Sustentabilidade que te move: 5 games sensacionais que abordam o tema de diferentes maneiras

Dos mais lúdicos aos mais contemplativos, o IGN Brasil elaborou, em parceria com a Toyota, uma lista com jogos que abordam tópicos ambientais e ecológicos.

Via: IGN Brasil

Como todo produto cultural, os games são obras por meio das quais uma infinidade de temas podem ser abordados. Se por um lado é evidentemente claro que jogos são feitos para vender e gerar lucro, é verdade também que a indústria tem ficado cada vez mais diversa ao longo dos anos, entregando amplas experiências que trazem não só gameplay divertida e imersiva como também tópicos e discussões que permeiam o coletivo, afinal, todo produto artístico traz algum reflexo da sociedade.

 

Não é incomum encontrar games que abordam trauma, saúde mental, política, impactos culturais de modelos econômicos, desigualdade, racismo, meio ambiente e sustentabilidade de diferentes maneiras, seja pela sua narrativa, pelas mecânicas de jogo ou ambos. Em parceria com a Toyota, que tem como um de seus pilares uma iniciativa de descarbonização, visando ter toda a cadeia de produção com neutralização da emissão de carbono (CO2), o IGN Brasil preparou uma lista com cinco jogos que abordam temas de sustentabilidade, dos mais lúdicos aos mais contemplativos que certamente farão você se sentir movido de alguma forma.

 

Terra Nil

Descrito como um “jogo de estratégia ambiental extremamente bem formulado sobre a transformação de uma terra inférfil em um ecossistema equilibrado e próspero”, Terra Nil foi uma das grandes surpresas de 2023, um ano que por si só já foi recheado de grandes games.

Apesar de se auto intitular um game de estratégia, a melhor maneira de olhar para Terra Nil é como um jogo de quebra-cabeças. Você lida com um mundo em que o desastre ambiental já aconteceu como resultado da exploração desenfreada de recursos naturais e extrema poluição. Sua missão é restaurar a vida ao planeta – praticamente uma subversão dos games de construção.

Terra Nil está disponível para PC (via Steam e Epic Games Store) e celulares, plataforma na qual é gratuito para assinantes da Netflix.

Eco

Trazendo uma das propostas mais interessantes dos últimos anos, em Eco você tem 30 dias reais para avançar tecnologicamente a ponto de criar um meio de destruir um meteoro que cairá na Terra – tudo isso sem destruir o ecossistema no processo. Se trata de um jogo de sobrevivência multiplayer que realmente coloca à prova a cooperação a fim de um objetivo em comum.

Cada ação dos jogadores no mundo, caso feita exageradamente, terá consequências. Quase nada pode ser feito sozinho, então, mais uma vez, a questão de cooperação é uma das mais fortes em Eco, inclusive é necessário criar um governo e estabelecer leis para uso dos recursos naturais, criar metas etc.

O jogo está em acesso antecipado desde 2018, mas recebe atualizações constantes com novos recursos e polimento. Definitivamente uma experiência que vale a pena. Eco está disponível para PC via Steam.

Raft

Na mesma pegada de sobrevivência, Raft vem com a proposta de abordar a sustentabilidade por meio do reaproveitamento de materiais. Pode não parecer em um primeiro momento, mas o game aborda a temática de maneira sutil.

Em Raft você começa ilhado tendo apenas uma jangada e uma vara de pescar, tendo que coletar recursos para eventualmente construir uma cidade flutuante e auto suficiente. Retratando a realidade de muitos de nossos oceanos, há muito plástico e lixo nas águas de Raft.

Equilibrar suas atividades entre coletar recursos, trabalhar na cidade e ir melhorando sua jangada é chave para progredir em Raft. Disponível para PC via Steam e Epic Games Store.

Civilization VI: Gathering Storm

A franquia Civilization é clássica do gênero 4X: eXplore, eXpand, eXploit e eXterminate, ou seja, explorar, expandir, extrair e exterminar. A expansão Gathering Storm, de Civilization 6, coloca de cabeça para baixo a parte da exploração de recursos.

A progressão natural de Civilization sempre acaba levando à industrialização desenfreada e avanço tecnológico independente de qualquer fator. Gathering Storm, por outro lado, adiciona a variável da destruição ambiental ao crescimento industrial, levando o jogador a precisar estabelecer políticas eco-friendly e planejar melhor a expansão do seu reino.

Por subverter um dos pilares do gênero 4X, a expansão Gathering Storm realmente merece sua atenção. Civilization VI está disponível para PC via Steam e Epic Games Store, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Final Fantasy 7

Pode não parecer, mas Final Fantasy 7 tem a sustentabilidade como uma de suas principais temáticas. No game a Shinra Corporation, empresa de energia, está explorando desenfreadamente a fonte de energia primária do mundo: mako. E muitos dos desdobramentos e da maneira como a sociedade de Gaia é estruturada gira em torno disso.

A exploração do mako, que não é apenas uma fonte de energia como também fonte de vida, leva à criação da AVALANCHE, organização ambiental da qual muitos dos protagonistas fazem parte. É bem verdade que conforme a narrativa avança os temas ecológicos vão sendo deixados de lado, mas toda a premissa do RPG começou em torno do uso exagerado e despreocupado de recursos naturais, levando a escassez e problemas ambientais.

Final Fantasy 7 original está disponível para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch. Final Fantasy 7 Remake está disponível para PC, PS4 e PS5.

Menção honrosa: Outer Wilds

Trazendo uma das experiências mais tocantes e inesperadas dos últimos anos, Outer Wilds é um jogo que chegou de fininho e acabou impactando muitos jogadores de diferentes maneiras. Em resumo, você é um astronauta em um sistema solar preso em um loop temporal e deve descobrir o que levou este universo ao fim.

Você tem uma espécie de mundo aberto para explorar, podendo viajar para diferentes planetas, e a cada loop completado você acumula mais uma peça do quebra-cabeça para entender tudo o que aconteceu no universo. É um game extremamente contemplativo que faz o jogador pensar sobre diversos temas, tais como o inevitável fim do universo, os impactos do uso inconsequente, talvez até ingênuo, da tecnologia no ecossistema tanto para os seres humanos quanto para o ambiente e especialmente as ramificações culturais que reverberam ao longo de gerações.

Outer Wilds está disponível para PC via Steam e Epic Games Store, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.