MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Cultura e desenvolvimento

Profª. Me. Kátia de Marco

O campo da cultura na contemporaneidade. Os processos de globalização e a dimensão ampliada assumida pela cultura na pós-modernidade. Principais fóruns internacionais e a reconfiguração dos conceitos entre cultura e desenvolvimento. Impactos e mudanças trazidos pelo processo de descolonização. As ODS e a inserção cidadã das instituições culturais. Os espaços culturais no cenário pós-pandêmico. Estudos de caso.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão de pessoas e de competências 

Profª. Esp. Martha Mangueira

Conceitos fundamentais de Gestão de Pessoas. As pessoas e o ambiente da organização cultural. Significado e sentido do trabalho. Capital intelectual. Plano de Desenvolvimento de Competências na área da cultura, marcada pela transitoriedade e pela assunção de multitarefas. Gestão e Liderança. Desenvolvimento de projetos em equipe. Ética nas Organizações.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão Financeira Institucional
Conceitos básicos de “gestão” e “projeto”. Ciclo de produção cultural. Ciclo de vida do projeto cultural. Estrutura financeira de uma realização cultural, sob forma de projeto. Orçamento. Cronograma físico-financeiro. Fluxo de caixa desenhado para facilitar a prestação de contas. Estudo de casos.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão pública na cultura
Especificidades da gestão pública; Governança; Legislação administrativa e reguladora (licitações, termos de referência, aditamentos); metodologia de controle – planejamento, relatórios, planilhas e outros instrumentos e indicadores gerenciais.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Captação e Sustentabilidade Financeira
Estudos de perfis das empresas patrocinadoras; Estudos aplicados da política cultural vigente visando a disponibilidade de recursos públicos; Formação de redes de patrocínio e de parcerias técnicas e financeiras; Formatação de projetos segmentados para a captação de recursos; Técnicas de apresentação e de venda de projetos; Métricas de resultados; Ferramentas de comercialização de projetos.  Cotas e concorrência entre patrocinadores. Crowdfunding. Acesso aos Fundos alternativos nacionais e internacionais direcionados ao setor de museus.

Aula 1 (parte I)

Aula 1 (parte II)

Aula 2 (parte I)

Aula 2 (parte II)

Aula 3

Aula 4

Aula 5

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Branding, marketing e posicionamento institucional
Profª. Me. Lucimara Letelier
Conceitos de Marketing, Posicionamento Institucional e Branding. Conhecimento do Composto de Marketing com desenvolvimento de estratégias de ofertas (produtos e serviços) com segmentação e fidelização que impactam na sustentabilidade e longevidade das instituições culturais. Construção e gestão da imagem. Estudos de casos inovadores e cenários de Branding, Marketing e Comunicação

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Desenvolvimento de públicos e engajamento
Profª. Me. Yole Mendonça
O surgimento dos Museus e seu papel distintivo. Acesso e prática cultural. As primeiras pesquisas sobre frequentadores de Museus. O que sabemos sobre o consumo de cultura hoje. Principais Pesquisas e seus métodos. Como os espaços culturais se relacionam com seus públicos. Programas direcionados para diferentes segmentos de público. Estratégias de engajamento e geração de pertencimento. Sociedade de Amigos. Relacionamento com a comunidade e grupos específicos. O turismo cultural e seu impacto no desenvolvimento e formação de público

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Modelos de negócios na era digital
Prof. Leonardo José
A cultura e suas oportunidades de negócios e desenvolvimento na era digital. Metodologias e ferramentas para o planejamento de negócios no setor. Prospecção de cenários e apresentação de casos nacionais e internacionais.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Dados e análise de indicadores culturais
Profa. Daniele Dantas e Prof. João Leiva
Introdução à metodologia de pesquisas e instrumentos de análise.  Principais indicadores e resultados utilizados para avaliação de políticas e práticas culturais.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Comunicação e consumo cultural
Prof. Eduardo Carvalho
Inovação em Museus e Equipamentos Culturais. Estratégias inovadoras nacionais e internacionais para a construção de marca e requalificação de espaços culturais.

