APRESENTAÇÃO
Esse curso é parte do PROGRAMA INTERSABERES, metodologia criada e desenvolvida pela ABGC, que une os fundamentos teóricos com experiências práticas, facilitando o convívio dos participantes nos ambientes em que as inovações socioambientais e de sustentabilidade são geradas e implementadas.
OBJETIVOS
- Contribuir com a formação e atualização de profissionais que atuam ou pretendem atuar nas áreas de gestão socioambiental e sustentabilidade, tanto nos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal), quanto no setor empresarial e nas organizações sociais;
- Proporcionar aos participantes uma visão integrada e interdisciplinar das questões relacionadas Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS);
- Suprir a carência de empresas quanto a ausência de pessoal especializado em gestão socioambiental;
- Reciclar profissionais das áreas de relacionamento comunitário, comunicação institucional e SMS (Segurança Meio Ambiente e Saúde) nas temáticas abrangidas pelo curso;
- Atualizar os profissionais quanto à legislação nacional e compromissos internacionais que envolvem a gestão pública e privada nas áreas sociais, econômicas, ambientais e culturais, com vistas a alcançar as metas do desenvolvimento sustentável;
- Incorporar novas técnicas e ferramentas de comunicação, aos processos de elaboração, implementação, gestão, monitoramento e avaliação de programas e projetos sociais e ambientais;
- Sensibilizar gestores públicos e empresariais, da importância de incorporar políticas e estratégias socioambientais, de curto, médio e longo prazo, às atividades realizadas sob suas responsabilidades.
PÚBLICO ALVO:
- Dirigidos a profissionais graduados (nível superior), independente da área de formação, que ATUAM ou PRETENDAM ATUAR nas áreas socioambientais e de sustentabilidade, em suas dimensões econômicas, sociais, ambientais e culturais.
- Gestores públicos e assessores dos poderes executivo, legislativo e judiciário;
- Executivos de empresas e corporações das áreas ambiental, social, SMS (Segurança, Meio Ambiente, Saúde), comunicação, relacionamento comunitário, compliance e segurança;
- Profissionais do Terceiro Setor, gestores e executivos de programas e projetos socioambientais, defensores de causa ambientais e de sustentabilidade. Preferencialmente a turma será composta por profissionais dos três setores (governo, empresas e organizações sociais).
- O curso confere titulação oficial de “ESPECIALISTA EM SUSTENTABILIDADE E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL”, proporcionando ao participante que concluir com sucesso o MBA, o reconhecimento legal aplicável.
Coordenação geral:
Profª. Doutoranda Kátia de Marco
Coordenação geral:
Profª. Doutora Maria Ignez Mantovani
Coordenação de conteúdo:
MBA EM GESTÃO SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE / ESG – BH
TURMA: I
DOCENTES – INFORMAÇÕES
MÓDULO 1 – A SUSTENTABILIDADE COMO IMPERATIVO DA ATUALIDADE
- A Sustentabilidade como imperativo da atualidade I – Docente a confirmar
- Apresentação de Cases sobre sustentabilidade – Docente a confirmar
- Sustentabilidade e Geopolítica – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 2 – FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável I – Docente a confirmar
- Apresentação de cases sobre ODS – Docente a confirmar
- Sustentabilidade dos Ecossistemas – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 3 – COMPLIANCE, GOVERNANÇA PÚBLICA E PRIVADA: COMPROMISSOS COM OS STAKEHOLDERS
- Compliance, Governança Pública e Privada: Compromissos com Stakeholders I – Docente a confirmar
- Apresentação e discussão de cases sobre Integridade Corporativa – Docente a confirmar
- Cidades Inteligentes e Sustentáveis – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 4 – NOVAS ECONOMIAS: NOVOS PARADIGMAS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
- Novas Economias: novos paradigmas e inovações tecnológicas I e II – Docente a confirmar
- Apresentação e discussão de cases – Docente a confirmar
- Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos e Economia Circular I, II e III – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 5 – AQUECIMENTO GLOBAL E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
- Aquecimento Global e Transição Energética I – Docente a confirmar
- Apresentação de Cases sobre Aquecimento Global – Docente a confirmar
- Impacto das Mudanças Climáticas na Sociedade e nos Negócios – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 6 – TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DO MERCADO DE CARBONO
- Tendências e perspectivas no Mercado de Carbono – Docente a confirmar
- Apresentação e discussão de cases sobre mercado de carbono – Docente a confirmar
- Preservação e restauração florestal – Docente a confirmar
- Mercado Financeiro – ESG – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 7 – LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E PROCESSO DE LICENCIAMENTO
- Legislação Socioambiental e Processos de Licenciamento I – Docente a confirmar
- Apresentação e Discussão de cases sobre processo de licenciamento – Docente a confirmar
- Sistema de Gestão Ambiental – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 8 – ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE EIA/RIMA
- “Elaboração e Análise do EIA | RIMA I” – Docente a confirmar
- “Apresentação e discussão de EIA | RIMA” – Docente a confirmar
- Participação da Sociedade na formulação de políticas para sustentáveis – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 9 – ESTRATÉGIA EMPRESARIAL COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE
- Estratégia Empresarial com foco em sustentabilidade I – Docente a confirmar
- Apresentação de Discussão de cases sobre ODS nas empresas (Painel – Desafios contemporâneos – Diversidade / Sustentabilidade interna) – Docente a confirmar
- Sustentabilidade como valor – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 10 – RELATÓRIOS SÓCIOAMBIENTAIS E DE SUSTENTABILIDADE
