O MBA em Gestão de Museus é um curso de especialização em Museologia com enfoque curricular em Gestão e Comunicação de museus, elaborado com o propósito de preencher crescente lacuna deste campo profissional no mercado de trabalho, carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, planejamento e sustentabilidade econômica dos museus.
A prerrogativa será formar profissionais para atuar de forma reflexiva e empreendedora no universo dos museus no Brasil, qualificando-os para exercer funções múltiplas na administração pública e privada, capacitando-os ainda para o aprimoramento e atualização junto aos universos técnicos e de conteúdos da museologia contemporânea, com ênfase na dinamização das instituições museológicas
Justificativa
Por duas décadas o Brasil vem vivenciando um período promissor na área de museus com a ativação das políticas públicas, renovação das leis e de órgãos normativos, além da diversificação de mecanismos de financiamento/investimentos, o que vem incentivar todo um processo de institucionalização, de requalificação e mesmo de criação de museus, proporcionando um real crescimento quantitativo e qualitativo no setor.
O país conta com uma rede de mais de 3 mil instituições museológicas, segundo o Cadastro Nacional de Museus do IBRAM, distribuídas no seu vasto território, reforçando a demanda crescente de especialização e de profissionalização dos quadros de trabalho que mesclam o campo da Museologia com interações multidisciplinares de áreas como a Gestão Cultural, o Direito na Cultura e a Economia Criativa.
Num mundo globalizado, onde programas públicos de desenvolvimento socioeconômico dos países, em grande parte, encontram-se atrelados ao potencial transformador que a Educação e a Cultura promovem junto aos índices de qualidade de vida e de bem-estar das populações, em face ao acesso à tecnologia e ao mercado de entretenimento que cresce e diversifica-se entre tantos meios, os museus tornam-se espaços privilegiados de conhecimento, de comunicação e de mercado, ampliando sua missão para além da preservação das artes, da história e do patrimônio.
No cenário de pandemia do Covid-19, os museus, mais do que nunca, têm o potencial de estender ainda mais suas funções sociais, como espaços fundamentais para a criação de mundos e a interação participativa com às demandas da sociedade, diante das transformações e desafios deflagrados na atualidade recente, atuando também como canais de mobilização e inclusão.
Os profissionais que atuam em museus devem estar capacitados não apenas para suas atividades de base, científicas e técnicas, como também para os novos desafios e patamares que requerem os museus nos dias de hoje em comunicar e reposicionar suas marcas e programações, desenvolver novas audiências e reforçar sua atuação social, além de promover o desenvolvimento das diversas cadeias produtivas setoriais vinculadas.
Objetivos
- Formar e reciclar profissionais atuantes no campo de museus;
- Proporcionar uma visão integrada das áreas que suportam a gestão de museus: financiamento e sustentabilidade, modelagem de programas e projetos, captação de recursos, posicionamento e branding, legislação, gestão de acervos, desenvolvimento de públicos, pesquisa e produção de conhecimento, documentação e conservação, comunicação, marketing e tecnologias da informação;
- Profissionalizar novas gerações de museólogos, gestores, empreendedores e produtores culturais para atuarem nos museus;
- Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da Museologia e da cultura contemporâneas;
- Dinamizar e diversificar as audiências dos museus;
- Estimular a reflexão analítica de estudos de casos nacionais e internacionais de atuações museais;
- Preparar o gestor de museus para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio de projetos e negócios culturais.
Coordenação
MBA EM GESTÃO DE MUSEUS – 368 h
6 módulos
Aulas presenciais, videoaulas, workshops e visitas técnicas.
