Via: IstoÉ
Por: Matheus AlmeidaA Petrobras confirmou que divulgará em agosto os selecionados no seu maior edital já feito para patrocínios na área da cultura. Inicialmente previsto para julho, o anúncio foi adiado pois o valor recorde de R$ 250 milhões foi acompanhado também de um recorde de inscritos.
Espetáculo da Companhia de Dança Deborah Colker, uma das contempladas com patrocínio cultural pela Petrobras (Crédito: Reprodução/da Companhia de Dança Deborah Colker)
Neste ano, 8.044 iniciativas pleiteiam verba da petroleira. Para efeito de comparação, a última seleção ocorreu em 2022, com o edital Múltiplas Expressões, voltada para a programação de equipamentos culturais. Foram 434 inscrições.
+Petrobras retoma programa naval e planeja construir 25 navios próprios; entenda
Milton Bittencourt Neto, coordenador de Patrocínio Cultural e Esportivo da empresa, acredita que os inscritos refletem o enorme valor destinado, e que o maior edital de patrocínio cultural da história da Petrobras possa ser também o maior do Brasil.
Ao todo, a verba de patrocínio da empresa em 2024 chega a R$ 296 milhões, contra R$ 90 milhões em 2023 e R$ 52 milhões em 2022.
O edital possui ainda neste ano o novo objetivo de chegar a todos os estados brasileiros. “É muito importante que o programa esteja atualizado e condizente com as demandas da sociedade, e assim como a Petrobras se faz presente no Brasil inteiro, também a gente tenha essa presença através da cultura”, afirma Bittencourt.
Novo direcionamento
O investimento recorde integra uma remodelação que a Petrobras Cultural construiu ao longo de 2023. Através de pesquisa de bechmarking e do histórico e conhecimento acumulado pela própria empresa, foram construídas duas dimensões transversais para guiarem o trabalho: diversidade e economia criativa.
A partir das dimensões, foram definidos também quatro eixos para seleção dos projetos a serem patrocinados: Produção e Distribuição, Ícones de Cultura Brasileira, Cinema e Cultura Digital e Festivais e Festas Populares.
“A empresa vive um momento de querer uma proximidade maior com o público, e entende esses investimentos em patrocínio como uma forma de mobilizar também essa estratégia”, explica a gerente de patrocínios e eventos da Petrobras, Alessandra Teixeira.
“Diversidade a gente fala também regional, ou seja estimular que os projetos aconteçam ou circulem por diversos estados do Brasil”, explica Bittencourt, que também destaca a busca por realizadores, público-alvo e temáticas diversas.
Já a dimensão de economia criativa destaca a relevância para a mobilizar cadeias de produção em redes.
Os maiores projetos
Para além da seleção por editais públicos, a empresa também adota uma busca ativa de projetos que representem as dimensões transversais definidas. Entre os maiores contratos vigentes neste formato, a empresa destaca:
Orquestra Petrobras Sinfônica, para duas temporadas
Melhorias no espaço e programação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Festival Tropicana, festival de música gratuito, percorrendo São Luís, Natal e Teresina
Festival de Teatro de Curitiba, três edições do festival
Programação do Teatro Rival Petrobras, para as temporadas de 2024 a 2026
Choro Jazz: o festival da música instrumental, nas cidades de Fortaleza, Jericoacoara, Crato e Soure na Ilha de Marajó
Companhia de Dança Débora Colker na temporada de 2024 e celebração de seus 30 anos
Clássicos do Brasil, festival de música em Recife e no Rio de Janeiro
São João do Reencontro, incremento de programação e atrações das festas de São João de 35 cidades na Bahia
Festival Multilinguagem dos povos da floresta,evento gratuito, com exposição fotográfica, mostra de vídeos 360 graus, apresentações de músicos e grupos de dança indígenas/folclóricos, debates culturais e oficinas de produção audiovisual nas cidades de Porto Velho, Macapá, Boa Vista, Belém e Brasília, com 10 dias de evento em cada cidade.
Quando aos editais, a empresa ainda não tem previsão sobre quando será feito um movo após a divulgação de resultados do atual em agosto. “Este foi um grande desafio, que levou a gente até a postergar os resultados. Estamos muito focados”, explica Teixeira.
