• Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • ABGC Flix
  • PORTAL DO ALUNO
  • ASSOCIE-SE
  • SECRETARIA ONLINE
WhatsApp: (21) 9.9200-4566
ABGC
  • ABGC
    • O que fazemos
    • Quem somos
    • Sobre nós
    • Nossos posicionamentos
    • Nossos parceiros
  • Intersaberes
  • Cursos
    • MBA em Gestão de Museus e Inovação 2024
    • RedList e o tráfico ilícito de bens culturais
    • MBA em Gestão e Produção Cultural – RJ
    • MBA em Gestão de Museus – RJ
    • MBA em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental – RJ
    • Gestão e Inovação em Instituições Culturais (parte 2)
    • Gestão e Inovação em Instituições Culturais (parte 1)
    • Imersão ABGC – Workshop
    • Cursos de Extensão
  • Pesquisa
    • Linhas de pesquisa
    • Cadastro de trabalhos de conclusão
    • Mapeamento nacional
    • Palestras
    • Publicações
  • Pesquisa
  • Menu Menu
Apresentação

APRESENTAÇÃO

A pós-graduação MBA em Gestão de Museus e Inovação é um curso de especialização em Museologia com enfoque curricular em Gestão, Comunicação e Inovação de museus, que tem como propósito preencher crescente lacuna deste campo profissional no mercado de trabalho, carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, planejamento e sustentabilidade econômica dos museus.

A prerrogativa será formar profissionais para atuar de forma reflexiva e empreendedora no universo dos museus no Brasil, qualificando-os para exercer funções múltiplas na administração pública e privada, capacitando-os ainda para o aprimoramento e atualização junto aos universos técnicos e de conteúdos da museologia contemporânea, com ênfase na dinamização das instituições museológicas.


JUSTIFICATIVA

Há mais de uma década o Brasil vivencia um período promissor na área de museus com a ativação das políticas públicas, renovação das leis e de órgãos normativos, além da diversificação de mecanismos de financiamento/investimentos. Tal cenário vem incentivar todo um processo de institucionalização, de requalificação e mesmo de criação de museus, proporcionando um real crescimento quantitativo e qualitativo no setor.

Na atualidade, o país conta com quase 4 mil instituições museológicas, segundo o Cadastro Nacional de Museus do IBRAM, distribuídas no seu território, reforçando a demanda crescente de especialização e de profissionalização dos quadros de trabalho que mesclam o campo da Museologia com interações multidisciplinares de áreas como a Gestão Cultural, o Direito na Cultura e a Economia Criativa.

Os profissionais que atuam em museus devem estar capacitados não apenas para suas atividades tradicionais de base, científicas e técnicas, como também para os novos desafios e patamares que requerem os museus nos dias de hoje em comunicar e reposicionar suas marcas e programações, aprimorar a cultura da segurança patrimonial, desenvolver novas audiências e reforçar sua atuação social, além de promover o desenvolvimento local das diversas cadeias produtivas setoriais vinculadas.


OBJETIVOS

  • Formar e reciclar gestores atuantes no campo de museus;
  • Profissionalizar novas gerações de museólogos, gestores, empreendedores e produtores culturais para atuarem nos museus;
  • Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da Museologia e da cultura contemporâneas;
  • Aprimorar a cultura da segurança patrimonial nos museus;
  • Ampliar e diversificar as audiências dos museus;
  • Estimular a reflexão analítica de estudos de caso nacionais e internacionais de atuações museais;
  • Preparar o gestor de museus para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio de projetos e negócios culturais inovadores.

PÚBLICO-ALVO

O curso é direcionado principalmente para gestores públicos e privados que integram equipes de museus e àqueles que almejam trabalhar em um museu e/ou com museus, advindos de campos formativos afins:

  • Egressos das faculdades de Museologia, Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Ciências Sociais, Comunicação, Marketing, Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Turismo, entre outros.
  • Profissionais que atuam em museus, centros de cultura e de patrimônio, secretarias de cultura, além de setores diversos de áreas multidisciplinares.
  • Pessoas interessadas em se capacitar para atuar no amplo universo dos museus.
  • Profissionais que atuam como terceiros prestadores de serviços para museus com atividades contínuas e recorrentes como mediação, curadoria, produção, expografia e etc.