Módulo I – Conceitos e Funções do Museu na Contemporaneidade
- Panorama da História dos Museus – Prof. Me. Cícero de Almeida
- Políticas Públicas para os Museus – Profª. Dra. Vera Mangas
- Museologia e Patrimônio – Profª. Esp. Celia Corsino e Profª. Dra. Lucieni de Menezes Simão
- Museus e Desenvolvimento Social – Profª. Me. Kátia de Marco
- Comunicação e Marketing – Profª. Dra. Rosane Carvalho
Workshop – O papel do MAR no fortalecimento cultural do Rio de Janeiro
Visita Técnica ao Museu de Arte do Rio – MAR
Módulo II – Gestão de Museus e Plano Museológico
- Plano Museológico – Profª. Esp. Celia Corsino
- Gestão Pública em Museus – Profª Me. Rafaela Zanete
- Gestão de Museus com o apoio da Associação de Amigos – Profª. Dra. Rosane Carvalho
- Gestão através de Organização Social – OS – Prof. Carlos Gradim
- Gestão Financeira Institucional – Profª. Me. Francis Mizsputen
Workshop – Planejamento e Gestão – pilares para a qualidade
Visita técnica – Museu das Telecomunicações e da Humanidade – MUSEHUM da Oi Futuro
Módulo III – Gestão de Acervos, Jurídica e de Segurança
- Gestão de Acervos – Profª. Me. Daniela Matera
- Segurança, Análise de Riscos e Preservação – Profª. Dra. Cláudia Carvalho e Profª. Esp. Jurema Seckler
- Documentação e Sistema de Informação – Profª. Me. Laura Abreu
- Trâmites Jurídicos e Direitos Culturais – Prof. Dr. Mário Pragmácio
- Acessibilidade Universal – Profª. Me. Ana Paula Campos
Workshop – Acervos e Segurança
Visita Técnica ao Museu Nacional de Belas Artes
Módulo IV – Exposição, Mediações e Programação
- Produção de Conhecimento – Profª. Dra. Aline Montenegro Magalhães
- Curadoria de Exposições – Prof. Dr. Marcelo Campos
- Museografia e Exposições – Profª. Me. Elisa Ennes
- Mediação de Publicos – Profª. Dra. Fernanda Rabello
- Programação e Produção Cultural – Profª. Me. Liliana Magalhães
Workshop – Curadoria e Programação
Visita Técnica: Museu Histórico Nacional – MHN
Módulo V – Projeto, Financiamento e Sustentabilidade
- Formatação e Gestão de Projetos Culturais – Profª. Esp. Silvia Finguerut e Prof. Me. Lucas Van de Beuque
- Modelos de Sustentabilidade e Mecanismos de Financiamento – Profª. Dra. Mariana Várzea
- Legislação de Incentivo – Profª. Me. Sandra Pedroso e Profª. Esp. Isabel Tinoco
- Estratégias de Captação de Recursos e de Parcerias – Profª. Esp. Renata Salles
- Gerência Financeira e Prestação de Contas – Profª. Me. Sandra Pedroso
Workshop – Financiamento e Sustentabilidade
Visita Técnica: Museu do Amanhã
Módulo VI – Comunicação, Marketing e Universo Digital
- Comunicação e Marketing – Profª. Dra. Rosane Carvalho
- Branding e Posicionamento Institucional – Profª. Me. Lucimara Letelier
- Comunicação e Universo Digital – Profª. Esp. Claudia Porto
- Inovação em Museus – Prof. Luis Marcelo Mendes
- Comunicação e exposições digitais – Profª. Esp. Camila Candal e Prof. Esp. Carlos Monteiro
Workshop no MAR – Comunicação e Marketing
Visita Técnica: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio
Pré-requisitos
Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.
Seleção
Análise de currículo.
Matrícula
- Pré-inscrição pelo site | Inscrição e matrícula na coordenação do PECS/ABGC/UCAM
Documentos para matrícula:
- Curriculum vitae.
- Original e cópia autenticada do diploma e do histórico do curso de graduação.
- Original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência.
- Duas fotos 3×4
Investimento Total
R$ 22.968,00
Matrícula
R$ 250,00
Parcelamento
R$ 957,00 (1+23)
Observações:
- Cada turma das pós-graduações do PECS/UCAM/ABGC possui uma cota de 03 (três) bolsas integrais para agentes multiplicadores que atuam em projetos sociais nas comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.
- Para mais informações acesse o Edital Social
- Desconto de 20% no valor total do investimento para empresas parceiras da ABGC;
- Desconto de 10% no valor total do investimento para professores da rede pública e privada;
- Desconto de de 10% no valor total do investimento para pagamento a vista.
Inicio – 2023
Inscrições abertas
Carga Horária
368h
Duração
18 meses
Dias
Sábados quinzenais (aulas presenciais) e às quartas-feiras em EAD
Horário
Integral
09h às 13h
14h às 18h
Observações
- O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma.
- Algumas disciplinas poderão ser disponibilizadas como curso avulso de extensão.
