Lançamento Studytour Instituto Tomie Ohtake MBA em Gestão de Museus e Inovação

Temos o prazer de anunciar o lançamento do pacote de Studytour do módulo 1 no MBA em Gestão de Museus e Inovação – UniMais | ABGC | EXPOMUS | Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake foi inaugurado em novembro de 2001 O edifício foi projetado por Ruy Ohtake e é presidida por seu irmão Ricardo Ohtake.

Como homenageia a artista que lhe dá o nome, o Instituto desenvolve exposições que focalizam os últimos 60 anos do cenário artístico, ou movimentos anteriores que levam a entender melhor o período em que Tomie vem atuando, organizando mostras inéditas no Brasil como Louise Bourgeois, Josef Albers, Yayoi Kusama, Salvador Dalí, Joan Miró, entre outras.

Nesse studytour iremos levar o grupo de alunos para que participem de uma visita aos bastidores, bem como um workshop com as profissionais da instituição.

 

Formato: Presencial

Local: Rua Coropé, 88 – Pinheiros, São Paulo – SP

Data: 19/07/2024

Horário: 10:00 às 18:00

Investimento: R$560,00

 

Inscreva-se:

     

    Inscrições Abertas para o Curso Online: RedList e o Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais

    Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso online “RedList e o Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais”. Este curso gratuito se dará de maneira assíncrona, na plataforma ABGCFLIX.

    O que é a RedList e Por que é Importante?

    A RedList, uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), é um documento crucial que identifica quais bens culturais brasileiros estão em risco de serem traficados ilegalmente. Ela é uma ferramenta essencial para a preservação do patrimônio cultural do Brasil, incluindo categorias inovadoras, como bens etnográficos e paleontológicos. Este curso tem como objetivo informar, orientar e divulgar a importância da RedList e do combate ao tráfico ilícito de bens culturais.

    As inscrições estão abertas agora! Para se matricular neste curso essencial para a preservação do patrimônio cultural brasileiro, visite este link.

    Não perca a oportunidade de se envolver na proteção do nosso patrimônio cultural e aprender com especialistas neste campo vital. Junte-se a nós nesta jornada de preservação e conscientização.

    Webinar de abertura da turma VII do MBA em Gestão de Museus e Inovação

    Foto por: Eugênia Fajardo

    Participe da palestra “O papel político dos museus de hoje” com a  Profa. Me. Marta Porto

    Marta Porto é  jornalista e ativista cultural. Atua como editora, ensaísta, curadora e consultora de espaços, festivais e projetos artísticos, culturais e de comunicação que experimentam linguagens e associações de ideias para promover experiências que alterem códigos e visões de mundo.

    Este evento é uma oportunidade única para dialogar com especialistas que estão na vanguarda da gestão museológica e inovação cultural. Convidamos todos os interessados a se juntarem a nós nesta jornada de aprendizado e descoberta.

     

     

     

     

    Inscrições encerradas

    Módulo de Extensão – Museus na Contemporaneidade

    Estão abertas as inscrições para o primeiro módulo de extensão na turma VII do MBA em Gestão de Museus e Inovação, podendo ser realizado de maneira online síncrona através da plataforma zoom ou presencial no Instituto Tomie Ohtake.

    Confira a agenda das aulas, escolha seu formato de participação e inscreva-se!

    Foto por: Eugênia Fajardo

     

     

    WEBINAR – “O papel político dos museus de hoje

    Profa. Me. Marta Porto

    Data: 04/07/2024

    Horário: 19:00 às 21:00

    Modalidade: Online

     

     

    Pautas identitárias e reparação histórica

    Prof. Dr. Bruno Brulon

    Data: 13/07/2024

    Horário: 08:00 às 12:00

    Modalidade: Online

    Aula Magna – Políticas Nacional de Museus

    Palestrantes: Fernanda Castro e Vera Mangas

    Data: 06/07/2024

    Horário: 09:00 às 12:00

    Modalidade: Online

     

     

    Museologia Social e sustentabilidade ambiental

    Profa. Me. Kátia de Marco

    Data: 19/07/2024 – (parte I)

    Horário: 16:30 às 18:30

    Modalidade: Online/presencial

     

     

    Desafios dos museus na contemporaneidade

    Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco

    Data: 20/07/2024

    Horário: 19:00 às 21:00

    Modalidade: Online/presencial

     

     

    Patrimônio, memória e bens culturais

    (palestrante convidado) Paulo Garcez Marins

    Data: 20/07/2024

    Horário: 14:40 às 18:30

     

     

    STUDY TOUR – Instituto Tomie Ohtake

    Data: 19/07/2024

    Horário: 10:00 às 13:30

    Modalidade: Presencial


    Inscreva-se:

      Aula Magna da VII turma de Gestão de Museus e Inovação

      É com grande satisfação que anunciamos a Aula Magna da VII turma de Gestão de Museus e Inovação, um evento online imperdível que ocorrerá no dia 06 de julho de 2024, das 9h às 12h. Teremos a honra de receber a ilustre Presidente do Ibram Br, Fernanda Castro, e a renomada Servidora do Ibram Br, Vera Mangas, para uma enriquecedora conversa sobre a Política Nacional de Museus.

