• Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • ABGC Flix
  • PORTAL DO ALUNO
  • ASSOCIE-SE
  • SECRETARIA ONLINE
(21) 3543-6489 │ (24) 9.9315-1892 (WhatsApp)
ABGC
  • ABGC
    • O que fazemos
    • Quem somos
    • Sobre nós
    • Nossos posicionamentos
    • Nossos parceiros
  • Intersaberes
  • Cursos
    • RedList e o tráfico ilícito de bens culturais
    • MBA em Gestão e Produção Cultural – RJ
    • MBA em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental – RJ
    • MBA em Gestão de Museus – RJ
    • MBA em Gestão de Museus e Inovação – SP
    • Gestão e Inovação em Instituições Culturais (parte 2)
    • Gestão e Inovação em Instituições Culturais (parte 1)
    • Imersão ABGC – Workshop
    • Cursos de extensão
  • Espaço EAD
  • Pesquisa
    • Linhas de pesquisa
    • Cadastro de trabalhos de conclusão
    • Mapeamento nacional
    • Palestras
    • Publicações
  • Pesquisa
  • Menu Menu
Apresentação

APRESENTAÇÃO

A ABGC, pioneira no cenário cultural brasileiro ao lançar o primeiro MBA em Gestão Cultural do país, em 2002, reafirma seu compromisso com a contemporaneidade ao ampliar a capacitação de seu MBA em Gestão Cultural para as atividades de Produção Cultural.

O curso qualifica profissionais para atuar nos mais variados segmentos da cultura em seus múltiplos estágios, desde a modelagem e gestão de projetos e grandes eventos à gestão de instituições públicas, privadas e coletivos colaborativos, sempre com foco na interação sustentável entre cultura, mercado e desenvolvimento socioeconômico.

Para tanto, conta com um time de professores que alia o conhecimento acadêmico à vasta experiência executiva e de produção. Mediante residência profissional em instituição parceira com atuação de referência na atividade fim do curso, o aluno terá uma formação conectada com os desafios cotidianos do mercado cultural in loco, com ênfase no desenvolvimento de habilidades voltadas à resolução de problemas reais.


JUSTIFICATIVA

O mundo contemporâneo fez emergir uma economia que se sustenta, de maneira crescente, através de ativos imateriais, assumindo posição de destaque no conjunto das economias das nações: a economia da cultura.

Mesmo num cenário de crise e transformação mundial e, especialmente, no período pandêmico, essa economia demonstrou vitalidade e resiliência e se transformou numa das ferramentas mais eficazes no combate ao isolamento e na busca pela saúde física e mental do indivíduo e da sociedade. Por todos esses motivos, a economia da cultura se firma como a escolha certa para aqueles que querem trabalhar num ambiente em que inovação, inteligência tecnológica, conectividade e criatividade são as moedas de troca mais valorizadas e exigidas.

Nesse contexto, surge a necessidade de o profissional gestor de instituições, projetos e políticas na cultura inovar na capacidade de planejar, executar, avaliar e garantir a sustentabilidade de suas ações, diante de uma atualidade mundial permeada por sistêmica crise econômica e de mutação de valores.

Diante da complexidade e da transversalidade das múltiplas habilidades e competências requeridas no campo da gestão e da produção cultural, o curso se propõe, ainda, a auxiliar os alunos a ampliar o seu autoconhecimento e a construir um plano de carreira que o permita desenvolver suas potencialidades junto ao mercado de trabalho.


OBJETIVOS

  • Formar e reciclar profissionais atuantes nos segmentos culturais.
  • Profissionalizar novas gerações de gestores, empreendedores, administradores e produtores culturais.
  • Proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, comunicação, marketing, artes e cultura.
  • Preparar o profissional para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio do negócio cultural.
  • Capacitar a produção e a gestão cultural para o planejamento e a administração de bens e serviços artístico-culturais nos âmbitos público, privado e no terceiro setor;
  • Sensibilizar produtores e gestores culturais para a importância das políticas públicas de cultura com vistas à democratização dos bens e serviços culturais, do patrimônio histórico e do turismo.
  • Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da cultura.
  • Estimular a reflexão analítica do cenário cultural nacional e internacional.