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Aula 2

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Curadoria e modelagem de projetos
Profª Dra. Mariana Várzea

Definição e função de um projeto. Adequação da ideia em pensamento estruturado para o projeto. Elaboração de textos dirigidos. Formatação das principais etapas de um projeto. Análise de viabilidade. Contextualizar o perfil de público. Desenvolvimento de estratégias de ação.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Gestão de projetos
Prof. Esp. Pablo Castellar

Gestão e curadoria de projetos culturais. O profissional e a gestão de projetos. A modelagem de projeto, O projeto cultural, Escrevendo um projeto. A Gestão de riscos, recursos humanos, oportunidades, jurídica, contratos, tempo, custos, comunicação, contrapartidas e qualidade.

Aula 1

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Aula 3

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Legislação de Incentivo e editais
Profª Me. Sandra Pedroso e Prof. Esp. Isabel Tinoco

Princípios e conteúdo das principais leis de incentivo à cultura no Brasil. Metodologia e Estratégias para preenchimento digital dos formulários oficiais. Planejamento e táticas para envio de documentação para os órgãos reguladores.

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Aula 4

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Estratégias de comunicação e de mídias sociais
Profa. Me. Claudia Montenegro
Comunicação contemporânea e o público da cultura. O papel da comunicação e o impacto das mídias sociais na gestão de projetos e instituições culturais. Planejamento de Comunicação e Plano de Mídia. Definição, análise e uso das ferramentas de comunicação e dos meios tradicionais, digitais e alternativos.  Análise de dados para construção de planos de mídia e mensuração de resultados. Importância da Assessoria de Imprensa e das ações de relações públicas na gestão de projetos culturais

Aula 1

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MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Prestação de contas e contrapartidas

Base legal e norteamentos jurídicos (contratos); Planejamento e elaboração do cronograma de execução físico financeira; análise e adequação da planilha orçamentária aprovada; seleção e habilitação dos fornecedores; regulamento de compra. Elaboração da prestação de contas: tratamento do documento fiscal e de quitação, preenchimento das planilhas; numeração dos documentos, notas explicativas, relatórios auxiliares e doação dos permanentes adquiridos; relatório de cumprimento do objeto; relatório de exposição na mídia e material de divulgação; Apresentação da prestação de Contas: Desenvolvimento de indicadores e análise dos resultados.

Aula 1

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Aula 3

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Captação, gestão de recursos e parcerias
Prof. Esp. Mateus Simões

Histórico e métodos de captação de recursos. Estudo de casos de sucesso. Modelos de apresentação. Técnicas de negociação. Análise do caso de doações e engajamento dos Estados Unidos.

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Aula 3

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Produção na indústria do entretenimento

Introdução aos conceitos da Indústria criativa e Indústria cultural/ Aspectos gerais da indústria do entretenimento/ Universo de atuação profissional no setor/ Tópicos fundamentais sobre planejamento e gestão de grandes eventos/ Organização de Projeto, pré-produção e pós-produção/ Ferramentas de Engenharia de Produção em Megaeventos de Entretenimento / Sistema de Administração de Operações de Eventos de Entretenimento/ Management-gestão de multidão. Conceituação da natureza, gestão e especificidades de um evento/ Cases e exercício prático de avaliação.

Aula 1

Aula 2

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Produção de Carnaval

Breve histórico do Carnaval; A Escola de Samba, o Bloco, o Baile/ Estruturas de Poder; Carnaval e Marketing; Cases de sucesso; São Clemente Musical e Skol; Sebastiana, Liga dos Blocos; Enredo de Escola de Samba Patrocinado; Shows de samba motivacionais; Cadeia produtiva do Carnaval; o mercado de trabalho do Carnaval.

Aula 1

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Produção em feiras e festivais

A realização de feiras e festivais como indutores da economia. Aspectos e particularidades das etapas de concepção, produção e realização de feiras e festivais.  Planejamento e controle de cada fase de montagem

Aula 1

Aula 2

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Produção em Audiovisual

Panorama da atividade do produtor audiovisual. Obrigações da empresa produtora. Mecanismos de fomento e elaboração de plano de financiamento de obra audiovisual. Gestão de direitos em produção audiovisual.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Produção em Artes Visuais
Profa. Esp. Stella Paiva
Principais etapas a serem percorridas para a realização e produção de uma exposição de arte. Características de cada tipo de exposição, e dos profissionais e serviços envolvidos em cada fase da elaboração de uma mostra: curadores, museólogos, couriers, arquitetos, programadores visuais, gráficas, assessoria de imprensa, correio, serviços de sinalização, etc.

Aula 1