A Universidade Candido Mendes em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural, desde 2002, consolida-se como referência pioneira no cenário cultural brasileiro, lançando o primeiro MBA em Gestão Cultural do país.
Já na XIV turma, reafirma seu compromisso com a contemporaneidade ao ampliar a capacitação do campo da Gestão Cultural para o universo correlato da Produção Cultural.
O curso forma profissionais para atuar nos múltiplos segmentos da cultura, desde a modelagem e gestão de projetos e grandes eventos à gestão de instituições públicas, privadas e coletivos colaborativos, sempre com foco na interação sustentável entre cultura, mercado e desenvolvimento socioeconômico.
Para tanto, o aluno contará com um corpo docente referencial que alia o conhecimento acadêmico à vasta experiência executiva e de produção, mediante residência profissional na sede de instituição parceira com destacada atuação na atividade fim do curso. Deste modo, o aluno terá uma formação conectada com os desafios cotidianos do mercado cultural, em interação com a expertise de suas equipes, com ênfase no desenvolvimento de habilidades voltadas à gestão qualitativa no campo da cultura.
JUSTIFICATIVA
O mundo contemporâneo fez emergir uma economia que se sustenta, de maneira crescente, através de ativos imateriais, assumindo posição de destaque no conjunto das economias das nações: a economia da cultura.
Mesmo num cenário de crise e transformação mundial, essa economia vem demonstrando vitalidade e resiliência, transformando-se num campo promissor para aqueles que querem trabalhar num ambiente em que inovação, inteligência tecnológica, conectividade e criatividade, são as moedas de troca mais valorizadas e exigidas.
Nesse contexto, surge a necessidade de o profissional gestor de instituições, projetos e políticas na cultura, inovar na capacidade de planejar, executar, avaliar e garantir a sustentabilidade de suas ações, diante de uma atualidade mundial permeada por sistêmica crise econômica e de mutação de valores.
Diante da complexidade e da transversalidade das múltiplas habilidades e competências requeridas no campo da gestão e da produção cultural, o curso se propõe, ainda, a auxiliar os alunos a ampliar o seu autoconhecimento e a construir um plano de carreira que o permita desenvolver suas potencialidades junto ao mercado de trabalho.
OBJETIVOS
- Formar e reciclar profissionais atuantes nos segmentos culturais.
- Profissionalizar novas gerações de gestores, empreendedores, administradores e produtores culturais.
- Proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, comunicação, marketing, artes e cultura.
- Preparar o profissional para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio do negócio cultural.
- Capacitar a produção e a gestão cultural para o planejamento e a administração de bens e serviços artístico-culturais nos âmbitos público, privado e no terceiro setor;
- Sensibilizar produtores e gestores culturais para a importância das políticas públicas de cultura com vistas à democratização dos bens e serviços culturais, do patrimônio histórico e do turismo.
- Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da cultura.
- Estimular a reflexão analítica do cenário cultural nacional e internacional.
Coordenação:
MBA EM GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL – 364h
5 módulos
Aulas presenciais, videoaulas, workshops e visitas técnicas.
MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO
- Cultura e desenvolvimento – Profª. Me. Kátia de Marco
- Dimensão econômica da cultura – Profª. Drª. Ana Carla Fonseca
- Políticas públicas para a cultura – Profª. Drª. Lia Calabre
- Responsabilidade social e sustentabilidade – Prof. Dr. Márcio Schiavo
- Patrimônio histórico e turismo cultural – Prof. Dr. Mário Pragmácio
- Empreendedorismo e inovação – Profª. Me. Liliana Magalhães
Workshop: O papel social da cultura no mundo pós-pandemia
Visita Técnica: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM e Museu de Arte do Rio – MAR
MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS
- Planejamento e administração estratégica – Profª. Me. Yole Mendonça
- Gestão de pessoas e de competências – Profª. Esp. Martha Mangueira
- Gestão financeira institucional – Profª. Me. Francis Miszputen
- Gestão pública na cultura – Profª. Me. Rafaela Zanetti
- Direitos culturais e aspectos jurídicos – Prof. Dr. Cláudio Lins de Vasconcelos
- Captação de recursos e sustentabilidade – Profª. Esp. Renata Salles
Workshop: Gestão de crise e liderança no cenário atual
Visitas técnicas: Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB Rio e Museu do Amanhã
MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS
- Branding, marketing e posicionamento institucional – Profª. Me. Lucimara Letelier
- Comunicação e inovação – Prof. Me. Eduardo Carvalho
- Análise de Indicadores culturais – Prof. Me. João Leiva
- Desenvolvimento de públicos e engajamento – Profª. Me. Yole Mendonça
- Plataformas de comunicação e consumo na era digital – Profª. Drª. Julia Zardo
Workshop: Acolhimento, palavra-chave no relacionamento com o público
Visita Técnica: Museu da República e Oi Futuro
MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL
- Curadoria e modelagem de projetos – Profª. Drª. Mariana Várzea
- Gestão de projetos – Prof. Esp. Pablo Castellar
- Estratégias de comunicação e de mídias sociais – Profª. Me. Claudia Montenegro
- Captação de recursos e parcerias – Prof. Esp. Mateus Simões
- Legislação de incentivos e editais – Profª. Me. Sandra Pedroso e Profª. Esp. Isabel Tinoco
- Prestação de contas e contrapartidas – Profª. Me. Sandra Pedroso
Workshop: Fatores críticos para o sucesso de um projeto cultural
Visita Técnica: Coletivo Sebastiana
MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO
- Produção em audiovisual – Profª. Esp. Angelisa Stein
- Produção em artes visuais – Prof. Me. Evandro Salles
- Produção em artes cênicas – Profª. Drª. Ana Lúcia Pardo
- Produção musical – Profª. Esp. Daniela Mazzola
- Produção em carnaval – Prof. Dr. Milton Cunha
- Produção de feiras – Profª. Esp. Cristina Maseda
Workshop: Festivais: desafios para uma programação mobilizadora e inclusiva
Visitas Técnicas: Escola do Samba
Admissão
Pré-requisitos: Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.
