A ABGC – Associação Brasileira de Gestão Cultural é uma organização que atua na formação profissional e no desenvolvimento acadêmico voltados à produção e gestão cultural e social. Pioneira no lançamento do primeiro MBA em Gestão Cultural do Brasil, em 2002, a ABGC oferece uma variedade de cursos, com foco em qualificar pessoas para os desafios do setor cultural. Entre seus diferenciais estão o rigor acadêmico, o networking estratégico e uma metodologia sempre alinhada à realidade do mercado cultural brasileiro.
O MBA em Gestão e Produção Cultural, promovido pela ABGC em parceria com a Faculdade UniMais e o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio, está com inscrições abertas para a 16ª edição. O curso tem carga horária mínima de 360 horas e conta com visitas técnicas em espaços culturais de referência. Com aulas distribuídas em cinco módulos temáticos que abrangem políticas culturais, economia criativa, captação de recursos, sustentabilidade, produção de eventos, entretenimento, legislação cultural e muito mais. As atividades incluem workshops presenciais no CCBB-RJ, além de um seminário de conclusão. A coordenação acadêmica está sob responsabilidade da professora Kátia de Marco, presidente da ABGC.
Além desse MBA, a ABGC oferece outras frentes de formação, como o MBA em Gestão de Museus e Inovação, MBA em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental e cursos de extensão como “Gestão de Projetos – da Elaboração à Prestação de Contas” e “Gestão da Marca C Marketing e Comunicação”. Os cursos podem ser realizados de forma híbrida ou presencial, especialmente no Rio de Janeiro, com possibilidade de módulos EAD, de acordo com cada tipo de curso.
Para quem busca dar um salto na carreira, a ABGC é a escolha certa para unir conhecimento, prática e oportunidades que impulsionam o sucesso no setor cultural. O momento certo para avançar é agora e com o desconto especial que só o Clube O GLOBO entrega, fica mais fácil e vantajoso investir na própria carreira!
Acesse para saber mais:
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Guia prático – 3 passos para medir e reduzir a pegada de carbono no seu museu
Módulo de Extensão nº 15 • Turma VII — MBA em Gestão de Museus e Inovação
Módulo de Extensão – Relações Institucionais – Rede de Parcerias e Conexões Internacionais
Curso de Extensão – Impacto das Políticas Públicas no Setor Cultural
Pré-Inscrição Cultura Museus e Clima
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Caso o formulário principal não abra utilize o formulário auxiliar de pré-inscrição Cultura Museus e Clima disponibilizado abaixo:
Extensão do MBA GPC | Gestão e revitalização do patrimônio (10h) — inscrições abertas
Inscrições abertas | Extensão “Gestão e revitalização do patrimônio” (10h)
Parte do Módulo 1 do MBA em Gestão e Produção Cultural – UNIMAIS | ABGC | CCBB Rio.
A extensão Gestão e revitalização do patrimônio está com inscrições abertas. O curso será conduzido pelo
Prof. Dr. Mário Pragmácio — advogado, pesquisador e integrante do Conselho Consultivo da ABGC —
e aborda, de forma prática, caminhos para atuar com segurança em bens culturais protegidos.
Carga horária: 10h • Formato: Híbrido
Calendário de aulas
Para quem é
Profissionais e estudantes de produção e gestão cultural, equipes de museus e centros culturais, e interessadas(os) em patrimônio cultural.
O que você vai desenvolver
Inscreva-se agora
Vagas limitadas para o encontro híbrido.
ABGC – Associação Brasileira de Gestão Cultural chega ao Clube O GLOBO: assinante garante desconto especial
Fonte: O Globo
Formação cultural de excelência, a ABGC oferece 5% de desconto no valor integral nos cursos de pós-graduação para quem é assinante O GLOBO.
