Artistas com mais de 70 anos lançam carta a favor da derrubada dos vetos às Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo

Por: Ancelmo Gois

Via: O Globo

Uma carta assinada por baluartes da Cultura brasileira, todos com mais de 70 anos, e endereçada ao Congresso Brasileiro pede a derrubada dos vetos às Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, que serão votados amanhã.
Um trecho: “Não pedimos por estas Leis em benefício próprio, mas pelos que virão depois de nós. É uma aposta no futuro da cultura brasileira, que passará a contar com um modelo de financiamento capaz de concretizar o que está escrito em nossa Constituição Federal.”

Segundo a carta, a derrubada dos vetos permitirá um investimento no setor cultural de R$ 3,8 bilhões ainda em 2022 e de R$ 3 bilhões anuais a partir de 2023: “A cultura e a arte geram cerca de 6 milhões de empregos diretos no Brasil e respondem por 4% do Produto Interno Bruto.

Entre os que assinaram estão Caetano Veloso, Chico Buarque, Emiliano Queiroz, Fagner, Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Leci Brandão, Lea Garcia, Lia de Itamaracá, Luiz Carlos Barreto, Ivan Lins, Maria José do Boi de Maracanã, Marieta Severo, Renato Teixeira e Zuenir Ventura.

A votação deverá acontecer ou em 28/06 ou dia 05/07. Mais provavelmente dia 05/07. O senador Pacheco deu a garantia de votação e que há uma busca de acordo para derrubar os dois vetos. Caso a votação fosse amanhã, de acordo com o presidente do Congresso, seria o risco da manutenção dos vetos ou de um dos vetos. Então, é bora seguir na pressão firme. Temos os votos para derrubar e precisamos manter a temperatura alta.