- Relatórios Socioambientais e de Sustentabilidade I – Docente a confirmar
- Apresentação e discussão sobre relatórios de sustentabilidade- Docente a confirmar
- Estratégias de relacionamento com Stakeholders – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 11 – DIMENSÕES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
- Dimensões da Responsabilidade Social Corporativa I e II – Docente a confirmar
- Apresentação e discussão de cases sobre RS – Docente a confirmar
- Consumo Consciente e Sustentabilidade – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 12 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS
- Captação de Recursos para Projetos Socioeconômicos, Ambientais, Culturais I – Docente a confirmar
- Apresentação e discussão de cases de patrocinadores e patrocinados – Docente a confirmar
- “Negócio Social: Setor 2 1/2” – Docente a confirmar
- Ações complementares sobre projetos apoiados – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 13 – MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE
- Monitoramento e Avaliação de Projetos de Sustentabilidade I – Docente a confirmar
- Apresentação e discussão de cases sobre avaliação de impacto – Docente a confirmar
- Inventário de emissão de gases de efeito estufa (GEE) – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 14 – EMPREENDEDORISMO SOCIOAMBIENTAL E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
- Empreendedorismo Socioambiental e Negócios Sustentáveis I – Docente a confirmar
- Apresentação e discussão de cases sobre Empreendedorismo Social – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
MÓDULO 15 – O PAPEL DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO
- O papel da educação e da comunicação no desenvolvimento humano I – Docente a confirmar
- Apresentação e discussão de cases sobre IEC – Docente a confirmar
- Gestão sustentável da água e saneamento básico – Docente a confirmar
VISITA TÉCNICA
Admissão
Pré-requisitos: Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.
Matrícula
- Pré-inscrição pelo site da UniBH – https://www.unibh.br/inscreva/10095
Documentos para matrícula:
- Curriculum vitae.
- Original e cópia autenticada do diploma e do histórico do curso de graduação.
- Original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência.
- Duas fotos 3×4
Investimento Total
R$ 20.672,40
Parcelamento
- 12x – R$ 1.378,16
- 18x – R$ 918,77
- 24x – R$ 689,08
Observações
- Desconto de 24% para pagamentos a vista ( R$ 15.711,02);
- Desconto de 20% sob o valor total do curso para empresas parceiras da UniBH
Inscrições abertas
Carga Horária
370 h
Duração
18 meses
Dias e horários
Aulas mensais – sextas e sábado presencial
(09 às 18h)
Aulas semanais – segundas online
(18h30 às 20h30)
Observações
- O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma.
- Algumas disciplinas poderão ser disponibilizadas como curso avulso de extensão.
Profª. Me. Kátia de Marco
Coordenadora geral e acadêmica
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e foi Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental e em Gestão em Museus. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex-diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353
Profª. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
Coordenadora geral e acadêmica
Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa, é Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções institucionais, corporativas e privadas.
Foi Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018, e desde então atua como membro do Conselho do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/MINC. Vice-Presidente e Representante para América Latina do Comitê Internacional de Museus de Cidade do ICOM – CAMOC, entre 2010 e 2016. Integra o SAREC, um dos Comitês Estratégicos do ICOM Internacional.
Recebeu o Prêmio Destaque Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, pela criação do Sistema de Museus do Estado de São Paulo, em 1995, e foi agraciada pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Governo Brasileiro, em 2017.
Curriculum Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1815598892563327
Prof. Dr. Marcio Schiavo
Coordenador de Conteúdo
Professor-Doutor LD em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho, especialista em Comunicação para o Desenvolvimento pelo CIACOP/UNESCO e formado em Comunicação Social pela UFF. Dedica-se ao campo da comunicação para o desenvolvimento humano sustentável, enfatizando o emprego das técnicas e métodos do marketing social e cultural. Possui mais de 30 anos de experiência nacional e internacional em programas sociais, sobretudo nos campos da promoção dos Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Relacionamento Comunitário, Gerenciamento e Prevenção de Conflitos e Gestão Sociocultural. Sua experiência profissional abrange as áreas de criação, planejamento e coordenação de projetos sociais; informação, educação e comunicação; gestão estratégica, supervisão e avaliação de projetos. É diretor-presidente da Comunicarte Agência de Responsabilidade Social, membro da Comissão de Responsabilidade Social do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e Diretor-Presidente no Brasil do Population Media Center.
Curriculum Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4618934180809508
Realização:
- Centro Universitário UniBH
- Associação Brasileira de Gestão Cultural
Local das aulas:
- Centro Universitário UniBH
Sejam bem-vindos!
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ABGC
CNPJ : 07.629.312/0001-08
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL
Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040
WhatsApp: (24) 9.9315-1892
[email protected]
Contato
Atualidades
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- Módulo de Extensão – Gestão Pública – Normativas e Governançanovembro 4, 2024 - 18:38