- O curso será híbrido, com aulas presenciais no MAR – Museu de Arte do Rio e videoaulas em plataforma EAD. Até a vacinação contra a COVID 19 as aulas serão online.
Contato
Universidade Candido Mendes | Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa I Associação Brasileira de Gestão Cultural
Programa de Estudos Culturais e Sociais – PECS
Rua da Assembleia, 10 – sala 709. Centro – CEP 20011-901 – RJ
E-mail: [email protected]
Secretaria online: www.abgc.org.br
Telefone: (21) 3543-6489 / WhatsApp: (21) 98796-6286
Facebook: www.facebook.com/abgcoficial
Instagram: @abgcoficial
Conheça nossos professores».
Prof. Me. Cícero de Almeida
Profª. Me. Vera Mangas
Profª. Esp. Célia Corsino
Profª. Drª. Lucieni de Menezes Simão
Profª. Me. Kátia de Marco
Profª. Drª. Rosane Carvalho
Profª Me. Rafaela Zanete
Prof. Carlos Gradim
Profª. Me. Francis Mizsputen
Profª. Me. Daniela Matera
Profª. Drª. Cláudia Carvalho
Profª. Esp. Jurema Seckler
Profª. Me. Laura Abreu
Prof. Dr. Mário Pragmácio
Profª. Drª. Aline Montenegro Magalhães
Prof. Dr. Marcelo Campos
Profª. Me. Elisa Ennes
Profª. Drª. Fernanda Rabello
Profª. Me. Liliana Magalhães
Profa. Drª. Viviane Sarraf
Profª. Esp. Silvia Finguerut
Prof. Me. Lucas Van de Beuque
Profª. Drª. Mariana Várzea
Profª. Me. Sandra Pedroso
Profª. Esp. Isabel Tinoco
Profª. Esp. Renata Salles
Profª. Drª. Rosane Carvalho
Profª. Me. Lucimara Letelier
Profª. Esp. Claudia Porto
Prof. Luis Marcelo Mendes
Profª. Me. Ana Paula Campos
Profª Esp. Camila Candal
Prof. Esp. Carlos Monteiro
Profa. Me. Kátia de Marco
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Artista e curadora independente, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e do Conselho Nacional de Museus – ICOM. Atuou como Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação Intersaberes conveniado com a Universidade Candido Mendes e com o Centro Universitário UNIMAIS, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental, em Gestão em Museus e em Gestão e Inovação em Instituições Culturais.
Foi gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex- iretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ. É membro no Programa Internacional The Reality Climate Project.
Curriculum Lattes:
Profa. Dra. Rosane Carvalho
É museóloga e relações públicas com 30 anos de experiência na área de comunicação de museus, tendo trabalhado na Fundação Nacional Pró-Memória, no Museu da República e no Museu Histórico Nacional. É professora concursada de Comunicação Social-Relações Públicas na UERJ.
Mestre e Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Pós Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST, tem expertise em pesquisas e desenvolvimento de público, comunicação e planos estratégicos em museus.
Como bolsista da Comissão Fulbright e da CAPES fez especialização em Comunicação e Marketing em importantes museus nos Estados Unidos, como Smithsonian Institution, MoMA, Fine Arts Museums of San Francisco, National Museum of the American Indian, aos quais retornou por diversas vezes nos últimos anos para entrevistas e atualização de sua pesquisa.
De 2011 a 2014 foi consultora da Fundação Roberto Marinho onde coordenou o Plano Museológico para construção e implantação do Novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, e em 2013 realizou o Plano Museológico do Paço do Frevo em Recife. De 2013 a 2015 foi presidente da Associação dos Amigos do Museu Antonio Parreiras
Curriculum Lattes:
Realização:
- Universidade Candido Mendes
- Associação Brasileira de Gestão Cultural
Local das aulas:
- MAR – Museu de Arte do Rio (até a vacinação contra o Covid-19 as aulas serão em EAD).
Sejam bem-vindos!
ABGC
CNPJ : 07.629.312/0001-08
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL
Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040
WhatsApp: (24) 9.9315-1892
[email protected]
Contato
Atualidades
- Ibram divulga o Relatório de Fiscalização de 2024dezembro 27, 2024 - 14:10
- MuseCom e MHJC integram plataforma nacional de acervos digitaisdezembro 27, 2024 - 14:09