APRESENTAÇÃO
A pós-graduação MBA em Gestão de Museus e Inovação é um curso de especialização em Museologia com enfoque curricular em Gestão, Comunicação e Inovação de museus, que tem como propósito preencher crescente lacuna deste campo profissional no mercado de trabalho, carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, planejamento e sustentabilidade econômica dos museus.
A prerrogativa será formar profissionais para atuar de forma reflexiva e empreendedora no universo dos museus no Brasil, qualificando-os para exercer funções múltiplas na administração pública e privada, capacitando-os ainda para o aprimoramento e atualização junto aos universos técnicos e de conteúdos da museologia contemporânea, com ênfase na dinamização das instituições museológicas.
JUSTIFICATIVA
Há mais de uma década o Brasil vivencia um período promissor na área de museus com a ativação das políticas públicas, renovação das leis e de órgãos normativos, além da diversificação de mecanismos de financiamento/investimentos. Tal cenário vem incentivar todo um processo de institucionalização, de requalificação e mesmo de criação de museus, proporcionando um real crescimento quantitativo e qualitativo no setor.
Na atualidade, o país conta com quase 4 mil instituições museológicas, segundo o Cadastro Nacional de Museus do IBRAM, distribuídas no seu território, reforçando a demanda crescente de especialização e de profissionalização dos quadros de trabalho que mesclam o campo da Museologia com interações multidisciplinares de áreas como a Gestão Cultural, o Direito na Cultura e a Economia Criativa.
Os profissionais que atuam em museus devem estar capacitados não apenas para suas atividades tradicionais de base, científicas e técnicas, como também para os novos desafios e patamares que requerem os museus nos dias de hoje em comunicar e reposicionar suas marcas e programações, aprimorar a cultura da segurança patrimonial, desenvolver novas audiências e reforçar sua atuação social, além de promover o desenvolvimento local das diversas cadeias produtivas setoriais vinculadas.
OBJETIVOS
- Formar e reciclar gestores atuantes no campo de museus;
- Profissionalizar novas gerações de museólogos, gestores, empreendedores e produtores culturais para atuarem nos museus;
- Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da Museologia e da cultura contemporâneas;
- Aprimorar a cultura da segurança patrimonial nos museus;
- Ampliar e diversificar as audiências dos museus;
- Estimular a reflexão analítica de estudos de caso nacionais e internacionais de atuações museais;
- Preparar o gestor de museus para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio de projetos e negócios culturais inovadores.
PÚBLICO-ALVO
O curso é direcionado principalmente para gestores públicos e privados que integram equipes de museus e àqueles que almejam trabalhar em um museu e/ou com museus, advindos de campos formativos afins:
- Egressos das faculdades de Museologia, Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Ciências Sociais, Comunicação, Marketing, Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Turismo, entre outros.
- Profissionais que atuam em museus, centros de cultura e de patrimônio, secretarias de cultura, além de setores diversos de áreas multidisciplinares.
- Pessoas interessadas em se capacitar para atuar no amplo universo dos museus.
- Profissionais que atuam como terceiros prestadores de serviços para museus com atividades contínuas e recorrentes como mediação, curadoria, produção, expografia e etc.
METODOLOGIA
Este curso de pós-graduação lato sensu possui uma metodologia didática inovadora e conteúdo pioneiro e complementar à formação universitária em Museologia no Brasil.
Além de sua dinâmica como residência profissional mediante à interação com os bastidores da gestão e da programação da instituição parceira, o curso fomenta uma formatação curricular multimídia, com distribuição de carga horária concentrada em encontros online e presenciais para possibilitar o recebimento de profissionais de diversas regiões do país.
Dividido em quinze módulos temáticos independentes, o curso aborda temas cruciais para a gestão de museus na contemporaneidade, quando os mesmos se renovam instados a ampliarem novas funções diante das rápidas transformações globais, diversas das que a museologia tradicional ocupava.
Cada módulo do curso configura-se em uma disciplina, cujas aulas serão ministradas por diferentes professores, profissionais escalados por suas atuações referenciais nas áreas em que atuam e por serem especialistas nas temáticas abordadas.
A composição múltipla de aprendizado se dará através de aulas teóricas e de estudos analíticos de casos, através de aulas síncronas e híbridas, além de um diversificado study tour por museus e instituições culturais de São Paulo.
