📣 Nota Oficial: Atualização do número da Comunicação ABGC

A Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) informa que o número de telefone +55 24 9.9315-1892, anteriormente vinculado ao setor de Comunicação, encontra-se temporariamente indisponível, tanto para ligações quanto para mensagens via WhatsApp.

A indisponibilidade decorre de instabilidades técnicas que afetaram o serviço e, por esse motivo, adotamos medidas imediatas para garantir que a comunicação com nossos alunos, alunas, parceiros e o público em geral não seja comprometida.

📞 A partir de agora, o novo número é:

+55 21 99200-4566

 

Recomendamos que este novo contato seja salvo em seus dispositivos como “Contato ABGC” para que você continue recebendo nossas atualizações.

Caso precise entrar em contato conosco por e-mail, continuamos disponíveis através do endereço:
✉️ [email protected]

Com carinho,
Equipe ABGC

Inscrições abertas para o edial Social no MBA em Gestão e Produção Cultural – UNIMAIS | ABGC | CCBB Rio

Edital Social – MBA em Gestão e Produção Cultural

Inscrições abertas para a 16ª edição

A ABGC, em parceria com a UniMais e o CCBB Rio, abre inscrições para o Edital Social do MBA em Gestão e Produção Cultural, oferecendo 6 bolsas integrais para agentes culturais atuantes em territórios periféricos.

Serão concedidas 3 bolsas presenciais e 3 bolsas online. Os bolsistas atuarão como monitores durante o curso, fortalecendo sua experiência formativa com vivências em aulas e visitas técnicas.

O edital é parte do compromisso da ABGC com a democratização do conhecimento e o fortalecimento das redes culturais de base comunitária.

Inscrições até 29 de abril de 2025.

Mais informações:
[email protected]
[email protected]

Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC)
UniMais | CCBB Rio | abgc.org.br

MinC divulga resultado preliminar do Edital de Circulação – Brasil País de Honra – Marché du Film 2025

De sexta (4) até terça-feira (8), os interessados podem apresentar recursos

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), publica nesta sexta-feira (4) o resultado preliminar do Edital de Circulação – Brasil País de Honra – Marché du Film 2025. A lista de selecionados está disponível no portal do MinC e abre a fase de recursos, que terá início hoje e seguirá até terça-feira (8).

A iniciativa contemplará 30 profissionais do audiovisual que receberão fomento cultural e credenciais para participação nos programas especiais do Marché du Film, o maior mercado internacional de cinema, realizado anualmente durante o Festival de Cannes.

Os interessados em apresentar recursos devem acessar o Mapa da Cultura e preencher o formulário específico até às 18h de terça-feira (8) disponível na página. Em caso de dúvidas ou demais informações, os interessados devem enviar e-mail para [email protected].

O resultado preliminar e mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do MinC.

Brasil País de Honra

Brasil foi anunciado como o País de Honra do Marché du Film 2025, o maior mercado internacional de cinema do mundo, que acontecerá durante a 78ª edição do Festival de Cannes, entre os dias 13 e 21 de maio de 2025, e destacará a riqueza e diversidade do audiovisual brasileiro, reforçando sua presença no cenário global.

O Brasil também dará início ao evento Marché du Film sendo o anfitrião da festa oficial da Noite de Abertura na icônica Plage des Palmes – o espaço conjunto do Festival de Cannes e do Marché du Film.

Ministério da Cultura debate as salas de cinema no 20º Panorama Internacional Coisa de Cinema

Fonte: MinC.gov

Festival segue até o dia 9 de abril, consolidando-se como um espaço fundamental de reflexão, troca de experiências e formulação de propostas para o setor audiovisual brasileiro

Foto: Patricia Almeida

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) participou ativamente da 20ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, um dos festivais mais importantes do cenário audiovisual brasileiro. A secretária do Audiovisual, Joelma Oliveira Gonzaga, integrou debates importantes para o futuro da exibição cinematográfica, reforçando o compromisso do Ministério da Cultura com a preservação e a expansão das salas de cinema em todo o país.

I Seminário dedicado à Exibição

Nesta edição, o festival realiza o I Seminário dedicado à Exibição, que reúne mais de 30 exibidores de diversas regiões do Brasil, representando cerca de 400 salas de cinema. O objetivo é promover reflexões sobre políticas de exibição e propor caminhos para fortalecer o setor em escala nacional.