METODOLOGIA

Este curso de pós-graduação lato sensu possui uma metodologia didática inovadora e conteúdo pioneiro e complementar à formação universitária em Museologia no Brasil.

Além de sua dinâmica como residência profissional mediante à interação com os bastidores da gestão e da programação da instituição parceira, o curso fomenta uma formatação curricular multimídia, com distribuição de carga horária concentrada em encontros online e presenciais para possibilitar o recebimento de profissionais de diversas regiões do país.

Dividido em quinze módulos temáticos independentes, o curso aborda temas cruciais para a gestão de museus na contemporaneidade, quando os mesmos se renovam instados a ampliarem novas funções diante das rápidas transformações globais, diversas das que a museologia tradicional ocupava.

Cada módulo do curso configura-se em uma disciplina, cujas aulas serão ministradas por diferentes professores, profissionais escalados por suas atuações referenciais nas áreas em que atuam e por serem especialistas nas temáticas abordadas.

A composição múltipla de aprendizado se dará através de aulas teóricas e de estudos analíticos de casos, através de aulas síncronas e híbridas, além de um diversificado study tour por museus e instituições culturais de São Paulo.

Os alunos serão avaliados por módulos, devendo obter nota acima de 7,0 para aprovação e frequência de 75% das aulas.

Cada módulo temático poderá ser cursado separadamente como curso de extensão acadêmica por alunos externos


Coordenação de conteúdo: Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
Coordenação acadêmica: Profa. Me. Kátia de Marco Scorzelli


Pré-Inscrição

    Curriculum Vitae (JPEG)

    Matriz Curricular

    MBA EM GESTÃO DE MUSEUS E INOVAÇÃO | 360h | 15 módulos

    Centro Universitário UNIMAIS
    Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC
    EXPOMUS


    MÓDULO I  –  MUSEUS NA CONTEMPORANEIDADE – CONCEITOS E FUNÇÕES

    WEBINAR – “Museus e Democracia” – Profa. Me. Marta Porto

    • Aula Magna – Ibram – Política Nacional de Museus – Convidadas Fernanda Castro e Vera Mangas
    • Pautas identitárias e reparação histórica – Prof. Bruno Brulon
    • Desafios dos museus na contemporaneidade – Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
    • Patrimônio, memória e bens culturais – (palestrante convidado)
    • STUDY TOUR – Instituto Tomie Ohtake

    MÓDULO II – PLANEJAMENTO EM MUSEUS – PLANO MUSEOLÓGICO E GESTÃO

    WEBINAR – “Plano museológico: por quê, para quê e para quem?” – Prof. Felipe Arruda

    • Implantação do Plano Museológico – Profa. Dra. Manuelina Maria D. Candido
    • Elaboração dos Programas do Plano Museológico – Profa. Me. Carolina Vilas Boas
    • Planejamento institucional – Profa. Dra. Maria Cristina Oliveira Bruno
    • Atualização do Plano Museológico – Profa. Me. Mariana Esteves Martins
    • STUDY TOUR – Museu Judaico – SP

    MÓDULO III – GESTÃO DE PESSOAS – FORMAÇÃO DE REDES E PARCERIAS

    WEBINAR – “Formação e Gestão de redes” – Prof. Dr. Diego Bevilacqua

    • Gestão de pessoas e competências para o séc. XXI – Prof. Me. André Couto
    • Diversidade e equidade na governança – Prof. Antenor José de Oliveira Neto
    • Parcerias institucionais e formação de redes – Profa. Me. Gabriela Moulin
    • Estratégias motivacionais, cooperação e inclusão territorial – Profa. Dra. Renata Motta
    • STUDY TOUR – SESC 14Bis – SP

