APRESENTAÇÃO
A ABGC, pioneira no cenário cultural brasileiro ao lançar o primeiro MBA em Gestão Cultural do país, em 2002, reafirma seu compromisso com a contemporaneidade ao ampliar a capacitação de seu MBA em Gestão Cultural para as atividades de Produção Cultural.
O curso qualifica profissionais para atuar nos mais variados segmentos da cultura em seus múltiplos estágios, desde a modelagem e gestão de projetos e grandes eventos à gestão de instituições públicas, privadas e coletivos colaborativos, sempre com foco na interação sustentável entre cultura, mercado e desenvolvimento socioeconômico.
Para tanto, conta com um time de professores que alia o conhecimento acadêmico à vasta experiência executiva e de produção. Mediante residência profissional em instituição parceira com atuação de referência na atividade fim do curso, o aluno terá uma formação conectada com os desafios cotidianos do mercado cultural in loco, com ênfase no desenvolvimento de habilidades voltadas à resolução de problemas reais.
JUSTIFICATIVA
O mundo contemporâneo fez emergir uma economia que se sustenta, de maneira crescente, através de ativos imateriais, assumindo posição de destaque no conjunto das economias das nações: a economia da cultura.
Mesmo num cenário de crise e transformação mundial e, especialmente, no período pandêmico, essa economia demonstrou vitalidade e resiliência e se transformou numa das ferramentas mais eficazes no combate ao isolamento e na busca pela saúde física e mental do indivíduo e da sociedade. Por todos esses motivos, a economia da cultura se firma como a escolha certa para aqueles que querem trabalhar num ambiente em que inovação, inteligência tecnológica, conectividade e criatividade são as moedas de troca mais valorizadas e exigidas.
Nesse contexto, surge a necessidade de o profissional gestor de instituições, projetos e políticas na cultura inovar na capacidade de planejar, executar, avaliar e garantir a sustentabilidade de suas ações, diante de uma atualidade mundial permeada por sistêmica crise econômica e de mutação de valores.
Diante da complexidade e da transversalidade das múltiplas habilidades e competências requeridas no campo da gestão e da produção cultural, o curso se propõe, ainda, a auxiliar os alunos a ampliar o seu autoconhecimento e a construir um plano de carreira que o permita desenvolver suas potencialidades junto ao mercado de trabalho.
OBJETIVOS
- Formar e reciclar profissionais atuantes nos segmentos culturais.
- Profissionalizar novas gerações de gestores, empreendedores, administradores e produtores culturais.
- Proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, comunicação, marketing, artes e cultura.
- Preparar o profissional para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio do negócio cultural.
- Capacitar a produção e a gestão cultural para o planejamento e a administração de bens e serviços artístico-culturais nos âmbitos público, privado e no terceiro setor;
- Sensibilizar produtores e gestores culturais para a importância das políticas públicas de cultura com vistas à democratização dos bens e serviços culturais, do patrimônio histórico e do turismo.
- Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da cultura.
- Estimular a reflexão analítica do cenário cultural nacional e internacional.
Coordenação:
Profª. Doutoranda Kátia de Marco – http://lattes.cnpq.br/0112699814996353
Profª. Mestre Yole Mendonça – http://lattes.cnpq.br/5512096899136925
MBA EM GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL – 360h
5 módulos
Aulas híbridas, workshops e visitas técnicas.
