8 mil projetos disputam R$ 250 milhões da Petrobras para cultura; veja maiores patrocínios

Via: IstoÉ

Por: Matheus AlmeidaA Petrobras confirmou que divulgará em agosto os selecionados no seu maior edital já feito para patrocínios na área da cultura. Inicialmente previsto para julho, o anúncio foi adiado pois o valor recorde de R$ 250 milhões foi acompanhado também de um recorde de inscritos.

Espetáculo da Companhia de Dança Deborah Colker, uma das contempladas com patrocínio cultural pela Petrobras (Crédito: Reprodução/da Companhia de Dança Deborah Colker)

Neste ano, 8.044 iniciativas pleiteiam verba da petroleira. Para efeito de comparação, a última seleção ocorreu em 2022, com o edital Múltiplas Expressões, voltada para a programação de equipamentos culturais. Foram 434 inscrições.

+Petrobras retoma programa naval e planeja construir 25 navios próprios; entenda

Milton Bittencourt Neto, coordenador de Patrocínio Cultural e Esportivo da empresa, acredita que os inscritos refletem o enorme valor destinado, e que o maior edital de patrocínio cultural da história da Petrobras possa ser também o maior do Brasil.

Ao todo, a verba de patrocínio da empresa em 2024 chega a R$ 296 milhões, contra R$ 90 milhões em 2023 e R$ 52 milhões em 2022.

O edital possui ainda neste ano o novo objetivo de chegar a todos os estados brasileiros. “É muito importante que o programa esteja atualizado e condizente com as demandas da sociedade, e assim como a Petrobras se faz presente no Brasil inteiro, também a gente tenha essa presença através da cultura”, afirma Bittencourt.

Novo direcionamento
O investimento recorde integra uma remodelação que a Petrobras Cultural construiu ao longo de 2023. Através de pesquisa de bechmarking e do histórico e conhecimento acumulado pela própria empresa, foram construídas duas dimensões transversais para guiarem o trabalho: diversidade e economia criativa.

A partir das dimensões, foram definidos também quatro eixos para seleção dos projetos a serem patrocinados: Produção e Distribuição, Ícones de Cultura Brasileira, Cinema e Cultura Digital e Festivais e Festas Populares.

“A empresa vive um momento de querer uma proximidade maior com o público, e entende esses investimentos em patrocínio como uma forma de mobilizar também essa estratégia”, explica a gerente de patrocínios e eventos da Petrobras, Alessandra Teixeira.

“Diversidade a gente fala também regional, ou seja estimular que os projetos aconteçam ou circulem por diversos estados do Brasil”, explica Bittencourt, que também destaca a busca por realizadores, público-alvo e temáticas diversas.

Já a dimensão de economia criativa destaca a relevância para a mobilizar cadeias de produção em redes.

Os maiores projetos
Para além da seleção por editais públicos, a empresa também adota uma busca ativa de projetos que representem as dimensões transversais definidas. Entre os maiores contratos vigentes neste formato, a empresa destaca:

Orquestra Petrobras Sinfônica, para duas temporadas
Melhorias no espaço e programação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Festival Tropicana, festival de música gratuito, percorrendo São Luís, Natal e Teresina
Festival de Teatro de Curitiba, três edições do festival
Programação do Teatro Rival Petrobras, para as temporadas de 2024 a 2026
Choro Jazz: o festival da música instrumental, nas cidades de Fortaleza, Jericoacoara, Crato e Soure na Ilha de Marajó
Companhia de Dança Débora Colker na temporada de 2024 e celebração de seus 30 anos
Clássicos do Brasil, festival de música em Recife e no Rio de Janeiro
São João do Reencontro, incremento de programação e atrações das festas de São João de 35 cidades na Bahia
Festival Multilinguagem dos povos da floresta,evento gratuito, com exposição fotográfica, mostra de vídeos 360 graus, apresentações de músicos e grupos de dança indígenas/folclóricos, debates culturais e oficinas de produção audiovisual nas cidades de Porto Velho, Macapá, Boa Vista, Belém e Brasília, com 10 dias de evento em cada cidade.
Quando aos editais, a empresa ainda não tem previsão sobre quando será feito um movo após a divulgação de resultados do atual em agosto. “Este foi um grande desafio, que levou a gente até a postergar os resultados. Estamos muito focados”, explica Teixeira.

