Casa Firjan sedia evento para empresas, startups e universidades com soluções para sustentabilidade

Fonte : Diario do Rio 

O objetivo da Rodada de Inovação é desenvolver o ecossistema de inovação, criando conexões estratégicas entre pequenas, médias e grandes empresas, startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Créditos: Vinicius Magalhães.

A Firjan IEL, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), apresenta, na quinta-feira, 29/06, a Rodada de Inovação “Oportunidades com Propriedade Intelectual – Inovação para Sustentabilidade”, encontro gratuito realizado na Casa Firjan para que as empresas com desafios relacionados à Sustentabilidade encontrem soluções inovadoras já existentes, desenvolvidas no ambiente acadêmico e nas startups.

O objetivo da Rodada de Inovação é desenvolver o ecossistema de inovação, criando conexões estratégicas entre pequenas, médias e grandes empresas, startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Nesta terceira edição do projeto, a temática trata dos desafios relacionados à Sustentabilidade, cada vez mais urgentes.

Marcos Oliveira, especialista em projetos especiais da Gerência de Ambientes de Inovação da Firjan, conta que a terceira edição da Rodada nasceu de um questionamento: como podemos promover inovação nas empresas a partir da temática da Sustentabilidade? “O ponto-chave é o desafio que diz respeito à união entre Desenvolvimento e Sustentabilidade. Independente do setor de atividade, existe um entrave no diálogo. Algumas empresas já têm trazido para seus processos de produção startups, ICTs e núcleos de pesquisas. Porém, muitas ainda encontram certa dificuldade. Então, a Rodada de Inovação traz a proposta de criar espaços de diálogo”, ressalta.

A programação será aberta, inclusive, com a palestra “Inovação em Sustentabilidade nas Indústrias”, com Antonio Fidalgo, pesquisador chefe do Instituto SENAI de Inovação em Química Verde. Em seguida, acontecem as rodadas de pitchs que tratam dos “Desafios das Empresas” e das “Soluções das Startups, das ICTs e da FINEP”. A Rodada de Inovação se encerra com um momento de interação e networking entre os presentes.

Sobre as inscrições para o evento
A inscrição pode ser realizada na página da Casa Firjan. O público será redirecionado para um formulário de pré-inscrição. As vagas presenciais serão disponibilizadas primeiramente para representantes de indústrias, startups e pesquisadores. Caso o interessado não se encaixe em nenhum desses perfis, a participação no formato presencial ficará condicionada à disponibilidade de vagas. Também será fornecido o link para acompanhamento da transmissão on-line, através do YouTube. A finalidade é facilitar a participação de todos.

“A Casa Firjan está totalmente vinculada com as perspectivas da nova economia, com esse mundo onde precisamos estar mais conectados digitalmente para ganhar eficiência e pluralidade. Precisamos promover modelos de gestão mais ágeis e sistemas produtivos mais sustentáveis. Entendemos que provocar o diálogo entre empresas, startups e universidades tem o potencial de porouestões em movimento por meio da inovação. Esse é o papel da Casa, provocar a sociedade e as empresas para pensarem e olharem para as novas pautas e, com a nossa ajuda, buscarem novas soluções”, finaliza Marcos.

Programação completa

16h00 – Abertura

16h10 – Inovação em Sustentabilidade nas Indústrias – Antonio Fidalgo – Pesquisador Chefe do Instituto Senai de Inovação em Química Verde

16h30 – Desafios das Empresas

  • Porto do Açu – Juliane Carneiro – Líder de P,D&I
  • Energisa – Alexandre Castro – Gerente de Inovação
  • Ocyan – Lívia Savignon – Coordenadora de Inovação

17h00 – Soluções das Startups

  • Innomaker – Wanderson Corrêa – Diretor Executivo
  • EnGuia – Rox Correa – Cofundadora
  • Chemical – Elaine Pires de Freitas – CEO
  • Things Go Online – Rodrigo Fernandes – Cofundador

17h30 – Soluções de ICTs + Finep

  • Inova UFRJ – Aline Tavares, Agente de Inovação
  • AGIR UFF – Ronald Fonseca Chaves, Coordenador do Escritório de Transferência de Conhecimento (ETCO)
  • PUC-Rio – Gustavo Robichez, Parcerias e INovação da Vice-reitoria de Desenvolvimento e Inovação
  • Oportunidades de Captação de Recursos – Tami Vivas Coordenadora da DICAP / Firjan
  • Finep Sustentabilidade – Thais de Lourdes Macieira, Analista de Inovação da Finep

18h00 – Coquetel e Networking

Serviços
Valor: gratuito
Local: Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo)
Link para inscrição: Link
Link para transmissão on-line: Rodada de Inovação: Oportunidades com Propriedade Intelectual – Inovação para Sustentabilidade – YouTube