• Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • ABGC Flix
  • PORTAL DO ALUNO
  • ASSOCIE-SE
  • SECRETARIA ONLINE
WhatsApp: (21) 9.9200-4566
ABGC
  • ABGC
    • O que fazemos
    • Quem somos
    • Sobre nós
    • Nossos posicionamentos
    • Nossos parceiros
  • Intersaberes
  • Cursos
    • MBA em Gestão de Museus e Inovação 2024
    • RedList e o tráfico ilícito de bens culturais
    • MBA em Gestão e Produção Cultural – RJ
    • MBA em Gestão de Museus – RJ
    • MBA em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental – RJ
    • Gestão e Inovação em Instituições Culturais (parte 2)
    • Gestão e Inovação em Instituições Culturais (parte 1)
    • Imersão ABGC – Workshop
    • Cursos de Extensão
  • Pesquisa
    • Linhas de pesquisa
    • Cadastro de trabalhos de conclusão
    • Mapeamento nacional
    • Palestras
    • Publicações
  • Pesquisa
  • Menu Menu
Apresentação

APRESENTAÇÃO

A pós-graduação MBA em Gestão de Museus e Inovação é um curso de especialização em Museologia com enfoque curricular em Gestão, Comunicação e Inovação de museus, que tem como propósito preencher crescente lacuna deste campo profissional no mercado de trabalho, carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, planejamento e sustentabilidade econômica dos museus.

A prerrogativa será formar profissionais para atuar de forma reflexiva e empreendedora no universo dos museus no Brasil, qualificando-os para exercer funções múltiplas na administração pública e privada, capacitando-os ainda para o aprimoramento e atualização junto aos universos técnicos e de conteúdos da museologia contemporânea, com ênfase na dinamização das instituições museológicas.

JUSTIFICATIVA

Há mais de uma década o Brasil vivencia um período promissor na área de museus com a ativação das políticas públicas, renovação das leis e de órgãos normativos, além da diversificação de mecanismos de financiamento/investimentos. Tal cenário vem incentivar todo um processo de institucionalização, de requalificação e mesmo de criação de museus, proporcionando um real crescimento quantitativo e qualitativo no setor.

Na atualidade, o país conta com quase 4 mil instituições museológicas, segundo o Cadastro Nacional de Museus do IBRAM, distribuídas no seu território, reforçando a demanda crescente de especialização e de profissionalização dos quadros de trabalho que mesclam o campo da Museologia com interações multidisciplinares de áreas como a Gestão Cultural, o Direito na Cultura e a Economia Criativa.

Os profissionais que atuam em museus devem estar capacitados não apenas para suas atividades tradicionais de base, científicas e técnicas, como também para os novos desafios e patamares que requerem os museus nos dias de hoje em comunicar e reposicionar suas marcas e programações, aprimorar a cultura da segurança patrimonial, desenvolver novas audiências e reforçar sua atuação social, além de promover o desenvolvimento local das diversas cadeias produtivas setoriais vinculadas.

OBJETIVOS

  • Formar e reciclar gestores atuantes no campo de museus;
  • Profissionalizar novas gerações de museólogos, gestores, empreendedores e produtores culturais para atuarem nos museus;
  • Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da Museologia e da cultura contemporâneas;
  • Aprimorar a cultura da segurança patrimonial nos museus;
  • Ampliar e diversificar as audiências dos museus;
  • Estimular a reflexão analítica de estudos de caso nacionais e internacionais de atuações museais;
  • Preparar o gestor de museus para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio de projetos e negócios culturais inovadores.

PÚBLICO-ALVO

O curso é direcionado principalmente para gestores públicos e privados que integram equipes de museus e àqueles que almejam trabalhar em um museu e/ou com museus, advindos de campos formativos afins:

  • Egressos das faculdades de Museologia, Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Ciências Sociais, Comunicação, Marketing, Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Turismo, entre outros.
  • Profissionais que atuam em museus, centros de cultura e de patrimônio, secretarias de cultura, além de setores diversos de áreas multidisciplinares.
  • Pessoas interessadas em se capacitar para atuar no amplo universo dos museus.
  • Profissionais que atuam como terceiros prestadores de serviços para museus com atividades contínuas e recorrentes como mediação, curadoria, produção, expografia e etc.

