APRESENTAÇÃO
A ABGC, pioneira no cenário cultural brasileiro ao lançar o primeiro MBA em Gestão Cultural do país, em 2002, reafirma seu compromisso com a contemporaneidade ao ampliar a capacitação de seu MBA em Gestão Cultural para as atividades de Produção Cultural.
O curso qualifica profissionais para atuar nos mais variados segmentos da cultura em seus múltiplos estágios, desde a modelagem e gestão de projetos e grandes eventos à gestão de instituições públicas, privadas e coletivos colaborativos, sempre com foco na interação sustentável entre cultura, mercado e desenvolvimento socioeconômico.
Para tanto, conta com um time de professores que alia o conhecimento acadêmico à vasta experiência executiva e de produção. Mediante residência profissional em instituição parceira com atuação de referência na atividade fim do curso, o aluno terá uma formação conectada com os desafios cotidianos do mercado cultural in loco, com ênfase no desenvolvimento de habilidades voltadas à resolução de problemas reais.
JUSTIFICATIVA
O mundo contemporâneo fez emergir uma economia que se sustenta, de maneira crescente, através de ativos imateriais, assumindo posição de destaque no conjunto das economias das nações: a economia da cultura.
Mesmo num cenário de crise e transformação mundial e, especialmente, no período pandêmico, essa economia demonstrou vitalidade e resiliência e se transformou numa das ferramentas mais eficazes no combate ao isolamento e na busca pela saúde física e mental do indivíduo e da sociedade. Por todos esses motivos, a economia da cultura se firma como a escolha certa para aqueles que querem trabalhar num ambiente em que inovação, inteligência tecnológica, conectividade e criatividade são as moedas de troca mais valorizadas e exigidas.
Nesse contexto, surge a necessidade de o profissional gestor de instituições, projetos e políticas na cultura inovar na capacidade de planejar, executar, avaliar e garantir a sustentabilidade de suas ações, diante de uma atualidade mundial permeada por sistêmica crise econômica e de mutação de valores.
Diante da complexidade e da transversalidade das múltiplas habilidades e competências requeridas no campo da gestão e da produção cultural, o curso se propõe, ainda, a auxiliar os alunos a ampliar o seu autoconhecimento e a construir um plano de carreira que o permita desenvolver suas potencialidades junto ao mercado de trabalho.
OBJETIVOS
- Formar e reciclar profissionais atuantes nos segmentos culturais.
- Profissionalizar novas gerações de gestores, empreendedores, administradores e produtores culturais.
- Proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, comunicação, marketing, artes e cultura.
- Preparar o profissional para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio do negócio cultural.
- Capacitar a produção e a gestão cultural para o planejamento e a administração de bens e serviços artístico-culturais nos âmbitos público, privado e no terceiro setor;
- Sensibilizar produtores e gestores culturais para a importância das políticas públicas de cultura com vistas à democratização dos bens e serviços culturais, do patrimônio histórico e do turismo.
- Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da cultura.
- Estimular a reflexão analítica do cenário cultural nacional e internacional.
Coordenação:
Profª. Doutoranda Kátia de Marco – http://lattes.cnpq.br/0112699814996353
Profª. Mestre Yole Mendonça – http://lattes.cnpq.br/5512096899136925
MBA EM GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL – 360h
5 módulos
Aulas híbridas, workshops e visitas técnicas.
