Apresentação
O MBA em Gestão e Inovação da Conservação do Patrimônio foi criado para responder à necessidade de disponibilizar os conhecimentos necessários para formar profissionais qualificados para atuarem na gestão da preservação do patrimônio cultural.
Trazendo um enfoque diferenciado aos cursos tradicionais de conservação e restauro, esta especialização propõe um olhar inovador na administração do patrimônio com leituras atualizadas sobre marcos teóricos e práticos deste campo.
Este curso não é apenas destinado a formar profissionais que trabalharão em instituições.
O curso MBA em Gestão e Inovação da Conservação do Patrimônio será responsável por oferecer ferramentas atualizadas para que os profissionais desta área também possam trabalhar em prática privada, capacitando-os para a construção de importantes redes de contatos profissionais e explorando recursos e ferramentas para a difusão do seu próprio trabalho.
Justificativa
O exercício da profissão de Conservador/Restaurador ainda não foi regulamentado, contudo há um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados (PL 1183/2019) que indica algumas diretrizes válidas para o reconhecimento do exercício da profissão do conservador-restaurador. Um curso de especialização em conservação de patrimônio cultural de bens móveis está enquadrado como formação possível para o exercício desta profissão.
Este curso de especialização viabiliza o enquadramento de muitos profissionais que já atuam na área, assim como também oferece uma dinâmica capacitação aos profissionais que têm interesse em ingressar neste campo.
Objetivos:
O curso MBA em Gestão e Inovação da Conservação do Patrimônio visa formar profissionais para atuarem de forma dinâmica e empreendedora na área da conservação do patrimônio cultural, atuando no universo de coleções públicas e privadas.
- Formar novas gerações de profissionais para atuarem em instituições públicas e privadas, assim como também de forma autônoma na área da gestão da conservação do patrimônio cultural;
- Preparar o profissional para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio de projetos e negócios
- Conhecer as principais ferramentas para a gestão de coleções, garantindo os mais altos níveis de salvaguarda, assim como também permitindo sua adequada extroversão;
- Explorar recursos científicos e tecnológicos para o exercício da prática da gestão da conservação;
- Proporcionar o domínio de recursos para elaborar e desenvolver projetos para fomentar a preservação cultural;
- Estimular a reflexão analítica a partir de pontos de vista contemporâneos da disciplina da conservação.
Público Alvo:
Este curso tem como público-alvo o seguinte perfil:
- Profissionais que atuam na área de conservação e restauro de forma autônoma ou em instituições museológicas e, advindos de campos formativos
- Egressos de cursos de Conservação e Restauro, Museologia, História, Ciências Sociais, Belas Artes, Arqueologia, Arquitetura, entre outras formações na área de ciências
- Profissionais que atuam em museus, centros de cultura e de patrimônio, coleções públicas e/ou privadas, além de setores diversos de áreas
- Profissionais interessados em atuar na área de gestão de coleções, administração de museus entre outras áreas
Metodologia:
Este curso online de pós-graduação lato sensu possui uma metodologia didática inovadora e conteúdo pioneiro e complementar às múltiplas formações universitárias dos profissionais da área de Conservação.
O curso está dividido em 14 módulos temáticos. Contaremos com a participação de diversos especialistas em disciplinas e webinários específicos. As aulas serão síncronas online e este formato permitirá a participação de profissionais de diversas regiões do Brasil, assim como estrangeiros.
Cada módulo do curso configura-se em uma disciplina, cujas aulas serão ministradas por diferentes professores, profissionais escalados por suas atuações referenciais nas áreas em que atuam e por serem especialistas nas temáticas abordadas. Recursos multimídias também serão explorados para que os alunos possam participar de visitas virtuais a diversas instituições museológicas.
A composição múltipla de aprendizado se dará através de aulas teóricas, estudos analíticos de casos, videoaulas com professores nacionais e internacionais, além de estudos dirigidos de bibliografia complementar que possam aprofundar os conteúdos das aulas.
Os alunos serão avaliados por módulos, devendo obter nota acima de 7,0 para aprovação e frequência de 75% das aulas, além de realizar o Projeto de Conclusão de Curso – PCC.