      Fernanda Castro, historiadora com uma trajetória acadêmica notável, possui mestrado e doutorado em Educação e é mestranda em museologia. Sua experiência inclui a representação dos servidores do Ibram, a gestão da Rede de Educadores em Museus e a coordenação do Comitê de Educação e Ação Cultural do Conselho Internacional de Museus. Atualmente, lidera o Instituto Brasileiro de Museus com grande distinção.

      Vera Mangas, também historiadora, é Doutora em Memória Social pela UniRio e ocupa o cargo de Diretora do Comitê Brasileiro do ICOM Brasil. Como servidora do Instituto Brasileiro de Museus, contribui significativamente para o Sistema Brasileiro de Museus, sob a égide do Ministério da Cultura.

      Este evento é uma oportunidade única para dialogar com especialistas que estão na vanguarda da gestão museológica e inovação cultural. Convidamos todos os interessados a se juntarem a nós nesta jornada de aprendizado e descoberta.

      Inscreva-se:

        Governo lança edital de R$ 71 milhões para finalizar obras do Museu da Imagem e do Som

        As propostas das empresas interessadas em assumir a obra poderão ser enviadas até o dia 2 de julho

        Por Victor Serra

        Via: Diario do Rio

        Após 14 anos de abandono, as instalações do Museu da Imagem e do Som (MIS) na orla da Praia de Copacabana estão prestes a ganhar um novo rumo. A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop) do estado lançou um edital de R$ 71,4 milhões para contratar uma empresa especializada que retomará e concluirá as obras do museu.

        O prédio, cuja construção foi paralisada em 2016, se destaca pelo estado de abandono. Inicialmente previsto para ser inaugurado em 2012, o edifício sofreu com a deterioração ao longo dos anos. Relatórios recentes apontam problemas graves, como corrimãos enferrujados e vidros manchados por infiltrações, resultado da falta de manutenção e proteção adequadas.

        As propostas das empresas interessadas em assumir a obra serão recebidas até o dia 2 de julho. O governo do estado espera que, com este novo edital, seja finalmente possível concluir um projeto que deveria ter se tornado um importante ponto de referência cultural na cidade.

        Em 2021, o governador Cláudio Castro chegou a autorizar a retomada das obras pela empresa MPE Engenharia, vencedora de uma licitação anterior. No entanto, problemas persistiram, e a obra não avançou como previsto. No ano passado, um relatório da empresa portuguesa Seveme, responsável por fornecer materiais especiais para o sistema de fachadas e esquadrias, detalhou as diversas falhas e danos encontrados na estrutura do prédio.

        O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro também esteve acompanhando de perto o andamento deste projeto. O órgão notificou o governador Cláudio Castro sobre os atrasos e a necessidade urgente de finalizar as instalações culturais, ressaltando a importância do MIS para o patrimônio cultural da cidade.

         

        Museu da Amazônia (Musa): imersão na floresta e um fantástico mirante

        Torre de Observação tem 242 degraus e chega a 42 metros, com paradas intermediárias (Museu da Amazônia/Redes sociais/Divulgação)O Musa ocupa 100 hectares (1 km2) da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, em Manaus. Uma área de floresta de terra firme, nativa, que há mais de 60 anos vem sendo estudada com paixão. Os resultados dessas pesquisas, reunidos em catálogos sobre temas como plantas, pássaros e rãs, contam o que o Musa quer mostrar ao visitante.

        Encontramos no Musa: exposições, viveiros de orquídeas e bromélias, aráceas, palmeiras, samambaias, serpentes, aranhas e escorpiões, borboletas, cigarras, cogumelos e fungos, além de jardim sensorial, lago das vitórias-amazônicas e aquários. Uma torre de 42 metros permite fruir uma magnífica vista do dossel das árvores da floresta, inesquecível quando vista às seis da manhã.

        Sete trilhas na floresta proporcionam ao visitante passeios agradáveis e descobertas surpreendentes. No Musa são desenvolvidas pesquisas em divulgação e popularização da ciência e da educação científica e cultural.

        Um museu vivo
        Que segredos escondem as águas do rio Negro? Que constelações as diversas etnias indígenas amazônicas identificam no céu? Como um mosquito vê a floresta ao seu redor? Seria possível “enxergar” o ar que se move entre a copa das árvores?

        A complexidade e a rica diversidade social e biológica da Amazônia suscitam perguntas. Para algumas, as respostas já existem. Para outras, as descobriremos. Imaginar perguntas e buscar respostas é o que propõe o Musa.

