• Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • ABGC Flix
  • PORTAL DO ALUNO
  • ASSOCIE-SE
  • SECRETARIA ONLINE
WhatsApp: (21) 9.9200-4566
ABGC
  • ABGC
    • O que fazemos
    • Quem somos
    • Sobre nós
    • Nossos posicionamentos
    • Nossos parceiros
  • Intersaberes
  • Cursos
    • MBA em Gestão de Museus e Inovação 2024
    • RedList e o tráfico ilícito de bens culturais
    • MBA em Gestão e Produção Cultural – RJ
    • MBA em Gestão de Museus – RJ
    • MBA em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental – RJ
    • Gestão e Inovação em Instituições Culturais (parte 2)
    • Gestão e Inovação em Instituições Culturais (parte 1)
    • Imersão ABGC – Workshop
    • Cursos de Extensão
  • Pesquisa
    • Linhas de pesquisa
    • Cadastro de trabalhos de conclusão
    • Mapeamento nacional
    • Palestras
    • Publicações
  • Pesquisa
  • Menu Menu
Apresentação

APRESENTAÇÃO

O Centro Universitário UniBH em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural, que desde 2002, consolida-se como referência pioneira no cenário cultural brasileiro, lançando o primeiro MBA em Gestão Cultural do país.

O curso forma profissionais para atuar nos múltiplos segmentos da cultura, desde a modelagem e gestão de projetos e grandes eventos à gestão de instituições públicas, privadas e coletivos colaborativos, sempre com foco na interação sustentável entre cultura, mercado e desenvolvimento socioeconômico.

Para tanto, o aluno contará com um corpo docente referencial que alia o conhecimento acadêmico à vasta experiência executiva e de produção, mediante residência profissional na sede de instituição parceira com destacada atuação na atividade fim do curso. Deste modo, o aluno terá uma formação conectada com os desafios cotidianos do mercado cultural, em interação com a expertise de suas equipes, com ênfase no desenvolvimento de habilidades voltadas à gestão qualitativa no campo da cultura.

JUSTIFICATIVA

O mundo contemporâneo fez emergir uma economia que se sustenta, de maneira crescente, através de ativos imateriais, assumindo posição de destaque no conjunto das economias das nações: a economia da cultura.

Mesmo num cenário de crise e transformação mundial, essa economia vem demonstrando vitalidade e resiliência, transformando-se num campo promissor para aqueles que querem trabalhar num ambiente em que inovação, inteligência tecnológica, conectividade e criatividade, são as moedas de troca mais valorizadas e exigidas.

Nesse contexto, surge a necessidade de o profissional gestor de instituições, projetos e políticas na cultura, inovar na capacidade de planejar, executar, avaliar e garantir a sustentabilidade de suas ações, diante de uma atualidade mundial permeada por sistêmica crise econômica e de mutação de valores.

Diante da complexidade e da transversalidade das múltiplas habilidades e competências requeridas no campo da gestão e da produção cultural, o curso se propõe, ainda, a auxiliar os alunos a ampliar o seu autoconhecimento e a construir um plano de carreira que o permita desenvolver suas potencialidades junto ao mercado de trabalho.

PÚBLICO ALVO

  • Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que busquem especialização em gestão de espaços e projetos culturais – privados, públicos ou do terceiro setor.
  • Gestores e profissionais de empresas privadas, públicas ou do terceiro setor com atuação na área da cultura.
  • Produtores e empreendedores culturais que tenham interesse em desenvolver suas habilidades no campo da gestão.
  • Tomadores de decisão em empresas e órgãos que atuem e que patrocinem ações culturais.
  • Assessores dos poderes legislativo e executivo das esferas municipal, estadual e federal que queiram especializar-se em questões afetas à cultura.

Coordenação geral:

Profª. Doutoranda Kátia de Marco

Profª. Doutora Maria Ignez Mantovani

Coordenação de conteúdo:

Profª. Mestre Yole Mendonça 

Matriz Curricular

MBA EM GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL – BH             

TURMA: I           

               

DOCENTES – INFORMAÇÕES

MÓDULO 1 – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA

  • Dimensão Estratégica da Cultura – Profa. Me. Kátia de Marco / Profa. Marta Porto
  • Políticas Públicas Para a Cultura – Profa. Me. Fabiola Moulin (Bh)
  • Políticas Públicas Para a Cultura – Profa. Dra. Ana Lucia Pardo
  • Economia da Cultura e Desenvolvimento – Profa. Dra. Ana Carla Fonseca

