• Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • ABGC Flix
  • PORTAL DO ALUNO
  • ASSOCIE-SE
  • SECRETARIA ONLINE
WhatsApp: (21) 9.9200-4566
ABGC
  • ABGC
    • O que fazemos
    • Quem somos
    • Sobre nós
    • Nossos posicionamentos
    • Nossos parceiros
  • Intersaberes
  • Cursos
    • MBA em Gestão de Museus e Inovação 2024
    • RedList e o tráfico ilícito de bens culturais
    • MBA em Gestão e Produção Cultural – RJ
    • MBA em Gestão de Museus – RJ
    • MBA em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental – RJ
    • Gestão e Inovação em Instituições Culturais (parte 2)
    • Gestão e Inovação em Instituições Culturais (parte 1)
    • Imersão ABGC – Workshop
    • Cursos de Extensão
  • Pesquisa
    • Linhas de pesquisa
    • Cadastro de trabalhos de conclusão
    • Mapeamento nacional
    • Palestras
    • Publicações
  • Pesquisa
  • Menu Menu
Apresentação

APRESENTAÇÃO

Esse curso é parte do PROGRAMA INTERSABERES, metodologia criada e desenvolvida pela ABGC, que une os fundamentos teóricos com experiências práticas, facilitando o convívio dos participantes nos ambientes em que as inovações socioambientais e de sustentabilidade são geradas e implementadas.

OBJETIVOS

  • Contribuir com a formação e atualização de profissionais que atuam ou pretendem atuar nas áreas de gestão socioambiental e sustentabilidade, tanto nos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal), quanto no setor empresarial e nas organizações sociais;
  • Proporcionar aos participantes uma visão integrada e interdisciplinar das questões relacionadas Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • Suprir a carência de empresas quanto a ausência de pessoal especializado em gestão socioambiental;
  • Reciclar profissionais das áreas de relacionamento comunitário, comunicação institucional e SMS (Segurança Meio Ambiente e Saúde) nas temáticas abrangidas pelo curso;
  • Atualizar os profissionais quanto à legislação nacional e compromissos internacionais que envolvem a gestão pública e privada nas áreas sociais, econômicas, ambientais e culturais, com vistas a alcançar as metas do desenvolvimento sustentável;
  • Incorporar novas técnicas e ferramentas de comunicação, aos processos de elaboração, implementação, gestão, monitoramento e avaliação de programas e projetos sociais e ambientais;
  • Sensibilizar gestores públicos e empresariais, da importância de incorporar políticas e estratégias socioambientais, de curto, médio e longo prazo, às atividades realizadas sob suas responsabilidades.

PÚBLICO ALVO:

  • Dirigidos a profissionais graduados (nível superior), independente da área de formação, que ATUAM ou PRETENDAM ATUAR nas áreas socioambientais e de sustentabilidade, em suas dimensões econômicas, sociais, ambientais e culturais.
  • Gestores públicos e assessores dos poderes executivo, legislativo e judiciário;
  • Executivos de empresas e corporações das áreas ambiental, social, SMS (Segurança, Meio Ambiente, Saúde), comunicação, relacionamento comunitário, compliance e segurança;
  • Profissionais do Terceiro Setor, gestores e executivos de programas e projetos socioambientais, defensores de causa ambientais e de sustentabilidade. Preferencialmente a turma será composta por profissionais dos três setores (governo, empresas e organizações sociais).
  • O curso confere titulação oficial de “ESPECIALISTA EM SUSTENTABILIDADE E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL”, proporcionando ao participante que concluir com sucesso o MBA, o reconhecimento legal aplicável.

Coordenação geral:

Profª. Doutoranda Kátia de Marco

Coordenação geral:

Profª. Doutora Maria Ignez Mantovani

Coordenação de conteúdo:

Prof. Dr. Márcio Schiavo

Matriz Curricular

MBA EM GESTÃO SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE / ESG – BH

TURMA: I

 

DOCENTES – INFORMAÇÕES

MÓDULO 1 – A SUSTENTABILIDADE COMO IMPERATIVO DA ATUALIDADE

  • A Sustentabilidade como imperativo da atualidade I – Docente a confirmar
  • Apresentação de Cases sobre sustentabilidade – Docente a confirmar
  • Sustentabilidade e Geopolítica – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 2 – FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

  • Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável I – Docente a confirmar
  • Apresentação de cases sobre ODS – Docente a confirmar
  • Sustentabilidade dos Ecossistemas – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 3 – COMPLIANCE, GOVERNANÇA PÚBLICA E PRIVADA: COMPROMISSOS COM OS STAKEHOLDERS

  • Compliance, Governança Pública e Privada: Compromissos com Stakeholders I – Docente a confirmar
  • Apresentação e discussão de cases sobre Integridade Corporativa – Docente a confirmar
  • Cidades Inteligentes e Sustentáveis – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 4 – NOVAS ECONOMIAS: NOVOS PARADIGMAS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

  • Novas Economias: novos paradigmas e inovações tecnológicas I e II – Docente a confirmar
  • Apresentação e discussão de cases – Docente a confirmar
  • Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos e Economia Circular I, II e III – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 5 – AQUECIMENTO GLOBAL E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

  • Aquecimento Global e Transição Energética I – Docente a confirmar
  • Apresentação de Cases sobre Aquecimento Global – Docente a confirmar
  • Impacto das Mudanças Climáticas na Sociedade e nos Negócios – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 6 – TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DO MERCADO DE CARBONO

  • Tendências e perspectivas no Mercado de Carbono – Docente a confirmar
  • Apresentação e discussão de cases sobre mercado de carbono – Docente a confirmar
  • Preservação e restauração florestal – Docente a confirmar
  • Mercado Financeiro – ESG – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 7 – LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E PROCESSO DE LICENCIAMENTO

  • Legislação Socioambiental e Processos de Licenciamento I – Docente a confirmar
  • Apresentação e Discussão de cases sobre processo de licenciamento – Docente a confirmar
  • Sistema de Gestão Ambiental – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 8 – ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE EIA/RIMA

  • “Elaboração e Análise do EIA | RIMA I” – Docente a confirmar
  • “Apresentação e discussão de EIA | RIMA” – Docente a confirmar
  • Participação da Sociedade na formulação de políticas para sustentáveis – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 9 – ESTRATÉGIA EMPRESARIAL COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE

  • Estratégia Empresarial com foco em sustentabilidade I – Docente a confirmar
  • Apresentação de Discussão de cases sobre ODS nas empresas (Painel – Desafios contemporâneos – Diversidade / Sustentabilidade interna) – Docente a confirmar
  • Sustentabilidade como valor – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 10 – RELATÓRIOS SÓCIOAMBIENTAIS E DE SUSTENTABILIDADE

  • Relatórios Socioambientais e de Sustentabilidade I – Docente a confirmar
  • Apresentação e discussão sobre relatórios de sustentabilidade- Docente a confirmar
  • Estratégias de relacionamento com Stakeholders – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 11 – DIMENSÕES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

  • Dimensões da Responsabilidade Social Corporativa I e II – Docente a confirmar
  • Apresentação e discussão de cases sobre RS – Docente a confirmar
  • Consumo Consciente e Sustentabilidade – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 12 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS

  • Captação de Recursos para Projetos Socioeconômicos, Ambientais, Culturais I – Docente a confirmar
  • Apresentação e discussão de cases de patrocinadores e patrocinados – Docente a confirmar
  • “Negócio Social: Setor 2 1/2” – Docente a confirmar
  • Ações complementares sobre projetos apoiados – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 13 – MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE

  • Monitoramento e Avaliação de Projetos de Sustentabilidade I – Docente a confirmar
  • Apresentação e discussão de cases sobre avaliação de impacto – Docente a confirmar
  • Inventário de emissão de gases de efeito estufa (GEE) – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 14 – EMPREENDEDORISMO SOCIOAMBIENTAL E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

  • Empreendedorismo Socioambiental e Negócios Sustentáveis I – Docente a confirmar
  • Apresentação e discussão de cases sobre Empreendedorismo Social – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

MÓDULO 15 – O PAPEL DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

  • O papel da educação e da comunicação no desenvolvimento humano I – Docente a confirmar
  • Apresentação e discussão de cases sobre IEC – Docente a confirmar
  • Gestão sustentável da água e saneamento básico – Docente a confirmar

VISITA TÉCNICA

Admissão

Admissão

Pré-requisitos: Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.

