MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Cultura e desenvolvimento

Profª. Me. Kátia de Marco

O campo da cultura na contemporaneidade. Os processos de globalização e a dimensão ampliada assumida pela cultura na pós-modernidade. Principais fóruns internacionais e a reconfiguração dos conceitos entre cultura e desenvolvimento. Impactos e mudanças trazidos pelo processo de descolonização. As ODS e a inserção cidadã das instituições culturais. Os espaços culturais no cenário pós-pandêmico. Estudos de caso.

Aula 1 (parte I)

Aula 1(parte II)

Aula 1(parte III)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Dimensão econômica da cultura

Profª. Drª. Ana Carla Fonseca

Conceitos de economia e cultura. Trajetória histórica das relações entre os dois campos. Surgimento do conceito de Economia da Cultura. Conceitos econômicos essenciais – cadeia integrada de valor, fluxo e estoque, custo de oportunidade, desenvolvimento. Histórico das indústrias criativas e da economia criativa, no mundo e no Brasil. Inspirações de políticas públicas e experiências setoriais. Entrelaçamentos de cultura, economia e desenvolvimento territorial. A lógica das Cidades Criativas. Planos de referência. Tendências.

Aula 2 (parte I)

Aula 2 (parte II)

Aula 2 (parte III.1)

Aula 2 (parte III.2)

Aula 2 (parte IV)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Políticas públicas para a cultura

Profª. Drª. Lia Calabre

Discussão conceitual sobre cultura, política e políticas públicas. Apresentação de um panorama histórico brasileiro do papel do Estado como elaborador de políticas públicas de cultura. Avaliação de políticas culturais de governos e instituições federais, estaduais e municipais. Políticas culturais, democratização e experiências participativas. Algumas visadas na política cultural na América Latina e proposições da UNESCO. Cultura, direito e cidadania. Cultura e desenvolvimento. Cultura e globalização. Legislação cultural e informação estratégica

Aula 3 (parte I)

Aula 3 (parte II)

Aula 3 (parte III)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Patrimônio histórico e turismo cultural

Profº. Dr. Mário Pragmácio

Introdução à noção de patrimônio cultural. As diferenças entre patrimônio material e imaterial. Ações do Estado e ações da sociedade civil em prol da preservação. Políticas públicas de preservação de Patrimônio. Instrumentos jurídicos de proteção e preservação do patrimônio cultural. Tombamento e Registro.

Aula 4 (parte I)

Aula 4 (parte II.1)

Aula 4 (parte II.2)

Aula 4 (parte III)

Aula 4 (parte IV)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo e Inovação

Profª Me. Liliana Magalhães

Conceito de economia circular e inovação. Inovação social e cidadã como estratégia para alcançar a sustentabilidade de espaços e iniciativas culturais com comunidades criativas e redes colaborativas. A integração do processo criativo às energias das comunidades. A gestão do relacionamento como ativadora de inovação e empreendedorismo em instituições, programas e projetos culturais.

Aula 5 (parte I)

Aula 5 (parte II)

Aula 5 (parte III)

Aula 5 (Depoimento Luciane Gorgulho)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Responsabilidade social e Sustentabilidade

Profº. Dr. Márcio Schiavo

O papel dos agentes econômicos no mercado globalizado: ética empresarial; Investimento social privado: natureza, características e motivações; Estratégias eficazes e inovadoras de atuação social. Resultados e impactos sociais sob a perspectiva do investidor, da sociedade, dos beneficiários e demais stakeholders empresariais. Gestão, monitoramento e avaliação de programas de responsabilidade social: métodos, processos e procedimentos.