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 2 – RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

  • Responsabilidade Social e Sustentabilidade – Prof. Marcio Schiavo
  • Impacto Socioterritorial – Prof. Felipe Paes (INHOTIM)
  • Empreendedorismo e Inovação – Profa. Me. Liliana Magalhães

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 3 – ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

  • Administração Estratégica de Organizações e Coletivos Culturais – Profa. Yole Mendonça
  • Gestão Pública na Cultura – Profa. Maria Helena Cunha
  • Gestão de Pessoas e Parcerias – Profa. Martha Mangueira
  • Gestão Pública na Cultura (SECRETARIA DE CULTURA NO RIO) – Profa. Me. Rafaela Zanetti

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 4 – GESTÃO FINANCEIRA E FOMENTO

  • Gestão Financeira e Fomento – Profa. Me. Francis Miszputen
  • Gestão de Patrocínio – Docente a confirmar
  • Captação de Recursos e Sustentabilidade – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 5 – GESTÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

  • Gestão Do Patrimônio Histórico – Docente a confirmar
  • Revitalização do Patrimônio Histórico (Projeto – Pampulha Território De Museus) – Profa. Laura Beatriz Blage
  • Turismo Cultural – Docente a confirmar
  • Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Local – Docente a confirmar
  • Turismo Gastronômico – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 6 – DIREITO NA CULTURA

  • Aspectos Jurídicos na Gestão Cultural – Prof. Dr. Cláudio Lins De Vasconcelos
  • Direito Autoral Digital – Docente a confirmar
  • Direitos Culturais – Prof. Dr. Mário Pragmácio

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 7 – BRANDING E POSICIONAMENTO INSTITUCIONAL

  • Branding e Posicionamento Institucional – Docente a confirmar
  • Plano de Comunicação Estratégica – Profa. Carol Braga
  • Plataformas de Comunicação e Consumo Digital – Docente a confirmar
  • Plataformas de Comunicação e Consumo Digital Local – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 8 – DESENVOLVIMENTO DE PÚBLICOS E ENGAJAMENTO

  • Desenvolvimento de Públicos e Engajamento – Profa. Me. Yole Mendonça
  • Inclusão de Públicos e Mediação – Profa. Me. Janaína Melo
  • Análise de Indicadores Culturais – Docente a confirmar
  • Associação de Amigos – Docente a confirmar
  • Pesquisa “Impactos da Pandemia” – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO  9 – CURADORIA E MODELAGEM DE PROJETOS

  • Curadoria e Modelagem de Projetos – Profa. Dra. Mariana Várzea
  • Plano Comunicação de Projetos – Profa. Suelen Moreira
  • Legislação de Incentivo e Editais – Docente a confirmar
  • Editais do Município e Estado – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 10 – GESTÃO DE PROJETOS

  • Gestão de Projetos – Docente a confirmar
  • Estudo de Caso – Gestão e Captação de Projetos – Docente a confirmar
  • Prestação de Contas e Contrapartidas – Profa. Me. Sandra Pedroso

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 11 – PRODUÇÃO CULTURAL / ARTES CÊNICAS

  • Produção Cultural / Artes Cênicas – Prof. Rômulo Avelar
  • Produção em Dança – Docente A Confirmar
  • Produção em Circo – Profa. Fernanda Vidigal (Festival De Circo Da Agentz )
  • Case – Produção / Cine Horto – Prof. Chico Pelucio

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 12 – PRODUÇÃO CULTURAL / ARTES VISUAIS

  • Produção Cultural / Artes Visuais – Profa. Ana Vilela
  • Elaboração De Curadorias – Profs. Marconi Drummond
  • Produção Expográfica – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 13 – PRODUÇÃO CULTURAL / AUDIOVISUAL

  • Produção Cultural / Audiovisual – Docente a confirmar
  • Estudo de Caso – Filme Commission – Prof. Me. Gabriel Portela
  • Produção em Streaming – Docente a confirmar
  • Estudo de Caso – Festival de Cinema – Tiradentes – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 14 – PRODUÇÃO CULTURAL / MUSICA

  • Produção Cultural / Música – Profa. Luciana Salles
  • Produção de Músicos (Case – Batalha De SLAN) – Docente a confirmar
  • Produção de Gravação em Estúdio – Profa. Esp. Daniela Mazzola

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 15 – PRODUÇÃO NA INDUSTRIA CULTURAL

  • Produção na Industria Cultural – Docente a confirmar
  • Produção em Feira e Festivais – Docente a confirmar
  • Tecnologias Para o Entretenimento – Docente a confirmar
  • Carnaval Local (Associação dos Blocos Caricatos de Belo Horizonte) – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

Admissão

Admissão

Pré-requisitos: Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.

