Conteúdo aborda modelo de gestão para políticas culturais e formas de implementação de sistemas de cultura
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para orientar gestores públicos, conselheiros e agentes culturais de todo o país, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), oferece um curso gratuito sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A proposta é apresentar aspectos teóricos e práticos para auxiliar na implementação, operacionalização e gestão participativa do SNC.
São 20 horas de carga horária dedicadas a compreender modelos de gestão e de institucionalização do Sistema, formas de implementação, além de apresentar os principais elementos para a criação de um sistema local de cultura.
O diretor do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Junior Afro, avalia que o curso é um caminho para aproximar gestores e sociedade civil do tema. “A cultura é um direito fundamental, e sua gestão deve ser democrática e participativa. Este curso oferece uma oportunidade para que todos possam entender de forma prática e teórica as dimensões do SNC e isso ajuda a fortalecer os sistemas locais, em cada cidade. É mais uma ferramenta para garantir uma gestão cultural mais eficiente, permitindo pensar soluções para as demandas reais de cada região”, explicou.
Conteúdo
O curso é dividido em três módulos com os seguintes conteúdos:
● Módulo 1: Cultura e Políticas Culturais: o SNC como via de garantia dos direitos culturais
● Módulo 2: SNC: modelo de gestão e institucionalização para as políticas públicas de cultura
● Módulo 3: Institucionalizando e implementando um Sistema de Cultura
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Escola Virtual do Governo. Clique aqui para acessar.
O curso é aberto, gratuito e um certificado é gerado após a conclusão dos módulos. Qualquer pessoa pode participar, basta fazer o cadastro no site ou entrar com informações da conta pessoal do gov.br.
SNC
A Lei nº 14.835, de de 4 de abril de 2024, institui o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura para garantia dos direitos culturais, organizado em regime de colaboração entre os entes federativos para gestão conjunta das políticas públicas de cultura. O SNC está previsto na Constituição desde 2012, por meio da Emenda Constitucional 71. No entanto, ainda não havia uma regulamentação. O objetivo do SNC é a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico com o pleno exercício dos direitos culturais.
Parceria entre MinC e ENAP oferece curso gratuito sobre Sistema Nacional de Cultura
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para orientar gestores públicos, conselheiros e agentes culturais de todo o país, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), oferece um curso gratuito sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A proposta é apresentar aspectos teóricos e práticos para auxiliar na implementação, operacionalização e gestão participativa do SNC.
São 20 horas de carga horária dedicadas a compreender modelos de gestão e de institucionalização do Sistema, formas de implementação, além de apresentar os principais elementos para a criação de um sistema local de cultura.
O diretor do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Junior Afro, avalia que o curso é um caminho para aproximar gestores e sociedade civil do tema. “A cultura é um direito fundamental, e sua gestão deve ser democrática e participativa. Este curso oferece uma oportunidade para que todos possam entender de forma prática e teórica as dimensões do SNC e isso ajuda a fortalecer os sistemas locais, em cada cidade. É mais uma ferramenta para garantir uma gestão cultural mais eficiente, permitindo pensar soluções para as demandas reais de cada região”, explicou.
Conteúdo
O curso é dividido em três módulos com os seguintes conteúdos:
● Módulo 1: Cultura e Políticas Culturais: o SNC como via de garantia dos direitos culturais
● Módulo 2: SNC: modelo de gestão e institucionalização para as políticas públicas de cultura
● Módulo 3: Institucionalizando e implementando um Sistema de Cultura
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Escola Virtual do Governo. Clique aqui para acessar.
O curso é aberto, gratuito e um certificado é gerado após a conclusão dos módulos. Qualquer pessoa pode participar, basta fazer o cadastro no site ou entrar com informações da conta pessoal do gov.br.
SNC
A Lei nº 14.835, de de 4 de abril de 2024, institui o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura para garantia dos direitos culturais, organizado em regime de colaboração entre os entes federativos para gestão conjunta das políticas públicas de cultura. O SNC está previsto na Constituição desde 2012, por meio da Emenda Constitucional 71. No entanto, ainda não havia uma regulamentação. O objetivo do SNC é a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico com o pleno exercício dos direitos culturais.
Nova Parceria ABGC e MAM São Paulo: Descontos Exclusivos no MBA em Gestão de Museus e Inovação
Nova parceria entre a ABGC e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo).
A partir de agora, participantes do programa Amigos do MAM São Paulo, e colaboradores do museu terão 10% de desconto no curso MBA em Gestão de Museus e Inovação. Essa parceria também beneficia nossos alunos, que poderão aproveitar descontos exclusivos para se associarem ao programa Amigos do MAM.
Essa colaboração reforça o compromisso de ambas as instituições com a promoção da educação e a valorização da cultura. Não perca a oportunidade de se inscrever e se beneficiar dessa novidade!