Uma das mesas inseridas no I Seminário foi intitulada “Por uma política pública para as salas de cinema de pequeno e médio porte”, contando com a participação da secretária Joelma Gonzaga, do secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro. A mediação ficou a cargo de Cláudio Marques, organizador do evento e representante do Cine Glauber Rocha.

“É essencial que as salas de cinema de pequeno e médio porte sejam reconhecidas dentro da política nacional de exibição. Elas desempenham um papel crucial ao levar o cinema brasileiro a diversas regiões do país, garantindo acesso à cultura e impulsionando a economia criativa local”, enfatizou a secretária do Audiovisual.

Edição 2025: Destaques do Festival

A 20ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema exibe mais de 110 filmes, abrangendo produções baianas, nacionais e internacionais. Entre os destaques, está a mostra de filmes restaurados, que traz clássicos como Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, e Iracema, uma transa amazônica, de Jorge Bodansky e Orlando Sena.

Mesas de Debate no Seminário

Além da mesa dedicada às salas de pequeno e médio porte, outras discussões fazem parte do I Seminário:

* “O Ministério da Cultura (MinC), a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a construção de uma rede nacional de exibição para o cinema brasileiro”: dividem a mesa: Paulo Xavier Alcoforado (diretor da Ancine), Paulo Ricardo Zilio (assessor da Diretoria da Ancine) e Daniela Fernandes (diretora de Preservação e Difusão Audiovisual do MinC). O grupo discute estratégias para ampliar a rede de exibição de filmes nacionais e fortalecer o intercâmbio de produções regionais.

* “O modelo francês e como a França reconquistou o seu próprio mercado”: marcada para sexta-feira, conta com especialistas como Mônica Florez (diretora do Cinema Utopia Toulouse) e Rafael Maestro (presidente do Cinémas Indépendants de Nouvelle-Aquitaine – CINA). A proposta é analisar experiências internacionais que possam inspirar o fortalecimento da exibição cinematográfica no Brasil.

Importância para o Setor Audiovisual

Segundo a secretária Joelma Gonzaga, a realização do seminário dentro do Panorama Internacional Coisa de Cinema é fundamental para aproximar o poder público dos profissionais de exibição, garantindo que as políticas culturais cheguem a todos os elos da cadeia produtiva.

“Os exibidores seguem lutando para que a experiência cinematográfica em sala continue acessível e viva. A exibição é parte essencial da cadeia audiovisual e merece atenção e suporte do poder público.”

O 20º Panorama Internacional Coisa de Cinema segue até o dia 9 de abril, consolidando-se como um espaço fundamental de reflexão, troca de experiências e formulação de propostas para o setor audiovisual brasileiro. Com a presença do Ministério da Cultura e demais autoridades, o evento reforça a importância de unir esforços entre poder público, exibidores e profissionais da cultura, visando a democratização do acesso ao cinema e o fortalecimento da economia criativa em todo o país.

MinC apresenta investimentos da Aldir Blanc na Política Nacional de Cultura Viva

Fonte: MinC.gov
Encontro virtual teve a participação de gestores municipais e estaduais de cultura, reforçando a importância de fortalecer entidades e grupos comunitários em todo o Brasil.

Foto: Amanda Tropicana

 

O Ministério da Cultura (MinC) promoveu, nesta sexta-feira (4), uma reunião on-line com gestores públicos municipais e estaduais de cultura para apresentar o balanço do primeiro ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).

Dados preliminares indicam que os recursos destinados ao fomento de entidades e grupos comunitários certificados como Pontos e Pontões de Cultura ultrapassaram R$ 450 milhões, superando o valor mínimo de R$ 388 milhões previsto em lei.

Pelas diretrizes da Aldir Blanc, todos os estados e o Distrito Federal deveriam investir ao menos 10% dos recursos recebidos do governo federal na PNCV. Já para os 696 municípios contemplados com mais de R$ 360 mil da PNAB, o percentual mínimo foi de 25%. Na prática, os valores destinados à Cultura Viva superaram o exigido, e outras 600 cidades optaram por alocar recursos da Aldir Blanc em Pontos e Pontões de Cultura, mesmo sem obrigação legal para isso.

