MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO
Cultura e desenvolvimento
O campo da cultura na contemporaneidade. Os processos de globalização e a dimensão ampliada assumida pela cultura na pós-modernidade. Principais fóruns internacionais e a reconfiguração dos conceitos entre cultura e desenvolvimento. Impactos e mudanças trazidos pelo processo de descolonização. As ODS e a inserção cidadã das instituições culturais. Os espaços culturais no cenário pós-pandêmico. Estudos de caso.
MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO
Dimensão econômica da cultura
Conceitos de economia e cultura. Trajetória histórica das relações entre os dois campos. Surgimento do conceito de Economia da Cultura. Conceitos econômicos essenciais – cadeia integrada de valor, fluxo e estoque, custo de oportunidade, desenvolvimento. Histórico das indústrias criativas e da economia criativa, no mundo e no Brasil. Inspirações de políticas públicas e experiências setoriais. Entrelaçamentos de cultura, economia e desenvolvimento territorial. A lógica das Cidades Criativas. Planos de referência. Tendências.
MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO
Políticas públicas para a cultura
Discussão conceitual sobre cultura, política e políticas públicas. Apresentação de um panorama histórico brasileiro do papel do Estado como elaborador de políticas públicas de cultura. Avaliação de políticas culturais de governos e instituições federais, estaduais e municipais. Políticas culturais, democratização e experiências participativas. Algumas visadas na política cultural na América Latina e proposições da UNESCO. Cultura, direito e cidadania. Cultura e desenvolvimento. Cultura e globalização. Legislação cultural e informação estratégica
MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO
Patrimônio histórico e turismo cultural
Introdução à noção de patrimônio cultural. As diferenças entre patrimônio material e imaterial. Ações do Estado e ações da sociedade civil em prol da preservação. Políticas públicas de preservação de Patrimônio. Instrumentos jurídicos de proteção e preservação do patrimônio cultural. Tombamento e Registro.
MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo e Inovação
Profª Me. Liliana Magalhães
Conceito de economia circular e inovação. Inovação social e cidadã como estratégia para alcançar a sustentabilidade de espaços e iniciativas culturais com comunidades criativas e redes colaborativas. A integração do processo criativo às energias das comunidades. A gestão do relacionamento como ativadora de inovação e empreendedorismo em instituições, programas e projetos culturais.
MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO
Responsabilidade social e Sustentabilidade
O papel dos agentes econômicos no mercado globalizado: ética empresarial; Investimento social privado: natureza, características e motivações; Estratégias eficazes e inovadoras de atuação social. Resultados e impactos sociais sob a perspectiva do investidor, da sociedade, dos beneficiários e demais stakeholders empresariais. Gestão, monitoramento e avaliação de programas de responsabilidade social: métodos, processos e procedimentos.
Visita Técnica MAM Rio
Pablo Lafuente
MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS
Planejamento e administração estratégica
culturais brasileiras. Processo de planejamento e controle. O papel do administrador, habilidades e competências necessárias à gestão de empresas, projetos e coletivos culturais. As interfaces da gestão na cultura. Processo decisório e Liderança. Estudo de casos
MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS
Gestão de pessoas e de competências
MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS
MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS
MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS
Aula 11 (material de apoio)
2020 – Gestão Contrapartidas – IT – Aula 2
MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS
Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcelos
MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS
Avaliação de Módulo e Workshop com o diretor da cinemateca do MAM Rio, Hernani Heffner
MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS
Profª. Me. Lucimara Letelier
MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS
Profª. Me. Yole Mendonça
MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS
MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS
MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS
Introdução à metodologia de pesquisas e instrumentos de análise. Principais indicadores e resultados utilizados para avaliação de políticas e práticas culturais.
MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS
Inovação em Museus e Equipamentos Culturais. Estratégias inovadoras nacionais e internacionais para a construção de marca e requalificação de espaços culturais.
Conversa com as coordenadoras sobre o Projeto de Conclusão de Curso
MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL
Definição e função de um projeto. Adequação da ideia em pensamento estruturado para o projeto. Elaboração de textos dirigidos. Formatação das principais etapas de um projeto. Análise de viabilidade. Contextualizar o perfil de público. Desenvolvimento de estratégias de ação.
MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL
Gestão e curadoria de projetos culturais. O profissional e a gestão de projetos. A modelagem de projeto, O projeto cultural, Escrevendo um projeto. A Gestão de riscos, recursos humanos, oportunidades, jurídica, contratos, tempo, custos, comunicação, contrapartidas e qualidade.
MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL
Princípios e conteúdo das principais leis de incentivo à cultura no Brasil. Metodologia e Estratégias para preenchimento digital dos formulários oficiais. Planejamento e táticas para envio de documentação para os órgãos reguladores.
MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL
MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL
Base legal e norteamentos jurídicos (contratos); Planejamento e elaboração do cronograma de execução físico financeira; análise e adequação da planilha orçamentária aprovada; seleção e habilitação dos fornecedores; regulamento de compra. Elaboração da prestação de contas: tratamento do documento fiscal e de quitação, preenchimento das planilhas; numeração dos documentos, notas explicativas, relatórios auxiliares e doação dos permanentes adquiridos; relatório de cumprimento do objeto; relatório de exposição na mídia e material de divulgação; Apresentação da prestação de Contas: Desenvolvimento de indicadores e análise dos resultados.
MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL
Prof. Esp. Mateus Simões
Histórico e métodos de captação de recursos. Estudo de casos de sucesso. Modelos de apresentação. Técnicas de negociação. Análise do caso de doações e engajamento dos Estados Unidos.
MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO
Introdução aos conceitos da Indústria criativa e Indústria cultural/ Aspectos gerais da indústria do entretenimento/ Universo de atuação profissional no setor/ Tópicos fundamentais sobre planejamento e gestão de grandes eventos/ Organização de Projeto, pré-produção e pós-produção/ Ferramentas de Engenharia de Produção em Megaeventos de Entretenimento / Sistema de Administração de Operações de Eventos de Entretenimento/ Management-gestão de multidão. Conceituação da natureza, gestão e especificidades de um evento/ Cases e exercício prático de avaliação.
MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO
Breve histórico do Carnaval; A Escola de Samba, o Bloco, o Baile/ Estruturas de Poder; Carnaval e Marketing; Cases de sucesso; São Clemente Musical e Skol; Sebastiana, Liga dos Blocos; Enredo de Escola de Samba Patrocinado; Shows de samba motivacionais; Cadeia produtiva do Carnaval; o mercado de trabalho do Carnaval.
MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO
A realização de feiras e festivais como indutores da economia. Aspectos e particularidades das etapas de concepção, produção e realização de feiras e festivais. Planejamento e controle de cada fase de montagem.
MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO
Panorama da atividade do produtor audiovisual. Obrigações da empresa produtora. Mecanismos de fomento e elaboração de plano de financiamento de obra audiovisual. Gestão de direitos em produção audiovisual.
MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO
Principais etapas a serem percorridas para a realização e produção de uma exposição de arte. Características de cada tipo de exposição, e dos profissionais e serviços envolvidos em cada fase da elaboração de uma mostra: curadores, museólogos, couriers, arquitetos, programadores visuais, gráficas, assessoria de imprensa, correio, serviços de sinalização, etc.
MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO
O teatro como fenômeno cultural de produção de presença e a autonomia da encenação da realidade no tempo presente. Os elementos da poética cênica, a expressividade do ator e as mudanças ocorridas na atuação como auto-expressão, o corpo cênico e as teatralidades do contemporâneo, o olhar do espectador. As experiências clássicas, dramáticas, épicas e narrativas / O teatro moderno brasileiro, o papel do encenador, os processos colaborativos, as novas narrativas e o contexto pós-dramático. Itens e etapas de uma produção teatral e suas inter-relações. Planejamento, execução e avaliação de resultados.
MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO
Panorama geral sobre a música desde os anos 80 até os dias atuais com a era digital liderada pelo streaming / como os artistas e gravadoras estão se reinventando para driblar as mudanças no cenário musical / novas formas de distribuição e marketing / O que é um produtor Musical? Qual sua função, dons e sensibilidades / Trabalho completo de produção de um álbum (passando pela pré-produção, finalização, fabricação até o lançamento) / Concepção de um evento musical – as etapas importantes para realizar um evento.