ABGC — Associação Brasileira de Gestão Cultural — Foto: Divulgação
A ABGC – Associação Brasileira de Gestão Cultural é uma organização que atua na formação profissional e no desenvolvimento acadêmico voltados à produção e gestão cultural e social. Pioneira no lançamento do primeiro MBA em Gestão Cultural do Brasil, em 2002, a ABGC oferece uma variedade de cursos, com foco em qualificar pessoas para os desafios do setor cultural. Entre seus diferenciais estão o rigor acadêmico, o networking estratégico e uma metodologia sempre alinhada à realidade do mercado cultural brasileiro.
O MBA em Gestão e Produção Cultural, promovido pela ABGC em parceria com a Faculdade UniMais e o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio, está com inscrições abertas para a 16ª edição. O curso tem carga horária mínima de 360 horas e conta com visitas técnicas em espaços culturais de referência. Com aulas distribuídas em cinco módulos temáticos que abrangem políticas culturais, economia criativa, captação de recursos, sustentabilidade, produção de eventos, entretenimento, legislação cultural e muito mais. As atividades incluem workshops presenciais no CCBB-RJ, além de um seminário de conclusão. A coordenação acadêmica está sob responsabilidade da professora Kátia de Marco, presidente da ABGC.
Além desse MBA, a ABGC oferece outras frentes de formação, como o MBA em Gestão de Museus e Inovação, MBA em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental e cursos de extensão como “Gestão de Projetos – da Elaboração à Prestação de Contas” e “Gestão da Marca C Marketing e Comunicação”. Os cursos podem ser realizados de forma híbrida ou presencial, especialmente no Rio de Janeiro, com possibilidade de módulos EAD, de acordo com cada tipo de curso.
Para quem busca dar um salto na carreira, a ABGC é a escolha certa para unir conhecimento, prática e oportunidades que impulsionam o sucesso no setor cultural. O momento certo para avançar é agora e com o desconto especial que só o Clube O GLOBO entrega, fica mais fácil e vantajoso investir na própria carreira!
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Brasil expressa preocupação com debate internacional sobre plásticos
Sara Rangel/Divulgação
O governo brasileiro lamentou neste domingo (17) a nova suspensão da quinta sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação responsável por elaborar um instrumento internacional para combater a poluição por plásticos, inclusive no ambiente marinho. A suspensão ocorreu durante a reunião do comitê, realizada este mês, em Genebra, na Suíça.

De acordo com nota divulgada pelo Itamaraty, “a delegação brasileira participou de forma ativa e construtiva das negociações em Genebra, defendendo posições equilibradas que buscavam conciliar diferentes visões sobre como enfrentar a poluição plástica, em um contexto de polarização entre países”.
O Brasil apresentou propostas em áreas estratégicas como financiamento, saúde, cooperação internacional e transição justa, destacando a importância do apoio adequado dos países desenvolvidos aos países em desenvolvimento. Também foi enfatizado o reconhecimento do papel fundamental de catadores e catadoras na cadeia de resíduos.
A defesa de maior proteção aos direitos humanos, incluindo os de povos indígenas, comunidades tradicionais, marisqueiras e pescadores artesanais, foi outro ponto de destaque da atuação brasileira.
Segundo os diplomatas, o avanço nas discussões sobre transição justa foi bem recebido por organizações de trabalhadores e representantes do setor de reciclagem, que reconheceram a valorização da importância social e econômica de milhões de pessoas envolvidas na gestão de resíduos.
Com uma posição intermediária, o Brasil buscou aproximar visões divergentes, especialmente em temas sensíveis como os produtos plásticos de maior impacto poluidor e os riscos à saúde humana. Apesar dos progressos, o tempo disponível não foi suficiente para alcançar consenso global sobre as regras de combate à poluição plástica.
“Após três anos de intensas negociações no âmbito do INC, o Governo brasileiro reitera seu compromisso em seguir engajado nos esforços de negociação com vistas à adoção de um acordo internacional que seja capaz de promover o fim da poluição por plásticos, protegendo o meio ambiente e a saúde humana e incorporando preocupações sociais sob a ótica do desenvolvimento sustentável”, encerra a nota do Ministério das Relações Exteriores.