Os alunos serão avaliados por módulos, devendo obter nota acima de 7,0 para aprovação e frequência de 75% das aulas.
Cada módulo temático poderá ser cursado separadamente como curso de extensão acadêmica por alunos externos
Coordenação de conteúdo: Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
Coordenação acadêmica: Profa. Me. Kátia de Marco Scorzelli
MBA EM GESTÃO DE MUSEUS E INOVAÇÃO | 360h | 15 módulos
Centro Universitário UNIMAIS
Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC
EXPOMUS
MÓDULO I – MUSEUS NA CONTEMPORANEIDADE – CONCEITOS E FUNÇÕES
WEBINAR – “O papel político dos museus de hoje” – Profa. Me. Maria Vlachou
- Desafios dos museus na contemporaneidade – Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
- Patrimônio, memória e bens culturais – Prof. Dr. Paulo Garcez Marins
- Museologia Social e sustentabilidade ambiental – Profa. Me. Kátia de Marco
- Pautas identitárias e reparação histórica – Profa. Me. Marilia Bonas / Prof. Dr. Bruno Brulon
- STUDY TOUR – Instituto Tomie Ohtake
MÓDULO II – PLANEJAMENTO EM MUSEUS – PLANO MUSEOLÓGICO E GESTÃO
WEBINAR – “Inovação na revisão de um plano museológico” – Prof. Felipe Arruda
- Planejamento institucional – Profa. Dra. Maria Cristina Oliveira Bruno
- Elaboração dos Programas do Plano Museológico – Profa. Me. Carolina Vilas Boas
- Implantação do Plano Museológico – Profa. Dra. Manuelina Maria D. Candido
- Atualização do Plano Museológico – Profa. Mariana Esteves Martins
- STUDY TOUR – Museu Judaico – SP
MÓDULO III – GESTÃO DE PESSOAS – FORMAÇÃO DE REDES E PARCERIAS
WEBINAR – “Inquietações no mundo do trabalho nos museus” – Profa. Dra. Lígia Ferreira
- Gestão de pessoas e competências para o séc. XXI – Prof. Me. André Couto
- Parcerias institucionais e formação de redes – Profa. Me. Gabriela Moulin
- Diversidade e equidade na governança – Prof. Antenor José de Oliveira Neto
- Estratégias motivacionais, cooperação e inclusão territorial – Profa. Dra. Renata Motta e convidados
- STUDY TOUR – SESC 14Bis – SP
MÓDULO IV – GESTÃO DE RISCOS – SEGURANÇA EM MUSEUS
WEBINAR – “Museus e Impactos das Mudanças Climáticas” – Prof. Dr. Sérgio Besserman
- Cultura da segurança: acervos e sistemas de informação – Prof. Dr. Alexandre Matos
- Plano de emergência e prevenção de riscos – Profa. Dra. Kátia Moreira
- Situações de risco e estratégias de recomposição de acervos – Prof. Dr. Alexander Kellner
- Museus, saúde pública e emergências socioambientais – Prof. Me. Eduardo Carvalho
- STUDY TOUR – Museu Nacional – RJ
MÓDULO V – GESTÃO DE COLEÇÕES – PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E CONSERVAÇÃO
WEBINAR – “Museus: espaços dinâmicos do presente para a reparação histórica” – Prof. Dr. Paulo Knauss
- Política de acervo – aquisição, descarte e expatriação – Profa. Me. Mariana Martins
- Pesquisa, inteligência artificial e novos desafios para museus – Prof. Dr. Gabriel Bevilacqua
- Inventário, conservação e restauração – Profa. Me. Maria Cecília Winter e Prof. Raul Carvalho
- Explorando o conceito de Reserva Técnica – Profa. Esp. Alessandra Rosso
- STUDY TOUR – CLÉ Reserva Técnica Contemporânea – SP
MÓDULO VI – GESTÃO PÚBLICA – NORMATIVAS E GOVERNANÇA
WEBINAR – “Novos olhares para a gestão pública” – Prof. Esp. Marcelo Dantas
- Cidadania e Políticas públicas para Museus – Profa. Dra. Vera Mangas
- Fundamentos e governança para a sustentabilidade financeira – Profa. Dra. Renata Motta
- Direito à cultura como bem público – Profa. Me. Marta Porto
- Código de ética, compliance em museus e ESG – Prof. Dr. Marcio Schiavo
