SESI Lab promove seminário para debater o impacto de parcerias e patrocínios nos museus

Fonte: Portal da Indústria

 

Evento gratuito ocorre no dia 21 de outubro e reúne representantes de museus de peso, como Inhotim, Pinacoteca de São Paulo e Museu do Amanhã

 

Foto: Iano Andrade / CNI

SESI Lab realiza no dia 21 de outubro a terceira edição do seu Seminário de Pesquisa, evento gratuito que busca aprofundar discussões sobre temas de interesse da área de museus e suas práticas. Neste ano, o encontro questiona de que forma parcerias, colaborações e patrocínios impactam a manutenção das atividades dos museus. A programação conta com palestras e mesas-redondas voltadas à profissionais da área, pesquisadores e interessados no tema.

“O Seminário de Pesquisa SESI Lab chega à terceira edição reafirmando o papel dos museus como espaços de produção de conhecimento e de construção coletiva. Discutir parcerias e colaborações é essencial num momento em que as instituições culturais precisam reinventar seus modos de existir, buscando novas formas de sustentabilidade sem abrir mão de sua missão pública”, explica Luciana Conrado Martins, coordenadora de Ações Educativas e Pesquisa do SESI Lab.

A programação reúne representantes de importantes museus do país – como Inhotim, Pinacoteca de São Paulo e Museu do Amanhã – e profissionais de empresas como Cielo, Telefônica Brasil e Fundação ArcelorMittal para debater gestão, investimento, responsabilidade social e curadoria das ações dos museus.

A primeira edição do Seminário de Pesquisa do SESI Lab, realizada em 2023, debateu metodologias e práticas de investigação museológicas nas áreas de educação museal e cultura digital nos museus. No ano seguinte, a segunda edição teve como tema museus e territórios, promovendo diálogos importantes sobre a relação entre museus e seus contextos.

SESI Lab promove seminário para debater o impacto de parcerias e patrocínios nos museus

Confira a programação do 3º Seminário de Pesquisa do SESI Lab:

21 de outubro (terça-feira)


9h – Credenciamento


9h30 – Palestra de abertura: “Desafios das parcerias nas ações finalísticas do museu”

  • Fernanda Castro, presidente do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus)

10h30 – Coffee break


11h – Mesa-redonda: Gestão, parcerias e patrocínios 

  • Ricardo Piquet, diretor-geral do IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão)
  • Paulo César Garcez Marins, diretor do Museu Paulista da USP
  • Gabriela Moulin, diretora-executiva do Instituto Tomie Ohtake

Mediação: Carolina Vilas Boas, coordenadora de Exposições e Ações Culturais do SESI Lab 


13h – Almoço


14h – Mesa-redonda: Investimento e responsabilidade social 

  • Daniel Poli, gerente-executivo de Sustentabilidade, Diversidade e Impacto Social da Cielo
  • Odecir Costa, diretor de Fomento Indireto do Ministério da Cultura
  • Fabiano Carvalho, gerente sênior de Relações Institucionais da Vivo
  • Catarina Lutero, gerente de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal

Mediação: Cândida Oliveira, gerente de desenvolvimento institucional do SESI Lab 


16h – Coffee break


16h30 – Mesa-redonda: Curadoria das ações do museu em articulação com parceiros e patrocinadores (exposição e educação) 

  • Gabriela Aidar, gerente de Ação Educativa da Pinacoteca de SP
  • Camila Oliveira, gerente-geral de Conteúdo do Museu do Amanhã
  • João Paulo Andrade, gerente de Educação de Inhotim

Mediação: Luciana Conrado Martins, coordenadora de Ações Educativas e Digitais do SESI Lab