APRESENTAÇÃO
A pós-graduação MBA em Gestão de Museus e Inovação é um curso de especialização em Museologia com enfoque curricular em Gestão, Comunicação e Inovação de museus, que tem como propósito preencher crescente lacuna deste campo profissional no mercado de trabalho, carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, planejamento e sustentabilidade econômica dos museus.
A prerrogativa será formar profissionais para atuar de forma reflexiva e empreendedora no universo dos museus no Brasil, qualificando-os para exercer funções múltiplas na administração pública e privada, capacitando-os ainda para o aprimoramento e atualização junto aos universos técnicos e de conteúdos da museologia contemporânea, com ênfase na dinamização das instituições museológicas.
JUSTIFICATIVA
Há mais de uma década o Brasil vivencia um período promissor na área de museus com a ativação das políticas públicas, renovação das leis e de órgãos normativos, além da diversificação de mecanismos de financiamento/investimentos. Tal cenário vem incentivar todo um processo de institucionalização, de requalificação e mesmo de criação de museus, proporcionando um real crescimento quantitativo e qualitativo no setor.
Na atualidade, o país conta com quase 4 mil instituições museológicas, segundo o Cadastro Nacional de Museus do IBRAM, distribuídas no seu território, reforçando a demanda crescente de especialização e de profissionalização dos quadros de trabalho que mesclam o campo da Museologia com interações multidisciplinares de áreas como a Gestão Cultural, o Direito na Cultura e a Economia Criativa.
Os profissionais que atuam em museus devem estar capacitados não apenas para suas atividades tradicionais de base, científicas e técnicas, como também para os novos desafios e patamares que requerem os museus nos dias de hoje em comunicar e reposicionar suas marcas e programações, aprimorar a cultura da segurança patrimonial, desenvolver novas audiências e reforçar sua atuação social, além de promover o desenvolvimento local das diversas cadeias produtivas setoriais vinculadas.
OBJETIVOS
- Formar e reciclar gestores atuantes no campo de museus;
- Profissionalizar novas gerações de museólogos, gestores, empreendedores e produtores culturais para atuarem nos museus;
- Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da Museologia e da cultura contemporâneas;
- Aprimorar a cultura da segurança patrimonial nos museus;
- Ampliar e diversificar as audiências dos museus;
- Estimular a reflexão analítica de estudos de caso nacionais e internacionais de atuações museais;
- Preparar o gestor de museus para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio de projetos e negócios culturais inovadores.
PÚBLICO-ALVO
O curso é direcionado principalmente para gestores públicos e privados que integram equipes de museus e àqueles que almejam trabalhar em um museu e/ou com museus, advindos de campos formativos afins:
- Egressos das faculdades de Museologia, Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Ciências Sociais, Comunicação, Marketing, Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Turismo, entre outros.
- Profissionais que atuam em museus, centros de cultura e de patrimônio, secretarias de cultura, além de setores diversos de áreas multidisciplinares.
- Pessoas interessadas em se capacitar para atuar no amplo universo dos museus.
- Profissionais que atuam como terceiros prestadores de serviços para museus com atividades contínuas e recorrentes como mediação, curadoria, produção, expografia e etc.
Coordenação Acadêmica
Coordenação de Conteúdo
MBA EM GESTÃO DE MUSEUS E INOVAÇÃO – 370 h
16 módulos
MÓDULO I – MUSEUS NA CONTEMPORANEIDADE – CONCEITOS E FUNÇÕES
WEBINAR – “Museus servem para a vida ou não servem para nada”
- Desafios dos museus na contemporaneidade
- Patrimônio, memória e bens culturais
- Museus, desenvolvimento e sustentabilidade
- Museologia Social e engajamento territorial
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO II – PLANEJAMENTO EM MUSEUS – PLANO MUSEOLÓGICO E GESTÃO
WEBINAR – “Plano museológico – Case”
- Planejamento institucional
- Elaboração dos Programas do Plano Museológico
- Implantação do Plano Museológico
- Atualização do Plano Museológico
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO III – GESTÃO DE PESSOAS – FORMAÇÃO DE REDES E PARCERIAS
WEBINAR – “Formação profissional e o futuro do trabalho no campo dos museus”
- Relações de trabalho: Um panorama de transformações para o séc. XXI
- Gestão de pessoas e competências para o séc. XXI
- Relacionamento institucional e formação de redes
- Formação de colegiados – associações e conselhos
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO IV – GESTÃO DE RISCOS – SEGURANÇA EM MUSEUS
WEBINAR – “Princípios de sustentabilidade para museus”
- Cultura da segurança: acervos, metadados e sistemas de informação
- Plano de emergência e prevenção de riscos
- Sistemas técnicos de monitoramento e controle de sinistros
- Protocolos de saúde pública e de emergências sociais
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO V – GESTÃO DE COLEÇÕES – PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E CONSERVAÇÃO
WEBINAR – “Museus: espaços dinâmicos de construção do presente sob uma perspectiva histórica”