Coordenação:

Profª. Doutoranda Kátia de Marco – http://lattes.cnpq.br/0112699814996353

Profª. Mestre Yole Mendonça  –  http://lattes.cnpq.br/5512096899136925


Fale conosco
Preencha o formulário abaixo para saber mais informações sobre o MBA

    Matriz Curricular

    MBA EM GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL – 360h

    5 módulos

    Aulas híbridas, workshops e visitas técnicas.


     Módulo I – Dimensão Estratégica da Cultura e Empreendedorismo

    • Cultura e Desenvolvimento Sustentável
    • Dimensão econômica da Cultura
    • Políticas públicas para a cultura
    • Responsabilidade social e Governança Sustentável
    • Gestão do Patrimônio Histórico
    • Turismo cultural e cidades criativas
    • Empreendedorismo e inovação
    • Diversidade e protagonismo identitário

    Workshop – O papel social da cultura no mundo pós-pandemia

    Visita Técnica


    Módulo II – Administração de Organizações e Coletivos Culturais

    • Planejamento e Administração estratégica
    • Gestão de pessoas e de competências
    • Gestão e Sustentabilidade Financeira
    • Gestão pública na cultura
    • Gestão Institucional com apoio da Associação de Amigos
    • Direitos culturais e aspectos jurídicos
    • Captação de Recursos e Parcerias

    Workshop – Gestão de crise e liderança no cenário atual

    Visitas técnicas


    Módulo III – Comunicação e Formação de Públicos

    • Marketing e posicionamento institucional da marca
    • Comunicação, Tecnologia e Inovação
    • Dados e análise de Indicadores culturais
    • Desenvolvimento de públicos e engajamento
    • Modelos de negócios na era digital

    Workshop – Interatividade e Participação, palavras-chave no relacionamento com o público

    Visita Técnica


    Módulo IV – Produção Cultural e Entretenimento

    • Produção na indústria do entretenimento
    • Produção em audiovisual
    • Produção em artes visuais
    • Produção em artes cênicas
    • Produção musical
    • Produção em carnaval
    • Produção em feiras e festivais

    Aula extra – Metodologia do Projeto de Conclusão de Curso
    Workshop – Festivais: desafios para uma programação mobilizadora e inclusiva

    Visita Técnica


    Módulo V – Ciclo do Projeto Cultural

    • Curadoria e modelagem de projetos
    • Gestão de projetos
    • Estratégias de comunicação e de mídias sociais
    • Captação, gestão de recursos e parcerias
    • Prestação de contas e contrapartidas
    • Legislação de incentivos e editais

    Workshop – Fatores críticos para o sucesso de um projeto cultural

    Visita Técnica


    Admissão

    Admissão

    Pré-requisitos: Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.

    Seleção

    Análise de currículo.

    Matrícula

    • Pré-inscrição pelo site
    • Inscrição e matrícula na coordenação do ABGC/UniMais

    Documentos para matrícula:

    • Curriculum vitae
    • Certidão de nascimento ou casamento
    • Diploma (frente e verso) e do histórico (completo) do curso de graduação.
    • RG
    • CPF
    • Comprovante de residência.
    • Foto 3×4
    Investimento
    Opção Presencial Opção Online
    Investimento total Investimento total
    R$ 20.511,00 R$ 12.180,00
    Taxa de Matrícula Taxa de Matrícula
    R$ 250,00 R$ 250,00
    Opções de Parcelamento  Opções de  Parcelamento
    1+14 – R$1.367,40

    1+20 – R$976,00

    1+26 – R$759,70

    1+14 – R$812,00

    1+20 – R$580,00

    1+26 – R$451,11

    Observações:

    • Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista;
    • Desconto adicional de 10% para clientes Banco do Brasil no pagamento com Ourocard;
    • Desconto adicional de 5° para funcionário Banco do Brasil no pagamento com cartão Ourocard
    Datas e Horários

    Inscrições abertas

    Carga Horária

    360 h

    Duração

    18 meses

    Dias

    Sábados quinzenais (aulas híbridas)

    Horário

    Integral

    9:30 às 13:30
    14:30 às 18:30

    Observações
    • O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma.
    • As disciplinas poderão ser disponibilizadas como curso avulso de extensão.
    • O curso será híbrido, com aulas presenciais no CCBB Rio e online via zoom.