Aula 6 (parte I)

Aula 6 (parte II)

Aula 6 (parte III)

Visita Técnica MAM Rio

Pablo Lafuente

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Planejamento e administração estratégica

Profª. Me. Yole Mendonça

O processo administrativo das organizações no mundo pós-moderno. A administração estratégica em instituições
culturais brasileiras. Processo de planejamento e controle. O papel do administrador, habilidades e competências necessárias à gestão de empresas, projetos e coletivos culturais. As interfaces da gestão na cultura. Processo decisório e Liderança. Estudo de casos

Aula 7 (parte I)

Aula 7 (parte II)

Aula 7 (parte III)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão de pessoas e de competências 

Profª. Esp. Martha Mangueira

Conceitos fundamentais de Gestão de Pessoas. As pessoas e o ambiente da organização cultural. Significado e sentido do trabalho. Capital intelectual. Plano de Desenvolvimento de Competências na área da cultura, marcada pela transitoriedade e pela assunção de multitarefas. Gestão e Liderança. Desenvolvimento de projetos em equipe. Ética nas Organizações.

Aula 8 (parte I)

Aula 8 (parte II)

Aula 8 (parte III)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão Financeira Institucional
Conceitos básicos de “gestão” e “projeto”. Ciclo de produção cultural. Ciclo de vida do projeto cultural. Estrutura financeira de uma realização cultural, sob forma de projeto. Orçamento. Cronograma físico-financeiro. Fluxo de caixa desenhado para facilitar a prestação de contas. Estudo de casos.

Aula 9 (parte I)

Aula 9 (parte II)

Aula 9 (parte III)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão pública na cultura
Especificidades da gestão pública; Governança; Legislação administrativa e reguladora (licitações, termos de referência, aditamentos); metodologia de controle – planejamento, relatórios, planilhas e outros instrumentos e indicadores gerenciais.

Aula 10 (parte I)

Aula 10 (parte II)

Aula 10 (parte III)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Captação e Sustentabilidade Financeira
Estudos de perfis das empresas patrocinadoras; Estudos aplicados da política cultural vigente visando a disponibilidade de recursos públicos; Formação de redes de patrocínio e de parcerias técnicas e financeiras; Formatação de projetos segmentados para a captação de recursos; Técnicas de apresentação e de venda de projetos; Métricas de resultados; Ferramentas de comercialização de projetos.  Cotas e concorrência entre patrocinadores. Crowdfunding. Acesso aos Fundos alternativos nacionais e internacionais direcionados ao setor de museus.

Aula 11 (parte I.I)

Aula 11 (parte I.II)

Aula 11 (parte II.I)

Aula 11 (parte II.II)

Aula 11 (parte III)

Aula 11 (parte IV)

Aula 11 (parte V)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Direitos culturais e aspectos jurídicos
Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcelos
Normas gerais da propriedade intelectual; os contratos do setor; os licenciamentos exigidos; os direitos autorais, direitos conexos e direitos de imagem; a proteção de tais direitos e entidades administradoras de direitos.

Aula 12 (parte I)

Aula 12 (parte II)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Avaliação de Módulo e Workshop com o diretor da cinemateca do MAM Rio, Hernani Heffner

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Branding, marketing e posicionamento institucional
Profª. Me. Lucimara Letelier
Conceitos de Marketing, Posicionamento Institucional e Branding. Conhecimento do Composto de Marketing com desenvolvimento de estratégias de ofertas (produtos e serviços) com segmentação e fidelização que impactam na sustentabilidade e longevidade das instituições culturais. Construção e gestão da imagem. Estudos de casos inovadores e cenários de Branding, Marketing e Comunicação

Aula 13 (parte I)

Aula 13 (parte II)

Aula 13 (parte III)

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Desenvolvimento de públicos e engajamento
Profª. Me. Yole Mendonça
O surgimento dos Museus e seu papel distintivo. Acesso e prática cultural. As primeiras pesquisas sobre frequentadores de Museus. O que sabemos sobre o consumo de cultura hoje. Principais Pesquisas e seus métodos. Como os espaços culturais se relacionam com seus públicos. Programas direcionados para diferentes segmentos de público. Estratégias de engajamento e geração de pertencimento. Sociedade de Amigos. Relacionamento com a comunidade e grupos específicos. O turismo cultural e seu impacto no desenvolvimento e formação de público

Aula 14 (parte I)

Aula 14 (parte II)

Aula 14 (parte III)

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Workshop com o diretor executivo do MAM Rio Fabio Szwarcwald

Workshop parte 1

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Modelos de negócios na era digital
Prof. Leonardo José
A cultura e suas oportunidades de negócios e desenvolvimento na era digital. Metodologias e ferramentas para o planejamento de negócios no setor. Prospecção de cenários e apresentação de casos nacionais e internacionais.