Curso de Extensão – Captação, gestão de recursos e parcerias
Proposta:
Histórico e métodos de captação de recursos e estabelecimento de parcerias para viabilização de projetos. Estudo de casos de sucesso. Análise das melhores abordagens. Modelos de apresentação. Técnicas de negociação através de trabalho em sala.
Docente:
Prof. Esp. Mateus Simões
Formado em Gestão de Eventos pela Universidade Estácio, com especialização pela New York University, Georgia Tech e University of Michigan. Sócio da Agência Olga, que vem realizando projetos com empresas do porte da Vale, Warner Music Group e Sympla. Em fevereiro de 2021 lançou o selo musical Olga Music. Foi Diretor Executivo da Orquestra Petrobras Sinfônica (2014-2019), onde recebeu diversos prêmios pelo trabalho executado, tendo alcançado mais de um milhão de pessoas durante sua gestão. No mundo da música clássica também passou pela Orquestra Sinfônica Brasileira, Utah Symphony | Utah Opera e Academia Jovem Concertante. Faz parte do corpo docente da Universidade Candido Mendes e em 2015 recebeu comenda da Sociedade Brasileira de Cultura e Ensino, a Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes.
Agenda:
Carga horária:
Investimento
Inscreva-se:
Curso de Extensão – Estratégias de Comunicação e de Redes Sociais
Proposta:
Comunicação contemporânea e o público da cultura. O papel da comunicação e o impacto das mídias sociais na gestão de projetos e instituições culturais. Planejamento Estratégico de Comunicação. Princípios da comunicação digital e das redes sociais. Análise de dados para construção de planos de comunicação e mensuração de resultados. Importância da Assessoria de Imprensa e das ações de relações públicas na gestão de projetos culturais.
Docente:
Profa. Me. Claudia Montenegro
Gerente de Comunicação e Marketing da Editora Cobogó e curadora da Casa da Amendoeira, coletivo de especialistas em comunicação estratégica. Socióloga e jornalista, com pós em marketing e mestre e doutoranda em Comunicação. Especializou-se na área de cultura, em branded content, estratégia de marketing e conteúdo digital. Por dez anos, liderou a área de cultura da Approach, desenvolvendo estratégias de comunicação para a Fundação Roberto Marinho, Editora LeYa, Globosat, Bienal do Livro, TV Globo, Infoglobo, Som Livre, Ediouro/Nova Fronteira, AquaRio e Museu de Arte do Rio, Theatro Municipal de São Paulo. Foi responsável pela comunicação das exposições: Impressionismo: Paris e a Modernidade, O Triunfo da Cor: O pós-impressionismo, Portinari: Guerra e Paz, Salvador Dali, Picasso e Paul Klee Equilíbrio Instável no CCBB. Como Diretora Digital e BI, implementou a área digital na Approach.
Agenda:
Carga horária:
Investimento
Inscreva-se:
Curso de Extensão – Prestação de Contas e Contrapartidas
Proposta:
Adequação do projeto à realidade de execução: planilha orçamentária e escopo do projeto aprovado; Planejamento e elaboração do cronograma de execução físico-financeiro e do plano de trabalho; Normas básicas de Prestações de Contas e Controladoria: serviços e fornecedores usuais em projetos culturais, pagamentos que geram dúvidas, contratação de fornecedores, verificação de adequação do fornecedor ao serviço prestado, métodos de pesquisa CNAEWEB; Contrapartidas sociais, institucionais e específicas: exemplos e formas de comprovação; Elaboração da prestação de contas física e financeira: comprovação de cumprimento do objeto principal, ações acessórios e das contrapartidas; Comprovação financeira: documentação fiscal, bancária e preenchimento de formulários de prestação de contas.
Docentes:
Prof. Me. Marco Antônio Junqueira
Com uma sólida formação acadêmica em Direito pela UNIRIO e um MBA em Marketing pela FGV, o docente Marco Junqueira possui uma trajetória notável. Sócio-fundador da SAGRE Agência de Projetos Incentivados, tem uma vasta experiência na coordenação editorial e na produção executiva de projetos culturais e esportivos. Seu conhecimento é compartilhado através de cursos e palestras em instituições renomadas como a Escola de Cinema Darcy Ribeiro e o Instituto Cultural Vale, além de contribuir para a inovação na música de concerto com o Instituto Gênesis da PUC-Rio.
Agenda:
Carga horária:
Investimento
Inscreva-se:
Curso de Extensão – Legislação de Incentivos e Editais
Proposta:
Princípios e conteúdos das principais leis de incentivo à cultura no Brasil. Metodologia e Estratégias para preenchimento digital dos formulários oficiais e de Editais. Planejamento e táticas para envio de documentação para os órgãos reguladores.
Docentes:
Profa. Me. Sandra Pedroso
Doutora em Ciências Empresariais e Sociais na Universidad de Ciências Empresariales Y Sociales, Buenos Aires, Argentina. Mestre em Sistema de Gestão de Projetos com foco em Responsabilidade Social pela Universidade Federal Fluminense/RJ e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula/RJ. Diretora do Ateliê de Cultura. Estou Presidente do: Observatório Social do RJ e Conselho Estadual de Alimentação Escolar do RJ – CEAE/RJ.
