Projeto leva sustentabilidade para as praias do RJ

Fonte: Diario do Porto

Projetos como o Praia Circular, parceria entre Riotur, União Europeia e Orla Rio, estimulam redução do consumo de plástico

Primeira ação do Praia Circular é máquina de água em Copacabana (foto: Alexandre Macieira)

 

De olho no futuro, a cidade do Rio de Janeiro investe em sustentabilidade e economia circular com o recém-instalado programa Praia Circular. O projeto, que vai contribuir para a redução do consumo de plástico na orla carioca, foi inaugurado nesta terça-feira, dia 7, na Praia da Copacabana.

O projeto implementado pela União Europeia em parceria com a Riotur e a Orla Rio, permite que cariocas e turistas consumam água potável de qualidade com baixo custo e evitem o descarte inadequado de plástico. O resultado é o aumento na circulação de materiais recicláveis e da preservação da natureza.

Redução no consumo de plásticos

O Praia Circular vai estimular a adoção de boas práticas e novos modelos de negócios que tenham como base a redução do consumo, substituição de plásticos e ampliação da reciclagem. O projeto dá sequência a um processo iniciado em 2022, por meio do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP) na União Europeia, que identificou desafios das cidades em relação à produção, consumo e gestão dos plásticos.

A Riotur ficará responsável pela coordenação das ações em toda a rede de empresas privadas do entorno – hotéis, restaurantes, quiosques e barracas, além de prestadores de serviços, como instrutores esportivos. Já o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio e da startup Polen, vai entrar como parceiro nas ações.

 

Vice-presidente da Riotur, Andrea Feio explica que o projeto piloto vai contemplar um trecho de praia, que pode ser estendido por toda orla da carioca. “Já existe um chamado global em todos os segmentos pelo desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. O turismo na nossa cidade não poderia ficar de fora”.

Recicla Orla

Recicla Orla é um projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. Criado em 2019, o projeto opera pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Dessa forma, tanto os frequentadores da praia, quanto os quiosques da orla e até mesmo os moradores da região dispõem de uma alternativa sustentável para descarte de seus resíduos. Todo material coletado é reciclado e volta para o ciclo de produção. Desde o início do projeto, já foram recicladas mais de 1763 toneladas de materiais, como plásticos, papéis, vidros e metais. Atualmente, há pontos em todos os quiosques do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon, todos feitos com madeira plástica reciclada.

lixo na Praia de Botafogo
Lixo vindo do mar coletado na areia da Praia de Botafogo. (foto: Agência Brasil / Fernando Frazão)

Ações conjuntas

Também nesta semana foi sancionado pelo Governador Cláudio Castro o Programa Praias Limpas, com o objetivo de integrar instituições públicas e privadas na conservação das praias fluminenses.

O programa terá ações para melhorar o ambiente urbano, como limpeza de rios e córregos, coleta de lixo, manutenção de ruas e praias, e realocação de moradias precárias. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) será responsável por coordenar o programa, e vai trabalhar com empresas de saneamento e parceiros públicos e privados para implementar as melhorias necessárias.