Módulo I – Cultura, Economia Criativa e Sustentabilidade – 68h
Webinar: 2h
- Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas – Profa. Me. Katia de Marco – 8h
- Economia Criativa e Modelos de Negócio Cultural – Profa. Dra. Ana Carla Fonseca – 8h
- Políticas Culturais, Democracia e Inclusão – Profa. Dra. Lia Calabre (8h)
- Impacto das Políticas Públicas no Setor Cultural – Profa. Dra. Ana Lúcia Pardo – (8 h)
- Gestão e Revitalização do Patrimônio – Prof. Dr. Mário Pragmácio – 8h
- Turismo Cultural e Cidades Inteligentes – Profa. Dra. Heliana Marinho e Profa. Dra. Fabienne Schiavo – 8h
- Empreendedorismo Cultural e Startups Criativas – Profa. Me. Liliana Magalhães – 8h
- Diversidade e Protagonismo Identitário na Cultura – Profa. Esp. Thainá Trindade – 8h
Workshop –
Visita Técnica –
Módulo II – Gestão, Financiamento e Governança em Instituições Culturais – 84h
Webinar: 2h
- Planejamento Estratégico e Novos Modelos de Gestão– Profa. Me. Yole Mendonça – 12h
- ESG – Impacto Social e Agenda 2030 em Instituições Culturais – Prof. Dr. Márcio Schiavo – 12h
- Gestão Financeira e Planejamento Anual – Profa. Me. Francis Mizputen – 12h
- Captação de Recursos, Parcerias e Monetização – Profa. Esp.. Renata Salles – 12h
- Gestão de Pessoas e Trabalho Colaborativo em Cultura – Prof. Esp. Sueli Voltarelli – 8h
- Modelos de Negócios e Inteligência digital – Prof. Esp. Leonardo José dos Santos -8h
- Parâmetros Normativos na Gestão Pública em Cultura – Profa. Me. Rafaela Zanete – 8h
- Segurança Jurídica e Regulação no Setor Cultural – Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcellos – 8h
Workshop –
Visita Técnica –
Módulo III – Comunicação, Tecnologia e Engajamento de Públicos – 60h
Webinar: 2h
- Branding Cultural e Posicionamento de Marcas Criativas – Docente à definir – 8h
- Comunicação e Estratégias de Mídia Digital – Profa. Dra. Claudia Saldanha – 8h
- Big Data, Inteligência Artificial e Indicadores Culturais – Profa. Me Daniele Dantas e Prof. Me. João Leiva – 12h
- Gestão de Públicos – Ampliação e Engajamento – Profa. Me. Yole Mendonça – 8h
- Comunicação de Conteúdos e Inovação em Redes Digitais – Prof. Esp. Eduardo Carvalho – 8h
- Acessibilidade Cultural – Profa. Me. Rafaela Zanete – 8h
Workshop –
Visita Técnica –
Módulo IV – Produção Cultural, Eventos e Entretenimento – 78 h
Webinar: 2h
- Produção de Grandes Eventos e Espetáculos – Prof. Dr. Fábio Krykhtine – 12h
- Produção Audiovisual e Plataformas Digitais – Profa. Me. Angelisa Stein – 8h
- Produção em Artes Visuais e Tecnologia Expográfica – Profa. Me. Stella Paiva e Prof. Me. Eduardo Carvalho – 12h
- Produção em Artes Cênicas e Gestão de Carreiras – Docente a Definir– 12h
- Produção Musical e Indústria Fonográfica – Profa. Esp. Daniela Mazzola e Profa. Me. Priscila Dau – 12h
- Produção em Carnaval e Culturas Populares – Prof. Dr. Milton Cunha – 8h
- Gestão e Produção de Festivais e Feiras – Prof. Esp. Matheus Simões e Prof. Esp. Rafhael Ramirez – 12h
Workshop – 2h
Visita Técnica – 2h
Módulo V – Gestão de Projetos Culturais e Sustentabilidade – 72h
- Curadoria, Design de Experiência e Criação de Projetos – Profa. Dra. Mariana Várzea – 8h
- Formatação e Inovação na Apresentação de Projetos – Profa. Me. Luciana Adão – 12h
- Gestão de Projetos Culturais – Sustentabilidade e Impacto Social – Prof. Esp. Pablo Castellar – 12h
- Mídias Sociais e Estratégias Digitais para Projetos Culturais – Prof. Esp. Daniel Morena – 8h
- Leis de Incentivo à Cultura – Profa. Me. Sandra Pedroso e Profa. Esp. Izabel Tinoco– 12h
- Editais de Fomento à Projetos Culturais – docente à definir 8 h
- Prestação de Contas e Compliance na Cultura – Prof. Me. Marco Antônio Junqueira – 8h
Workshop – Fatores críticos para o sucesso de um projeto cultural
Workshop –
Visita Técnica –
Admissão
Pré-requisitos: Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.
