8 mil projetos disputam R$ 250 milhões da Petrobras para cultura; veja maiores patrocínios
Via: IstoÉ
Por: Matheus AlmeidaA Petrobras confirmou que divulgará em agosto os selecionados no seu maior edital já feito para patrocínios na área da cultura. Inicialmente previsto para julho, o anúncio foi adiado pois o valor recorde de R$ 250 milhões foi acompanhado também de um recorde de inscritos.
Neste ano, 8.044 iniciativas pleiteiam verba da petroleira. Para efeito de comparação, a última seleção ocorreu em 2022, com o edital Múltiplas Expressões, voltada para a programação de equipamentos culturais. Foram 434 inscrições.
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Milton Bittencourt Neto, coordenador de Patrocínio Cultural e Esportivo da empresa, acredita que os inscritos refletem o enorme valor destinado, e que o maior edital de patrocínio cultural da história da Petrobras possa ser também o maior do Brasil.
Ao todo, a verba de patrocínio da empresa em 2024 chega a R$ 296 milhões, contra R$ 90 milhões em 2023 e R$ 52 milhões em 2022.
O edital possui ainda neste ano o novo objetivo de chegar a todos os estados brasileiros. “É muito importante que o programa esteja atualizado e condizente com as demandas da sociedade, e assim como a Petrobras se faz presente no Brasil inteiro, também a gente tenha essa presença através da cultura”, afirma Bittencourt.
Novo direcionamento
O investimento recorde integra uma remodelação que a Petrobras Cultural construiu ao longo de 2023. Através de pesquisa de bechmarking e do histórico e conhecimento acumulado pela própria empresa, foram construídas duas dimensões transversais para guiarem o trabalho: diversidade e economia criativa.
A partir das dimensões, foram definidos também quatro eixos para seleção dos projetos a serem patrocinados: Produção e Distribuição, Ícones de Cultura Brasileira, Cinema e Cultura Digital e Festivais e Festas Populares.
“A empresa vive um momento de querer uma proximidade maior com o público, e entende esses investimentos em patrocínio como uma forma de mobilizar também essa estratégia”, explica a gerente de patrocínios e eventos da Petrobras, Alessandra Teixeira.
“Diversidade a gente fala também regional, ou seja estimular que os projetos aconteçam ou circulem por diversos estados do Brasil”, explica Bittencourt, que também destaca a busca por realizadores, público-alvo e temáticas diversas.
Já a dimensão de economia criativa destaca a relevância para a mobilizar cadeias de produção em redes.
Os maiores projetos
Para além da seleção por editais públicos, a empresa também adota uma busca ativa de projetos que representem as dimensões transversais definidas. Entre os maiores contratos vigentes neste formato, a empresa destaca:
Orquestra Petrobras Sinfônica, para duas temporadas
Melhorias no espaço e programação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Festival Tropicana, festival de música gratuito, percorrendo São Luís, Natal e Teresina
Festival de Teatro de Curitiba, três edições do festival
Programação do Teatro Rival Petrobras, para as temporadas de 2024 a 2026
Choro Jazz: o festival da música instrumental, nas cidades de Fortaleza, Jericoacoara, Crato e Soure na Ilha de Marajó
Companhia de Dança Débora Colker na temporada de 2024 e celebração de seus 30 anos
Clássicos do Brasil, festival de música em Recife e no Rio de Janeiro
São João do Reencontro, incremento de programação e atrações das festas de São João de 35 cidades na Bahia
Festival Multilinguagem dos povos da floresta,evento gratuito, com exposição fotográfica, mostra de vídeos 360 graus, apresentações de músicos e grupos de dança indígenas/folclóricos, debates culturais e oficinas de produção audiovisual nas cidades de Porto Velho, Macapá, Boa Vista, Belém e Brasília, com 10 dias de evento em cada cidade.
Quando aos editais, a empresa ainda não tem previsão sobre quando será feito um movo após a divulgação de resultados do atual em agosto. “Este foi um grande desafio, que levou a gente até a postergar os resultados. Estamos muito focados”, explica Teixeira.