    Contato

    Associação Brasileira de Gestão Cultural Rua da Assembleia, 10 – sala 709.
    Centro – CEP 20011-901 – RJ

    E-mail: [email protected]

    Secretaria online: www.abgc.org.br/secretaria-online/

    WhatsApp: (24) 99315-1892

    Facebook: www.facebook.com/abgcoficial

    Instagram: @abgcoficial

    Edital social

    Visualizar                                Imprimir

    Inscrições encerradas

    Corpo Docente

    Conheça nossos professores».

    Profa. Me. Kátia de Marco
    Profa. Dra. Ana Carla Fonseca
    Profa. Dra. Lia Calabre
    Prof. Dr. Márcio Schiavo
    Prof. Dr. Mário Pragmácio
    Profa. Thayná Trindade
    Profa. Me. Liliana Magalhães
    Profa. Me. Yole Mendonça
    Profa. Dra. Rosane Carvalho
     Profa. Esp. Martha Mangueira
    Profa. Me. Francis Miszputen
    Profa. Me. Rafaela Zanetti
    Prof. Dr. Cláudio Lins de Vasconcelos
    Profa.  Esp. Renata Salles
    Profa. Me. Lucimara Letelier
    Prof. Me. Eduardo Carvalho
    Prof. Me. João Leiva
    Profa. Me. Yole Mendonça
    Profa. Dra. Julia Zardo
    Profa. Dra. Mariana Várzea
    Prof. Esp. Pablo Castellar
    Profa. Me. Claudia Montenegro
    Prof. Esp. Mateus Simões
    Profa. Me. Sandra Pedroso
    Profa. Esp. Isabel Tinoco
    Prof. Dr. Fábio Kryctyne
    Profa. Esp. Angelisa Stein
    Prof. Me. Evandro Salles
    Profa. Dra. Ana Lúcia Pardo
    Profa. Esp. Daniela Mazzola
    Prof. Dr. Milton Cunha
    Profa. Esp. Cristina Maseda

    Coordenação

    Profª. Me. Kátia de Marco

    Coordenadora geral e acadêmica

    Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e foi Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.

    Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental e em Gestão em Museus. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex-diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ.

    Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353



    Profª. Me. Yole Mendonça

    Coordenadora de Conteúdo

    Mestre em Bens Culturais e Proj. Sociais pelo Cpdoc/FGV. Jornalista pela UFRJ, possui MBA em Marketing pela Coppead-UFRJ e MBA Executivo pela FGV. É Coordenadora  de Conteúdo e Professora do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes-RJ. Trabalhou no Banco do Brasil, onde foi Executiva na Diretoria de Marketing. Inaugurou o CCBB São Paulo e dirigiu o CCBB Rio. Foi Secretária Executiva da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, segundo cargo na hierarquia do Ministério, e Secretária de Comunicação Integrada, respondendo pela comunicação, patrocínios e eventos presidenciais e pela coordenação com os Ministérios (2008/2012).

    Curriculum Lattes:http://lattes.cnpq.br/5512096899136925

     



    Local

    Realização:

    • UniMais
    • Associação Brasileira de Gestão Cultural

    Local das aulas:

    • Centro Cultural do Banco do Brasil – Rio
    Matricula Online

      Dados pessoais

      Dados Profissionais

      Formação Acadêmica

      GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

      GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

      GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

      GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

      Resumo para impressão

      Visualizar                                Imprimir

      ABGC

      CNPJ : 07.629.312/0001-08
      ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL

      Rua da Assembléia, 10 – 7° Andar, sala 709
      Estamos atendendo via WhatsApp: (24) 9.9315-1892
      [email protected]

      • facebook
      • instagram
      • youtube
      • whatsapp

      Contato

        Atualidades

        • Desvende as Tecnologias de Gestão – Gerência, Informação e Comunicaçãosetembro 28, 2023 - 19:30
        • Inscrições Abertas para o Curso Online: RedList e o Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturaissetembro 28, 2023 - 18:59
        • Museu da Língua Portuguesa promove Festival Dia das Crianças!setembro 28, 2023 - 18:49
        • Presidente da Fundação Cultura apresenta Lei Paulo Gustavo na Câmara Municipalsetembro 28, 2023 - 18:42

        Ver todas as atualidades

        © Copyright - ABGC | Desenvolvido por RF Digital | Hospedado por HOSTWP
        • Facebook
        • Instagram
        • Youtube
        Scroll to top