Seleção
Análise de currículo.
Etapas para a matrícula
- Pré-inscrição pelo site;
- Entrevista online;
- Preenchimento do formulário “Matrícula Online”;
- Assinatura do contrato digital;
- Envio da documentação para o e-mail institucional.
Documentos para matrícula:
- Comprovantes de pagamento da taxa de matrícula e 1ªparcela;
- Contrato assinado digitalmente;
- Curriculum vitae (pdf);
- Cópia autenticada digital do diploma e do histórico do curso de graduação (pdf – boa resolução);
- Cópia do RG, CPF e do comprovante de residência (pdf – boa resolução);
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento (pdf – boa resolução);
- Foto 3×4.
Opção Presencial | Opção Online |
Investimento total | Investimento total |
R$ 20.511,00 | R$ 12.180,00 |
Taxa de Matrícula | Taxa de Matrícula |
R$ 330,00 | R$ 330,00 |
Opções de Parcelamento | Opções de Parcelamento |
1+14 – R$1.367,40
1+20 – R$976,00 1+26 – R$759,70 |
1+14 – R$812,00
1+20 – R$580,00 1+26 – R$451,11 |
Observações (descontos não cumulativos):
- Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista (via pix);
- Desconto de 10% para clientes Banco do Brasil no pagamento com Ourocard;
- Desconto de 15% para funcionários Banco do Brasil no pagamento com Ourocard
Inscrições abertas até 31 de maio 25
Início – junho de 2025
Carga Horária
360 h
Duração
18 meses
Dias e Horários
- Sábados quinzenais (aulas presenciais/híbridas) – 09:30 às 13:30
- Terças e quintas (aulas online) – 18:30 às 21:30
Observações
- O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma.
- As disciplinas poderão ser disponibilizadas como curso avulso de extensão.
- O curso será híbrido, com aulas presenciais no CCBB Rio e online via zoom.
Contato
Inscrições abertas de 08/04/2025 até 31/05/2025
Acesse o Edital Social clicando no link abaixo:
Edital Social MBA em Gestão e Produção Cultural Rio – Turma XVI
Profª. Me. Kátia de Marco
Coordenadora acadêmica
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Artista e curadora independente, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e do Conselho Nacional de Museus – ICOM. Atuou como Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação Intersaberes conveniado com a Universidade Candido Mendes e com o Centro Universitário UNIMAIS, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental, em Gestão em Museus e em Gestão e Inovação em Instituições Culturais.
Foi gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex- iretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ. É membro no Programa Internacional The Reality Climate Project.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353
Profª. Me. Yole Mendonça
Coordenadora de Conteúdo
Mestre em Bens Culturais e Proj. Sociais pelo Cpdoc/FGV. Jornalista pela UFRJ, possui MBA em Marketing pela Coppead-UFRJ e MBA Executivo pela FGV. É Coordenadora de Conteúdo e Professora do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes-RJ. Trabalhou no Banco do Brasil, onde foi Executiva na Diretoria de Marketing. Inaugurou o CCBB São Paulo e dirigiu o CCBB Rio. Foi Secretária Executiva da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, segundo cargo na hierarquia do Ministério, e Secretária de Comunicação Integrada, respondendo pela comunicação, patrocínios e eventos presidenciais e pela coordenação com os Ministérios (2008/2012) Atualmente Diretora do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio.
Curriculum Lattes:http://lattes.cnpq.br/5512096899136925
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ABGC
CNPJ : 07.629.312/0001-08
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL
Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040
WhatsApp: (21) 9.9200-4566
siteabgc@gmail.com
Contato
Atualidades
- Aula de Integração do MBA em Gestão e Produção Cultural – UNIMAIS | ABGC | CCBB Riojulho 16, 2025 - 10:16
- Ministra Margareth Menezes empossa Cláudia Leitão como secretária de Economia Criativajulho 12, 2025 - 10:53