Seleção

Análise de currículo.

Matrícula

  • Pré-inscrição pelo site da UniBH

Documentos para matrícula:

  • Curriculum vitae.
  • Original e cópia autenticada do diploma e do histórico do curso de graduação.
  • Original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência.
  • Duas fotos 3×4
Investimento

Investimento Total

R$ 20.672,40

Parcelamento

  • 12x – R$ 1.378,16
  • 18x – R$ 918,77
  • 24x – R$ 689,08

Observações

  • Desconto de 24% para pagamentos a vista ( R$ 15.711,02);
  • Desconto de 20% sob o valor total do curso para empresas parceiras da UniBH
Datas e Horários

Inscrições abertas

Carga Horária

364 h

Duração

18 meses

Dias e horários

Aulas mensais – sextas e sábado presencial
(09 às 18h)
Aulas semanais – segundas online
(18h30 às 20h30)

Observações
  • O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma.
  • Algumas disciplinas poderão ser disponibilizadas como curso avulso de extensão.
Coordenação

Profª. Me. Kátia de Marco

Coordenadora geral e acadêmica

Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e foi Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.

Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental e em Gestão em Museus. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex-diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353



Profª. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco

Coordenadora geral e acadêmica

Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa, é Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções institucionais, corporativas e privadas.

Foi Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018, e desde então atua como membro do Conselho do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/MINC. Vice-Presidente e Representante para América Latina do Comitê Internacional de Museus de Cidade do ICOM – CAMOC, entre 2010 e 2016. Integra o SAREC, um dos Comitês Estratégicos do ICOM Internacional.

Recebeu o Prêmio Destaque Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, pela criação do Sistema de Museus do Estado de São Paulo, em 1995, e foi agraciada pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Governo Brasileiro, em 2017.

Curriculum Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1815598892563327


Profª. Me. Yole Mendonça

Coordenadora de Conteúdo

Mestre em Bens Culturais e Proj. Sociais pelo Cpdoc/FGV. Jornalista pela UFRJ, possui MBA em Marketing pela Coppead-UFRJ e MBA Executivo pela FGV. É Coordenadora  de Conteúdo e Professora do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes-RJ. Trabalhou no Banco do Brasil, onde foi Executiva na Diretoria de Marketing. Inaugurou o CCBB São Paulo e dirigiu o CCBB Rio. Foi Secretária Executiva da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, segundo cargo na hierarquia do Ministério, e Secretária de Comunicação Integrada, respondendo pela comunicação, patrocínios e eventos presidenciais e pela coordenação com os Ministérios (2008/2012).

Curriculum Lattes:http://lattes.cnpq.br/5512096899136925

 



Local

Realização:

  • Centro Universitário UniBH
  • Associação Brasileira de Gestão Cultural

Local das aulas:

  • Centro Universitário UniBH

Pré-Inscrição

https://www.unibh.br/inscreva/10095

Secretaria online

Sejam bem-vindos!

A secretaria online é um canal de comunicação entre alunos, professores, associados e interessados em fazer requerimentos de demandas, serviços e informações de nossas atividades.

    Resumo para impressão

    Visualizar                                Imprimir

    ABGC

    CNPJ : 07.629.312/0001-08
    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL

    Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040

    WhatsApp: (21) 9.9200-4566
    [email protected]

    • facebook
    • instagram
    • youtube
    • whatsapp

    Contato

      Atualidades

      • Módulo 11 do MBA em Museus e Inovação: inscreva-se e participe do webinar gratuito de aberturamaio 7, 2025 - 09:00
      • Servidores da Cultura fazem manifestação no Rio por plano de carreirasmaio 7, 2025 - 08:43
      • Museu Antonio Parreiras, em Niterói, terá ateliê restaurado com investimento de R$ 5 milhõesmaio 7, 2025 - 08:35
      • Sancionada lei que torna permanente política de fomento à culturamaio 7, 2025 - 08:25

      Ver todas as atualidades

      © Copyright - ABGC | Desenvolvido por RF Digital | Hospedado por HOSTWP
      • Facebook
      • Instagram
      • Youtube
      Scroll to top