Marina destaca responsabilidade de países do G20 liderarem combate à mudança do clima
Via: Agencia EBC
Ministra realizou abertura da reunião ministerial do GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20
Ministra Marina Silva realiza discurso de abertura na reunião ministerial do GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20
A ministra Marina Silva reafirmou nesta quinta-feira (3/10) que os países do G20 têm responsabilidade de liderar a resposta à emergência climática e a outras crises ambientais, como a da perda de biodiversidade, da desertificação e o aumento da poluição. A ministra discursou na abertura da reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
“Os países integrantes do G20 têm grande responsabilidade e a oportunidade de fazerem a diferença. Conjuntamente, representam mais de 80% do Produto Interno Bruto mundial, 80% da população mundial, assim como aproximadamente 80% das emissões globais de gases de efeito estufa. Por isso, devem ajudar a liderar o enfrentamento à crise climática, somada às demais crises ambientais em curso”, discursou Marina.
Leia aqui o discurso completo.
A ministra presidiu o encontro com ministros e vice-ministros de Meio Ambiente de 17 países, entre integrantes do G20, nações convidadas e representantes de organizações internacionais. A reunião foi precedida por discussões técnicas na terça (1º/10) e na quarta (2/10).
As discussões do GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20, um dos 15 da trilha de sherpas do fórum internacional, foram guiadas por quatro temas: adaptação à mudança do clima, oceanos, pagamento por serviços ambientais e economia circular e resíduos sólidos.
Além de uma declaração ministerial, o grupo coordenado por MMA e MRE produzirá quatro cadernos técnicos focados nos temas debatidos. Os documentos buscam embasar os chefes de governo do G20, que se reunirão em novembro no Rio, e qualificar o debate internacional questões relacionadas à sustentabilidade ambiental e climática.
“Destaco a maneira transversal com a qual o Brasil buscou tratar da pauta ambiental e climática durante sua presidência. O tema de enfrentamento à mudança do clima, por exemplo, foi debatido em mais de 12 grupos de trabalho, desde a Aliança Global contra a Fome e Combate à Pobreza até os grupos técnicos sobre infraestrutura e de prevenção de desastres”, disse a ministra.
A ministra destacou a necessidade de ação urgente e coletiva para combater a mudança do clima e a degradação ambiental, já sentidos em todo o mundo:
“O Brasil enfrentou uma enchente histórica na região Sul em 2024, que afetou diretamente 2,1 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, nas demais regiões de nosso país enfrentamos a situação inversa de uma seca intensa que afeta nossa produção agropecuária e coloca em alerta nosso sistema de produção de energia hidrelétrica. Nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, a estiagem recorde isola comunidades e cidades e provoca incêndios de enormes proporções”, declarou Marina.
O grupo de trabalho concordou com recomendações políticas para enfrentar vários dos desafios relacionados aos eixos debatidos, destacou a ministra. Entre eles, o grupo discutiu respostas para os impactos da mudança do clima, que afetam desproporcionalmente as populações mais vulneráveis.
“Propusemos de que forma o enfrentamento à emergência climática pode estar integrado nas estratégias de desenvolvimento e de financiamento, público e privado. Definimos estratégias para apoiar políticas nacionais de adaptação e de transição justa”, disse Marina.
Os países apoiaram a integração das ações baseadas no oceano nas metas climáticas e em seus planos nacionais de adaptação e mitigação, disse a ministra. Defenderam também a ratificação e a implementação do Acordo sobre Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade Marinha, aprovado em 2023.
No tema de pagamento por serviços ambientais, o GT reconheceu o potencial de preservação e de valoração dos serviços ecossistêmicos e a importância de mobilizar recursos públicos e privados. Destacaram também o papel dos povos indígenas e comunidades tradicionais na proteção de ecossistemas.
“No eixo de resíduos sólidos e economia circular, discutimos como aprimorar o desenho e a implementação de políticas específicas para a promoção de mulheres, catadores, povos indígenas e comunidades tradicionais. Reafirmamos a importância de gerar empregos de qualidade, reduzir a geração de resíduos e a perda de alimentos, impulsionando a transição para um modelo econômico mais justo, resiliente e sustentável”, afirmou Marina.
Os trabalhos do GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática começaram oficialmente em janeiro, com reunião virtual. Em abril, houve encontro presencial em Brasília focado em oceanos e adaptação à mudança do clima. Em junho, os representantes reuniram-se em Manaus para debates sobre pagamentos por serviços ambientais e economia circular.
Parceria entre MinC e ENAP oferece curso gratuito sobre Sistema Nacional de Cultura
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para orientar gestores públicos, conselheiros e agentes culturais de todo o país, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), oferece um curso gratuito sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A proposta é apresentar aspectos teóricos e práticos para auxiliar na implementação, operacionalização e gestão participativa do SNC.
São 20 horas de carga horária dedicadas a compreender modelos de gestão e de institucionalização do Sistema, formas de implementação, além de apresentar os principais elementos para a criação de um sistema local de cultura.
