APRESENTAÇÃO
O Centro Universitário UniBH em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural, que desde 2002, consolida-se como referência pioneira no cenário cultural brasileiro, lançando o primeiro MBA em Gestão Cultural do país.
O curso forma profissionais para atuar nos múltiplos segmentos da cultura, desde a modelagem e gestão de projetos e grandes eventos à gestão de instituições públicas, privadas e coletivos colaborativos, sempre com foco na interação sustentável entre cultura, mercado e desenvolvimento socioeconômico.
Para tanto, o aluno contará com um corpo docente referencial que alia o conhecimento acadêmico à vasta experiência executiva e de produção, mediante residência profissional na sede de instituição parceira com destacada atuação na atividade fim do curso. Deste modo, o aluno terá uma formação conectada com os desafios cotidianos do mercado cultural, em interação com a expertise de suas equipes, com ênfase no desenvolvimento de habilidades voltadas à gestão qualitativa no campo da cultura.
JUSTIFICATIVA
O mundo contemporâneo fez emergir uma economia que se sustenta, de maneira crescente, através de ativos imateriais, assumindo posição de destaque no conjunto das economias das nações: a economia da cultura.
Mesmo num cenário de crise e transformação mundial, essa economia vem demonstrando vitalidade e resiliência, transformando-se num campo promissor para aqueles que querem trabalhar num ambiente em que inovação, inteligência tecnológica, conectividade e criatividade, são as moedas de troca mais valorizadas e exigidas.
Nesse contexto, surge a necessidade de o profissional gestor de instituições, projetos e políticas na cultura, inovar na capacidade de planejar, executar, avaliar e garantir a sustentabilidade de suas ações, diante de uma atualidade mundial permeada por sistêmica crise econômica e de mutação de valores.
Diante da complexidade e da transversalidade das múltiplas habilidades e competências requeridas no campo da gestão e da produção cultural, o curso se propõe, ainda, a auxiliar os alunos a ampliar o seu autoconhecimento e a construir um plano de carreira que o permita desenvolver suas potencialidades junto ao mercado de trabalho.
PÚBLICO ALVO
- Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que busquem especialização em gestão de espaços e projetos culturais – privados, públicos ou do terceiro setor.
- Gestores e profissionais de empresas privadas, públicas ou do terceiro setor com atuação na área da cultura.
- Produtores e empreendedores culturais que tenham interesse em desenvolver suas habilidades no campo da gestão.
- Tomadores de decisão em empresas e órgãos que atuem e que patrocinem ações culturais.
- Assessores dos poderes legislativo e executivo das esferas municipal, estadual e federal que queiram especializar-se em questões afetas à cultura.
Coordenação geral:
Profª. Doutoranda Kátia de Marco
Profª. Doutora Maria Ignez Mantovani
Coordenação de conteúdo:
MBA EM GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL – BH
TURMA: I
DOCENTES – INFORMAÇÕES
MÓDULO 1 – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA
- Dimensão Estratégica da Cultura – Profa. Me. Kátia de Marco / Profa. Marta Porto
- Políticas Públicas Para a Cultura – Profa. Me. Fabiola Moulin (Bh)
- Políticas Públicas Para a Cultura – Profa. Dra. Ana Lucia Pardo
- Economia da Cultura e Desenvolvimento – Profa. Dra. Ana Carla Fonseca
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 2 – RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE
- Responsabilidade Social e Sustentabilidade – Prof. Marcio Schiavo
- Impacto Socioterritorial – Prof. Felipe Paes (INHOTIM)
- Empreendedorismo e Inovação – Profa. Me. Liliana Magalhães
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 3 – ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS
- Administração Estratégica de Organizações e Coletivos Culturais – Profa. Yole Mendonça
- Gestão Pública na Cultura – Profa. Maria Helena Cunha
- Gestão de Pessoas e Parcerias – Profa. Martha Mangueira
- Gestão Pública na Cultura (SECRETARIA DE CULTURA NO RIO) – Profa. Me. Rafaela Zanetti
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 4 – GESTÃO FINANCEIRA E FOMENTO
- Gestão Financeira e Fomento – Profa. Me. Francis Miszputen
- Gestão de Patrocínio – Docente a confirmar
- Captação de Recursos e Sustentabilidade – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 5 – GESTÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
- Gestão Do Patrimônio Histórico – Docente a confirmar
- Revitalização do Patrimônio Histórico (Projeto – Pampulha Território De Museus) – Profa. Laura Beatriz Blage
- Turismo Cultural – Docente a confirmar
- Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Local – Docente a confirmar
- Turismo Gastronômico – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 6 – DIREITO NA CULTURA
- Aspectos Jurídicos na Gestão Cultural – Prof. Dr. Cláudio Lins De Vasconcelos
- Direito Autoral Digital – Docente a confirmar
- Direitos Culturais – Prof. Dr. Mário Pragmácio
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 7 – BRANDING E POSICIONAMENTO INSTITUCIONAL
- Branding e Posicionamento Institucional – Docente a confirmar
- Plano de Comunicação Estratégica – Profa. Carol Braga
- Plataformas de Comunicação e Consumo Digital – Docente a confirmar
- Plataformas de Comunicação e Consumo Digital Local – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 8 – DESENVOLVIMENTO DE PÚBLICOS E ENGAJAMENTO
- Desenvolvimento de Públicos e Engajamento – Profa. Me. Yole Mendonça
- Inclusão de Públicos e Mediação – Profa. Me. Janaína Melo