- Política de acervo – aquisição e descarte
- Pesquisa, documentação e base de dados
- Inventário, conservação e restauração
- Explorando o conceito de Reserva Técnica
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO VI – GESTÃO PÚBLICA – NORMATIVAS E GOVERNANÇA
WEBINAR – “Políticas públicas para museus”
- Cidadania, diversidade e protagonismo das minorias
- Fundamentos, normativas e governança
- Direito à cultura como bem público
- Código de ética e compliance em museus
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO VII – GESTÃO POR ORGANIZAÇÃO SOCIAL
WEBINAR – “Modelo de gestão por OS – planejamento e desafios gerenciais”
- Gestão por organizações sociais – monitoramento e avaliação
- Gestão financeira e prestação de contas
- Legislação e Segurança Jurídica
- Estudo de casos sobre gestão de OS
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO VIII – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO – CAPTAÇÃO DE RECURSOS E SUSTENTABILIDADE
WEBINAR – “A nova legislação de endowments no Brasil”
- Desenvolvimento institucional, captação e fundos patrimoniais
- Modelos de negócios e estratégias de captação
- Contrapartidas, retorno de investimento e modelos de relatórios
- Diversificação de recursos financeiros – leis de incentivo e editais
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO IX – ECONOMIA DA CULTURA E DOS MUSEUS
WEBINAR – “Revitalização institucional e territorial – Case”
- Economia da cultura e desenvolvimento dos museus
- Economia dos Museus – pesquisas e análise de indicadores
- Pesquisas e análises de indicadores como instrumento gerencial
- Economia criativa e turismo cultural
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO X – DIREITO NA CULTURA APLICADO AO UNIVERSO DOS MUSEUS
WEBINAR – “ARTE E DIREITO – Pluralidades no sentir”
- Direitos culturais e Advocacy
- Direito autoral e Direitos patrimoniais
- Trâmites jurídicos na gestão museal
- Direitos na era digital
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO XI – GESTÃO DE PROJETOS – DA ELABORAÇÃO À PRESTAÇÃO DE CONTAS
WEBINAR – “O projeto cultural como um contrato”
- Elaboração e formatação de projetos – editais públicos
- Apresentação e estratégias de Comunicação
- Etapas da gestão e prestação de contas
- Estratégias Inovadoras em gestão de projetos
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO XII – GESTÃO DA MARCA – MARKETING E COMUNICAÇÃO
WEBINAR – “Requalificação do Museu Nacional”
- Comunicação e Marketing institucional para museus
- Branding e posicionamento institucional
- Mundo metaverso dentro do mundo dos museus
- Criação de marca e produtos
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO XIII – CURADORIA, EXPOGRAFIA E PRODUÇÃO CULTURAL
WEBINAR – “Case de exposições”
- Dilemas e desafios curatoriais
- Novos modelos de curadorias
- Projeto expográfico – da criação à realização
- Cadeia produtiva de uma exposição
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO XIV – GESTÃO DE PÚBLICOS – AUDIÊNCIAS E ENGAJAMENTOS
WEBINAR 1 – “Escuta, formação e desenvolvimento de públicos”
WEBINAR 2 – “Diversidade e representação das minorias”
- Pesquisas de público e análise de dados
- Educação, mediação e inclusão em museus
- Inclusão de públicos e acessibilidade universal
- Estratégias de engajamento de audiências digitais
VISITA TÉCNICA
PALESTRA
MÓDULO XV – TECNOLOGIAS DE GESTÃO – GERÊNCIA, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
WEBINAR – “Estratégias globais de cooperação”
- Novas mídias para a comunicação estratégica
- Design Thinking e gestão ágil
- Programas e aplicativos como instrumentos de gestão
- Comunicação, redes sociais e inovação
VISITA TÉCNICA
WORKSHOP
MÓDULO XVI – RELAÇÕES INSTITUCIONAIS – REDE DE PARCERIAS E CONEXÕES INTERNACIONAIS
WEBINAR – “Museus conectados com as dimensões local e global”
- Articulação de parcerias em redes internacionais
- Museus na era digital – tecnologias e inovação
- Cooperação Internacional e acordos multilaterais
- Mapeamento e análise de fundos nacionais e internacionais
VISITA TÉCNICA
PALESTRA DE ENCERRAMENTO
Fim do curso.
Produção do Projeto de Conclusão de Curso – PCC
SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO
– 3 meses após a entrega do último trabalho, após o final das aulas, haverá um Seminário de apresentação dos projetos de conclusão de curso dos alunos para alunos, professores e parceiros
Pré-requisitos
Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.
Seleção
Análise de currículo e entrevista
Matrícula
Pré-inscrição pelo site
Matrícula através de contato telefônico com a coordenação – (24) 9.9315-1892
Documentos para matrícula
Envio de currículo vitae.
Original e cópia autenticada do diploma e do histórico do curso de graduação.
Original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
01 foto 3×4
Opção Presencial | Opção Online |
Investimento total | Investimento total |
R$ 20.511,00 (-10% para pagamento à vista) | R$ 12.180,00 (-10% para pagamento à vista) |
Taxa de Matrícula | Taxa de Matrícula |
R$ 250,00 | R$ 250,00 |
Opções de Parcelamento | Opções de Parcelamento |
1+14 – R$1.367,40
1+20 – R$976,00 1+26 – R$759,70 |
1+14 – R$812,00
1+20 – R$580,00 1+26 – R$451,11 |
Observações:
- Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista.