Coordenação Acadêmica

Profª. Me. Kátia de Marco

Coordenação de Conteúdo

Profª. Drª Maria Ignez Mantovani Franco

Matriz Curricular

MBA EM GESTÃO DE MUSEUS E INOVAÇÃO – 370 h
16 módulos

MÓDULO I – MUSEUS NA CONTEMPORANEIDADE – CONCEITOS E FUNÇÕES

WEBINAR – “Museus servem para a vida ou não servem para nada”

  • Desafios dos museus na contemporaneidade
  • Patrimônio, memória e bens culturais
  • Museus, desenvolvimento e sustentabilidade
  • Museologia Social e engajamento territorial

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO II – PLANEJAMENTO EM MUSEUS – PLANO MUSEOLÓGICO E GESTÃO

WEBINAR – “Plano museológico – Case”

  • Planejamento institucional
  • Elaboração dos Programas do Plano Museológico
  • Implantação do Plano Museológico
  • Atualização do Plano Museológico

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO III – GESTÃO DE PESSOAS – FORMAÇÃO DE REDES E PARCERIAS

WEBINAR – “Formação profissional e o futuro do trabalho no campo dos museus”

  • Relações de trabalho: Um panorama de transformações para o séc. XXI
  • Gestão de pessoas e competências para o séc. XXI
  • Relacionamento institucional e formação de redes
  • Formação de colegiados – associações e conselhos

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO IV – GESTÃO DE RISCOS – SEGURANÇA EM MUSEUS

WEBINAR – “Princípios de sustentabilidade para museus”

  • Cultura da segurança: acervos, metadados e sistemas de informação
  • Plano de emergência e prevenção de riscos
  • Sistemas técnicos de monitoramento e controle de sinistros
  • Protocolos de saúde pública e de emergências sociais

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO V – GESTÃO DE COLEÇÕES – PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E CONSERVAÇÃO

WEBINAR – “Museus: espaços dinâmicos de construção do presente sob uma perspectiva histórica”

  • Política de acervo – aquisição e descarte
  • Pesquisa, documentação e base de dados
  • Inventário, conservação e restauração
  • Explorando o conceito de Reserva Técnica

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO VI – GESTÃO PÚBLICA – NORMATIVAS E GOVERNANÇA

WEBINAR – “Políticas públicas para museus”

  • Cidadania, diversidade e protagonismo das minorias
  • Fundamentos, normativas e governança
  • Direito à cultura como bem público
  • Código de ética e compliance em museus

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO VII – GESTÃO POR ORGANIZAÇÃO SOCIAL

WEBINAR – “Modelo de gestão por OS – planejamento e desafios gerenciais”

  • Gestão por organizações sociais – monitoramento e avaliação
  • Gestão financeira e prestação de contas
  • Legislação e Segurança Jurídica
  • Estudo de casos sobre gestão de OS

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO VIII – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO – CAPTAÇÃO DE RECURSOS E SUSTENTABILIDADE

WEBINAR – “A nova legislação de endowments no Brasil”

  • Desenvolvimento institucional, captação e fundos patrimoniais
  • Modelos de negócios e estratégias de captação
  • Contrapartidas, retorno de investimento e modelos de relatórios
  • Diversificação de recursos financeiros – leis de incentivo e editais

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO IX – ECONOMIA DA CULTURA E DOS MUSEUS

WEBINAR – “Revitalização institucional e territorial – Case”

  • Economia da cultura e desenvolvimento dos museus
  • Economia dos Museus – pesquisas e análise de indicadores
  • Pesquisas e análises de indicadores como instrumento gerencial
  • Economia criativa e turismo cultural

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO X – DIREITO NA CULTURA APLICADO AO UNIVERSO DOS MUSEUS

WEBINAR – “ARTE E DIREITO – Pluralidades no sentir”

  • Direitos culturais e Advocacy
  • Direito autoral e Direitos patrimoniais
  • Trâmites jurídicos na gestão museal
  • Direitos na era digital

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO XI – GESTÃO DE PROJETOS – DA ELABORAÇÃO À PRESTAÇÃO DE CONTAS

WEBINAR – “O projeto cultural como um contrato”

  • Elaboração e formatação de projetos – editais públicos
  • Apresentação e estratégias de Comunicação
  • Etapas da gestão e prestação de contas
  • Estratégias Inovadoras em gestão de projetos

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO XII – GESTÃO DA MARCA – MARKETING E COMUNICAÇÃO

WEBINAR – “Requalificação do Museu Nacional”