“São mais de R$ 450 milhões! Nunca tínhamos visto, na história deste país, uma política de cultura com o tamanho e a escala do que estamos fazendo”, avaliou o diretor da Política Nacional de Cultura Viva, João Pontes, ao agradecer o empenho dos gestores culturais durante o primeiro ano de execução. Ele salientou a importância de avaliar coletivamente os próximos passos, com participação tanto dos gestores quanto da sociedade civil: “Essa política é feita de – para – com os Pontos de Cultura, que atuam não só como beneficiários, mas como protagonistas, promovendo o acesso aos bens culturais.”

Pontes também destacou o diálogo constante com a Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC), reforçando o caráter participativo da iniciativa. Nos próximos dias, o MinC deve disponibilizar um formulário para que gestores públicos e sociedade civil avaliem as minutas dos editais do primeiro ciclo da Cultura Viva na PNAB.

Novas Regras e Próximos Passos

O diretor da PNCV adiantou algumas propostas para o segundo ciclo da Aldir Blanc, entre elas:
* Definir um piso mínimo para editais de fomento a projetos continuados de Pontos e Pontões de Cultura.
* Conceder bolsas a mestras e mestres das culturas tradicionais e populares.
* Publicar novos normativos com orientações atualizadas e um novo cronograma da PNAB.

O coordenador-geral de Orientação e Capacitação para Estados, Distrito Federal e Municípios, Binho Riani Perinotto, assegurou que o MinC está disponível para orientar gestores sobre prazos e regras dessa nova fase: “Vamos avançar nessas ações para dar conta de explicar todos os processos neste novo período e para que mais prefeituras façam a adesão na plataforma Transferegov.br.”

Mobilização dos Municípios

Para Eliane Parreiras, presidente do Fórum Nacional de Secretários e de Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, a reunião representou mais um momento importante de reflexão e de diálogo entre o Ministério e os municípios. “O balanço da Cultura Viva na PNAB é muito importante para a formação e avanços nessa política pública fundamental para a cultura brasileira. O Fórum destaca a atuação do MinC para fortalecer a articulação e integração entre os entes federativos”, avaliou.

Já Maick Soares, presidente do Fórum Estadual de Secretários de Cultura do Amazonas e representante da Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura, reforçou a importância de envolver o maior número de cidades: “Nesse novo momento da PNAB, nós já estamos nos organizando para fazer uma força-tarefa de mobilização. Assim que o Transferegov for aberto, queremos que os municípios participem ativamente. O primeiro ciclo da PNAB já foi grandioso, e esse segundo será ainda maior, tanto em quantidade quanto em qualidade. Seguimos dialogando para alcançar a municipalização das políticas culturais.”

Parceiros

A reunião on-line contou com o apoio de diversas entidades parceiras, como a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Municípios Associados e a REDE Nacional de Gestores Municipais de Cultura.

Com esse diálogo coletivo, o Ministério da Cultura reforça sua meta de fortalecer a cultura como um direito de todos, investindo em Pontos e Pontões de Cultura e incentivando o desenvolvimento de ações culturais que alcancem todo o território brasileiro.

MinC realiza a 1ª Rodada Encontro Virtual 2025 com gestores dos CEUs das Artes

Fonte: MinC.gov
Evento reúne representantes de todo o país para discutir gestão de equipamentos públicos culturais voltados ao lazer e ao desenvolvimento da cidadania

Ministério da Cultura (MinC) deu início, nesta segunda-feira (07), à 1ª Rodada Encontro Virtual de 2025 com gestores e gestoras dos CEUs das Artes, equipamentos culturais que integram o Programa Territórios da Cultura. Realizado de forma remota, o evento segue até sexta-feira (11), promovendo um espaço de trocas, colaboração e fortalecimento da gestão de espaços públicos dedicados à cultura, lazer e cidadania.

Ao todo, serão oito reuniões regionais, contemplando todos os estados brasileiros. A iniciativa, conduzida pela Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC, faz parte de um conjunto de medidas voltadas à ativação da Rede Territórios da Cultura ao longo do ano.