    MÓDULO IV – GESTÃO DE RISCOS – SEGURANÇA EM MUSEUS

    WEBINAR – “Museus e Impactos das Mudanças Climáticas” – Profa. Simone Flores

    • Cultura da segurança: acervos e sistemas de informação – Prof. Dr. Alexandre Matos
    • Situações de risco e estratégias de recomposição de acervos – Profa. Zita Possamai
    • Plano de emergência e prevenção de riscos – Profa. Dra. Kátia Moreira
    • Museus, saúde pública e emergências socioambientais –
      Profa. Me. Lucimara Letelier
    • STUDY TOUR – Museu Nacional – RJ

    MÓDULO V – GESTÃO DE COLEÇÕES – PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E CONSERVAÇÃO

    WEBINAR – “Museus: espaços dinâmicos do presente para a reparação histórica” – Prof. Dr. Paulo Knauss

    • Pesquisa, inteligência artificial e novos desafios para museus – Docente convidado
    • Inventário, conservação e restauração – Prof. Raul Carvalho
    • Explorando o conceito de Reserva Técnica – Profa. Esp. Alessandra Rosso
    • Política de acervo – aquisição, descarte e expatriação – Profa. Me. Mariana Martins
    • STUDY TOUR – CLÉ Reserva Técnica Contemporânea – SP

    MÓDULO VI – GESTÃO PÚBLICA – NORMATIVAS E GOVERNANÇA

    WEBINAR – “Novos olhares para a gestão pública” – Prof. Me. Marcelo Dantas

    • Cidadania e Políticas públicas para Museus – Profa. Dra. Vera Mangas
    • Código de ética, compliance em museus e ESG – Prof. Dr. Marcio Schiavo
    • Fundamentos e governança para a sustentabilidade financeira – Profa. Dra. Renata Motta
    • Direito à cultura como bem público – Profa. Me. Marta Porto
    • STUDY TOUR – Pina Contemporânea – SP

    MÓDULO VII – GESTÃO POR ORGANIZAÇÃO SOCIAL

    WEBINAR – “Modelo de gestão por OS – planejamento e desafios gerenciais” –  Prof. Me. Paulo Zuben

    • Estudo de casos sobre gestão de OS – Prof. Esp. Carlos Gradim
    • Gestão por organizações sociais – monitoramento e avaliação – Profa. Me. Claudinéli Ramos
    • Gestão financeira e prestação de contas – Profa. Me. Marianna Bonfim
    • Legislação e Segurança Jurídica – Profa. Me. Laís de Figueirêdo Lopes
    • STUDY TOUR – Museu das Favelas – SP

    MÓDULO VIII – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO – CAPTAÇÃO DE RECURSOS E SUSTENTABILIDADE

    WEBINAR – “Atualizações no sistema público de financiamento à cultura” – Henilton Menezes – Secretaria de Economia Criativa e
    Fomento Cultura

    • Desenvolvimento institucional, captação e fundos patrimoniais – Prof. Me. Ricardo Levisky
    • Modelos de negócios e estratégias de captação – Profa. Esp. Daniele Torres
    • Contrapartidas, relatórios e retorno de investimento – Profa. Esp. Carla Nieto Vidal
    • Leis de incentivo e editais no universo dos museus – Profa. Me. Cristiane Olivieri
    • STUDY TOUR – MASP – SP

    MÓDULO IX – DIREITO NA CULTURA APLICADO AO UNIVERSO DOS MUSEUS

    WEBINAR – “ARTE E DIREITO – Pluralidades no sentir” – Prof. Dr. Marcílio Franca

    • Direitos culturais e Advocacy – Prof. Dr. Mário Pragmácio
    • Direito autoral e Direitos patrimoniais – Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcelos
    • Trâmites jurídicos na gestão museal – Prof. Dr. José Guilherme Carneiro Queiroz
    • Direito na era digital – Prof. Me. Fábio Pereira
    • STUDY TOUR – Museu da Língua Portuguesa – SP

    MÓDULO X – GESTÃO DA MARCA – MARKETING E COMUNICAÇÃO

    WEBINAR – “Reprogramando a comunicação de marca” – Prof. Esp. Luís Marcelo Mendes