- STUDY TOUR – Pina Contemporânea – SP
MÓDULO VII – GESTÃO POR ORGANIZAÇÃO SOCIAL
WEBINAR – “Modelo de gestão por OS – planejamento e desafios gerenciais” – Ricardo Piquet
- Gestão por organizações sociais – monitoramento e avaliação – Profa. Me. Claudinéli Ramos
- Gestão financeira e prestação de contas – Profa. Me. Marianna Bonfim
- Legislação e Segurança Jurídica – Profa. Me. Laís de Figueirêdo Lopes
- Estudo de casos sobre gestão de OS – Profa. Esp. Cláudia Ciarrocchi Ferreira
- STUDY TOUR – Museu das Favelas – SP
MÓDULO VIII – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO – CAPTAÇÃO DE RECURSOS E SUSTENTABILIDADE
WEBINAR – “Atualizações no sistema público de financiamento à cultura” – Henilton Menezes
- Desenvolvimento institucional, captação e fundos patrimoniais – Prof. Me. Ricardo Levisky
- Modelos de negócios e estratégias de captação – Profa. Esp. Daniele Torres
- Contrapartidas, relatórios e retorno de investimento – Profa. Esp. Carla Nieto Vidal
- Leis de incentivo e editais no universo dos museus – Profa. Me. Cristiane Olivieri
- STUDY TOUR – MASP – SP
MÓDULO IX – DIREITO NA CULTURA APLICADO AO UNIVERSO DOS MUSEUS
WEBINAR – “ARTE E DIREITO – Pluralidades no sentir” – Prof. Dr. Marcílio França
- Direitos culturais e Advocacy – Prof. Dr. Mário Pragmácio
- Direito autoral e Direitos patrimoniais – Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcelos
- Trâmites jurídicos na gestão museal – Prof. Dr. José Guilherme Carneiro Queiroz
- Direito na era digital – Prof. Me. Fábio Pereira
- STUDY TOUR – Museu da Língua Portuguesa – SP
MÓDULO X – GESTÃO DA MARCA – MARKETING E COMUNICAÇÃO
WEBINAR – “Reprogramando a comunicação de marca” – Prof. Me. Luís Marcelo Mendes
- Comunicação e Marketing institucional – Profa. Esp. Carla Nieto Vidal
- Branding e posicionamento institucional – Profa. Me. Lucimara Letelier (a confirmar)
- Inteligência artificial e metaverso no mundo dos museus – Prof. Daniel Morena
- Ponto de venda, criação de marca e de produtos – Profa. Me. Mariana Hardy
- STUDY TOUR – Museu do Futebol – SP
MÓDULO XI – CURADORIA, EXPOGRAFIA E PRODUÇÃO CULTURAL
WEBINAR – “Diálogos inovadores entre curadoria e expografia” – Profa. Bia Lessa
- Dilemas e desafios curatoriais – Prof. Dr. Cauê Alves
- Novos modelos de curadorias – Prof. Dr. Marcelo Campos
- Projeto expográfico – da criação à realização – Profas. Anna Helena Vilela e Profa. Ana Paula Pontes
- Cadeia produtiva de uma exposição – Profa. Patrícia Betti Queiroz
- STUDY TOUR – EXPOMUS – SP
MÓDULO XII – GESTÃO DE PÚBLICOS – AUDIÊNCIAS E ENGAJAMENTOS
WEBINAR – “Escuta e desenvolvimento de públicos” – Profa. Esp. Claudia Ramalho – SESI Lab
- Pesquisas de público e indicadores / análise de dados – Profa. Dra. Adriana Mortara Almeida
- Educação e mediação em museus – Profas. Me. Gabriela Aidar e Profa. Me. Milene Chiovatto
- Inclusão e acessibilidade universal – Prof. Luis Soares
- Estratégias de engajamento de audiências digitais – Profa. Esp. Renata Beltrão
- STUDY TOUR – CCBB – SP
MÓDULO XIII – TECNOLOGIAS DE GESTÃO – GERÊNCIA, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
WEBINAR – “Estratégias globais de cooperação norte e sul” – Soraya Barne
- Novas mídias para a comunicação estratégica – Profa. Esp. Claudia Porto
- Design Thinking e gestão ágil – Prof. Dr. Fábio Josgrilberg
- Inteligência artificial e programas digitais na gestão – Profa. Dra. Beth Pontes
- Comunicação, redes sociais e inovação – Profa. Dra. Letícia Fernandes
- STUDY TOUR – Museu Paulista – SP
