020, depois nominada Aldir Blanc, no início de sua articulação antes da proposição ao Congresso Nacional.
Maio de 2020
2019
ABGC contra o desmonte de instituições culturais
Participação da Comissão em Defesa da Cultura, contra o desmonte das instituições culturais à convite da OAB Rio e da OAB Nacional.
Dezembro de 2019
Campanha #OqueseriadoRiosemoMar pela continuidade do museu.
Campanha com vídeos de diversos professores da UCAM/ABGC, lançados nas redes sociais, pela a continuidade do Museu de Arte do Rio.
Novembro de 2019
ABGC entra com ação contra licitação do Museu do Amanhã
ABGC entra com pedido de impugnação no Ministério Público do Município do Rio de Janeiro contra o edital de concessão para a gestão do Museu do Amanhã por entidades com fins lucrativos.
Matéria da coluna do Anselmo no jornal O Globo sobre a ação que a ABGC entrou contra a licitação do Museu do Amanhã
Outubro de 2019
ABGC participa de Fórum em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro
A ABGC passa a integrar o Fórum em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro em ação junto ao Ministério Público Federal contra o desmonte do IPHAN com disseminadas trocas de cargos técnicos e em outros pleitos.
Setembro de 2019
ABGC posiciona-se contra as demissões de cargos diretivos do IPHAN
ABGC revindica a continuidade da professora Célia Corsino na superintendência do Iphan MG.
Setembro de 2019
Comissão de gestores culturais em audiência com o governador Witzel pela não extinção da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa
A ABGC participa de comissão junto ao Governador do Estado Witzel pela continuidade da Secretaria de Estado de Cultura, em vias de ser extinta, juntamente com 16 representantes de instituições culturais do Estado do Rio, e conseguem reverter o pleito.
Fevereiro de 2019
2018
A Associação Brasileira de Gestão Cultural se solidariza com o Museu Nacional, com a UFRJ e com o IBRAM.
Endossando o posicionamento do ICOM BR na nota técnica amplamente divulgada em 14/9/2018, e repudia de maneira veemente a arbitrária Medida Provisória 850 que propõe a criação a ABRAM e a extinção do IBRAM, promulgada unilateralmente sem escuta ou participação de representantes do setor museal brasileiro.
2018
ABGC posiciona-se contra a extinção do MinC
Artigo da professora Kátia de Marco no Jornal do Brasil contra a extinção do Ministério da Cultura
2018
ABGC apoia continuidade do mestrado do IPHAN
ABGC posiciona-se contra a extinção do mestrado profissional do IPHAN.
2018
2016
Movimento Ocupa MinC, contra a extinção do Ministério da Cultura
ABGC participa de ocupação do MinC, no palácio Gustavo Capamema oferecendo aulas livres com seus professores do MBA em Gestão Cultural.
Maio – 2016
Study Tour do Programa Transform
A ABGC fez parte da comitiva convidada pelo Britsh Council para o Study Tour do Programa Transform, com visitas técnicas e workshops com gestores de museus do Reino Unido.
Maio – 2016
2014
Campanha do Greenpeace pelo Desmatamento Zero
A ABGC participou da coleta de mais de 300 assinaturas e preenchimento de formulários de adesão ao Projeto de Lei Popular pela Campanha do Greenpeace pelo Desmatamento Zero.
Outubro – 2014