Sotaque, religião e mais: Como a diversidade cultural é presente no Brasil.

Fonte : UOL

Anciãos na comunidade Maturacá, na Terra Indígena Yanomami

Imagem: BBC

 

Dos modos de preparar uma comida até as festas típicas da cidade, a diversidade cultural permeia a nossa cultura, muitas vezes sem a percebermos. Já parou para pensar em como a pluralidade explica a história do Brasil e muitos dos nossos costumes? Sabemos que não existe uma única maneira de viver e de se apresentar ao mundo. Nesse sentido, cada grupo social compartilha de tradições e hábitos que são passados de geração a geração, processo que, naturalmente, não está imune a conflitos e transformações. Tudo isso compõe a diversidade cultural das nações.

“Na perspectiva de identificar, proteger, valorizar e promover os saberes tradicionais em suas diferentes formas de expressão, a diversidade cultural é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, econômicas, políticas e religiosas nas sociedades”, diz Letícia Reis, historiadora pela UFMG.

Como é composta a diversidade cultural brasileira?

Em décadas de história, a diversidade cultural brasileira recebeu a influência de diversos países. Apesar de não reconhecida, a pluralidade já se fazia presente muito antes da colonização, expressa na cultura de cada um dos povos originários do Brasil. A culinária, as danças, as músicas e algumas religiões, por exemplo, são heranças diretas da cultura de países da África. Já a imigração de italianos, alemães, japoneses e poloneses também contribuiu para ampliar essa diversidade no último século. Assim, para cada região do país, há costumes alimentares, sotaques, celebrações e maneiras distintas de preservar as tradições criadas ao longo dos anos.

“Se estamos cercadas por uma única perspectiva de vida, comumente focada na lógica de costumes eurocêntricos [da Europa] sobre como comer, vestir, se organizar economicamente e se relacionar afetuosamente, não conseguimos perceber quais são as outras formas de se estar no mundo”, afirma a historiadora.

O que é a diversidade cultural indígena?

Os povos originários se organizam de maneiras distintas ao redor do Brasil. A diversidade cultural indígena é composta pelas diferenças que existem entre cada comunidade, como a linguagem, vestimenta, tradições e culinária.

“São ao menos 305 povos vivendo em todas as regiões do país. Nos diferentes modos de compreender a vida, desde a relação com os animais, as plantas e tendo a Terra como sintonia do sagrado, as nossas formas de se organizar em coletividade foram elementarmente transformadas pelos povos indígenas brasileiros”, diz Letícia. Trudruá Dorrico, escritora, pesquisadora e curadora de literatura indígena, do povo Macuxi, destaca que a representação do indígena no folclore brasileiro reforça estereótipos que nos impedem de enxergar sua ampla diversidade.

“A busca pelo sujeito e povos indígenas como parte do folclore mascara e marginaliza a diversidade de povos, são mais de 305 nações, falantes de 274 línguas maternas”, diz Trudruá. Além da linguagem, existem tradições diferentes em preparações de pratos, por exemplo. Enquanto em alguns locais o caldo de peixe é mais aguado, para ser servido com farinha d’água, em outros a receita se assemelha à de um mingau.

“Temos diferença na culinária, na língua, na vestimenta, na forma de se relacionar […] somos diferentes, mas todos atravessados pela experiência de colonização que busca apagar nomes, povos, línguas, corpos e filosofias”, diz Trudruá. Como destaca Letícia, o Brasil que conhecemos hoje simplesmente não existiria sem as comunidades indígenas. “Ainda temos muito a aprender ouvindo atentamente suas reivindicações”, finaliza.