    • Inteligência artificial e metaverso no mundo dos museus – Prof. Daniel Morena
    • Ponto de venda, criação de marca e de produtos – Profa. Me. Mariana Hardy
    • Comunicação e Marketing institucional – Profa. Esp. Carla Nieto Vidal
    • Branding e posicionamento institucional – Profissional Convidado
    • STUDY TOUR – Museu do Futebol – SP

    MÓDULO XI – CURADORIA, EXPOGRAFIA E PRODUÇÃO CULTURAL

    WEBINAR – “Diálogos inovadores entre curadoria e expografia” – Profa. Bia Lessa

    • Novos modelos de curadorias – Prof. Dr. Marcelo Campos
    • Dilemas e desafios curatoriais – Prof. Dr. Cauê Alves
    • Projeto expográfico – da criação à realização – Profas. Anna Helena Vilela e Profa. Ana Paula Pontes
    • Cadeia produtiva de uma exposição – Profa. Patrícia Betti Queiroz
    • STUDY TOUR – EXPOMUS – SP

    MÓDULO XII – GESTÃO DE PÚBLICOS – AUDIÊNCIAS E ENGAJAMENTOS

    WEBINAR – “Escuta e desenvolvimento de públicos” – Profa. Esp. Claudia Ramalho – SESI Lab

    • Pesquisas de público e indicadores / análise de dados – Profa. Dra. Adriana Mortara Almeida
    • Inclusão e acessibilidade universal – Profissional Convidado
    • Educação e mediação em museus – Profas. Me. Gabriela Aidar e Profa. Me. Milene Chiovatto
    • Estratégias de engajamento de audiências digitais – Profa. Esp. Renata Beltrão
    • STUDY TOUR – CCBB – SP

    MÓDULO XIII – TECNOLOGIAS DE GESTÃO – GERÊNCIA, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

    WEBINAR – “Museus conectados – tecnologias e inovação” – Prof. Dr. Alexandre Matos

    • Novas mídias para a comunicação estratégica – Profa. Esp. Claudia Porto
    • Programas e aplicativos como instrumentos de gestão – Profa. Dra. Beth Pontes
    • Inteligência artificial na gestão e comunicação de museus – Docente convidado
    • Comunicação, redes sociais e inovação – Profa. Dra. Letícia Fernandes
    • STUDY TOUR – Museu Paulista – SP

    MÓDULO XIV – GESTÃO DE PROJETOS – DA ELABORAÇÃO À PRESTAÇÃO DE CONTAS

    WEBINAR – “Inspirando e cultivando futuros” – Profa. Dra. Mariana Várzea

    • Elaboração e formatação de projetos – editais públicos – Profa. Dra. Silvia Finguerut
    • Etapas da gestão e previsão orçamentária – Prof. Me. Luis Eguinoa
    • Apresentação e estratégias de Comunicação – Profa. Esp. Renata Beltrão
    • Estratégias Inovadoras em gestão de projetos – Prof. Esp. Pablo Castellar
    • STUDY TOUR – Museu do Pontal – RJ

    MÓDULO XV – RELAÇÕES INSTITUCIONAIS – REDE DE PARCERIAS E CONEXÕES INTERNACIONAIS

    WEBINAR – “Estratégias globais de cooperação sul e sul” – Profa. Dra. Ana Leticia Fialho

    • Conexão Internacional Lusófona – Profa. Roberta Saraiva Coutinho
    • Museus e diplomacia cultural – Prof. Dr. Luiz Coradazzi
    • Panorama e análise de fundos nacionais e internacionais – Profa. Dra. Paula Fabiani
    • Museus conectados com as dimensões local e global – case ‘Guerra e Paz’ na China e Itália – Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
    • STUDY TOUR – Instituto Moreira Salles – SP

    Desenvolvimento do Projeto de Conclusão de Curso – PCC

    Duração: 3 meses


    SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO

    Apresentação dos projetos dos alunos da VII Turma do MBA em Gestão de Museus e Inovação.

    Coordenação

     Profa. Me. Kátia de Marco
    Coordenadora acadêmica

    Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Artista e curadora independente, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e do Conselho Nacional de Museus – ICOM. Atuou como Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.

    Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação Intersaberes conveniado com a Universidade Candido Mendes e com o Centro Universitário UNIMAIS, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental, em Gestão em Museus e em Gestão e Inovação em Instituições Culturais.

    Foi gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e ex- diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ. É membro no Programa Internacional The Reality Climate Project e integra o conselho consultivo do ICOM Brasil

    Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353



    Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
    Coordenação de Conteúdo

    Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções.

    Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais.

    Coordenadora de Conteúdo do MBA em Gestão de Museus de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural |ABGC.

    Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1815598892563327

    Corpo Docente

    Conheça nossos professores

    Profa. Me. Maria Vlachou
    Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
    Profa. Me. Kátia de Marco
    Profa. Me. Marilia Bonas
    Bruno Brulon
    Prof. Felipe Arruda
    Profa. Dra. Maria Cristina Oliveira Bruno
    Profa. Me. Carolina Vilas Boas
    Profa. Dra. Manuelina Maria D. Candido
    Profa. Mariana Esteves Martins
    Profa. Dra. Lígia Ferreira
    Prof. Me. André Couto
    Profa. Me. Gabriela Moulin
    Prof. Antenor José de Oliveira Neto
    Profa. Dra. Renata Motta
    Prof. Dr. Sérgio Besserman
    Prof. Dr. Alexandre Matos
    Profa. Dra. Kátia Moreira
    Prof. Dr. Alexander Kellner
    Prof. Me. Eduardo Carvalho
    Prof. Dr. Paulo Knauss
    Profa. Me. Mariana Martins
    Prof. Dr. Gabriel Bevilacqua
    Profa. Me. Maria Cecília Winter
    Prof. Raul Carvalho
    Profa. Esp. Alessandra Rosso
    Prof. Esp. Marcelo Dantas
    Profa. Dra. Vera Mangas
    Profa. Me. Marta Porto
    Prof. Dr. Marcio Schiavo
    Ricardo Piquet
    Profa. Me. Claudinéli Ramos
    Profa. Me. Marianna Bonfim
    Profa. Me. Laís de Figueirêdo Lopes
    Profa. Esp. Cláudia Ciarrocchi Ferreira
    Henilton Menezes
    Prof. Me. Ricardo Levisky
    Profa. Esp. Daniele Torres
    Profa. Esp. Carla Nieto Vidal
    Profa. Me. Cristiane Olivieri
    Prof. Dr. Marcílio Franca
    Prof. Dr. Mário Pragmácio
    Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcelos
    Prof. Dr. José Guilherme Carneiro Queiroz
    Prof. Me. Fábio Pereira
    Prof. Me. Luís Marcelo Mendes
    Profa. Me. Lucimara Letelier
    Prof. Daniel Morena
    Profa. Me. Mariana Hardy
    Profa. Bia Lessa
    Prof. Dr. Cauê Alves
    Prof. Dr. Marcelo Campos
    Profas. Anna Helena Vilela
    Profa. Ana Paula Pontes
    Profa. Patrícia Betti Queiroz
    Profa. Esp. Claudia Ramalho
    Profa. Dra. Adriana Mortara Almeida
    Profas. Me. Gabriela Aidar
    Profa. Me. Milene Chiovatto
    Prof. Luis Soares
    Profa. Esp. Renata Beltrão
    Soraya Barne
    Profa. Esp. Claudia Porto
    Prof. Dr. Fábio Josgrilberg
    Profa. Dra. Beth Pontes
    Profa. Dra. Letícia Fernandes
    Lucia Basto
    Profa. Dra. Silvia Finguerut
    Prof. Me. Luis Eguinoa
    Prof. Esp. Pablo Castellar
    Luiz Coradazzi
    Profa. Roberta Saraiva Coutinho
    Profa. Dra. Paula Fabiani

    Admissão

    Pré-requisitos

    Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.

    Seleção

    • Pré-inscrição pelo site;
    • Análise de currículo;
    • Entrevista via zoom ou ligação telefônica

    Processo de Matrícula

    • Preenchimento do formulário Matricula Online pelo site;
    • Formalização da matrícula via preenchimento e assinatura do contrato.