O diretor do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Junior Afro, avalia que o curso é um caminho para aproximar gestores e sociedade civil do tema. “A cultura é um direito fundamental, e sua gestão deve ser democrática e participativa. Este curso oferece uma oportunidade para que todos possam entender de forma prática e teórica as dimensões do SNC e isso ajuda a fortalecer os sistemas locais, em cada cidade. É mais uma ferramenta para garantir uma gestão cultural mais eficiente, permitindo pensar soluções para as demandas reais de cada região”, explicou.
Conteúdo
O curso é dividido em três módulos com os seguintes conteúdos:
● Módulo 1: Cultura e Políticas Culturais: o SNC como via de garantia dos direitos culturais
● Módulo 2: SNC: modelo de gestão e institucionalização para as políticas públicas de cultura
● Módulo 3: Institucionalizando e implementando um Sistema de Cultura
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Escola Virtual do Governo. Clique aqui para acessar.
O curso é aberto, gratuito e um certificado é gerado após a conclusão dos módulos. Qualquer pessoa pode participar, basta fazer o cadastro no site ou entrar com informações da conta pessoal do gov.br.
SNC
A Lei nº 14.835, de de 4 de abril de 2024, institui o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura para garantia dos direitos culturais, organizado em regime de colaboração entre os entes federativos para gestão conjunta das políticas públicas de cultura. O SNC está previsto na Constituição desde 2012, por meio da Emenda Constitucional 71. No entanto, ainda não havia uma regulamentação. O objetivo do SNC é a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico com o pleno exercício dos direitos culturais.
Nova Parceria ABGC e MAM São Paulo: Descontos Exclusivos no MBA em Gestão de Museus e Inovação
Nova parceria entre a ABGC e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo).
A partir de agora, participantes do programa Amigos do MAM São Paulo, e colaboradores do museu terão 10% de desconto no curso MBA em Gestão de Museus e Inovação. Essa parceria também beneficia nossos alunos, que poderão aproveitar descontos exclusivos para se associarem ao programa Amigos do MAM.
Essa colaboração reforça o compromisso de ambas as instituições com a promoção da educação e a valorização da cultura. Não perca a oportunidade de se inscrever e se beneficiar dessa novidade!
Curso de Extensão – Estratégias de Comunicação e de Redes Sociais
Proposta:
Comunicação contemporânea e o público da cultura. O papel da comunicação e o impacto das mídias sociais na gestão de projetos e instituições culturais. Planejamento Estratégico de Comunicação. Princípios da comunicação digital e das redes sociais. Análise de dados para construção de planos de comunicação e mensuração de resultados. Importância da Assessoria de Imprensa e das ações de relações públicas na gestão de projetos culturais.
Docente:
Profa. Me. Claudia Montenegro
Gerente de Comunicação e Marketing da Editora Cobogó e curadora da Casa da Amendoeira, coletivo de especialistas em comunicação estratégica. Socióloga e jornalista, com pós em marketing e mestre e doutoranda em Comunicação. Especializou-se na área de cultura, em branded content, estratégia de marketing e conteúdo digital. Por dez anos, liderou a área de cultura da Approach, desenvolvendo estratégias de comunicação para a Fundação Roberto Marinho, Editora LeYa, Globosat, Bienal do Livro, TV Globo, Infoglobo, Som Livre, Ediouro/Nova Fronteira, AquaRio e Museu de Arte do Rio, Theatro Municipal de São Paulo. Foi responsável pela comunicação das exposições: Impressionismo: Paris e a Modernidade, O Triunfo da Cor: O pós-impressionismo, Portinari: Guerra e Paz, Salvador Dali, Picasso e Paul Klee Equilíbrio Instável no CCBB. Como Diretora Digital e BI, implementou a área digital na Approach.
Agenda:
Carga horária:
Investimento
Inscreva-se:
Curso de Extensão – Prestação de Contas e Contrapartidas
Proposta:
Adequação do projeto à realidade de execução: planilha orçamentária e escopo do projeto aprovado; Planejamento e elaboração do cronograma de execução físico-financeiro e do plano de trabalho; Normas básicas de Prestações de Contas e Controladoria: serviços e fornecedores usuais em projetos culturais, pagamentos que geram dúvidas, contratação de fornecedores, verificação de adequação do fornecedor ao serviço prestado, métodos de pesquisa CNAEWEB; Contrapartidas sociais, institucionais e específicas: exemplos e formas de comprovação; Elaboração da prestação de contas física e financeira: comprovação de cumprimento do objeto principal, ações acessórios e das contrapartidas; Comprovação financeira: documentação fiscal, bancária e preenchimento de formulários de prestação de contas.
