A Associação Brasileira de Gestão Cultural em parceria com a Expomus lançam o curso de qualificação profissional online, “Gestão e Inovação em Instituições Culturais”.
O curso abordará temas cruciais para a gestão e inovação de instituições culturais na atualidade, quando há uma renovação intensa de seus processos diante das aceleradas transformações globais, especialmente no contexto da pandemia da Covid 19, que ocasionou o fechamento de instituições no mundo todo, proporcionando uma ampliação da comunicação digital e novas demandas para a retomada do setor nas reaberturas ao público.
A curadoria do currículo está voltada à gestão empreendedora de espaços museais que produzem conteúdos científicos, históricos, artísticos e tecnológicos, visando posicionar os gestores, bem como outros profissionais, diante de uma reflexão contemporânea sobre museus, instituições culturais e gestão, e voltada ao diálogo, inovação e fomento de comunidades e territórios locais, tendo a Educação como tema transversal.
O currículo do curso visa preparar profissionais de espaços culturais e de gestão em cultura para exercerem funções múltiplas no exercício de uma gestão para a inovação, apoiada em suportes avançados da tecnologia de redes digitais, cada vez mais requisitadas a partir do período da pandemia.
JUSTIFICATIVA
Na atualidade, o país conta com quase 4 mil instituições museológicas, segundo o Cadastro Nacional de Museus do IBRAM, distribuídas no seu território, reforçando a demanda crescente de especialização e de profissionalização dos quadros de trabalho que mesclam o campo da Museologia com interações multidisciplinares de áreas como a Gestão Cultural, Tecnologia, Inovação e a Economia Criativa.
O curso “Gestão e Inovação em Instituições Culturais” tem como missão promover a conexão entre processos artísticos, científicos e tecnológicos, em colaboração com a instituição e a sociedade, por meio de uma abordagem educacional interdisciplinar e criativa que inspire as pessoas a agirem hoje para criarem novas possibilidades de futuro. As novas instituições estão encontrando muitos desafios, requerendo uma equipe capacitada e atualizada nas diferentes frentes que envolvem a gestão de uma instituição cultural: da sustentabilidade à comunicação, dos acervos e exposições aos processos de curadoria, mediação e desenvolvimento de públicos, da inclusão social à inovação e acessibilidade.
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Atualizar sobre as novas funções dos museus na contemporaneidade e quanto aos desafios da retomada pós-pandemia do Covid 19;
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Capacitar para otimização de processos administrativos, logísticos e de fomento, alinhados às normativas das instituições culturais;
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Instrumentalizar para a implantação programática alinhada aos eixos curatoriais e à atualização de Planos Museológicos;
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Aprimorar a cultura da segurança patrimonial na gestão de riscos;
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Planejar a Comunicação para ampliar e diversificar as audiências presenciais e digitais;
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Implantar a transversalidade das ações de mediação educativa e das tecnologias de interação participativa na grade da programação;
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Estimular a reflexão a partir de estudos de casos de atuações museais afins, pautadas pela diversificação de usos inovadores na cultura digital;
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Elaborar as etapas necessárias ao desenvolvimento qualitativo da programação de projetos e de eventos culturais, científicos e educacionais;
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Promover estudos colaborativos com comunidades locais, para uma atuação socioterritorial inovadora além muros.
- Museus em um Mundo em Transformação
- Novas Noções de Patrimônio e Educação
- Museus e Desenvolvimento Socioterritorial
- Inovação em Projetos Curatoriais
Módulo 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- Planejamento Institucional e Implantação de Museus
- Programas do Plano Museológico e Planos Anuais
- Gestão e Atualização do Plano Museológico
- Geração de Indicadores para a Concepção Programática
Módulo 3 – GESTÃO OPERACIONAL
- Gestão de Processos Administrativos
- Gestão de Fomento e Prestação de Contas
- Gestão de Pessoas
- Gestão Institucional e Parcerias
- Gestão de Riscos – públicos, acervo e predial
- Segurança Jurídica e Direito Autoral
Módulo 4 – GESTÃO PARA A INOVAÇÃO
- Estratégias Inovadoras em Gestão
- Design Thinking e Gestão ágil de projetos
- Ferramentas para estruturação de projetos inovadores
- Gestão de Redes Temáticas
Módulo 5 – COMUNICAÇÃO, PÚBLICOS E SUSTENTABILIDADE
- Sustentabilidade, Economia Criativa e Turismo Cultural
- Estratégias de Comunicação e Gestão da Marca
- Inclusão de Públicos e Mediação Educativa
- Escuta de Públicos e Ampliação de Audiências
Módulo 6 – GESTÃO DE PROJETOS
- Conceituação e Formatação de Projetos
- Concepção de Curadorias Inovadoras
- Gestão Qualitativa de Projetos
- Produção de Eventos Educacionais e Culturais
- Acessibilidade Universal para Projetos
- Avaliação de Resultados e Prestação de Contas
Módulo 7 – UNIVERSO DIGITAL E INOVAÇÃO
- Tecnologia Digital e Mídias Sociais
- Novas Mídias para a Comunicação Estratégica
- Base de Dados e Repositório de Acervos
- Tecnologia Digital e Interativa na Expografia
- Laboratórios e Universo Maker
Observação: Corpo docente em formação
Admissão
Pré-requisitos
Formação de nível médio completa em instituição reconhecida pelo MEC
Matrícula
Pré-inscrição pelo site
Matrícula através de contato telefônico com a coordenação – (21) 9.8796-6286
Documentos para matrícula
- Envio de currículo vitae.
