Sustentabilidade já faz parte da estratégia de negócios de 72% das empresas brasileiras
Fonte: Canal Solar
Foto Freepik
Segundo a 3ª edição da pesquisa Panorama da Sustentabilidade Corporativa, realizada pela Amcham Brasil em parceria com a Humanizadas, 72% das empresas brasileiras afirmam que ações sustentáveis já fazem parte de sua estratégia corporativa. O estudo indica um amadurecimento nas organizações, com práticas sustentáveis cada vez mais integradas às estratégias de negócios.
O estudo aponta que o país passa por um momento de amadurecimento desse movimento nas organizações, com as práticas sustentáveis cada vez mais integradas às estratégias de negócios.
O relatório, apresentado durante o Fórum de Sustentabilidade Amcham 2025, realizado no Museu do Ipiranga, ouviu 401 empresários, que representam cerca de 505 mil empregos diretos e um faturamento anual de R$ 2,9 trilhões ao país.
Sustentabilidade ganha espaço na estratégia
O levantamento mostra que 76% das empresas já se encontram em posição relevante na curva de maturidade da sustentabilidade — sendo 52% engajadas na adoção estruturada de práticas sustentáveis e 24% destacando-se por liderarem essas práticas em seus setores.
O resultado representa um crescimento de 5 p.p (pontos percentuais) em comparação com a pesquisa do ano anterior.
A evolução também é evidente na estratégia de negócios: 72% das empresas afirmam que ações sustentáveis já fazem parte de sua estratégia corporativa, ante 34% no levantamento anterior.
“A sustentabilidade deixou de ser tratada como uma agenda isolada e passou a ocupar um espaço cada vez mais central nas decisões empresariais. O desafio que persiste é precisar, com dados e indicadores confiáveis, o valor financeiro que ela gera para o negócio”, disse Abrão Neto, presidente da Amcham Brasil.