Docentes:
Prof. Me. Marco Antônio Junqueira
Com uma sólida formação acadêmica em Direito pela UNIRIO e um MBA em Marketing pela FGV, o docente Marco Junqueira possui uma trajetória notável. Sócio-fundador da SAGRE Agência de Projetos Incentivados, tem uma vasta experiência na coordenação editorial e na produção executiva de projetos culturais e esportivos. Seu conhecimento é compartilhado através de cursos e palestras em instituições renomadas como a Escola de Cinema Darcy Ribeiro e o Instituto Cultural Vale, além de contribuir para a inovação na música de concerto com o Instituto Gênesis da PUC-Rio.
Agenda:
Carga horária:
Investimento
Inscreva-se:
Ciclo do Projeto Cultural – Novo Curso de Extensão na turma XV do MBA em Gestão e Produção Cultural –
Termina no dia 31/07 prazo para contribuir com consulta pública sobre regulamentação das profissões do setor cultural
Técnicos em espetáculos de diversões fazem parte das categorias da cultura que serão atualizadas em novo decreto após consulta pública – Foto: EBC
rabalhadores e trabalhadoras da cultura que queiram contribuir com a atualização da lista de ocupações do setor regidas pela Lei 6533/78 têm até a próxima quarta-feira (31) para incluir sugestões na consulta pública aberta pelo Ministério da Cultura (MinC). O objetivo é definir quais funções de artistas e técnicos em espetáculos de diversões existentes na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) deveriam ser acrescentadas na legislação oficial sobre essas profissões.
O Decreto 82.385, de 1978, regulamenta as profissões de artistas e de técnicos em espetáculos de diversões e traz um anexo com funções em que se desdobram suas atividades. Domador de animais ferozes, homem-bala e outras profissões já em desuso no Brasil são algumas das opções presentes na lista.
A CBO é um cadastro oficial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. De acordo com levantamento prévio da Diretoria de Políticas para os Trabalhadores da Cultura, da Secretaria de Economia Criativa e Financiamento Cultural (Sefic) do Ministério da Cultura (MinC), há, ao menos, 180 ocupações técnicas diretamente ligadas ao setor cultural que constam nessa classificação, mas que não necessariamente estão no decreto.
Com as sugestões colhidas na consulta pública, o MinC vai elencar o que deve sair e o que deve entrar no anexo de um novo decreto, que será proposto à Casa Civil. “Para isso, será feito um estudo analisando todas as contribuições e também a realidade do mundo do trabalho real e atual”, explica o diretor de Políticas para os Trabalhadores da Cultura, Deryk Santana.
Participação ativa
A Consulta Pública sobre inclusão de profissões de artistas e de técnicos em espetáculos de diversões constantes do anexo do Decreto da Lei 6.533/1978 foi aberta em 30 de maio deste ano e já conta com mais de 700 contribuições. “Isso prova que há uma demanda reprimida sobre o assunto e que as pessoas que vivem o dia a dia da cultura querem ser reconhecidas e formalizadas, principalmente para garantir seus direitos sociais, trabalhistas e previdenciários”, comenta Deryk. A contribuição pode ser feita até a noite do dia 31 de julho.
Ibram abre processo seletivo para consultoria na modalidade produto para promover a conscientização e a educação sobre questões raciais
Via: Gov.br
Nesta quarta-feira (24), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) abriu um processo seletivo para a contratação de consultoria na modalidade produto. A seleção tem como objetivo a contratação de consultoria especializada para promover a conscientização e a educação sobre questões raciais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equânime de forma crítica e transformadora diante das desigualdades raciais.
Requisitos mínimos de qualificação:
Formação Superior:
Os interessados em concorrer à vaga devem possuir diploma de conclusão do curso de nível superior na área de humanas, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC, com mestrado em Educação, História ou áreas afins.
Perfil profissional exigido:
Experiência comprovada em Educação, História e Cultura Afro-brasileira.
Experiência comprovada na organização de publicações de impressos.
Experiência comprovada em planejamento estratégico em atividades de educação.
Os candidatos deverão realizar o cadastro diretamente na página da OEI, até o dia 30 de julho.
Mais informações: https://www.gov.br/museus/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/sobre-o-orgao/trabalhe-conosco/vagas-para-consultor
Ministério da Cultura aprova recursos para dois filmes de Glauber Rocha
Via: O Globo
Por: Lauro Landim
Mais dois filmes de Glauber Rocha receberam a aprovação do Ministério da Cultura para que sejam captados recursos de R$ 1,9 milhão para restaurá-los em 4K: o longa, de quase três horas, “História do Brasil” (1974) e o curta, de 17 minutos, “Amazonas, Amazonas” (1966), ambos documentários.