- A ABGC/EXPOMUS oferecem nessa turma 04 (quatro) bolsas integrais para agentes multiplicadores que atuam em projetos museais em comunidades. Para mais informações acesse o Edital Social
Início – 2022
Inscrições abertas
Carga Horária
370h
Duração
18 meses
Dias e Horários
Uma vez por mês – Curso híbrido – Opção presencial ou online – Aulas síncronas
Observações
- O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma. Os professores estão confirmados, no entanto, poderá haver substituição em virtude de imprevistos de agenda.
- As disciplinas não possuem pré-requisito entre si e poderão ter a ordem alterada na agenda de aulas.
- As vagas disponíveis nas disciplinas da grade curricular do curso, serão ocupadas por alunos dos cursos de extensão acadêmica.
Conheça nossos professores
Prof. Dr. Mário Chagas
Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
Profa. Me. Kátia de Marco
Profa. Me. Kátia Loureiro
Profa. Me. Carla Nieto Vidal
Profa. Me. Marília Bonas
Profa. Dra. Maria Cristina de Oliveira Bruno
Profa. Me. Carolina Vilas Boas
Profa. Dra. Manuelina Duarte
Profa. Dra. Daniela Alfonsi
Prof. Dr. Bruno Brullon
Prof. Dr. Paulo Fontes
Prof. Me. André Couto
Profa. Me. Cristiani Olivieri
Profa. Maria Carla Corrochano
Prof. Dr. Jean Hilgersom
Prof. Dr. Alexandre Mattos
Prof. Dra. Kátia Moreira
Prof. Dr. Gerardo Portela
Prof. Dr. Paulo Knauss
Profa. Me. Mariana Martins
Prof. Dr. Gabriel Bevilacqua
Profa. Me. Maria Cecília Winter
Profa. Dra. Yacy-Ara Froner
Prof. Dr. Marcelo Mattos Araujo
Profa. Me. Marta Porto
Prof. Me. Davidson Panis Kaseker
Prof. Esp. Paulo Zuben
Profa. Me. Claudinéli Ramos
Profa. Me. Laís de Figueirêdo Lopes
Profa. Esp. Cláudia Ciarrocchi Ferreira
Profa. Dra. Renata Motta
Profa. Juliana Siqueira de Sá
Prof. Me. Ricardo Levisky
Profa. Dra. Mariana Várzea
Profa. Dra. Ana Carla Fonseca
Profa. Esp. Eneida Braga
Profa. Dra. Clarissa Maria Rosa Gagliardi
Profa. Dra. Ana Letícia Fialho
Prof. Dr. Marcílio Franca
Prof. Dr. Mário Pragmácio
Prof. Dr. Cláudio Lins de Vasconcelos
Prof. Dr. José Guilherme Carneiro Queiroz
Prof. Luis Marcelo Mendes
Prof. Me. Gustavo Wanderlei
Profa. Me. Maria Beatriz Henriques
Profa. Esp. Renata Beltrão
Profa. Dra. Suellen Moreira
Prof. Dr. Fábio Josgrilberg
Prof. Dr. Alexander Kellner
Profa. Me. Lucimara Letelier
Prof. Esp. Fábio Szwarcwald
Profa. Maria Edina Portinari
Profa. Alessandra Labate Rosso
Profa. Juliana Braga
Prof. Dr. Cauê Alves
Prof. Dr. Marcelo Campos
Prof. Felipe Tassara
Profa. Daniela Thomaz
Profa. Patrícia Betti Queiroz
Profa. Dra. Rosane Carvalho
Profa. Dra. Adriana Mortara Almeida
Profa. Esp. Gabriela Aidar
Profa. Me. Mila Chiovatto
Profa. Dra. Viviane Sarraf
Profa. Clara Azevedo
Prof. Felipe Arruda
Profa. Roberta Sundfeld
Profa. Esp. Claudia Porto
Prof. Dr. Alessandro Germano
Profa. Dra. Marlen Mouliou
Profa. Esp. Roberta Saraiva Coutinho
Profa. Me. Aurea Vieira
Profa. Dra. Paula Fabiani
Profa. Dra. Vera da Cunha Pasqualin
Realização:
- UNIMAIS – Faculdade educamais
- Associação Brasileira de Gestão Cultural
- Expomus
Local das aulas:
- Museu da Língua Portuguesa (presencial)
- Transmissão Online (EAD)
Sejam bem-vindos!
ABGC
CNPJ : 07.629.312/0001-08
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL
Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040
WhatsApp: (24) 9.9315-1892
[email protected]
Contato
Atualidades
- Primeiro dia 8º Fórum Nacional de Museus reuniu cerca de mil participantesnovembro 27, 2024 - 16:27
- Módulo de Extensão – Gestão Pública – Normativas e Governançanovembro 4, 2024 - 18:38