Seleção
Análise de currículo.
Matrícula
- Pré-inscrição pelo site | Inscrição e matrícula na coordenação do PECS/ABGC/UCAM
Documentos para matrícula:
- Curriculum vitae.
- Original e cópia autenticada do diploma e do histórico do curso de graduação.
- Original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência.
- Duas fotos 3×4
Investimento Total
R$ 20.880,00
Taxa de Inscrição
R$ 250,00
Parcelamento
R$ 870,00 (1+23)
Observações:
- Cada turma das pós-graduações do PECS/UCAM/ABGC possui uma cota de 03 (três) bolsas integrais para agentes multiplicadores que atuam em projetos sociais nas comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.
- Para mais informações acesse o Edital Social
- Os contemplados com a Bolsa Social para a turma com início em 2021 estão disponíveis aqui
- Desconto de 20% no valor total do investimento para empresas parceiras da ABGC;
- Desconto de 10% no valor total do investimento para professores da rede pública e privada;
- Desconto de de 10% no valor total do investimento para pagamento a vista.
Inscrições abertas
Carga Horária
364 h
Duração
18 meses
Dias
Sábados quinzenais (aulas presenciais) e às terças-feiras em EAD
Horário
Integral
9h às 13h
14h às 18h
Observações
- O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma.
- Algumas disciplinas poderão ser disponibilizadas como curso avulso de extensão.
- O curso será híbrido, com aulas presenciais no MAM Rio e videoaulas em plataforma EAD. Até a vacinação contra a COVID 19 as aulas serão online.
Contato
Universidade Candido Mendes | Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa | Associação Brasileira de Gestão Cultural
Programa de Estudos Culturais e Sociais – PECS
Rua da Assembleia, 10 – sala 709. Centro – CEP 20011-901 – RJ
E-mail: [email protected]
Secretaria online: www.abgc.org.br
Telefone: (21) 3543-6489 / WhatsApp: (24) 99312-2459
Facebook: www.facebook.com/abgcoficial
Instagram: @abgcoficial
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Visualizar Imprimir
Conheça nossos professores».
Profª. Me. Kátia de Marco
Profª. Drª. Ana Carla Fonseca
Profª. Drª. Lia Calabre
Prof. Dr. Márcio Schiavo
Prof. Dr. Mário Pragmácio
Profª. Me. Liliana Magalhães
Profª. Me. Yole Mendonça
Profª. Esp. Martha Mangueira
Profª. Me. Francis Miszputen
Profª. Me. Rafaela Zanetti
Prof. Dr. Cláudio Lins de Vasconcelos
Profª. Esp. Renata Salles
Profª. Me. Lucimara Letelier
Prof. Me. Eduardo Carvalho
Prof. Me. João Leiva
Profª. Me. Yole Mendonça
Profª. Drª. Julia Zardo
Profª. Drª. Mariana Várzea
Prof. Esp. Pablo Castellar
Profª. Me. Claudia Montenegro
Prof. Esp. Mateus Simões
Profª. Me. Sandra Pedroso
Profª. Esp. Isabel Tinoco
Prof. Dr. Fábio Kryctyne
Profª. Esp. Angelisa Stein
Prof. Me. Evandro Salles
Profª. Drª. Ana Lúcia Pardo
Profª. Esp. Daniela Mazzola
Profº. Drº. Milton Cunha
Profª. Esp. Cristina Maseda
Profª. Me. Kátia de Marco
Coordenadora geral e acadêmica
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e foi Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental e em Gestão em Museus. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex-diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353
Profª. Me. Yole Mendonça
Coordenadora de Conteúdo
Mestre em Bens Culturais e Proj. Sociais pelo Cpdoc/FGV. Jornalista pela UFRJ, possui MBA em Marketing pela Coppead-UFRJ e MBA Executivo pela FGV. É Coordenadora de Conteúdo e Professora do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes-RJ. Trabalhou no Banco do Brasil, onde foi Executiva na Diretoria de Marketing. Inaugurou o CCBB São Paulo e dirigiu o CCBB Rio. Foi Secretária Executiva da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, segundo cargo na hierarquia do Ministério, e Secretária de Comunicação Integrada, respondendo pela comunicação, patrocínios e eventos presidenciais e pela coordenação com os Ministérios (2008/2012).
Curriculum Lattes:http://lattes.cnpq.br/5512096899136925
Realização:
- Universidade Candido Mendes
- Associação Brasileira de Gestão Cultural
Local das aulas:
- MAM – Museu de Arte Moderna do Rio (até a vacinação contra o Covid-19 as aulas serão em EAD)
Sejam bem-vindos!
ABGC
CNPJ : 07.629.312/0001-08
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL
Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040
WhatsApp: (24) 9.9315-1892
[email protected]
Contato
Atualidades
- A Black Week da ABGC chegou!novembro 28, 2024 - 21:15
- Primeiro dia 8º Fórum Nacional de Museus reuniu cerca de mil participantesnovembro 27, 2024 - 16:27
- Módulo de Extensão – Gestão Pública – Normativas e Governançanovembro 4, 2024 - 18:38