“Esta série de reuniões é uma ótima oportunidade para gestores de todo o Brasil se encontrarem e atuarem em rede de colaboração. Muitas vezes, as dificuldades dos municípios para gerir um equipamento cultural são semelhantes. Esses encontros permitem o intercâmbio de ideias e soluções, muitas vezes simples, para desafios que, quando estamos imersos na rotina, não conseguimos enxergar”, afirma Cecília Sá, subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais.

Encontros

Os encontros são realizados via plataforma Microsoft Teams, com o link enviado previamente por e-mail. Caso algum gestor não tenha recebido, é possível solicitar acesso por meio do endereço [email protected], informando dados atualizados da gestão municipal. O convite também se estende a membros dos grupos gestores das comunidades e da sociedade civil.

  • Segunda-feira (07): Participaram 36 CEUs dos estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
  •  Terça-feira (08): Pela manhã, 34 CEUs da Bahia e Pernambuco; à tarde, 22 CEUs de todos os estados da região Norte.
  • Quarta-feira (09): Das 10h às 12h, 23 CEUs da região Centro-Oeste; das 15h às 17h, 35 CEUs do estado de Minas Gerais.
  • Quinta-feira (10): Pela manhã, 46 CEUs do Espírito Santo, Rio de Janeiro e da primeira divisão de São Paulo (SP1); à tarde, 45 CEUs do estado de São Paulo (SP2).
  • Sexta-feira (11): A região Sul encerra a rodada, com 53 CEUs participantes.

Próximos passos

Até o final de 2025, o MinC prevê mais duas rodadas com oito reuniões on-line cada, totalizando 24 encontros regionais, além de um encontro nacional presencial em Brasília, no último bimestre do ano. O objetivo é consolidar os resultados das reuniões e formar encaminhamentos conjuntos para qualificar ainda mais a atuação dos CEUs das Artes.

O plano de ativação da Rede Territórios da Cultura inclui também a elaboração de uma cartilha de gestão, o lançamento de um curso EAD sobre mapeamento territorial e gestão compartilhada, a revisão de normativos em conjunto com os grupos gestores, a atualização de sistemas, uma pesquisa diagnóstica sobre a qualidade da gestão e a integração da rede aos Mapas da Cultura.

Programa Territórios da Cultura

Instituído pela Portaria MinC nº 68, de 29 de setembro de 2023, o Programa Territórios da Cultura tem como propósito formar uma rede de espaços culturais em territórios periféricos, promovendo acesso à cultura e cidadania. A iniciativa contempla três modalidades de equipamentos: CEUs das Artes, CEUs da Cultura e MOVCEUs.

Os CEUs das Artes são espaços multifuncionais surgidos a partir de 2010, por meio do PAC 2. Eles reúnem, em um único local, ações culturais, atividades esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais e projetos de qualificação profissional. Atualmente, o país conta com 294 equipamentos em 271 municípios, atendendo populações em situação de vulnerabilidade social.

CNIC aprova 524 projetos culturais e autoriza R$ 470 milhões em renúncia fiscal

Fonte: Minc.gov

 

Foto: Victor Vec/MinC

 

Em encontro sediado na capital de Pernambuco, o Ministério da Cultura (MinC) realizou, nesta quinta-feira (13), a 355ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). Durante a plenária, realizada na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pernambuco (Sebrae-PE) no Recife, foram aprovados 524 projetos culturais submetidos à Lei Rouanet, que totalizaram R$ 470,8 milhões em incentivos fiscais. Os valores aprovados de renúncia fiscal pelo comitê beneficiam empresas e pessoas físicas que investem em projetos e iniciativas culturais, além de estimular o desenvolvimento social e econômico do setor produtivo.

O evento, que marca a primeira CNIC Itinerante de 2025, contou com a presença do secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes; do coordenador do escritório do MinC em Pernambuco, Carlos Augusto Pereira; da coordenadora do Observatório de Indicadores Culturais, Manuela Oliveira, além de representantes da sociedade de diversos setores culturais e autarquias vinculadas ao MinC.

Durante a abertura das atividades, o presidente substituto da Comissão, Henilton Menezes, ressaltou o papel estratégico do colegiado e afirmou que a CNIC é um mecanismo essencial para assegurar que os incentivos fiscais direcionados ao setor cultural sejam utilizados de forma transparente e eficiente.

“A CNIC não apenas analisa, mas também orienta a aplicação desses recursos, garantindo que eles cheguem onde são mais necessários e promovam o desenvolvimento do setor produtivo cultural do país”, destacou.