O PCC deverá ser realizado em grupos de 3 a 5 alunos e será supervisionado por um professor especialista. Caso o aluno prefira desenvolver o projeto individualmente, deverá arcar com o custo de uma supervisão exclusiva.
A temática do projeto ficará a critério do grupo e terá o prazo de 3 meses, após o final do curso, para a elaboração e avaliação final do projeto.
Certificação:
O aluno aprovado no PCC e nos resumos analíticos, com frequência mínima de 75% receberá o certificado de pós-graduação lato sensu como “Especialista em Gestão e Inovação da Conservação do Patrimônio”, emitido pela UNIMAIS – Faculdade EducaMais, em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC.
O interessado poderá matricular-se separadamente em qualquer módulo, inscrevendo-se para o curso de extensão acadêmica, com emissão do certificado de extensão.
Coordenação Acadêmica
Coordenação de Conteúdo
Profa. Dra Maria Ignez Mantovani Franco
Profa. Dra. Ana Carolina Delgado Vieira
Consultoria:
Profa. Esp. Alessandra Labate Rosso
Realização:
MBA EM GESTÃO E INOVAÇÃO DA CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO – 360h
14 módulos
MÓDULO I – CONCEITOS AMPLIADOS
- As transformações contemporâneas da teoria do restauro (6h)
- Conservação preventiva de obras de arte (6h)
- Medidas de gestão e conservação em reservas técnicas (6h)
- Patrimônio cultural: suas definições e múltiplos significados (6h)
Webinar (2h)
MÓDULO II – CONSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E TRANSMISSÃO
- Conservação e envolvimento da comunidade (6h)
- Projetos de restauração com impacto social (6h)
- Processos de difusão e inclusão por meio das ferramentas digitais (6h)
- Alternativas para a conservação de arte contemporânea (6h)
Webinar (2h)
MÓDULO III – LEGISLAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO
- Legislação sobre patrimônio cultural no Brasil e América Latina (6h)
- Órgãos federais para a proteção do patrimônio: IPHAN e IBRAM (6h)
- Órgãos internacionais: ICOM, ICCROM e UNESCO (6h)
- Políticas de preservação no patrimônio edificado (6h)
Webinar (2h)
MÓDULO IV – A CONSERVAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO
- Mudanças climáticas e a conservação do patrimônio cultural (6h)
- Estratégias para a colaboração interdisciplinar (6h)
- Conservação do patrimônio paisagístico (6h)
- Prática sustentáveis da conservação (6h)
Webinar (2h)
MÓDULO V – O PATRIMÔNIO EM TRANSFORMAÇÃO
- Descolonizar e preservar: ressignificações do patrimônio cultural (6h)
- Preservação de objetos culturalmente sensíveis e a questão do repatriamento (6h)
- Desafios dos museus na contemporaneidade (6h)
- Como enfrentar a questão do descarte em coleções? (6h)
- Educação colaborativa em conservação (2h)
Webinar (2h)
MÓDULO VI – GESTÃO DE RISCO APLICADA NO PATRIMÔNIO
- Gestão de riscos e planos de emergência (6h)
- Tráfico ilícito de bens culturais (6h)
- Sistemas de segurança eletrônica e métodos de combate contra incêndio (6h)
- Redução de desastres em acervos culturais (6h)
Webinar (2h)
MÓDULO VII – GESTÃO ESTRATÉGICA PROFISSIONAL
- A atuação profissional do conservador institucional e do conservador freelancer (6h)
- Desenvolvimento de relacionamentos institucionais e redes internacionais (6h)
- Gestão de equipes interdisciplinares em projetos (6h)
- Mesa-Redonda: O mercado de trabalho do conservador institucional e o conservador freelancer (2h)
Webinar (2h)
MÓDULO VIII – CAPTAÇÃO DE RECURSOS E GESTÃO DE PROJETOS
- Formatação de projetos de conservação e restauro (6h)
- Captação de recursos para projetos de patrimônio (6h)
- Estrutura de custos e orçamentos de serviços de conservação-restauro (6h)
- Projetos com sustentabilidade financeira: estudos de caso (6h)
Webinar (2h)
