‘Semana da Consciência Negra’: Cultura negra é celebrada no Espaço Expressa

Fonte: Prefeitura de Jundiaí

Durante todo o dia de sábado (19), o Espaço Expressa foi palco de atividades em celebração à cultura negra. Entre contação de histórias, brincadeiras lúdicas para as crianças e rodas de samba, a população teve a oportunidade de aprender e se divertir. A ação foi promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), com base nos editais CulturaMais e Cultura Negra. O evento está inserido no “Novembro Negro”, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão da Casa Civil e Assessoria de Políticas para Igualdade Racial.

Crianças puderam participar da atividade “Nossa história e nossas brincadeiras: amarelinha africana e descobrindo o som do tum tum do Togo”

A pequena Nina Flor, de oito anos, esteve presente na atividade “Nossa história e nossas brincadeiras: amarelinha africana e descobrindo o som do tum tum do Togo”, realizado pelo coletivo de mulheres #PretaEu. “Gostei muito de descobrir e participar da brincadeira do som. Hoje eu pude aprender várias coisas diferentes, como histórias, músicas e outros jogos”, contou a garota, que esteve acompanhada do irmão Valentim, da prima Yasmin e da mãe Tânia Manancero. “Trazer elementos lúdicos facilita a compreensão do tema e isso é muito importante, pois enriquece a cultura das crianças e elas podem aprender o respeito desde cedo”, comenta Tânia.

Para a coordenadora do evento e membro do Departamento de Cultura do município, Valéria de Paula Ignácio, as brincadeiras lúdicas de origem africana têm um grande poder de ensinar as crianças a aprender sobre culturas diferentes. “Isso possibilita uma abertura maior a ter o contato com o novo. Sendo assim, o respeito já é ensinado desde cedo e tem grande potencial de engajar as crianças na luta antirracista”, explica.

Nina Flor ficou encantada com os sons e aprendizados que teve neste sábado

As atividades continuam neste domingo (20), data de encerramento da Semana da Consciência Negra. O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro.

Confira a programação a seguir:
16h – “Nossa História e Nossas Brincadeiras: Terra-mar e Kakopi”– O Coletivo de mulheres #PretaEU de maneira ritmada e de forma divertida apresenta ao público um pouco das histórias de povos africanos, através dessas brincadeiras originadas em países da África.
17h30 – Maculelê – apresentação com Mestre Pássaro e alunos.
19h – “Roda de Capoeira” – apresentação com os integrantes da Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim – Capoeira Regional
20h30 – Afrodizia – Show musical com a banda que é considerada hoje um dos grandes expoentes do reggae brasileiro no exterior trazendo em seu reggae muita personalidade e sotaque brasileiro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