  • Comunicação e Marketing institucional para museus
  • Branding e posicionamento institucional
  • Mundo metaverso dentro do mundo dos museus
  • Criação de marca e produtos

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO XIII – CURADORIA, EXPOGRAFIA E PRODUÇÃO CULTURAL

WEBINAR – “Case de exposições”

  • Dilemas e desafios curatoriais
  • Novos modelos de curadorias
  • Projeto expográfico – da criação à realização
  • Cadeia produtiva de uma exposição

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO XIV – GESTÃO DE PÚBLICOS – AUDIÊNCIAS E ENGAJAMENTOS

WEBINAR 1 – “Escuta, formação e desenvolvimento de públicos”
WEBINAR 2 – “Diversidade e representação das minorias”

  • Pesquisas de público e análise de dados
  • Educação, mediação e inclusão em museus
  • Inclusão de públicos e acessibilidade universal
  • Estratégias de engajamento de audiências digitais

VISITA TÉCNICA
PALESTRA

MÓDULO XV – TECNOLOGIAS DE GESTÃO – GERÊNCIA, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

WEBINAR – “Estratégias globais de cooperação”

  • Novas mídias para a comunicação estratégica
  • Design Thinking e gestão ágil
  • Programas e aplicativos como instrumentos de gestão
  • Comunicação, redes sociais e inovação

VISITA TÉCNICA
WORKSHOP

MÓDULO XVI – RELAÇÕES INSTITUCIONAIS – REDE DE PARCERIAS E CONEXÕES INTERNACIONAIS

WEBINAR – “Museus conectados com as dimensões local e global”

  • Articulação de parcerias em redes internacionais
  • Museus na era digital – tecnologias e inovação
  • Cooperação Internacional e acordos multilaterais
  • Mapeamento e análise de fundos nacionais e internacionais

VISITA TÉCNICA
PALESTRA DE ENCERRAMENTO

Fim do curso.

Produção do Projeto de Conclusão de Curso – PCC

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO
– 3 meses após a entrega do último trabalho, após o final das aulas, haverá um Seminário de apresentação dos projetos de conclusão de curso dos alunos para alunos, professores e parceiros

Admissão

Pré-requisitos

Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.

Seleção

Análise de currículo e entrevista

Matrícula

Pré-inscrição pelo site

Matrícula através de contato telefônico com a coordenação  – (24) 9.9315-1892

Documentos para matrícula

Envio de currículo vitae.
Original e cópia autenticada do diploma e do histórico do curso de graduação.
Original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
01 foto 3×4

Investimento
Opção Presencial Opção Online
Investimento total Investimento total
R$ 20.511,00 (-10% para pagamento à vista) R$ 12.180,00 (-10% para pagamento à vista)
Taxa de Matrícula Taxa de Matrícula
R$ 250,00 R$ 250,00
Opções de Parcelamento  Opções de  Parcelamento
1+14 – R$1.367,40

1+20 – R$976,00

1+26 – R$759,70

1+14 – R$812,00

1+20 – R$580,00

1+26 – R$451,11

Observações:

  • Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista.
  • A ABGC/EXPOMUS oferecem nessa turma 04 (quatro) bolsas integrais para agentes multiplicadores que atuam em projetos museais em comunidades. Para mais informações acesse o Edital Social
Datas e Horários

Início – 2022

Inscrições abertas

Carga Horária

370h

Duração

18 meses

Dias e Horários

Uma vez por mês – Curso híbrido – Opção presencial ou online – Aulas síncronas

Quinta, sexta e sábado das 9h às 18h (9h – 13h & 14h – 18h)

Observações

  • O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma. Os professores estão confirmados, no entanto, poderá haver substituição em virtude de imprevistos de agenda.
  • As disciplinas não possuem pré-requisito entre si e poderão ter a ordem alterada na agenda de aulas.
  • As vagas disponíveis nas disciplinas da grade curricular do curso, serão ocupadas por alunos dos cursos de extensão acadêmica.
Corpo Docente