MÓDULO XIV – GESTÃO DE PROJETOS – DA ELABORAÇÃO À PRESTAÇÃO DE CONTAS
WEBINAR – “Tópicos estruturantes na gestão de projetos em museus” – Lucia Basto
- Elaboração e formatação de projetos – editais públicos – Profa. Dra. Silvia Finguerut
- Apresentação e estratégias de Comunicação – Profa. Esp. Renata Beltrão
- Etapas da gestão e previsão orçamentária – Prof. Me. Luis Eguinoa
- Estratégias Inovadoras em gestão de projetos – Prof. Esp. Pablo Castellar
- STUDY TOUR – Museu do Pontal – RJ
MÓDULO XV – RELAÇÕES INSTITUCIONAIS – REDE DE PARCERIAS E CONEXÕES INTERNACIONAIS
WEBINAR – “Museus e diplomacia cultural” – Luiz Coradazzi
- Conexão Internacional Lusófona – Profa. Roberta Saraiva Coutinho
- Museus conectados – tecnologias e inovação – Sistemas do Futuro – Prof. Dr. Alexandre Mattos*
- Museus conectados com as dimensões local e global – Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
- Panorama e análise de fundos nacionais e internacionais – Profa. Dra. Paula Fabiani
- STUDY TOUR – Instituto Moreira Salles – SP
Desenvolvimento do Projeto de Conclusão de Curso – PCC
Duração: 3 meses
SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO
Apresentação dos projetos dos alunos da VII Turma do MBA em Gestão de Museus e Inovação.
Profa. Me. Kátia de Marco
Coordenadora acadêmica
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Artista e curadora independente, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e do Conselho Nacional de Museus – ICOM. Atuou como Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação Intersaberes conveniado com a Universidade Candido Mendes e com o Centro Universitário UNIMAIS, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental, em Gestão em Museus e em Gestão e Inovação em Instituições Culturais.
Foi gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex- diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ. É membro no Programa Internacional The Reality Climate Project e integra o conselho consultivo do ICOM Brasil
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353
Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
Coordenação de Conteúdo
Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções.
Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais.
Coordenadora de Conteúdo do MBA em Gestão de Museus de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural |ABGC.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1815598892563327
Conheça nossos professores
Profa. Me. Maria Vlachou
Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
Prof. Dr. Paulo Garcez Marins
Profa. Me. Kátia de Marco
Profa. Me. Marilia Bonas
Bruno Brulon
Prof. Felipe Arruda
Profa. Dra. Maria Cristina Oliveira Bruno
Profa. Me. Carolina Vilas Boas
Profa. Dra. Manuelina Maria D. Candido
Profa. Mariana Esteves Martins
Profa. Dra. Lígia Ferreira
Prof. Me. André Couto
Profa. Me. Gabriela Moulin
Prof. Antenor José de Oliveira Neto
Profa. Dra. Renata Motta
Prof. Dr. Sérgio Besserman
Prof. Dr. Alexandre Matos
Profa. Dra. Kátia Moreira
Prof. Dr. Alexander Kellner
Prof. Me. Eduardo Carvalho
Prof. Dr. Paulo Knauss
Profa. Me. Mariana Martins
Prof. Dr. Gabriel Bevilacqua
Profa. Me. Maria Cecília Winter
Prof. Raul Carvalho
Profa. Esp. Alessandra Rosso
Prof. Esp. Marcelo Dantas
Profa. Dra. Vera Mangas
Profa. Me. Marta Porto
Prof. Dr. Marcio Schiavo
Ricardo Piquet
Profa. Me. Claudinéli Ramos
Profa. Me. Marianna Bonfim
Profa. Me. Laís de Figueirêdo Lopes
Profa. Esp. Cláudia Ciarrocchi Ferreira
Henilton Menezes
Prof. Me. Ricardo Levisky
Profa. Esp. Daniele Torres
