Museu da Imagem e do Som celebra os 100 anos do rádio com exposição gratuita

Via: O Dia

Mostra ficará em cartaz até 4 de novembro

Imagem apresentada na exposição Pelas Ondas do Rádio
Divulgação/MIS

 

Rio – O Museu da Imagem e do Som (MIS), na Lapa, receberá a exposição gratuita “Pelas Ondas do Rádio” a partir desta quinta-feira (22). A mostra celebra os 100 anos da primeira transmissão oficial de rádio no Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1922, na Feira do Centenário de Independência do Brasil.
A exposição, que também pode ser conferida no site da instituição, utiliza o acervo do próprio museu, com fotos, áudios e vídeos que exploram a história do rádio brasileiro. Ela é divida em quatro fases: implantação (1915 – 1940), difusão (1932–1970), segmentação (1955-2005) e convergência (1995-atualidade).
Continua após a publicidade
Julia Baker, curadora da exibição, revela que o acervo do MIS permitiu ilustrar a história com imagens dos bastidores das rádios, incluindo os locutores e os atores e atrizes das radionovelas. “Foi construída uma linha do tempo mostrando os espaços conquistados pelo rádio, seja nas transmissões de conflitos, como a Revolução Constitucionalista de 32, ou de entretenimento, com programas de calouros e as partidas de futebol”, acrescenta.