Conheça nossos professores

Prof. Dr. Mário Chagas
Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
Profa. Me. Kátia de Marco
Profa. Me. Kátia Loureiro
Profa. Me. Carla Nieto Vidal
Profa. Me. Marília Bonas
Profa. Dra. Maria Cristina de Oliveira Bruno
Profa. Me. Carolina Vilas Boas
Profa. Dra. Manuelina Duarte
Profa. Dra. Daniela Alfonsi
Prof. Dr. Bruno Brullon
Prof. Dr. Paulo Fontes
Prof. Me. André Couto
Profa. Me. Cristiani Olivieri
Profa. Maria Carla Corrochano
Prof. Dr. Jean Hilgersom
Prof. Dr. Alexandre Mattos
Prof. Dra. Kátia Moreira
Prof. Dr. Gerardo Portela
Prof. Dr. Paulo Knauss
Profa. Me. Mariana Martins
Prof. Dr. Gabriel Bevilacqua
Profa. Me. Maria Cecília Winter
Profa. Dra. Yacy-Ara Froner
Prof. Dr. Marcelo Mattos Araujo
Profa. Me. Marta Porto
Prof. Me. Davidson Panis Kaseker
Prof. Esp. Paulo Zuben
Profa. Me. Claudinéli Ramos
Profa. Me. Laís de Figueirêdo Lopes
Profa. Esp. Cláudia Ciarrocchi Ferreira
Profa. Dra. Renata Motta
Profa. Juliana Siqueira de Sá
Prof. Me. Ricardo Levisky
Profa. Dra. Mariana Várzea
Profa. Dra. Ana Carla Fonseca
Profa. Esp. Eneida Braga
Profa. Dra. Clarissa Maria Rosa Gagliardi
Profa. Dra. Ana Letícia Fialho
Prof. Dr. Marcílio Franca
Prof. Dr. Mário Pragmácio
Prof. Dr. Cláudio Lins de Vasconcelos
Prof. Dr. José Guilherme Carneiro Queiroz
Prof. Luis Marcelo Mendes
Prof. Me. Gustavo Wanderlei
Profa. Me. Maria Beatriz Henriques
Profa. Esp. Renata Beltrão
Profa. Dra. Suellen Moreira
Prof. Dr. Fábio Josgrilberg
Prof. Dr. Alexander Kellner
Profa. Me. Lucimara Letelier
Prof. Esp. Fábio Szwarcwald
Profa. Maria Edina Portinari
Profa. Alessandra Labate Rosso
Profa. Juliana Braga
Prof. Dr. Cauê Alves
Prof. Dr. Marcelo Campos
Prof. Felipe Tassara
Profa. Daniela Thomaz
Profa. Patrícia Betti Queiroz
Profa. Dra. Rosane Carvalho
Profa. Dra. Adriana Mortara Almeida
Profa. Esp. Gabriela Aidar
Profa. Me. Mila Chiovatto
Profa. Dra. Viviane Sarraf
Profa. Clara Azevedo
Prof. Felipe Arruda
Profa. Roberta Sundfeld
Profa. Esp. Claudia Porto
Prof. Dr. Alessandro Germano
Profa. Dra. Marlen Mouliou
Profa. Esp. Roberta Saraiva Coutinho
Profa. Me. Aurea Vieira
Profa. Dra. Paula Fabiani
Profa. Dra. Vera da Cunha Pasqualin

Local

Realização:

  • UNIMAIS – Faculdade educamais
  • Associação Brasileira de Gestão Cultural
  • Expomus

Local das aulas:

  • Museu da Língua Portuguesa (presencial)
  • Transmissão Online (EAD)

Pré-Inscrição

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    Formação Acadêmica

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    Secretaria online

    Sejam bem-vindos!

    A secretaria online é um canal de comunicação entre alunos, professores, associados e interessados em fazer requerimentos de demandas, serviços e informações de nossas atividades.

      Resumo para impressão

      Visualizar                                Imprimir

      ABGC

      CNPJ : 07.629.312/0001-08
      ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL

      Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040

      WhatsApp: (21) 9.9200-4566
      [email protected]

      • facebook
      • instagram
      • youtube
      • whatsapp

      Contato

        Atualidades

        • Módulo 11 do MBA em Museus e Inovação: inscreva-se e participe do webinar gratuito de aberturamaio 7, 2025 - 09:00
        • Servidores da Cultura fazem manifestação no Rio por plano de carreirasmaio 7, 2025 - 08:43
        • Museu Antonio Parreiras, em Niterói, terá ateliê restaurado com investimento de R$ 5 milhõesmaio 7, 2025 - 08:35
        • Sancionada lei que torna permanente política de fomento à culturamaio 7, 2025 - 08:25

        Ver todas as atualidades

        © Copyright - ABGC | Desenvolvido por RF Digital | Hospedado por HOSTWP
        • Facebook
        • Instagram
        • Youtube
        Scroll to top