        Para cumprir esse objetivo, será preciso ir ao encontro da natureza. Os sentidos, como o tato e a visão, não são os únicos aliados na jornada – microscópios, lupas e microcâmeras podem colaborar. Muitas vezes, será preciso sair da posição de observador, ser pássaros ou formigas, para entender como um pássaro vê ou o modo como uma formiga percebe o mundo. Como? É o que queremos saber.

        Este é o convite que o Musa faz a seus visitantes: ver a floresta com um novo olhar. Pensá-la como a pensam os que nela vivem, com suas culturas e modos de sobrevivência e reprodução.

        Ministério da Cultura: inscrições de concurso com salários de até R$ 6,1 mil são novamente adiadas

        Interessados poderão se inscrever entre 8 de julho e 1º de agosto. Taxa de participação é de R$ 68

        Por Extra — Rio de Janeiro

        Ministério da Cultura adia novamente início das inscrições em concurso público. Nova data é 8 de julho — Foto: Brenno Carvalho

         

        O Ministério da Cultura adiou novamente a data de abertura das inscrições de seu Processo Seletivo Simplificado, para o preenchimento de vagas temporárias com salários entre R$ 3,8 mil e R$ 6,1 mil. De acordo com retificação publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (24/6), as inscrições serão abertas no dia 8 de julho.

        Segundo a retificação, os interessados em participar do certame poderão se candidatar até o dia 1º de agosto, no site Da Fundação Getúlio Vargas, organizadora do processo seletivo. A taxa de participação é de R$ 68.

        Os aprovados serão lotados em Brasília (DF) e o contrato terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por até quatro anos.

        O Processo Seletivo visa ao preenchimento de vagas para atender necessidade temporária de excepcional interesse público para desenvolver atividades técnicas especializadas relativas à implementação de novas atribuições do Ministério da Cultura relacionadas à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), conforme disposto no Edital.

        Mais informações sobre o Processo Seletivo Simplificado para o Ministério da Cultura estarão disponíveis no endereço eletrônico https://www.gov.br/cultura/pt-br/acesso-a-informacao/servidores e também serão divulgados na página da FGV. Também poderão ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 e pelo e-mail [email protected].

        Aula Aberta do MBA em Gestão de Museus e Inovação: “Museus: o que temos a ver com isso?”

        Hoje, a UniMais | ABGC | EXPOMUS | e Instituto Tomie Ohtake irão dar início ao MBA em Gestão de Museus e Inovação com uma Aula Aberta imperdível!

        A palestrante abordará o tema “Museus: o que temos a ver com isso?”. A palestra tem como base seu livro “O que temos a ver com isso? O papel político das organizações culturais”, que evoca a urgência de uma maior participação sociopolítica dos museus.

        Essa aula faz parte da 22ª Semana Nacional de Museus do IBRAM, que tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”.

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        Marco Regulatório do Fomento à Cultura segue para votação em Plenário

        Fonte: Radio Senado

        Por: Júlia Lopes

        O Marco Regulatório do Fomento à Cultura na administração pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios foi aprovado nesta terça-feira (21) na Comissão de Educação e Cultura (CE). De autoria da deputada federal Áurea Carolina (PSOL-MG), a proposta teve como relatora a senadora Teresa Leitão (PT-PE). O texto segue agora para análise do Plenário.

        Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

        Transcrição
        O MARCO REGULATÓRIO DO FOMENTO À CULTURA FOI APROVADO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E SEGUE PARA VOTAÇÃO EM PLENÁRIO.
        O PROJETO CRIA NOVAS REGRAS PARA AS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DO SETOR, COM MENOS BUROCRACIA PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS. A REPORTAGEM É DE JÚLIA LOPES:

        O Marco Regulatório do Fomento à Cultura organiza regras e facilita o financiamento cultural no Brasil. O texto retira o setor da Nova Lei de Licitações, o que permite à União o uso de regimes próprios e legislação específica para executar políticas públicas. Estados, Distrito Federal e municipios também ganharão mais autonomia para implementar suas ações culturais e enfrentarão menos burocracia na hora de receber recursos do Fundo Nacional de Cultura. Pelo texto, esse dinheiro poderá ser repassado por transferência direta aos fundos locais, sem necessidade de mediação via convênio. A relatora do projeto, senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, afirmou que o Marco Regulatório trará mais eficiência e transparência no repasse de verbas para o setor cultural:

        (sen. Teresa Leitão)”Representa um avanço significativo para o fomento da cultura no Brasil. Ao estabelecer um marco regulatório claro e detalhado, o projeto promove a transparência, eficiência e a democratização do acesso a recursos culturais. Sua abrangência, que inclui os níveis da administração pública e a diversidade dos instrumentos em fontes de financiamento, assegura que as políticas culturais possam ser adaptadas a realidades locais implementadas de forma eficaz.”

        O marco do fomento cultural também detalha os instrumentos jurídicos e as modalidades de financiamento público e privado. O texto segue agora para análise do Plenário. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Júlia Lopes.