MÓDULO IX – GESTÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL
- Gestão da informação, arquivos e preservação de documentos digitais – I (6h)
- Gestão da informação, arquivos e preservação de documentos digitais – II (6h)
- Direito legal no audiovisual (6h)
- Crypto art, NFT e Blockchain (6h)
Webinar (2h)
MÓDULO X – IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À CONSERVAÇÃO E RESTAURO
- Análises científicas aplicadas à conservação e restauro (6h)
- Técnicas geomáticas modernas aplicada ao restauro (6h)
- Construção de réplicas em 3D aplicada ao restauro (6h)
Palestra I – Ferramentas digitais para a elaboração de mapas de danos e laudos técnicos (2h)
Palestra II – Estudos de caso de restauro do Museu Paulista (2h)
Palestra III – Novas tecnologias aplicadas para gerenciamento de coleções (2h)
MÓDULO XI – GESTÃO EM BIOSSEGURANÇA
- Agentes biológicos responsáveis por biodegradação (6h)
- Manejo integrado de pragas e métodos alternativos de desinfecção em obras de arte (6h)
- Biossegurança em Bibliotecas, Arquivos e Museus (6h)
Palestra I – Gestão de riscos de segurança de coleções com materiais perigosos (2h)
Webinar (2h)
MÓDULO XII – QUÍMICA APLICADA
- Química básica de materiais para conservadores-restauradores – I (6h)
- Química básica de materiais para conservadores-restauradores – II (6h)
- Preparo de soluções e green chemistry (6h)
- Set-up de um laboratório de conservação (6h)
Tour I – Visita Técnica online: laboratório de conservação (1h) Tour II – Visita Técnica online: laboratório de conservação (1h) Webinar (2h)
MÓDULO XIII – GESTÃO DE COLEÇÕES EM RESERVAS TÉCNICAS
- Planejamento e organização de reservas técnicas (6h)
- Acondicionamento: materiais e tipos de embalagens para salvaguarda (6h)
- Reservas técnicas visitáveis (6h)
Palestra I – Gerenciamento de coleções de instrumentos científicos (2h) Palestra II – Método Re-Org para reservas técnicas mais sustentáveis (2h) Tour I – Visita Técnica online: reservas Técnicas (1h)
Tour II – Visita Técnica online: reservas técnicas (1h)
Webinar (2h)
MÓDULO XIV – GESTÃO DE COLEÇÕES EM TRÂNSITO
- Empréstimo de objetos nacionais e internacionais (6h)
- Courier: rotina de acompanhamento de objetos em exposições (6h)
- Projeto especial de Expografia (6h)
- Produção de réplicas a partir da digitalização tridimensional de bens culturais (6h)
Fim dos módulos.
ETAPA FINAL
Elaboração do Projeto de Conclusão de Curso – PCC Duração: 3 meses
SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO
– Após a aprovação dos PCCs , por parte dos Supervisores, haverá um Seminário de apresentação dos projetos de conclusão de curso dos alunos para alunos, professores e parceiros.
Pré-requisitos
Pré-requisitos: Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais (traduzida e apostilada).
Seleção
Matrícula
Rua da Assembléia, 10 – sala 709– Centro – Rio de Janeiro.
De segunda à sexta de 12h às 18h. (trabalho remoto em secretaria online)
Documentos para matrícula
- Via digitalizada do diploma e do histórico do curso de graduação (frente e verso).
- Via digitalizada do RG, CPF e do comprovante de residência.
- Foto digital 3×4
Taxa de Matrícula
R$ 250,00
Investimento Total
R$ 14.280,00
Parcelamento
1+11– R$ 1.190,00
1+17– R$ 793,35
1+23– R$ 595,00
Observações
- Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista.
- Desconto de 5% do investimento para pagamento ex-alunos ABGC e PACHAMAMA.
Início – 2023
Horário
sextas (2h – 19h às 21h) e sábados (4h – 08h às 12h)
- O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma. Os professores estão confirmados, no entanto, poderá haver substituição em virtude de imprevistos de agenda.
- As disciplinas não possuem pré-requisito entre si e poderão ter a ordem alterada na agenda de aulas.