    Documentos para matrícula

    • Comprovantes de pagamento da taxa de matrícula e 1ªparcela;
    • Curriculum vitae (pdf).
    • Cópia autenticada digital do diploma e do histórico do curso de graduação (pdf – boa resolução).
    • Cópia digital do RG, CPF e do comprovante de residência (pdf – boa resolução).
    • Cópia digital da certidão de nascimento ou casamento (pdf – boa resolução).
    • Foto 3×4
    Investimento
    Opção Presencial Opção Online
    Investimento total Investimento total
    R$ 20.511,00 (-10% para pagamento à vista) R$ 12.180,00 (-10% para pagamento à vista)
    Taxa de Inscrição Taxa de Inscrição
    R$ 300,00 R$ 300,00
    Opções de Parcelamento  Opções de  Parcelamento
    1+17 – R$1.139,50

    1+23 – R$854,65

    1+17 – R$676,70

    1+23 – R$507,50

    Observações:

    • Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista (não cumulativo);
    • Desconto de 10% para afiliados ao ICOM;
    • desconto de 10%  para os participantes do programa “Amigos MAM SP” e colaboradores MAM.
    • Desconto de 10% para professores da rede Pública de ensino;
    • O pacote de Studytour poderá ser adquirido separadamente no valor de R$560,00 (cada);
    • Em caso de aquisição do pacote de studytour, se o aluno for matriculado na turma do MBA irá ter acesso presencial a aula de sábado da “semana 3”;
    • A UNIMAIS/ABGC/EXPOMUS oferecem nessa turma 06 (seis) bolsas integrais, através do Edital Social 2024, para agentes multiplicadores que atuem em projetos socioculturais em comunidades. Serão 03 (três) bolsas para o curso no formato presencial e 03 (três) bolsas para o formato online. Para mais informações, acesse o Edital .
    Datas e Horários

    Início – maio/2024

    Inscrições abertas

    Carga Horária

    360h

    Duração

    15 meses

    Dias e Horários

    Um módulo por mês

    • Semana 1:
      • Webinar online: Quinta-feira – 19h às 21h
      • Aula online: 1º sábado – 08:00 às 12:00
    • Semana 2:
      • Aula online: 2º sábado – 08:00 às 12:00
    • Semana 3:
      • Study tour presencial: sexta – a partir das 10h
      • Aula presencial: 3º sábado – 09:30 às 18:30

    Observações

    • O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma.
    • Os professores estão confirmados, no entanto, poderá haver substituição em virtude de imprevistos de agenda.
    • As disciplinas não possuem pré-requisito entre si e poderão ter a ordem alterada na agenda de aulas.
    • As vagas disponíveis nas disciplinas da grade curricular do curso, serão ocupadas por alunos dos cursos de extensão acadêmica.
    Matrícula Online

      Dados pessoais

      Dados Profissionais

      Formação Acadêmica

      GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

      GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

      GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

      GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

      Edital Social

      Visualizar                                Imprimir

      Resumo para impressão

      Visualizar                                Imprimir

      Local

      Para os alunos que se matricularem no formato Presencial, as aulas acontecerão no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo.


      ABGC

      CNPJ : 07.629.312/0001-08
      ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL

      Praia de Botafogo, 501 Bloco A Botafogo RJ - 22.250-040

      WhatsApp: (21) 9.9200-4566
      [email protected]

      • facebook
      • instagram
      • youtube
      • whatsapp

      Contato

        Atualidades

        • Módulo 11 do MBA em Museus e Inovação: inscreva-se e participe do webinar gratuito de aberturamaio 7, 2025 - 09:00
        • Servidores da Cultura fazem manifestação no Rio por plano de carreirasmaio 7, 2025 - 08:43
        • Museu Antonio Parreiras, em Niterói, terá ateliê restaurado com investimento de R$ 5 milhõesmaio 7, 2025 - 08:35
        • Sancionada lei que torna permanente política de fomento à culturamaio 7, 2025 - 08:25

        Ver todas as atualidades

        © Copyright - ABGC | Desenvolvido por RF Digital | Hospedado por HOSTWP
        • Facebook
        • Instagram
        • Youtube
        Scroll to top