Profa. Esp. Isabel Tinoco
Profissional de Comunicação, formada em jornalismo, com trajetória e especialização em gestão e gerência de projetos, atua junto a empresas públicas, privadas, produtoras e estúdios de criação na execução e/ou gerenciamento de projetos nas áreas afins (comunicação, marketing, produção, audiovisual, design e ações promocionais). Especializações: coordenação de projetos, produção cultural, leis de incentivo, produção executiva de comunicação, elaboração, desenvolvimento e articulação de propostas, planejamento promocional, atendimento ao cliente, formação e gestão de equipe bem como o relacionamento com stakeholders.
Carga horária:
Investimento
Inscreva-se:
Ciclo do Projeto Cultural – Novo Curso de Extensão na turma XV do MBA em Gestão e Produção Cultural –
Termina no dia 31/07 prazo para contribuir com consulta pública sobre regulamentação das profissões do setor cultural
Técnicos em espetáculos de diversões fazem parte das categorias da cultura que serão atualizadas em novo decreto após consulta pública – Foto: EBC
rabalhadores e trabalhadoras da cultura que queiram contribuir com a atualização da lista de ocupações do setor regidas pela Lei 6533/78 têm até a próxima quarta-feira (31) para incluir sugestões na consulta pública aberta pelo Ministério da Cultura (MinC). O objetivo é definir quais funções de artistas e técnicos em espetáculos de diversões existentes na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) deveriam ser acrescentadas na legislação oficial sobre essas profissões.
O Decreto 82.385, de 1978, regulamenta as profissões de artistas e de técnicos em espetáculos de diversões e traz um anexo com funções em que se desdobram suas atividades. Domador de animais ferozes, homem-bala e outras profissões já em desuso no Brasil são algumas das opções presentes na lista.
A CBO é um cadastro oficial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. De acordo com levantamento prévio da Diretoria de Políticas para os Trabalhadores da Cultura, da Secretaria de Economia Criativa e Financiamento Cultural (Sefic) do Ministério da Cultura (MinC), há, ao menos, 180 ocupações técnicas diretamente ligadas ao setor cultural que constam nessa classificação, mas que não necessariamente estão no decreto.
Com as sugestões colhidas na consulta pública, o MinC vai elencar o que deve sair e o que deve entrar no anexo de um novo decreto, que será proposto à Casa Civil. “Para isso, será feito um estudo analisando todas as contribuições e também a realidade do mundo do trabalho real e atual”, explica o diretor de Políticas para os Trabalhadores da Cultura, Deryk Santana.
Participação ativa
A Consulta Pública sobre inclusão de profissões de artistas e de técnicos em espetáculos de diversões constantes do anexo do Decreto da Lei 6.533/1978 foi aberta em 30 de maio deste ano e já conta com mais de 700 contribuições. “Isso prova que há uma demanda reprimida sobre o assunto e que as pessoas que vivem o dia a dia da cultura querem ser reconhecidas e formalizadas, principalmente para garantir seus direitos sociais, trabalhistas e previdenciários”, comenta Deryk. A contribuição pode ser feita até a noite do dia 31 de julho.
Ibram abre processo seletivo para consultoria na modalidade produto para promover a conscientização e a educação sobre questões raciais
Via: Gov.br
Nesta quarta-feira (24), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) abriu um processo seletivo para a contratação de consultoria na modalidade produto. A seleção tem como objetivo a contratação de consultoria especializada para promover a conscientização e a educação sobre questões raciais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equânime de forma crítica e transformadora diante das desigualdades raciais.
Requisitos mínimos de qualificação:
Formação Superior:
Os interessados em concorrer à vaga devem possuir diploma de conclusão do curso de nível superior na área de humanas, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC, com mestrado em Educação, História ou áreas afins.
Perfil profissional exigido:
Experiência comprovada em Educação, História e Cultura Afro-brasileira.
Experiência comprovada na organização de publicações de impressos.
Experiência comprovada em planejamento estratégico em atividades de educação.
Os candidatos deverão realizar o cadastro diretamente na página da OEI, até o dia 30 de julho.
Mais informações: https://www.gov.br/museus/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/sobre-o-orgao/trabalhe-conosco/vagas-para-consultor
Ministério da Cultura aprova recursos para dois filmes de Glauber Rocha
Via: O Globo
Por: Lauro Landim
Mais dois filmes de Glauber Rocha receberam a aprovação do Ministério da Cultura para que sejam captados recursos de R$ 1,9 milhão para restaurá-los em 4K: o longa, de quase três horas, “História do Brasil” (1974) e o curta, de 17 minutos, “Amazonas, Amazonas” (1966), ambos documentários.
O longa foi produzido em Cuba em seus tempos de exílio. O curta, primeiro filme em cor de Glauber, foi rodado por encomenda do governo do Amazonas.