- As vagas disponíveis nas disciplinas da grade curricular do curso, serão ocupadas por alunos dos cursos de extensão acadêmica.
Profa. Me. Kátia de Marco
Coordenadora Acadêmica
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e foi Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental e em Gestão em Museus. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex-diretora Diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ.
Curriculum Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0112699814996353
Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
Coordenadora de Conteúdo
Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções. Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais. Coordenadora de Conteúdo do MBA em Gestão de Museus de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural |ABGC e a Universidade Candido Mendes.
Curriculum Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1815598892563327
Profa. Me. Ana Carolina Delgado Vieira
Coordenadora de Conteúdo
É bacharel e mestre em História pela Universidade de São Paulo (FFLCH / USP). É técnica em Conservação e Restauro de Arte Sacra pelo Templo da Arte (São Paulo) e especialista em Conservação de Materiais Arqueológicos pelo Instituto Superior Tecnológico Yachay Wasi (Lima, Peru).
Desde 2008, é conservadora do Museu de Arqueologia e Etnologia na Universidade de São Paulo. É responsável pelo diagnóstico de coleções, análises técnicas, tratamentos de conservação e preparação de itens da coleção para exposições, empréstimos e pesquisa. Desde 2013 é chefe da Seção de Conservação do MAE/USP.
Em 2020, fundou juntamente com Luiz Fernando Carvalho Breves, o Instituto de Conservação e Restauro Pachamama.
Desde 2018, realiza projetos de pesquisa em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) para o uso de radiação ionizante para a preservação do patrimônio cultural. Atualmente, ela é também Assistant Coordinator of Working Group Objects from Indigenous and World Cultures de International Council of Museums – Commitee for Conservation (ICOM-CC).
Curriculum Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5807795733517795
Profa. Esp. Alessandra Labate Rosso
Consultora
Formada pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, em Comunicação Visual (1986) e em Desenho Industrial (1987), fez curso de Especialização em Museologia na Universitá Internazionale Dell´Arte em Florença, Itália (1989). Trabalhou no Museu de Arte Contemporânea da USP entre 1984 e 1987 e desde 1988 trabalha junto à Expomus – Exposições, Museus, Projetos Culturais Ltda. Durante esses 34 anos atuou na área técnica em controles de acervos em diversos projetos de exposições nacionais e internacionais, projetos de gestão de coleções e projetos complementares na implantação de novos museus ou revitalização de museus existentes e em projetos de reservas técnicas.
É membro do ICOM – International Council of Musemus, Membro do Board do ICAMT – Comitê de Arquitetura e Técnicas Museográficas do ICOM (2013/2016) e (2016/2019) e (2019-2022) atuando agora como Secretária Geral do ICAMT. Desde o seu início em setembro de 2014, assume a diretoria técnica da CLÉ – Reserva Contemporânea participando efetivamente da operação técnica e na interface com clientes da área de Museus e Coleções Particulares.
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Profa. Esp. Tatiana Zanelatto
Consultora
Empresária, proprietária da empresa Tatiana Zanelatto Domingues Conservação e Restauro desde 2010. Sócia diretora do Instituto de Conservação e Restauro Pachamama – SP. Foi representante titular da sociedade Civil do Conselho Estadual de Cultura na área de Patrimônio Cultural Material e Imaterial eleita em 2014, que durante o biênio 2015/2017 realizando trabalho de extrema relevância para a cultura do Estado do Paraná – elaborando a redação final do Plano Estadual de Cultura do Patrimônio Cultural Material e Imaterial. Sócia Fundadora da Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (Arco.it), 2003.
Atuando há vinte anos, tendo experiência em Conservação e Restauração de Pintura Parietal Artística e Decorativa, Escultura Policromada, Douramento, Stucco Marmo e Conservação de Papel. Habilidade especial em Reintegração Cromática. Tecnóloga em Conservação e Restauro de Obra de Arte Sacra e Especialista em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos Arquitetônicos.
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Local:
- Aulas na plataforma Zoom
Sejam bem-vindos!
ABGC
CNPJ : 07.629.312/0001-08
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL
Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040
WhatsApp: (24) 9.9315-1892
[email protected]
Contato
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