Aula 15 (parte I)

Aula 15 (parte II)

Aula 15 (parte III)

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Dados e análise de indicadores culturais
Profa. Daniele Dantas e Prof. João Leiva

Introdução à metodologia de pesquisas e instrumentos de análise.  Principais indicadores e resultados utilizados para avaliação de políticas e práticas culturais.

Aula 16 (parte I)

Aula 16 (parte II)

Aula 16 (parte III)

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Comunicação e consumo cultural
Prof. Eduardo Carvalho

Inovação em Museus e Equipamentos Culturais. Estratégias inovadoras nacionais e internacionais para a construção de marca e requalificação de espaços culturais.

Aula 17 (parte I)

Aula 17 (parte II)

Conversa com as coordenadoras sobre o Projeto de Conclusão de Curso

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Curadoria e modelagem de projetos
Profª Dra. Mariana Várzea

Definição e função de um projeto. Adequação da ideia em pensamento estruturado para o projeto. Elaboração de textos dirigidos. Formatação das principais etapas de um projeto. Análise de viabilidade. Contextualizar o perfil de público. Desenvolvimento de estratégias de ação.

Aula 18 (parte I)

Aula 18 (parte II)

Aula 18 (parte III)

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Gestão de projetos
Prof. Esp. Pablo Castellar

Gestão e curadoria de projetos culturais. O profissional e a gestão de projetos. A modelagem de projeto, O projeto cultural, Escrevendo um projeto. A Gestão de riscos, recursos humanos, oportunidades, jurídica, contratos, tempo, custos, comunicação, contrapartidas e qualidade.

Aula 19 (parte I)

Aula 19 (parte II)

Aula 19 (parte III)

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Legislação de Incentivo e editais
Profª Me. Sandra Pedroso e Prof. Esp. Isabel Tinoco

Princípios e conteúdo das principais leis de incentivo à cultura no Brasil. Metodologia e Estratégias para preenchimento digital dos formulários oficiais. Planejamento e táticas para envio de documentação para os órgãos reguladores.

Aula 20 (parte II)

Aula 20 (parte I)

Aula 20 (palestra Bel Tinoco)

Aula 20 (parte III)

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Estratégias de comunicação e de mídias sociais
Profa. Me. Claudia Montenegro
Comunicação contemporânea e o público da cultura. O papel da comunicação e o impacto das mídias sociais na gestão de projetos e instituições culturais. Planejamento de Comunicação e Plano de Mídia. Definição, análise e uso das ferramentas de comunicação e dos meios tradicionais, digitais e alternativos.  Análise de dados para construção de planos de mídia e mensuração de resultados. Importância da Assessoria de Imprensa e das ações de relações públicas na gestão de projetos culturais

Aula 21 (parte I)

Aula 21 (parte II)

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Prestação de contas e contrapartidas

Base legal e norteamentos jurídicos (contratos); Planejamento e elaboração do cronograma de execução físico financeira; análise e adequação da planilha orçamentária aprovada; seleção e habilitação dos fornecedores; regulamento de compra. Elaboração da prestação de contas: tratamento do documento fiscal e de quitação, preenchimento das planilhas; numeração dos documentos, notas explicativas, relatórios auxiliares e doação dos permanentes adquiridos; relatório de cumprimento do objeto; relatório de exposição na mídia e material de divulgação; Apresentação da prestação de Contas: Desenvolvimento de indicadores e análise dos resultados.