Ele ainda reforçou que a comissão atua como uma ponte entre o governo e a sociedade, em fortalecimento da confiança e da credibilidade nas políticas públicas de fomento à cultura.

A ouvidora do Ministério da Cultura, Aline Tofeti, falou sobre a transparência, o diálogo e a participação social. Ela explicou que a ouvidoria “garante o acesso à informação, promove a comunicação bidirecional com a população e incentiva a participação ativa dos cidadãos na administração pública”. Além disso, enfatizou que o trabalho do setor vai além de receber demandas.

“Identificamos problemas, sugerimos melhorias e contribuímos para a correção de falhas, fortalecendo a eficiência das políticas públicas”, afirmou.

Em encerramento às falas institucionais, o coordenador do Escritório do MinC em Pernambuco, Carlos Augusto Pereira, ressaltou com reconhecimento a importância da sinergia entre o Governo Federal, gestão estadual e o setor produtivo cultural do estado.

“Quero manifestar meu agradecimento a todos os envolvidos por esta iniciativa tão significativa. O evento reflete um compromisso mútuo de alinhar nossas demandas locais às estratégias nacionais. É uma honra fazer parte dessa construção”, declarou.

Oficina

Ainda nesta quinta, no período da manhã, o diretor de Fomento Indireto, Odecir Costa, conduziu a oficina A Instrução Normativa e o Salic: Escritório Virtual do Proponente. O encontro, que reuniu cerca de 100 proponentes e agentes culturais, debateu o detalhamento da Instrução Normativa (IN) Nº 23, publicada em 5 de fevereiro, e o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) — o ambiente virtual destinado aos proponentes incluírem suas propostas culturais.

As atividades do grupo continuarão nesta sexta-feira (14) com visitas técnicas ao projeto Ária Social, ao espaço cultural Instituto Ricardo Brennand, à sede do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, e ao Paço do Frevo, importante espaço cultural dedicado à preservação e celebração do frevo.

CNIC

A Lei Rouanet segue como um dos principais mecanismos de fomento à cultura no Brasil, garantindo que projetos culturais tenham o suporte necessário para impactar positivamente a sociedade.

Instituída pela Lei Rouanet e com a regulamentação atualizada pelo Decreto Nº 11.453/2023, a CNIC atua como uma consultoria qualificada e voluntária na gestão da Lei Rouanet. Tem como objetivo subsidiar, mediante parecer técnico fundamentado, as decisões do MinC quanto à aprovação dos projetos submetidos aos incentivos fiscais e ao enquadramento das propostas.

 

 

Museus de Londres são extensões das salas de aula

Museus da cidade britânica estão repletos de professores com seus alunos. Há uma verdadeira cultura de integração das escolas com as ruas e com os espaços públicos de conhecimento.

Por: Band.com

Autor: Vinícius De Andrade

Andando pelas ruas de Londres vi alguns professores de várias escolas diferentes caminhando com turmas de estudantes. Neste momento, fiquei intrigado, pois nunca vi nada assim no Brasil.


A magia estava dentro dos museus: repletos de professores com suas turmas. Alunos com papel na mão procurando obras e peças para algum tipo de atividade; outros em círculos para ouvir explicações de seus professores.

 

Os museus de Londres, além de modernos e sediados dentro de prédios majestosos, são verdadeiros palcos e extensões dos próprios colégios, não apenas dos da cidade, como também de munícipios e de países vizinhos. Além disso, pelo menos os principais, são totalmente gratuitos.

Nos três dias em passei na cidade, eu vi cenas como a que descrevi. Sem exagero. Devo ter presenciado umas 15 ou 20 excursões. O que mais me emocionou foi o envolvimento dos estudantes com os museus, independentemente da idade: vi tanto crianças de 7 anos deslumbradas com um osso de dinossauro ou um foguete, como também adolescentes de 16 anos com brilhos nos olhos diante de grandes pinturas.

Havia em todos esses jovens um ponto em comum: brilho nos olhos e não era graças ao celular, mas sim para com a arte, a cultura e, sobretudo, com a aprendizagem. Não pude deixar de pensar que estamos completamente errados quando pensamos que não se interessam por aprender.