Inscrições Abertas para o Curso Online: RedList e o Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso online “RedList e o Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais”. Este curso gratuito se dará de maneira assíncrona, na plataforma ABGCFLIX.

O que é a RedList e Por que é Importante?

A RedList, uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), é um documento crucial que identifica quais bens culturais brasileiros estão em risco de serem traficados ilegalmente. Ela é uma ferramenta essencial para a preservação do patrimônio cultural do Brasil, incluindo categorias inovadoras, como bens etnográficos e paleontológicos. Este curso tem como objetivo informar, orientar e divulgar a importância da RedList e do combate ao tráfico ilícito de bens culturais.

As inscrições estão abertas agora! Para se matricular neste curso essencial para a preservação do patrimônio cultural brasileiro, visite este link.

Não perca a oportunidade de se envolver na proteção do nosso patrimônio cultural e aprender com especialistas neste campo vital. Junte-se a nós nesta jornada de preservação e conscientização.

Sorteio de Bolsas de Estudos no 3º CONGRESSO BRASILEIRO DA CULTURA – Rio 2023

REGULAMENTO

1. Sobre o Sorteio:
A Associação Brasileira de Gestão Cultural realizará um sorteio de bolsas de estudos para cursos de extensão. Serão sorteadas 6 bolsas de estudos no total, sendo 3 para cursos presenciais e 3 para cursos online.

2. Elegibilidade:
2.1. O sorteio é aberto a todos os participantes registrados no “3º CONGRESSO BRASILEIRO DA CULTURA – Rio 2023”.
2.2. Cada participante poderá se inscrever uma única vez.

3. Processo de Participação:
3.1. Para participar do sorteio, os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no link fornecido pela organização.
3.2. O formulário de inscrição deve conter informações precisas e verdadeiras.
3.3. A inscrição no sorteio implica na aceitação deste regulamento.

4. Escolha dos Cursos:
4.1. Os ganhadores das bolsas de estudos presenciais poderão escolher um dos cursos oferecidos para a modalidade presencial.
4.2. Os ganhadores das bolsas de estudos online poderão escolher um dos cursos oferecidos para a modalidade online.
4.3. A escolha do curso está sujeita à disponibilidade de vagas.

5. Premiação:
5.1. Serão sorteadas 3 bolsas de estudos para cursos presenciais e 3 bolsas de estudos para cursos online.
5.2. Cada bolsa de estudos cobrirá integralmente o valor do curso escolhido pelo ganhador.
5.3. A bolsa de estudos é pessoal e intransferível.

6. Anúncio dos Vencedores:
6.1. Os vencedores serão selecionados por sorteio aleatório e imparcial.
6.2. Os vencedores serão anunciados 29/08 por meio das redes sociais e do site oficial da ABGC.
6.3. Os vencedores serão contatados através dos dados fornecidos no formulário de inscrição.

7. Resgate da Premiação:
7.1. Os vencedores serão instruídos sobre como resgatar suas bolsas de estudos.
7.2. O prazo para resgatar a premiação será 7 dias.

8. Considerações Finais:
8.1. A organização do evento reserva-se o direito de modificar ou cancelar o sorteio caso ocorram circunstâncias imprevistas.
8.2. Os participantes concordam em ceder o uso de seu nome e imagem para fins de divulgação do resultado do sorteio.
9. Contato:
Para quaisquer dúvidas ou informações relacionadas ao sorteio, entre em contato pelo [email protected] ou pelo telefone (24) 9.9315-1892
Ao participar deste sorteio, os interessados concordam plenamente com os termos deste regulamento.
10. Consentimento para Receber Notificações:
10.1. Ao se inscrever no sorteio, o participante concorda em receber notificações por e-mail sobre promoções de lançamento de novos cursos e eventos relacionados à organização do “3º CONGRESSO BRASILEIRO DA CULTURA – Rio 2023”.
10.2. O participante terá a opção de cancelar a subscrição dessas notificações a qualquer momento, seguindo as instruções fornecidas nos e-mails.


Inscreva-se:

    Vinho no mundo Romano

    Vinho No Mundo Romano

    Tomai todos e bebei…

    Tomai Todos E Bebei