Aula 22 (parte I)

Aula 22 (parte II)

Aula 22 (parte III)

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Captação, gestão de recursos e parcerias
Prof. Esp. Mateus Simões

Histórico e métodos de captação de recursos. Estudo de casos de sucesso. Modelos de apresentação. Técnicas de negociação. Análise do caso de doações e engajamento dos Estados Unidos.

Aula 23 (parte I)

Aula 23 (parte II)

Aula 23 (parte III)

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Produção na indústria do entretenimento

Introdução aos conceitos da Indústria criativa e Indústria cultural/ Aspectos gerais da indústria do entretenimento/ Universo de atuação profissional no setor/ Tópicos fundamentais sobre planejamento e gestão de grandes eventos/ Organização de Projeto, pré-produção e pós-produção/ Ferramentas de Engenharia de Produção em Megaeventos de Entretenimento / Sistema de Administração de Operações de Eventos de Entretenimento/ Management-gestão de multidão. Conceituação da natureza, gestão e especificidades de um evento/ Cases e exercício prático de avaliação.

Aula 24 (parte I)

Aula 24 (parte II)

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Produção de Carnaval

Breve histórico do Carnaval; A Escola de Samba, o Bloco, o Baile/ Estruturas de Poder; Carnaval e Marketing; Cases de sucesso; São Clemente Musical e Skol; Sebastiana, Liga dos Blocos; Enredo de Escola de Samba Patrocinado; Shows de samba motivacionais; Cadeia produtiva do Carnaval; o mercado de trabalho do Carnaval.

Aula 25 (parte I)

Aula 25 (parte II)

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Produção em feiras e festivais

A realização de feiras e festivais como indutores da economia. Aspectos e particularidades das etapas de concepção, produção e realização de feiras e festivais.  Planejamento e controle de cada fase de montagem.

Aula 26 (parte I)

Aula 26 (parte II)

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Produção em Audiovisual

Panorama da atividade do produtor audiovisual. Obrigações da empresa produtora. Mecanismos de fomento e elaboração de plano de financiamento de obra audiovisual. Gestão de direitos em produção audiovisual.

Aula 27 (parte I)

Aula 27 (parte II)

Aula 27 (parte III)

Aula 27 (parte IV)

Aula 27 (parte V)

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Produção em Artes Visuais

Principais etapas a serem percorridas para a realização e produção de uma exposição de arte. Características de cada tipo de exposição, e dos profissionais e serviços envolvidos em cada fase da elaboração de uma mostra: curadores, museólogos, couriers, arquitetos, programadores visuais, gráficas, assessoria de imprensa, correio, serviços de sinalização, etc.

Aula 28 (parte I)

Aula 28 (parte II)

Aula 28 (parte III)

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Produção em Artes Cênicas

O teatro como fenômeno cultural de produção de presença e a autonomia da encenação da realidade no tempo presente. Os elementos da poética cênica, a expressividade do ator e as mudanças ocorridas na atuação como auto-expressão, o corpo cênico e as teatralidades do contemporâneo, o olhar do espectador. As experiências clássicas, dramáticas, épicas e narrativas / O teatro moderno brasileiro, o papel do encenador, os processos colaborativos, as novas narrativas e o contexto pós-dramático. Itens e etapas de uma produção teatral e suas inter-relações. Planejamento, execução e avaliação de resultados.

Aula 29 (parte I)

Aula 29 (parte II)

Aula 29 (parte III)

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Produção Musical

Panorama geral sobre a música desde os anos 80 até os dias atuais com a era digital liderada pelo streaming / como os artistas e gravadoras estão se reinventando para driblar as mudanças no cenário musical / novas formas de distribuição e marketing / O que é um produtor Musical? Qual sua função, dons e sensibilidades / Trabalho completo de produção de um álbum (passando pela pré-produção, finalização, fabricação até o lançamento) / Concepção de um evento musical – as etapas importantes para realizar um evento.

Aula 30 (parte I)

Aula 30 (parte II)

Aula 30 (parte III)

Palestra de encerramento do curso

Aula 30 (parte III)