Módulo I – Cultura, Economia Criativa e Sustentabilidade – 68h
Webinar: 2h
- Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas – Profa. Me. Katia de Marco – 8h
- Economia Criativa e Modelos de Negócio Cultural – Profa. Dra. Ana Carla Fonseca – 8h
- Políticas Culturais, Democracia e Inclusão – Profa. Dra. Lia Calabre (8h)
- Impacto das Políticas Públicas no Setor Cultural – Profa. Dra. Ana Lúcia Pardo – (8 h)
- Gestão e Revitalização do Patrimônio – Prof. Dr. Mário Pragmácio – 8h
- Turismo Cultural e Cidades Inteligentes – Profa. Dra. Heliana Marinho e Profa. Dra. Fabienne Schiavo – 8h
- Empreendedorismo Cultural e Startups Criativas – Profa. Me. Liliana Magalhães – 8h
- Diversidade e Protagonismo Identitário na Cultura – Profa. Esp. Thainá Trindade – 8h
Workshop –
Visita Técnica –
Módulo II – Gestão, Financiamento e Governança em Instituições Culturais – 84h
Webinar: 2h
- Planejamento Estratégico e Novos Modelos de Gestão– Profa. Me. Yole Mendonça – 12h
- ESG – Impacto Social e Agenda 2030 em Instituições Culturais – Prof. Dr. Márcio Schiavo – 12h
- Gestão Financeira e Planejamento Anual – Profa. Me. Francis Mizputen – 12h
- Captação de Recursos, Parcerias e Monetização – Profa. Esp.. Renata Salles – 12h
- Gestão de Pessoas e Trabalho Colaborativo em Cultura – Prof. Esp. Sueli Voltarelli – 8h
- Modelos de Negócios e Inteligência digital – Prof. Esp. Leonardo José dos Santos -8h
- Parâmetros Normativos na Gestão Pública em Cultura – Profa. Me. Rafaela Zanete – 8h
- Segurança Jurídica e Regulação no Setor Cultural – Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcellos – 8h
Workshop –
Visita Técnica –
Módulo III – Comunicação, Tecnologia e Engajamento de Públicos – 60h
Webinar: 2h
- Branding Cultural e Posicionamento de Marcas Criativas – Docente à definir – 8h
- Comunicação e Estratégias de Mídia Digital – Profa. Dra. Claudia Saldanha – 8h
- Big Data, Inteligência Artificial e Indicadores Culturais – Profa. Me Daniele Dantas e Prof. Me. João Leiva – 12h
- Gestão de Públicos – Ampliação e Engajamento – Profa. Me. Yole Mendonça – 8h
- Comunicação de Conteúdos e Inovação em Redes Digitais – Prof. Esp. Eduardo Carvalho – 8h
- Acessibilidade Cultural – Profa. Me. Rafaela Zanete – 8h
Workshop –
Visita Técnica –
Módulo IV – Produção Cultural, Eventos e Entretenimento – 78 h
Webinar: 2h
- Produção de Grandes Eventos e Espetáculos – Prof. Dr. Fábio Krykhtine – 12h
- Produção Audiovisual e Plataformas Digitais – Profa. Me. Angelisa Stein – 8h
- Produção em Artes Visuais e Tecnologia Expográfica – Profa. Me. Stella Paiva e Prof. Me. Eduardo Carvalho – 12h
- Produção em Artes Cênicas e Gestão de Carreiras – Docente a Definir– 12h
- Produção Musical e Indústria Fonográfica – Profa. Esp. Daniela Mazzola e Profa. Me. Priscila Dau – 12h
- Produção em Carnaval e Culturas Populares – Prof. Dr. Milton Cunha – 8h
- Gestão e Produção de Festivais e Feiras – Prof. Esp. Matheus Simões e Prof. Esp. Rafhael Ramirez – 12h
Workshop – 2h
Visita Técnica – 2h
Módulo V – Gestão de Projetos Culturais e Sustentabilidade – 72h
- Curadoria, Design de Experiência e Criação de Projetos – Profa. Dra. Mariana Várzea – 8h
- Formatação e Inovação na Apresentação de Projetos – Profa. Me. Luciana Adão – 12h
- Gestão de Projetos Culturais – Sustentabilidade e Impacto Social – Prof. Esp. Pablo Castellar – 12h
- Mídias Sociais e Estratégias Digitais para Projetos Culturais – Prof. Esp. Daniel Morena – 8h
- Leis de Incentivo à Cultura – Profa. Me. Sandra Pedroso e Profa. Esp. Izabel Tinoco– 12h
- Editais de Fomento à Projetos Culturais – docente à definir 8 h
- Prestação de Contas e Compliance na Cultura – Prof. Me. Marco Antônio Junqueira – 8h
Workshop – Fatores críticos para o sucesso de um projeto cultural
Workshop –
Visita Técnica –
Admissão
Pré-requisitos: Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.
