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Apresentação

A Associação Brasileira de Gestão Cultural em parceria com a Expomus lançam o curso de qualificação profissional online, “Gestão e Inovação em Instituições Culturais”.

O curso abordará temas cruciais para a gestão e inovação de instituições culturais na atualidade, quando há uma renovação intensa de seus processos diante das aceleradas transformações globais, especialmente no contexto da pandemia da Covid 19, que ocasionou o fechamento de instituições no mundo todo, proporcionando uma ampliação da comunicação digital e novas demandas para a retomada do setor nas reaberturas ao público.

A curadoria do currículo está voltada à gestão empreendedora de espaços museais que produzem conteúdos científicos, históricos, artísticos e tecnológicos, visando posicionar os gestores, bem como outros profissionais, diante de uma reflexão contemporânea sobre museus, instituições culturais e gestão, e voltada ao diálogo, inovação e fomento de comunidades e territórios locais, tendo a Educação como tema transversal.

O currículo do curso visa preparar profissionais de espaços culturais  e de gestão em cultura para exercerem funções múltiplas no exercício de uma gestão para a inovação, apoiada em suportes avançados da tecnologia de redes digitais, cada vez mais requisitadas a partir do período da pandemia.

JUSTIFICATIVA

Na atualidade, o país conta com quase 4 mil instituições museológicas, segundo o Cadastro Nacional de Museus do IBRAM, distribuídas no seu território, reforçando a demanda crescente de especialização e de profissionalização dos quadros de trabalho que mesclam o campo da Museologia com interações multidisciplinares de áreas como a Gestão Cultural, Tecnologia, Inovação e a Economia Criativa.

O curso “Gestão e Inovação em Instituições Culturais” tem como missão promover a conexão entre processos artísticos, científicos e tecnológicos, em colaboração com a instituição e a sociedade, por meio de uma abordagem educacional interdisciplinar e criativa que inspire as pessoas a agirem hoje para criarem novas possibilidades de futuro.  As novas instituições estão encontrando muitos desafios, requerendo uma equipe capacitada e atualizada nas diferentes frentes que envolvem a gestão de uma instituição cultural: da sustentabilidade à comunicação, dos acervos e exposições aos processos de curadoria, mediação e desenvolvimento de públicos, da inclusão social à inovação e acessibilidade.

OBJETIVOS
O curso de qualificação profissional em Gestão e Inovação em Instituições Culturais tem o objetivo de qualificar e aprimorar gestores e profissionais atuantes em espaços e setores de produção cultural, através de um conteúdo elaborado sob medida e voltado à atualização de conhecimentos no campo da gestão para a inovação, aplicada ao gerenciamento, à curadoria e à programação de museus e espaços de artes e ciências
 
  • Atualizar sobre as novas funções dos museus na contemporaneidade e quanto aos desafios da retomada pós-pandemia do Covid 19;

  • Capacitar para otimização de processos administrativos, logísticos e de fomento, alinhados às normativas das instituições culturais;

  • Instrumentalizar para a implantação programática alinhada aos eixos curatoriais e à atualização de Planos Museológicos;

  • Aprimorar a cultura da segurança patrimonial na gestão de riscos;

  • Planejar a Comunicação para ampliar e diversificar as audiências presenciais e digitais;

  • Implantar a transversalidade das ações de mediação educativa e das tecnologias de interação participativa na grade da programação;

  • Estimular a reflexão a partir de estudos de casos de atuações museais afins, pautadas pela diversificação de usos inovadores na cultura digital;

  • Elaborar as etapas necessárias ao desenvolvimento qualitativo da programação de projetos e de eventos culturais, científicos e educacionais;

  • Promover estudos colaborativos com comunidades locais, para uma atuação socioterritorial inovadora além muros.

COORDENAÇÃO

Profª. Me. Kátia de Marco
Profª. Drª. Maria Ignez Mantovani
Profª. Drª. Daniela Alfonsi

Matriz Curricular
Módulo 1 – MUSEUS NA CONTEMPORANEIDADE
  • Museus em um Mundo em Transformação
  • Novas Noções de Patrimônio e Educação
  • Museus e Desenvolvimento Socioterritorial
  • Inovação em Projetos Curatoriais

Módulo 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  • Planejamento Institucional e Implantação de Museus
  • Programas do Plano Museológico e Planos Anuais
  • Gestão e Atualização do Plano Museológico
  • Geração de Indicadores para a Concepção Programática

Módulo 3 – GESTÃO OPERACIONAL

  • Gestão de Processos Administrativos
  • Gestão de Fomento e Prestação de Contas
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Institucional e Parcerias
  • Gestão de Riscos – públicos, acervo e predial
  • Segurança Jurídica e Direito Autoral

Módulo 4 – GESTÃO PARA A INOVAÇÃO

  • Estratégias Inovadoras em Gestão
  • Design Thinking e Gestão ágil de projetos
  • Ferramentas para estruturação de projetos inovadores
  • Gestão de Redes Temáticas

Módulo 5 – COMUNICAÇÃO, PÚBLICOS E SUSTENTABILIDADE

  • Sustentabilidade, Economia Criativa e Turismo Cultural
  • Estratégias de Comunicação e Gestão da Marca
  • Inclusão de Públicos e Mediação Educativa
  • Escuta de Públicos e Ampliação de Audiências