Matrícula

  • Pré-inscrição pelo site da UniBH – https://www.unibh.br/inscreva/10095

Documentos para matrícula:

  • Curriculum vitae.
  • Original e cópia autenticada do diploma e do histórico do curso de graduação.
  • Original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência.
  • Duas fotos 3×4
Investimento

Investimento Total

R$ 20.672,40

Parcelamento

  • 12x – R$ 1.378,16
  • 18x – R$ 918,77
  • 24x – R$ 689,08

Observações

  • Desconto de 24% para pagamentos a vista ( R$ 15.711,02);
  • Desconto de 20% sob o valor total do curso para empresas parceiras da UniBH
Datas e Horários

Inscrições abertas

Carga Horária

370 h

Duração

18 meses

Dias e horários

Aulas mensais – sextas e sábado presencial
(09 às 18h)
Aulas semanais – segundas online
(18h30 às 20h30)

Observações
  • O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma.
  • Algumas disciplinas poderão ser disponibilizadas como curso avulso de extensão.
Coordenação

Profª. Me. Kátia de Marco

Coordenadora geral e acadêmica

Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e foi Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.

Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental e em Gestão em Museus. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex-diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353



Profª. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco

Coordenadora geral e acadêmica

Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa, é Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções institucionais, corporativas e privadas.

Foi Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018, e desde então atua como membro do Conselho do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/MINC. Vice-Presidente e Representante para América Latina do Comitê Internacional de Museus de Cidade do ICOM – CAMOC, entre 2010 e 2016. Integra o SAREC, um dos Comitês Estratégicos do ICOM Internacional.

Recebeu o Prêmio Destaque Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, pela criação do Sistema de Museus do Estado de São Paulo, em 1995, e foi agraciada pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Governo Brasileiro, em 2017.

Curriculum Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1815598892563327



Prof. Dr. Marcio Schiavo

Coordenador de Conteúdo

Professor-Doutor LD em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho, especialista em Comunicação para o Desenvolvimento pelo CIACOP/UNESCO e formado em Comunicação Social pela UFF. Dedica-se ao campo da comunicação para o desenvolvimento humano sustentável, enfatizando o emprego das técnicas e métodos do marketing social e cultural. Possui mais de 30 anos de experiência nacional e internacional em programas sociais, sobretudo nos campos da promoção dos Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Relacionamento Comunitário, Gerenciamento e Prevenção de Conflitos e Gestão Sociocultural. Sua experiência profissional abrange as áreas de criação, planejamento e coordenação de projetos sociais; informação, educação e comunicação; gestão estratégica, supervisão e avaliação de projetos. É diretor-presidente da Comunicarte Agência de Responsabilidade Social, membro da Comissão de Responsabilidade Social do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e Diretor-Presidente no Brasil do Population Media Center.

Curriculum Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4618934180809508

 



Local

Realização:

  • Centro Universitário UniBH
  • Associação Brasileira de Gestão Cultural

Local das aulas:

  • Centro Universitário UniBH

Pré-Inscrição

https://www.unibh.br/inscreva/10095

Secretaria online

Sejam bem-vindos!

A secretaria online é um canal de comunicação entre alunos, professores, associados e interessados em fazer requerimentos de demandas, serviços e informações de nossas atividades.

    Resumo para impressão

    Visualizar                                Imprimir

    ABGC

    CNPJ : 07.629.312/0001-08
    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL

    Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040

    WhatsApp: (21) 9.9200-4566
    [email protected]

    • facebook
    • instagram
    • youtube
    • whatsapp

    Contato

      Atualidades

      • Módulo 11 do MBA em Museus e Inovação: inscreva-se e participe do webinar gratuito de aberturamaio 7, 2025 - 09:00
      • Servidores da Cultura fazem manifestação no Rio por plano de carreirasmaio 7, 2025 - 08:43
      • Museu Antonio Parreiras, em Niterói, terá ateliê restaurado com investimento de R$ 5 milhõesmaio 7, 2025 - 08:35
      • Sancionada lei que torna permanente política de fomento à culturamaio 7, 2025 - 08:25

      Ver todas as atualidades

      © Copyright - ABGC | Desenvolvido por RF Digital | Hospedado por HOSTWP
      • Facebook
      • Instagram
      • Youtube
      Scroll to top