Os detalhes do novo e aguardado espaço da Pinacoteca de São Paulo

Fonte:VEJA

Instituição abre complexo da Pina Contemporânea no dia 4, com duas exposições inéditas e espaço aberto ao público.

Por Amanda Capuano Atualizado em 24 fev 2023, 19h31 – Publicado em 26 fev 2023, 11h00

 

No próximo sábado, 4 de março, a Pinacoteca de São Paulo inaugura o seu novo complexo, a Pinacoteca Contemporânea — espaço aguardado por frequentadores do centro cultural. Com a expansão, a instituição se torna um dos maiores museus de arte da América Latina, com capacidade para receber até 1 milhão de visitantes por ano. VEJA visitou as novas instalações, que ainda passam pelas reformas finais antes da abertura ao público.

Localizado na movimentada Avenida Tiradentes, entre a Pinacoteca da Luz e da Estação, o prédio se destaca pelo estilo moderno, que deve funcionar em um esquema misto de museu e centro cultural. O local abriga duas galerias que receberão exposições temporárias, uma biblioteca, bicicletário, lojas, cafeteria, ateliês para atividades educativas e arquibancadas para receber os visitantes em uma espécie de praça aberta. A ideia é que as exposições sejam pagas, mas que a área comum seja aberta ao público — e, futuramente, seja integrada ao parque e à Pinacoteca da Luz.

Na arquitetura da nova instalação, destaca-se a presença massiva do vidro, trazendo um efeito de integração a todo o ambiente. Do mezanino, é possível observar o parque da Luz e o edifício original da Pinacoteca, cujo estilo clássico contrasta com a nova construção de concreto frio. “O novo espaço complementa os outros dois edifícios da Pinacoteca através de uma arquitetura permeável e acolhedora, e reflete o espírito de integração social presente em todos os programas desenvolvidos pelo museu, favorecendo a experimentação da arte contemporânea”, explica o diretor-geral da Pinacoteca, Jochen Volz.

 

Confira todos as imagens da Galeria :

https://veja.abril.com.br/cultura/os-detalhes-do-novo-e-aguardado-espaco-da-pinacoteca-de-sao-paulo/