- Análise de Indicadores Culturais – Docente a confirmar
- Associação de Amigos – Docente a confirmar
- Pesquisa “Impactos da Pandemia” – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 9 – CURADORIA E MODELAGEM DE PROJETOS
- Curadoria e Modelagem de Projetos – Profa. Dra. Mariana Várzea
- Plano Comunicação de Projetos – Profa. Suelen Moreira
- Legislação de Incentivo e Editais – Docente a confirmar
- Editais do Município e Estado – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 10 – GESTÃO DE PROJETOS
- Gestão de Projetos – Docente a confirmar
- Estudo de Caso – Gestão e Captação de Projetos – Docente a confirmar
- Prestação de Contas e Contrapartidas – Profa. Me. Sandra Pedroso
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 11 – PRODUÇÃO CULTURAL / ARTES CÊNICAS
- Produção Cultural / Artes Cênicas – Prof. Rômulo Avelar
- Produção em Dança – Docente A Confirmar
- Produção em Circo – Profa. Fernanda Vidigal (Festival De Circo Da Agentz )
- Case – Produção / Cine Horto – Prof. Chico Pelucio
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 12 – PRODUÇÃO CULTURAL / ARTES VISUAIS
- Produção Cultural / Artes Visuais – Profa. Ana Vilela
- Elaboração De Curadorias – Profs. Marconi Drummond
- Produção Expográfica – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 13 – PRODUÇÃO CULTURAL / AUDIOVISUAL
- Produção Cultural / Audiovisual – Docente a confirmar
- Estudo de Caso – Filme Commission – Prof. Me. Gabriel Portela
- Produção em Streaming – Docente a confirmar
- Estudo de Caso – Festival de Cinema – Tiradentes – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 14 – PRODUÇÃO CULTURAL / MUSICA
- Produção Cultural / Música – Profa. Luciana Salles
- Produção de Músicos (Case – Batalha De SLAN) – Docente a confirmar
- Produção de Gravação em Estúdio – Profa. Esp. Daniela Mazzola
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 15 – PRODUÇÃO NA INDUSTRIA CULTURAL
- Produção na Industria Cultural – Docente a confirmar
- Produção em Feira e Festivais – Docente a confirmar
- Tecnologias Para o Entretenimento – Docente a confirmar
- Carnaval Local (Associação dos Blocos Caricatos de Belo Horizonte) – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
Admissão
Pré-requisitos: Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.
Seleção
Análise de currículo.
Matrícula
- Pré-inscrição pelo site da UniBH
Documentos para matrícula:
- Curriculum vitae.
- Original e cópia autenticada do diploma e do histórico do curso de graduação.
- Original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência.
- Duas fotos 3×4
Investimento Total
R$ 20.672,40
Parcelamento
- 12x – R$ 1.378,16
- 18x – R$ 918,77
- 24x – R$ 689,08
Observações
- Desconto de 24% para pagamentos a vista ( R$ 15.711,02);
- Desconto de 20% sob o valor total do curso para empresas parceiras da UniBH
Inscrições abertas
Carga Horária
364 h
Duração
18 meses
Dias e horários
Aulas mensais – sextas e sábado presencial
(09 às 18h)
Aulas semanais – segundas online
(18h30 às 20h30)
Observações
- O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma.
- Algumas disciplinas poderão ser disponibilizadas como curso avulso de extensão.
Profª. Me. Kátia de Marco
Coordenadora geral e acadêmica
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e foi Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental e em Gestão em Museus. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex-diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353
Profª. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
Coordenadora geral e acadêmica
Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa, é Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções institucionais, corporativas e privadas.
Foi Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018, e desde então atua como membro do Conselho do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/MINC. Vice-Presidente e Representante para América Latina do Comitê Internacional de Museus de Cidade do ICOM – CAMOC, entre 2010 e 2016. Integra o SAREC, um dos Comitês Estratégicos do ICOM Internacional.
Recebeu o Prêmio Destaque Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, pela criação do Sistema de Museus do Estado de São Paulo, em 1995, e foi agraciada pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Governo Brasileiro, em 2017.
Curriculum Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1815598892563327
Profª. Me. Yole Mendonça
Coordenadora de Conteúdo
Mestre em Bens Culturais e Proj. Sociais pelo Cpdoc/FGV. Jornalista pela UFRJ, possui MBA em Marketing pela Coppead-UFRJ e MBA Executivo pela FGV. É Coordenadora de Conteúdo e Professora do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes-RJ. Trabalhou no Banco do Brasil, onde foi Executiva na Diretoria de Marketing. Inaugurou o CCBB São Paulo e dirigiu o CCBB Rio. Foi Secretária Executiva da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, segundo cargo na hierarquia do Ministério, e Secretária de Comunicação Integrada, respondendo pela comunicação, patrocínios e eventos presidenciais e pela coordenação com os Ministérios (2008/2012).
Curriculum Lattes:http://lattes.cnpq.br/5512096899136925
Realização:
- Centro Universitário UniBH
- Associação Brasileira de Gestão Cultural
Local das aulas:
- Centro Universitário UniBH
Sejam bem-vindos!
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ABGC
CNPJ : 07.629.312/0001-08
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL
Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040
WhatsApp: (24) 9.9315-1892
[email protected]
Contato
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