O que precisam é dos incentivos corretos. Conversei com um professor em Londres e ele acredita que essas visitas impactam não apenas a aprendizagem, mas também a relação dos alunos com o próprio colégio. Há um impacto direto naquele famigerado “ver sentido na escola e na conexão dos conteúdos com o mundo real”.

E o Brasil?
Não estou comparando Londres com o Brasil. No entanto, confesso, não pude deixar de pensar no quanto eu desejo um dia ver nossos jovens com o mesmo brilho no olho pelo aprendizado.

Lembro que, entre 2017 e 2019, eu levava alunos de Ribeirão Preto para conhecer o campus da USP. Naquela época, o Museu do Café, principal museu histórico da cidade, já estava fechado por falta de manutenção –, e continua fechado até hoje. Para a maioria, era o primeiro passeio que tinham feito no ensino médio inteiro. Creio que isso impacta a forma como veem os próprios colégios.

Esse tipo de atividade é um desafio. Dependendo da cidade, sair da escola a pé ou até mesmo de transporte público pode ser perigoso. Daí vem outro problema: a logística da atividade extra. Quem fornecerá os ônibus? Conseguir via prefeitura pode ser trabalhoso e excessivamente burocrático. Quais professores irão ajudar a cuidar dos alunos? Quando eles forem, quem cuidará de suas turmas?

Enfim, disse tudo isso para explicar que no Brasil não é fácil para os colégios ou para os professores. É necessária uma política pública federal ou, pelo menos, estadual, voltada à integração entre as escolas e os museus locais e as universidades. Poxa, tanto laboratório, museus e galerias incríveis para serem visitados. Falta incentivo governamental para tornar essas atividades possíveis.

Não podemos desistir de nossos jovens. É muito fácil e cômodo dizer que simplesmente não querem nada com nada, mas acreditar nisso é simplesmente acreditar que não há futuro para o Brasil. Isso não é verdade.

 

Vozes da Educação é uma coluna semanal escrita por jovens do Salvaguarda, programa social de voluntários que auxiliam alunos da rede pública do Brasil a entrar na universidade. Revezam-se na autoria dos textos o fundador do programa, Vinícius De Andrade, e alunos auxiliados pelo Salvaguarda em todos os estados da federação. Siga o perfil do programa no Instagram em @salvaguarda1.

Este texto foi escrito por Vinícius De Andrade e reflete a opinião do autor, não necessariamente a da DW.

 

Inscrições Abertas para o MBA em Gestão e Produção Cultural – Turma XVI

UniMais e a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) juntamente com o Centro Cultural Banco do Brasil Rio, têm o prazer de anunciar que estão abertas as inscrições para o MBA em Gestão e Produção Cultural, com início previsto para março/abril de 2025.

Este consolidado programa de pós-graduação na área de Gestão e Produção Cultural, com 15 edições de sucesso é ideal para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e impulsionar suas carreiras no campo da gestão cultural. Com 360 horas de carga horária e duração de 18 meses, o MBA oferece uma formação completa, com aulas híbridas (presenciais no Centro Cultural Banco do Brasil – Rio e online via Zoom), workshops, visitas técnicas e aulas ministradas por renomados professores e especialistas.

Diferenciais do MBA:

  • Aulas presenciais e online, proporcionando flexibilidade para os alunos
  • Professores de renome que são referências no mercado cultural
  • Visitas técnicas a importantes instituições culturais
  • Networking com profissionais e instituições do setor
  • Descontos especiais para pagamento à vista e parcerias exclusivas, como com o Banco do Brasil

O curso conta com uma matriz curricular diversificada, que abrange temas como empreendedorismo cultural, gestão de projetos, comunicação e formação de públicos, produção em diversas áreas culturais, e muito mais.

Como se Inscrever:

  1. Acesse o link de inscrição na página do curso. https:/mba-em-gestao-e-producao-cultural-rio/
  2. Preencha o formulário de pré-inscrição.
  3. Agende sua entrevista online e finalize sua matrícula.

Não perca essa oportunidade de se capacitar e se destacar no mercado cultural! As vagas são limitadas e as inscrições seguem até o preenchimento das turmas.

Para mais informações sobre o curso, valores, e formas de pagamento, visite a página completa do MBA ou entre em contato conosco através do WhatsApp 24 9.9315-1892