Seleção
Análise de currículo.
Etapas para a matrícula
- Pré-inscrição pelo site;
- Entrevista online;
- Preenchimento do formulário “Matrícula Online”;
- Assinatura do contrato digital;
- Envio da documentação para o e-mail institucional.
Documentos para matrícula:
- Comprovantes de pagamento da taxa de matrícula e 1ªparcela;
- Contrato assinado digitalmente;
- Curriculum vitae (pdf);
- Cópia autenticada digital do diploma e do histórico do curso de graduação (pdf – boa resolução);
- Cópia do RG, CPF e do comprovante de residência (pdf – boa resolução);
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento (pdf – boa resolução);
- Foto 3×4.
Opção Presencial | Opção Online |
Investimento total | Investimento total |
R$ 20.511,00 | R$ 12.180,00 |
Taxa de Matrícula | Taxa de Matrícula |
R$ 330,00 | R$ 330,00 |
Opções de Parcelamento | Opções de Parcelamento |
1+14 – R$1.367,40
1+20 – R$976,00 1+26 – R$759,70 |
1+14 – R$812,00
1+20 – R$580,00 1+26 – R$451,11 |
Observações (descontos não cumulativos):
- Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista (via pix);
- Desconto de 10% para clientes Banco do Brasil no pagamento com Ourocard;
- Desconto de 15% para funcionários Banco do Brasil no pagamento com Ourocard
Inscrições abertas
Início – Março/Abril 2025
Carga Horária
360 h
Duração
18 meses
Dias e Horários
- Sábados quinzenais (aulas presenciais/híbridas) – 09:30 às 13:30
- Terças e quintas (aulas online) – 18:30 às 21:30
Observações
- O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma.
- As disciplinas poderão ser disponibilizadas como curso avulso de extensão.
- O curso será híbrido, com aulas presenciais no CCBB Rio e online via zoom.
Contato
Inscrições abertas de 08/04/2025 até 16/05/2025
Acesse o Edital Social clicando no link abaixo:
Edital Social MBA em Gestão e Produção Cultural Rio – Turma XVI
Prof. Esp. Sueli Voltarelli
Prof. Esp. Leonardo José dos Santos
Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcellos
Profa. Me Daniele Dantas
Profa. Me. Priscila Dau
Profa. Me. Luciana Adão
Prof. Me. Marco Antônio Junqueira
Profª. Me. Kátia de Marco
Coordenadora acadêmica
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Artista e curadora independente, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e do Conselho Nacional de Museus – ICOM. Atuou como Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação Intersaberes conveniado com a Universidade Candido Mendes e com o Centro Universitário UNIMAIS, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental, em Gestão em Museus e em Gestão e Inovação em Instituições Culturais.
Foi gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex- iretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ. É membro no Programa Internacional The Reality Climate Project.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353
Profª. Me. Yole Mendonça
Coordenadora de Conteúdo
Mestre em Bens Culturais e Proj. Sociais pelo Cpdoc/FGV. Jornalista pela UFRJ, possui MBA em Marketing pela Coppead-UFRJ e MBA Executivo pela FGV. É Coordenadora de Conteúdo e Professora do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes-RJ. Trabalhou no Banco do Brasil, onde foi Executiva na Diretoria de Marketing. Inaugurou o CCBB São Paulo e dirigiu o CCBB Rio. Foi Secretária Executiva da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, segundo cargo na hierarquia do Ministério, e Secretária de Comunicação Integrada, respondendo pela comunicação, patrocínios e eventos presidenciais e pela coordenação com os Ministérios (2008/2012) Atualmente Diretora do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio.
Curriculum Lattes:http://lattes.cnpq.br/5512096899136925
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ABGC
CNPJ : 07.629.312/0001-08
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL
Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040
WhatsApp: (24) 9.9315-1892
[email protected]
Contato
Atualidades
- 📣 Nota Oficial: Atualização do número da Comunicação ABGCabril 11, 2025 - 12:03