19ª SP–Arte destaca artistas e galeristas mulheres entre mais de 150 expositores.

Fonte :Redação Marie Claire

O evento retorna ao Pavilhão da Bienal com o Rotas Brasileiras e novas atrações artísticas de 20 cidades brasileiras e 8 países, de 29 de março a 02 de abril

SP-Arte/Pavilhão da Bienal- Foto: Divulgação/SP–Arte

A mais importante feira de arte da América Latina, a SP–Arte, celebra o aquecimento do mercado de arte e design na sua 19ª edição. De 29 de março a 02 de abril, o Pavilhão da Bienal recebe mais de 150 expositores, com destaque para as mulheres, entre galerias de arte nacionais e internacionais, estúdios de design, editoras, instituições culturais e espaços independentes.

Sede tradicional da SP–Arte desde sua criação, o pavilhão projetado por Oscar Niemeyer abriga neste ano expositores de oito países e 20 cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza, além de São Paulo. Para Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP–Arte, a feira, de quase duas décadas, é um exemplo de como a arte movimenta positivamente a agenda da cidade, impulsiona toda a cadeia do setor e projeta a imagem do país no mundo.

Nara Roesler – Jonathas de Andrade, Decalque—estilhaço pelado, 2022 / SP-Arte — Foto: Nara Roesler

“O Brasil vive um momento especial, com cada vez mais projeção global a partir do que produz no campo das artes visuais. Desde Adriano Pedrosa, diretor artístico do Masp, anunciado como curador da Bienal de Veneza, até as exposições individuais de Claudia Andujar nos Estados Unidos e de Maxwell Alexandre e Lucas Arruda em Madrid”, diz Fernanda.

A SP-Arte, nesse sentido, firma-se não apenas como motor de dinamização e renovação do mercado, mas da própria cena artística nacional e internacional”
— Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Arte

Neste ano, a feira celebra o crescimento de quase 30% do setor design em relação à edição passada, reunindo 44 expositores. Os estreantes FASGuto Requena e Porfirio Valadares juntam-se aos participantes que estão na feira desde que o setor estreou, em 2016, como ETEL,ovoTeo Jacqueline Terpins.

O evento recebe também um conjunto de onze galerias internacionais. Entre as novidades estrangeiras do ano estão a Galerie YouniqueMaât Gallery, Night Gallery e Nil Gallery. Depois de experiências bem-sucedidas em edições anteriores do evento, retornam as galerias El Museo / Fernando PradillaGalería de las Misiones, Galería SurOpera GalleryPiero Atchugarry e Zielinsky, com ênfase para a presença da argentina Herlitzka + Faria.

Galerie Younique – Georges Rousse, Bastia, 2020 / SP-Arte — Foto: Galerie Younique

Das brasileiras, destaque não só para galerias de peso como A Gentil CariocaAlmeida & DaleFortes D’Aloia e GabrielGomide&CoLuisa StrinaMendes Wood DM Millan, mas também para as mais jovens, como GalateaCentral, QuadraLima Galeria e Asfalto — sendo as duas últimas estreantes neste ano.

Fernanda Feitosa também ressalta que a diversidade de artistas é uma força motriz da feira, e explica que a SP-Arte “sempre apresentou diversas gerações de artistas (mulheres), desde aquelas que estão despontando no mercado e iniciando sua carreira, como aquelas que tiveram suas trajetórias um tanto esquecidas – até por conta do preconceito de gênero”.

Citando Gokula Stoffel (FDAG), Márcia Falcão (FDAG)Rebeca Carapiá (Leme), Maya Weishof (Millan) e Mônica Ventura (OMA) como algumas das artistas em ascensão listadas no evento, e também pioneiras como Sonia Gomes (Mendes Wood DM), Lenora de Barros (Gomide & Co), Iole de Freitas (Silvia Cintra + Box 4).

E ainda destaca que: “Quanto às galeristas, o mercado brasileiro, sobretudo paulistano, sempre foi feminino. Me alegra apresentar desde o início uma nova turma de galeristas, como a Igi Ayedun (HOA), Camila Thomé (C.Galeria), Marcela Setton (Quadra) e a Gisela Gueiros (Gisela Projects).”

Para os admiradores e estudiosos das produções fotográficas nacionais, a iniciativa Rotas Brasileiras ocupará 25 mil m² do Pavilhão da Bienal. Fernanda celebra que o Rotas “busca trazer um olhar apurado e temático sobre a produção das cinco regiões do país. Ao valorizar a produção fotográfica e artística de todo território nacional, a feira se propôs a desfazer barreiras entre o erudito e o popular, o centro e a periferia, o comercial e o institucional e apresentou a cosmovisão de diferentes Brasis.”

Veja abaixo informações sobre o evento:

Serviço:

19ª SP–Arte

29 de março – 02 abril de 2023

Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera

Horários:

29–30 de março: 14h–20h

31 março–01 abril: 12h–20h

02 abril: 11h–19h

Entrada

R$ 70 (inteira) R$ 35 (meia-entrada)

Crianças de até 10 anos não pagam entrada

Classificação indicativa

Livre