O longa foi produzido em Cuba em seus tempos de exílio. O curta, primeiro filme em cor de Glauber, foi rodado por encomenda do governo do Amazonas.
8 mil projetos disputam R$ 250 milhões da Petrobras para cultura; veja maiores patrocínios
Via: IstoÉ
Por: Matheus AlmeidaA Petrobras confirmou que divulgará em agosto os selecionados no seu maior edital já feito para patrocínios na área da cultura. Inicialmente previsto para julho, o anúncio foi adiado pois o valor recorde de R$ 250 milhões foi acompanhado também de um recorde de inscritos.
Espetáculo da Companhia de Dança Deborah Colker, uma das contempladas com patrocínio cultural pela Petrobras (Crédito: Reprodução/da Companhia de Dança Deborah Colker)
Neste ano, 8.044 iniciativas pleiteiam verba da petroleira. Para efeito de comparação, a última seleção ocorreu em 2022, com o edital Múltiplas Expressões, voltada para a programação de equipamentos culturais. Foram 434 inscrições.
+Petrobras retoma programa naval e planeja construir 25 navios próprios; entenda
Milton Bittencourt Neto, coordenador de Patrocínio Cultural e Esportivo da empresa, acredita que os inscritos refletem o enorme valor destinado, e que o maior edital de patrocínio cultural da história da Petrobras possa ser também o maior do Brasil.
Ao todo, a verba de patrocínio da empresa em 2024 chega a R$ 296 milhões, contra R$ 90 milhões em 2023 e R$ 52 milhões em 2022.
O edital possui ainda neste ano o novo objetivo de chegar a todos os estados brasileiros. “É muito importante que o programa esteja atualizado e condizente com as demandas da sociedade, e assim como a Petrobras se faz presente no Brasil inteiro, também a gente tenha essa presença através da cultura”, afirma Bittencourt.
Novo direcionamento
O investimento recorde integra uma remodelação que a Petrobras Cultural construiu ao longo de 2023. Através de pesquisa de bechmarking e do histórico e conhecimento acumulado pela própria empresa, foram construídas duas dimensões transversais para guiarem o trabalho: diversidade e economia criativa.
A partir das dimensões, foram definidos também quatro eixos para seleção dos projetos a serem patrocinados: Produção e Distribuição, Ícones de Cultura Brasileira, Cinema e Cultura Digital e Festivais e Festas Populares.
“A empresa vive um momento de querer uma proximidade maior com o público, e entende esses investimentos em patrocínio como uma forma de mobilizar também essa estratégia”, explica a gerente de patrocínios e eventos da Petrobras, Alessandra Teixeira.
“Diversidade a gente fala também regional, ou seja estimular que os projetos aconteçam ou circulem por diversos estados do Brasil”, explica Bittencourt, que também destaca a busca por realizadores, público-alvo e temáticas diversas.
Já a dimensão de economia criativa destaca a relevância para a mobilizar cadeias de produção em redes.
Os maiores projetos
Para além da seleção por editais públicos, a empresa também adota uma busca ativa de projetos que representem as dimensões transversais definidas. Entre os maiores contratos vigentes neste formato, a empresa destaca:
Orquestra Petrobras Sinfônica, para duas temporadas
Melhorias no espaço e programação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Festival Tropicana, festival de música gratuito, percorrendo São Luís, Natal e Teresina
Festival de Teatro de Curitiba, três edições do festival
Programação do Teatro Rival Petrobras, para as temporadas de 2024 a 2026
Choro Jazz: o festival da música instrumental, nas cidades de Fortaleza, Jericoacoara, Crato e Soure na Ilha de Marajó
Companhia de Dança Débora Colker na temporada de 2024 e celebração de seus 30 anos
Clássicos do Brasil, festival de música em Recife e no Rio de Janeiro
São João do Reencontro, incremento de programação e atrações das festas de São João de 35 cidades na Bahia
Festival Multilinguagem dos povos da floresta,evento gratuito, com exposição fotográfica, mostra de vídeos 360 graus, apresentações de músicos e grupos de dança indígenas/folclóricos, debates culturais e oficinas de produção audiovisual nas cidades de Porto Velho, Macapá, Boa Vista, Belém e Brasília, com 10 dias de evento em cada cidade.
Quando aos editais, a empresa ainda não tem previsão sobre quando será feito um movo após a divulgação de resultados do atual em agosto. “Este foi um grande desafio, que levou a gente até a postergar os resultados. Estamos muito focados”, explica Teixeira.