Original e cópia autenticada do diploma do curso de graduação.
Original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
01 foto 3×4
Vagas
80 Alunos
Investimento Total
R$ 4.600,00
À vista
R$ 4.140,00 (desconto de 10%)
Parcelamento
R$ 575,00(8x)
Observações:
- Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista.
REQUISITOS TÉCNICOS DO HARDWARE:
● Conexão de internet: 2mbps
● Velocidade do processador: 1.0GHZ
● Componentes de áudio: Fone de ouvido ou caixa de som
● Resolução do monitor: Mínimo 1024 X 768 pixels
● Navegador de internet: Chrome: 70.X e superiores
AULA INAUGURAL – 12 de maio de 2021 – 18h (Brasil)
Abertura:
Claudia Martins Ramalho (Gerente de Patrocínio e Projetos Culturais – SESI)
Paulo Mól (Diretor de Operações – SESI)
Eduardo Vaz (Superintendente do IEL e Gerente Executivo da UnIndústria – SESI)
Maria Ignez Mantovani Franco (Diretora-presidente da EXPOMUS)
Kátia de Marco (Presidente da Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC)
Palestra:
Profa. PhD. Silva Raker
(Senior Business Director of Global Collaborations EXPLORATORIUM)
AULA de APRESENTAÇÃO DO CURSO – 13 de maio de 2021 – 18h às 19h
Coordenadoras Katia de Marco, Maria Ignez Mantovani e Daniela Alfonsi
Término: Janeiro de 2022
Inscrições encerras
Carga Horária
172h
Horário das Aulas
Aulas síncronas online: terças e quintas, das 18:30h às 20:30h
Webinários, workshops e estudos: às quartas, das 18:30h às 19:30h
Duração
8 meses
Prazo para matrícula
30 de abril de 2021
Dias e Horários
- As disciplinas terão 4 horas de aulas ofertadas em uma semana cada, através da plataforma virtual
Formação
Certificado de extensão emitido pela ABGC/EXPOMUS ; Qualificação Profissional em Gestão Inovadora de Instituições Culturais
Metodologia: curso on line com aulas síncronas, webnários e material pedagógico digital em plataforma exclusiva.
Observações
- O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma. Os professores estão em vias de confirmação.
Contato
Universidade Candido Mendes | Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa I Associação Brasileira de Gestão Cultural
Programa de Estudos Culturais e Sociais – PECS
Rua da Assembleia, 10 – sala 709. Centro – CEP 20011-901 – RJ
E-mail: [email protected]
Secretaria online: www.abgc.org.br
Telefone: (21) 3543-6489 / WhatsApp: (21) 98796-6286
Facebook: www.facebook.com/abgcoficial
Instagram: @abgc.rio
Profa. Me. Kátia de Marco
Coordenadora geral e acadêmica
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Artista e curadora independente, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e do Conselho Nacional de Museus – ICOM. Atuou como Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação Intersaberes conveniado com a Universidade Candido Mendes e com o Centro Universitário UNIMAIS, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental, em Gestão em Museus e em Gestão e Inovação em Instituições Culturais.
Foi gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex- iretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ. É membro no Programa Internacional The Reality Climate Project.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353
Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
Coordenação de Conteúdo
Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções.
Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais.
Coordenadora de Conteúdo do MBA em Gestão de Museus de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural |ABGC.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1815598892563327
Doutora em Antropologia Social pela USP (2018), com pesquisa sobre a área de patrimonialização do esporte. Foi Diretora Técnica do Museu do Futebol, de 2014 a 2019, onde coordenou a área de documentação, pesquisa e exposições e a implantação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro.
Curriculum Lattes:http://lattes.cnpq.br/1815598892563327
- Associação Brasileira de Gestão Cultural
- Expomus
Plataforma online