Módulo 6 – GESTÃO DE PROJETOS

  • Conceituação e Formatação de Projetos
  • Concepção de Curadorias Inovadoras
  • Gestão Qualitativa de Projetos
  • Produção de Eventos Educacionais e Culturais
  • Acessibilidade Universal para Projetos
  • Avaliação de Resultados e Prestação de Contas

Módulo 7 – UNIVERSO DIGITAL E INOVAÇÃO

  • Tecnologia Digital e Mídias Sociais
  • Novas Mídias para a Comunicação Estratégica
  • Base de Dados e Repositório de Acervos
  • Tecnologia Digital e Interativa na Expografia
  • Laboratórios e Universo Maker

Observação: Corpo docente em formação

Admissão

Admissão

Pré-requisitos

Formação de nível médio completa em instituição reconhecida pelo MEC

Matrícula

Pré-inscrição pelo site

Matrícula através de contato telefônico com a coordenação  – (21) 9.8796-6286

Documentos para matrícula

  • Envio de currículo vitae.
    Original e cópia autenticada do diploma do curso de graduação.
    Original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
    01 foto 3×4

Vagas

80 Alunos

Investimento

Investimento Total

R$ 4.600,00

À vista

R$ 4.140,00 (desconto de 10%)

Parcelamento

R$ 575,00(8x)

Observações:

  • Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista.
Requisitos Técnicos

REQUISITOS TÉCNICOS DO HARDWARE:

● Conexão de internet: 2mbps
● Velocidade do processador: 1.0GHZ
● Componentes de áudio: Fone de ouvido ou caixa de som
● Resolução do monitor: Mínimo 1024 X 768 pixels
● Navegador de internet: Chrome: 70.X e superiores

Datas e Horários

AULA INAUGURAL – 12 de maio de 2021 – 18h (Brasil)

Abertura:
Claudia Martins Ramalho (Gerente de Patrocínio e Projetos Culturais – SESI)
Paulo Mól (Diretor de Operações – SESI)
Eduardo Vaz (Superintendente do IEL e Gerente Executivo da UnIndústria – SESI)
Maria Ignez Mantovani Franco (Diretora-presidente da EXPOMUS)
Kátia de Marco (Presidente da Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC)

Palestra:
Profa. PhD. Silva Raker
(Senior Business Director of Global Collaborations EXPLORATORIUM)
AULA de APRESENTAÇÃO DO CURSO – 13 de maio de 2021 – 18h às 19h
Coordenadoras Katia de Marco, Maria Ignez Mantovani e Daniela Alfonsi

Término: Janeiro de 2022

Inscrições encerras

Carga Horária

172h

Horário das Aulas

Aulas síncronas online: terças e quintas, das 18:30h às 20:30h

Webinários, workshops e estudos: às quartas, das 18:30h às 19:30h

Duração

8 meses

Prazo para matrícula

30 de abril de 2021

Dias e Horários

  • As disciplinas terão 4 horas de aulas ofertadas em uma semana cada, através da plataforma virtual

Formação

Certificado de extensão emitido pela ABGC/EXPOMUS ;  Qualificação Profissional em Gestão Inovadora de Instituições Culturais

Metodologia: curso on line com aulas síncronas, webnários e material pedagógico digital em plataforma exclusiva.

Observações

  • O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma. Os professores estão em vias de confirmação.

Contato

Universidade Candido Mendes | Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa I Associação Brasileira de Gestão Cultural
Programa de Estudos Culturais e Sociais – PECS
Rua da Assembleia, 10 – sala 709. Centro – CEP 20011-901 – RJ

E-mail: [email protected]
Secretaria online: www.abgc.org.br
Telefone: (21) 3543-6489 / WhatsApp: (21) 98796-6286
Facebook: www.facebook.com/abgcoficial
Instagram: @abgc.rio

Coordenação

Profa. Me. Kátia de Marco
Coordenadora geral e acadêmica

Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Artista e curadora independente, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e do Conselho Nacional de Museus – ICOM. Atuou como Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.

Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação Intersaberes conveniado com a Universidade Candido Mendes e com o Centro Universitário UNIMAIS, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental, em Gestão em Museus e em Gestão e Inovação em Instituições Culturais.

Foi gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex- iretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ. É membro no Programa Internacional The Reality Climate Project.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353



Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
Coordenação de Conteúdo

Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções.

Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais.

Coordenadora de Conteúdo do MBA em Gestão de Museus de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural |ABGC.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1815598892563327


Profª Drª. Daniela Alfonsi

Doutora em Antropologia Social pela USP (2018), com pesquisa sobre a área de patrimonialização do esporte. Foi Diretora Técnica do Museu do Futebol, de 2014 a 2019, onde coordenou a área de documentação, pesquisa e exposições e a implantação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro.

Curriculum Lattes:http://lattes.cnpq.br/1815598892563327

Local
Realização:

  • Associação Brasileira de Gestão Cultural
  • Expomus
Local das aulas:

Plataforma online

Pré-Inscrição

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    Formação Acadêmica

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    Secretaria online

    Sejam bem-vindos!

    A secretaria online é um canal de comunicação entre alunos, professores, associados e interessados em fazer requerimentos de demandas, serviços e informações de nossas atividades.

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      ABGC

      CNPJ : 07.629.312/0001-08
      ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL

      Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040

      WhatsApp: (21) 9.9200-4566
      [email protected]

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