Profa. Esp. Carla Nieto Vidal
Profa. Me. Cristiane Olivieri
Prof. Dr. Marcílio França
Prof. Dr. Mário Pragmácio
Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcelos
Prof. Dr. José Guilherme Carneiro Queiroz
Prof. Me. Fábio Pereira
Prof. Me. Luís Marcelo Mendes
Profa. Me. Lucimara Letelier
Prof. Daniel Morena
Profa. Me. Mariana Hardy
Profa. Bia Lessa
Prof. Dr. Cauê Alves
Prof. Dr. Marcelo Campos
Profas. Anna Helena Vilela
Profa. Ana Paula Pontes
Profa. Patrícia Betti Queiroz
Profa. Esp. Claudia Ramalho
Profa. Dra. Adriana Mortara Almeida
Profas. Me. Gabriela Aidar
Profa. Me. Milene Chiovatto
Prof. Luis Soares
Profa. Esp. Renata Beltrão
Soraya Barne
Profa. Esp. Claudia Porto
Prof. Dr. Fábio Josgrilberg
Profa. Dra. Beth Pontes
Profa. Dra. Letícia Fernandes
Lucia Basto
Profa. Dra. Silvia Finguerut
Prof. Me. Luis Eguinoa
Prof. Esp. Pablo Castellar
Luiz Coradazzi
Profa. Roberta Saraiva Coutinho
Profa. Dra. Paula Fabiani
Pré-requisitos
Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.
Seleção
Análise de currículo e entrevista
Processo de Matrícula
Pré-inscrição pelo site
Formalização da matrícula via preenchimento e assinatura do contrato – (24) 9.9315-1892
Documentos para matrícula
• Curriculum vitae (pdf).
• Cópia autenticada digital do diploma e do histórico do curso de graduação (pdf – boa resolução).
• Cópia digital do RG, CPF e do comprovante de residência (pdf – boa resolução).
• Cópia digital da certidão de nascimento ou casamento (pdf – boa resolução).
• Foto 3×4
Opção Presencial | Opção Online |
Investimento total | Investimento total |
R$ 20.511,00 (-10% para pagamento à vista) | R$ 12.180,00 (-10% para pagamento à vista) |
Taxa de Inscrição | Taxa de Inscrição |
R$ 300,00 | R$ 300,00 |
Opções de Parcelamento | Opções de Parcelamento |
1+17 – R$1.139,50
1+23 – R$854,65 |
1+17 – R$676,70
1+23 – R$507,50 |
Observações:
- Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista (não cumulativo);
- O pacote de Studytour poderá ser adquirido separadamente no valor de R$560,00 (cada);
- A UNIMAIS/ABGC/EXPOMUS oferecem nessa turma 06 (seis) bolsas integrais, através do Edital Social 2024, para agentes multiplicadores que atuem em projetos socioculturais em comunidades. Serão 03 (três) bolsas para o curso no formato presencial e 03 (três) bolsas para o formato online. Para mais informações, acesse o Edital .
Início – maio/2024
Inscrições abertas
Carga Horária
360h
Duração
15 meses
Dias e Horários
Um módulo por mês
- Semana 1:
- Webinar online: Quinta-feira – 19h às 21h
- Aula online: 1º sábado – 09h às 13h
- Semana 2:
- Aula online: 2º sábado – 09h às 13h
- Semana 3:
- Study tour presencial: sexta – a partir das 10h
- Aula presencial: 3º sábado – 9h às 18h
Observações
- O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma. Os professores estão confirmados, no entanto, poderá haver substituição em virtude de imprevistos de agenda.
- As disciplinas não possuem pré-requisito entre si e poderão ter a ordem alterada na agenda de aulas.
- As vagas disponíveis nas disciplinas da grade curricular do curso, serão ocupadas por alunos dos cursos de extensão acadêmica.
ABGC
CNPJ : 07.629.312/0001-08
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL
Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040
WhatsApp: (24) 9.9315-1892
[email protected]
Contato
Atualidades
- Presidente Lula sanciona leis que fortalecem setor e trabalhadores da culturaabril 26, 2024 - 10:28
- Documentário “Favela.doc” traz retrato de música e cultura periférica no Brasilabril 26, 2024 - 10:24